Google+ minha casa, meu mundo: Diga Não à Violência Infantil: Denuncie!

5 de maio de 2010

Diga Não à Violência Infantil: Denuncie!

Ontem eu estava escrevendo um post fofo sobre o que estou fazendo para o aniversário da Bea, quando vi na TV as imagens da menina T., de apenas 2 anos e 10 meses, agredida por uma Procuradora de Justiça aposentada, Vera Lucia Gomes. Um bebê apenas, com os olhos completamente inchados e cobertos de hematomas (você pode ver aqui). Não consegui mais pensar em coisas fofas e tão pouco dormir.
Quem me acompanha aqui sabe que não há nada que me revolte mais do que violência praticada contra crianças. Nada pode ser tão monstruoso e abjeto. Por conta do meu trabalho, já vi muitas coisas ruins na vida, que me dão a certeza que nós humanos somos essencialmente maus, alguns controlam seus instintos por força do verniz civilizatório, outros não.
Mas não quero discutir as razões que levam uma mulher de 66 anos a adotar uma criança para espancá-la diariamente. Estas especulações não me interessam. Simplesmente porque conhecer a motivação destes crimes em nada ajuda a salvar suas vítimas.
Este caso tem outras implicações que merecem ser pensadas e compreendidas. E a principal destas questões é a importância da denúncia destes crimes.
Temos uma cultura de não interferir quando presenciamos ou sabemos de casos de violência contra a criança e isso não ocorre apenas no Brasil, mas em todos os cantos do mundo e todas as classes sociais.
Mas é preciso entender que esta postura omissiva leva à morte tantas e Isabellas e Pedrinhos cujos nomes sequer saem nos jornais, apenas contam nas estatísticas. Talvez se algum vizinho tivesse relatado ao Conselho Tutelar que Pedrinho (o garoto que foi torturado até a morte no interior de SP) sofria frequentes agressões, ele estaria vivo hoje.
No caso de T., ainda que me revolte a violência que sofreu, é preciso reconhecer que ela foi salva pelos empregados que denunciaram o caso ao Conselho Tutelar. A menina passou apenas um mês sob a guarda de Vera Lucia Gomes  e já sofreu agressões tão sérias como as que vocês podem ver na foto. Talvez um dia a mais determinasse sua morte.
Os empregados demoraram demais? Sim e não. Já imaginaram o temor que uma Procuradora de Justiça causa à um empregado doméstico? É o poder econômico e social diante de pessoas simples e, muitas vezes, sem escolaridade. Mas alguém teve coragem. Alguém viu o sofrimento daquela criança que era deixada seriamente ferida junto aos cachorros de sua "mãe" adotiva. O relato das testemunhas é chocante,  causa nojo e podem ser lidos aqui.
Estas pessoas salvaram a vida da menina T, que foi abandonada pela mãe biológica aos 6 meses de idade e apenas deixou o abrigo para ir para a casa de Vera Lúcia Gomes, para um mês voltar em estado de choque, com sérios ferimentos que obrigaram sua internação hospitalar por 3 dias.
Por isso é importante que a violência contra crianças seja denunciada! Ao menor sinal de violência (gritos, quedas, hematomas, choro intermitente, que são tranquilamente ouvidos pelas paredes de apartamentos e condomínios) procurem o Conselho Tutelar de sua cidade, façam uma denúncia. Os Conselheiros irão fazer uma visita e averiguar o caso, constatada a violência a criança será imediatamente encaminhada ao abrigo  e os fatos denunciados à polícia.
O telefone do Conselho Tutelar de Curitiba é: 3222-5543.
Não tenha medo de se envolver em "questões familiares", provavelmente você estará salvando a vida de uma criança indefesa.
Para saber mais sobre violência contra crianças visitem o observatorio da infancia e saibam que a maioria dos casos de maus tratos acontecem em crianças com menos de cinco anos, quando a defesa ou mesmo a verbalização do sofrimento é quase impossível.
Por fim, saibam que os abrigos de crianças em situação de risco não são a sucursal do inferno que acreditamos ser, normalmente são casas como qualquer outra, com mães sociais, onde se busca reproduzir o ambiente familiar, chamados Casa Lar. Se não é a prefeição, ao menos é a melhor alternativa à violência.
Pensem nisso e tomem para si a responsabilidade de evitar a violência contra a criança.
Pelo que vi nas últimas horas é provável que o caso dê em nada e esta senhora saia livre, lépida e faceira... mas isso pouco importa na verdade, ao menos a pequena T. está segura de volta ao seu abrigo, de onde nunca deveria ter saído.
Atualizando: nas últimas horas houve uma reviravolta no caso e a prisão preventiva da acusada foi decretada, tanto melhor.
Beijos
Lu

13 comentários:

  1. É por comentários como este que eu admiro muito você e seu blog,não podemos e não devemos nunca nos calar diante das injustiças.
    Beijos,
    Carla

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente nossa herança cultural é triste... os relatos mostram uma senhora de escravos e era esse o tratamento dado aos empregados e a inocente criança.
    Triste, muito triste! O caminho é a denúncia sempre que nos deparamos com situações de crueldade e violencia.

    ResponderExcluir
  3. Lu,
    que coisa mais bárbara||!!!!!
    E ainda há a possibilidade dessa miliante, louca varrida, sair dessa ??? É por essas e por outras que a Justiça anda tão desacreditada, ainda que haja muitos e muitos profissionais do Direito que honram a sua profissão.
    Casos desses é de prisão pérpétua, pena de morte, se houvesse, ainda que eu seja contra esse tipo de pena, acho que era o caso, pois uma pessoa que faz uma coisa dessas, com certeza, está louco varrido ou então é o MAL em pessoa. Estou completamende desolada por esse fato. Devemos denunciar sempre!!!!!!
    abraços de Maria Filomena

    ResponderExcluir
  4. Isso é realmente chocante, o ser humano hoje em dia não esta tendo amor aos proximos, mais ainda bem que existem pessoas como vc neeh'
    Eu tbm concordo com vc!!
    BjOo flÔr

    ResponderExcluir
  5. Concordo de A a Z com tudo que você expressou na sua indignação...
    Sem mais palavras, coloco aqui meu apoio!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Lú!!!

    Concordo com vc!!! É até difícil dizer mais alguma coisa!!

    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Olá Luciane!
    Muito lindo o seu blog...me identifiquei bastante! E, se me permitir, vou seguí-lo!

    Pois é, esse caso é simplesmente um absurdo!
    Também, não sei como essa senhora (e, convenhamos, com essa cara de bruxa) conseguiu a indicação para adotar uma criança de 2 anos?! Tudo errado!

    O pior, é que tem sempre um advogado para defender...até entendo...todos nós temos o direito de sermos ouvidos e de nos justificarmos. Mas, em casos como esse, me dá um embrulho no estômago!!!

    Bem, estou tb iniciando um blog "Ciranda Cirandar" (http://ciranda-cirandar.blogspot.com). O post atual tem como tema "Limite...qual a medida certa?!". Se puder visitá-lo, será um prazer!

    Sucesso! :o)

    ResponderExcluir
  8. Ola, infelizmente violência infantil esta sendo cada vez mais estampado nas noticias ultimamente.

    Tbm postei em meu blog sobre o mesmo assunto,assim como vc tbm me choquei e me revoltei!
    Acredito que se calar nada resolve!

    O pior é que esta já é a segunda criança adotada e espancada por essa procuradora da justiça...

    Justiça???? ela é procuradora da justiça?????

    Vixi... Ja sabemos como a justiça funcionará nesse caso..... :((

    ResponderExcluir
  9. o mundo está cheio de casos como este- e isto revolta-me mais ainda quando existem conhecimento e nada fazem -nas proprias instituições por vezes a violencia existe e quem vá "falar por eles" enfim....é como dizes o ser humano é mau por natureza -sem duvida que sim

    ResponderExcluir
  10. Oi Lu,
    Estou aqui lendo seu post e acompanhando o caso na net, chorando. Muito, muito triste. Difícil, como você disse, entender os motivos que levam alguém a fazer isso. Melhor nem tentar e concentrar-se em proteger a criança.
    Mas, devo acrescentar, é simplesmente repudiável ver como o poder e o dinheiro protegem esse tipo de comportamento. O fato de que ela é uma procuradora de justiça aposentada lhe outorga uma credibilidade tal que a coloca "além" do bem e do mal, acima de qualquer suspeita.
    Enquanto isso, a sociedade continua pensando que as pessoas com baixos recursos e nível social baixo são os "obviamente culpados"...
    Triste, triste, muito triste.

    Se me permite, queria usar seu blog para divulgar a E.P.A.M.M (Equipo de Prevención del Abuso y Maltrato) aqui em Buenos Aires. Mesmo tipo de organismo que você sitou. O site deles é www.epamm.org e o email info@epamm.org.
    Para quem mora na Argentina ou está de passagem e presencia algum maltrato ou abuso infantil. DENUNCIEM. Essa é nossa arma.

    Beijos, querida, e parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  11. Lu ,
    Sem duvidas , esta , foi uma das melhores apesar de muito triste .Denunciar , é a unica forma de defendermos quem sofre este tipo de tortura e agressões .
    Muito obrigada por chamar a atenção de todos contra este mal ...
    Parabens pelo post ...

    Bjinhos !!!

    ResponderExcluir
  12. Qualquer tipo de violência seja contra crianças , animais e idosos é repugnante.... que país que vivemos...

    ResponderExcluir
  13. É cena dos olhos da menina também tiraram o meu sono... é impossível compreender o que levou uma pessoa a fazer tamanha covardia... que a criança tenha um futuro, pelo menos.
    um beijo

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis