Google+ minha casa, meu mundo: Ainda bordados e alguns pitacos

5 de julho de 2010

Ainda bordados e alguns pitacos


***
Uma vez mais futebol...
Eu leio e vejo a execração pública de nossa seleção e a comparo com a reação da torcidada e imprensa argentina e fico simplesmente estarrecida e tentando entender o que move a antropofagia nacional.
Nosso time perdeu. O Dunga convocou mal. O time se desequilibrou naquele fatídico 2o tempo. Nós fomos eliminados. Ponto. 
Mas esta eliminação, a 14a em nossas participações em Copas é motivo para tamanhas críticas? Para imolação em praça pública?É motivo para o Felipe Melo ser escoltado enquanto é xingado? E se o resultado fosse outro?  Seriam heróis?
Alguém consegue imaginar que os jogadores e comissão técnica não fizeram o máximo pela vitória? Assim como a Argentina o fez e também caiu nas quartas, e de goleada diga-se de passagem. E a delegação argentina foi recepcionada como devem ser jogadores que lutaram pela vitória mas ela não veio: com o reconhecimento pelo seu esforço, com alegria, com admiração.
E por que nossa seleção é recepcionada como foi? O que justifica o comportamento da imprensa e dos torcedores? Nada, esta é a resposta. Mas o Brasil insiste em crucificar aqueles que ousam perder uma Copa, e o discurso é sempre o mesmo: o técnico é burro e os jogadores não tëm amor à camisa... nem vou falar sobre o técnico porque vocês bem sabem que eu apoio o Dunga e acho que ele fez o possível (o impossível só Deus). Mas não me parece justo acusar jogadores como os que lutaram na África de não terem lutado pela honra de suas camisas, inclusive alguns fizeram até mesmo o impossível, como o Kaká que jogou lesionado. A alegria deles pela vitória era verdadeira, assim como orgulho ao cantar o hino e ao beijar a camisa em cada gol. Da mesma forma foi verdadeira a dor pela derrota, ou alguém viu outros jogadores eliminados  saírem do vestiário com os rostos inchados de tanto chorar, ou mesmo chorando em entrevistas?  Chorar em campo é natural, mas na seleção a tristeza ultrapassou o gramado. Ainda que sejam jogadores milionários, famosos, os melhores do mundo. Eles choraram pela eliminação da seleção. Inclusive os mais velhos e já campeões em 2002.
Alguém viu tamanha tristeza em outras seleçoes eliminadas? Alguém aí lembra da reação dos jogadores de 2006 ante a derrota?
Esta seleção deveria servir de exemplo, ser admirada e respeitada. Deveria ter sido recebida com festa, com alegria pelo que fez, pelo que lutou e pelo que representou em seu amor à camisa.
Mas o discurso que ouço reprova a união, o comprometimento, a seriedade, o trabalho duto,  o sacrifício, a tentativa de ganhar, a humildade na derrota. Vale apenas a vitória, o sucesso. Será que os valores enaltecidos pela imprensa são os corretos? Será que as pessoas não deveriam ser valorizadas pelo seu caráter e pelo seu trabalho, e não por vencer sempre? Será que neste mundo louco não existe mais respeito e admiração por aqueles que lutam até o fim, ainda que derrotados?
Em tudo na vida há vencedores e vencidos. Sempre foi assim e assim será. Por isso é preciso respeitar o perdedor e entender que todos estão sujeitos a errar tantas vezes quantas forem as tentativas.
Ou viramos super heróis e não estou sabendo...
Eu não gosto da imprensa e da sociedade consumista e imediatista em que vivemos. Seus valores nos devoram e nos causam miopia social. Merece respeito apenas o vencedor, o rico, o belo, o perfeito. Defeitos não devem existir, e quando existem são motivo de agressão.
Imagino que a estúpida recepção de nossa seleção deva ser motivo para reflexão, porque aquilo que falamos na mesa do jantar são os valores que passamos a nossos filhos.
No mais, é apenas um jogo de futebol. Perdeu, perdeu. Daqui a 4 anos tem de novo... não é o fim do mundo. Se os homens públicos deste país fossem tratados com o mesmo rigor que o técnico da seleção não sobraria pedra sobre pedra e viveríamos no paraíso.
Me embrulha o estômago ver o massacre moral que esta seleção está sofrendo... e os valores abraçados pela imprensa sendo replicados pela sociedade.
Beijos
Lu

15 comentários:

  1. Apoiada!!!!!!! Concordo plenamente, não preciso falar mais nada, vc falou tudo...
    bjs...

    ResponderExcluir
  2. Apoiada amiga, quero até fazer uma postagem no manga ao seu estilo, até pq eu vi coisas que não consigo engolir, não consigo mesmo!!
    Bjss

    ResponderExcluir
  3. Pelo que vi na TV, poucos fizeram protesto na recepção. Em São Paulo inclusive, de madrugada, mais de 200 torcedores esperavam jogadores para tirar fotos, pegar autógrafos e os jogadores fugiram. O xingamento no aeroporto, que o Felipe recebeu, foi de Vacilão o que ele foi mesmo e que todos já esperavam. Dunga foi recebido com festa, fotos e autógrafos. Acho que não fo i tão ruim assim.
    Que Dunga não foi técnico de nada e fez um péssimo trabalho é o que acho e claro que o time reflete o técnico que tem, uma pena.
    Mas não sofro não, minha chateação dura no máximo 5 min. Que venha 2014.

    ótima semana!!

    ResponderExcluir
  4. "Imagino que a estúpida recepção de nossa seleção deva ser motivo para reflexão..."

    Acho que você tem toda razão.
    Me impressiona que quando se planta melancias, pessoa se sintam surpreendidas por colher melancias!!
    Dunga não está colhendo nada diferente do que plantou. Está sendo tratado pela imprensa e pelos brasileiros da mesma maneira que os tratou: com desrespeito, falta de educação e destempero.
    A Argentina está tratando sua seleção da mensma maneira que seu técnico, Maradona, os tratou, principalmete na derrota: com carinho, respeito e admiração. Diante do time Argentino derrotado e em lágrimas qual a atitude do técnico, segundo você, um drogado, sem caráter? Entrou no campo e abraçou e comprimentou cada um deles.
    Qual a atitude do treinador da nossa seleção, segundo você muito honrado?
    Virou as costas aos seus jogadores, e entrou bufando, literalmente, vestiários à dentro.

    A culpa da nossa derrota pertence 100% ao Dunga!
    O time que jogou bem o primeiro tempo, teve no banco um técnico TOTALMENTE descontrolado emocionalmente, que esmurrava o banco e xingava sem parar.
    O time no segundo tempo, não era o mesmo do ínicio do jogo.
    Fico imaginando, como também devem estar imaginando 160 milhões de brasileiros, o que Dunga, no seu descontrole e grosseria falou à seleção para que eles voltassem daquele jeito!! Felipe Melo não fez em campo nada que não fosse esperado e ensinado por Dunga.
    Merecemos perder a Copa, SIM, prá ver se o Brasil, depois de ter ensinado o mundo a jogar futebol, aprende a jogar novamente!

    ResponderExcluir
  5. Não sei com quem vc anda falando...mas a grande maioria das pessoas que falo e convivo, respeitam todos os jogadores e reconhecem seu esforço. Acho que as pessoas que xingaram a seleção em sua chegada, são tão minoria, que nem merecem comentários...
    Abraço
    Cae

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente brasileiro se preocupa mais com futebol do que com as eleições presidenciais.
    Isso sim, para mim, é motivo de tristeza...
    Claro que a vitória do Brasil me deixaria muito feliz, não sou doida de gostar de nadar e morrer na praia...rs
    Mas sabe que graças aos meus pais e minha família em geral, eu tive uma educação muito privilegiada, que não me faz sentir menor na derrota, sempre fui estimulada a fazer meu melhor, e mesmo sabendo que nem sempre seria o suficiente, ainda assim tentar de coração aberto.
    Isso me faz muito feliz, e tenho pena dessas pessoas que acham normal maltratar quem não conseguiu vencer, ainda mais sabendo que ninguém fez corpo mole. Não sou fã do Dunga não, acho que como técnico ele deixou muito a desejar, parecia que estava lidando com empregados malcriados, não teve sentimento de grupo, e sim de subordinação e pronto. Respeito completamente a sua opinião, e mesmo com o passado um tanto nebuloso (rs), Maradona soube acolher seus jogadores em todos os momentos. Ele foi um bom comandante, não abandonou o navio. A sensação que tive do Dunga quando saiu de campo sem nem olhar prá cara de jogador nenhum é que ele ia bater neles no vestiário. Juro! Não senti nenhum sentimento por quem batalhou em campo e fora dele.
    Mas sou fã do Brasil, e tô com o meu país pro que der e vier. Ganhando ou perdendo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Passei por aqui e amei o blog e conteúdo que este pessoal deixa aqui como recado, com muita personalidade, caráter e razão. Concordo plenamente, é dando que se recebe. O Dunga desprezo , mesmo o time tendo lutado se esforçado até o final , eles precisam se sentir apoiados na vitória ou na derrota isto é equipe, parceria, falto este carinho com o nosso time. Sou seguidora e vou procurar aparecer mais por aqui, beijos

    ResponderExcluir
  8. Excelente texto. Como sempre muito sensata.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Luciane:
    Excelente texto, com ponderações adequadas. Adorei!
    Gostei muito das grades de ponto de cruz. Um charme!
    Abraço da Cecilia.

    ResponderExcluir
  10. Oi Luciane!
    Veja lá no meu cantinho o post da "minha casinha sobre rodas", onde estou mostrando nosso equipamento de aventuras e viagens, que sei vc também ama!
    Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  11. Concordo com suas colocações sobre a recepção dada à seleção e a à influência negativa que a mídia exerce sobre a formação de valores de nossa população, que aproveita essas situações para exercer uma catarse emocional necessária. Fiquei, entretanto, triste com a atitude de Dunga em relação à seleção quando o juiz levantou a bandeira, encerrando o jogo. A ele faltou o espírito de equipe, que tanto pregou. Eu concordo que a seleção já estando triste pela derrota, merecia ser valorizada pelo esforço e luta e atitude de Dunga deixou a todos a impressão de que só importava vencer...Um abraço.

    ResponderExcluir
  12. Olha eu concordo com o que a Lu disse! só não concordo com os 100% dado ao Dunga! Mas que ele errou feio, errou e muito! Realmente Maradona colhe agora o que plantou, ele sempre plantou carinho, alegria, respeito e principalmente solidariedade à equipe! RESPEITO sua opinião, mas discordo de algumas coisas, e acho que nossos jogadores foram bem recebidos sim! até o Dunga foi bem ecebido amiga!

    É isso!

    beijos

    Joana Campos

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Adorei o texto!
    É verdade...daqui há 4 anos, td novamente...
    Tenha lindos dias e uma ótima viagem.
    Abracinhos
    Sue

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo texto. Concordo com você.
    Um grande beijo
    Telma LInhares

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis