Google+ minha casa, meu mundo: Eleiçoes

30 de setembro de 2010

Eleiçoes

Domingo vou viajar 150km para votar em meu candidato. Como o candidato do PSDB ao governo aqui do Paraná impugnou todas as pesquisas, estamos há 15 dias no escuro, sem saber quem está na frente. Então melhor ir votar, vai que a diferença é de apenas 1 voto? É o meu!
Vamos votar neste domingo com a certeza que mudar o que está errado e manter o que está certo só depende de nós. Esta é a essencia da democracia, da liberdade, da responsabilidade dos cidadãos. Mas não vamos votar em fulano ou beltrano apenas porque a tia da vizinha pediu. Vamos pesquisar, vamos saber quem é quem. Ainda dá tempo.
O voto é o maior ato de responsabilidade do cidadão e este direito/dever precisa ser exercido com a seriedade necessária. Não "disperdice" seu voto, não vote em um candidato apenas porque está ganhando. Vote com consciência, responsabilidade e convicção. Não existe voto "perdido", porque naquela urna cada um de nós deixou sua vontade registrada, ainda que esta não represente a maioria. Mas demos nosso recado, seja ele qual for.
Antes de tudo, vote com liberdade, o direito maior que podemos almejar. É por isso que nosso voto é secreto.
Sorte e que Deus ilumine os caminhos de nosso país.
***
Esta história das impugnações das pesquisas no Paraná chama atenção. Enquanto as pesquisas mostravam o candidato no PSDB na dianteira com larga folga nenhuma reclamação foi feita. Quando as mesmas pesquisas começaram a mostrar o crescimento do outro candidato, todas foram impugnadas porque estão estariam "erradas", curioso não? Da mesma forma é curioso que nenhuma pesquisa foi impugnada em todo o Brasil, mesmo para presidente, mesmo aquelas feitas pelos institutos que aqui são acusados de todo tipo de irregularidades, mesmo depois destes institutos terem feito as modificações exigidas...
Esta atitude não condiz com a democracia, com o direito à informação, com a liberdade de imprensa. Nós eleitores temos o direito de saber o resultado de tais pesquisas.
Para mim a censura é dos crimes mais graves que existem porque determina a ignorância do povo que se torna farta e fácil massa de manobra para quem detém a verdade, e a esconde porque não lhe é conveniente. A censura é típica das ditaduras. No Brasil remete à época dos militares, quando éramos uma república de bananas.
Talvez a liberdade não seja importante para quem a tenha, possa exercê-la sem qualquer limitação. Talvez os mais novos não saibam o que significa uma ditadura, a censura.
Talvez ainda não saibam reconhecer os sinais de autoritarismo.
Mas quem tem esta experiência já acendeu a luz amarela e está preocupado.
Pode parecer que estou fazendo drama, tempestade em um copo de água, mas estes sinais não podem ser ignorados como estão sendo por todos.
A liberdade de imprensa produz muitos erros, muitas injustiças são cometidas. Mas prefiro os eventuais erros à ignorância, mãe de todas as misérias. 
O fato é que estamos em uma situação inédita em meu Estado, com grande expectativa para abertura das urnas no domingo.
***
Para quem interessar possa. Voto no Plínio. Porque ele me faz lembrar quem fui aos 18 anos, minhas creanças, minhas utopias, minhas esperanças. Depois de tantos anos, mudei eu e mudou o mundo. Mas ainda assim quero homenagear este senhor de rara dignidade e coerência que soube manter todos os seus ideias intactos por tantos e tantos anos. Respeito este senhor e meu voto é uma homenagem.
***
Vamos tentar um segundo turno? É saudável para o Brasil. Já pensou em votar na Marina?
***
Sorte aos amigos, para nós e o Brasil.
***
Bj
Lu

15 comentários:

  1. Tem muita gente que não sabe mesmo o que é censura. E muito menos o que é ditadura. Deixo aqui expresso o meu voto: Marina. E bem que poderia dar um segundo turno mesmo. rsrsrs bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lu!
    É incrível como ainda tem gente esclarecida que se deixa manobrar por um saco de cimento, por uma ligadura de trompas...
    Sou do Rio, e confesso que não imaginava que as 'cidades grandes' sofriam tanto desse mal. É uma contaminação geral, e para quem mal tem acesso à um telefone, convencer que a urna não revela o voto é um trabalho de Hércules.
    E os candidatos bem o sabem, pois usam essa ignorância para seu próprio bem. Pessoas amarradas a um compromisso que não poderia nem sonhar em existir.
    Boa sorte para todos nós brasileiros!
    E para os brasileiros que passarão seu final de semana trabalhando para garantir nosso direito!

    ResponderExcluir
  3. Ai, Lu! Essas eleições tão muito difíceis, na minha opinião. Isso porque fico em conflito entre o voto consciente e o voto útil. Um bom exemplo é o voto para o Senado aqui no Estado do Rio. Penso em votar em um dos candidatos para que pelo menos um dos outros dois que estão na frente não cheguem lá, apesar de, sinceramente, não gostar muito do candidato em que vou votar. É uma pena que no Brasil não possamos exercer plenamente o voto consciente, e buscar o que é melhor, e não o que é o menos pior, se posso assim dizer. Mas vamos lá, porque eu não anulo o meu voto de jeito nenhum! Um beijo, Karina.

    ResponderExcluir
  4. não posso comentar -pois estou a par apenas com o que vejo nos noticiários e é muito pouco -mas em qualquer país-votar +e um direito/dever que toda a gente devia tomar consciência e exercê-lo.

    ResponderExcluir
  5. Lu esse ano não está fácil, sinceramente com as eleições marcadas para domingo ainda me faltam nomes para votar. Não se confia mais em ninguém. Não acredito e nem confio em pesquisas, infelizmente, a mentira anda para todo lado, e o Brasileiro ainda não aprendeu a votar em quem merece, quer votar em quem "acha" que vai ganhar, como se isso fizesse alguma diferença para o cidadão, pense! Estamos com a corda no pescoço!

    ResponderExcluir
  6. Eu também vou viajar 100km para poder votar, e o meu voto é na Marina, o povo não pode se deixar levar pelas pesquisas, tem que votar no candidato que acha o melhor para o país.

    ResponderExcluir
  7. É isso ai o Brasil merece esta chance, vamos ao segundo turno. Veja aqui que linda msg a Marina deixa a seus eleitores e todos nós brasileiros :
    http://www.youtube.com/watch?v=aE1f8bCNZPQ
    dia 03 voto 43!

    ResponderExcluir
  8. Também me assusta e me preocupa essa onda de impugnação de pesquisa. E isso por dois motivos, um pela postura do candidato, outro pela aceitação do judiciário. Afinal o candidato pediu e alguém acatou esse pedido.
    Acho estranha a postura dos demais candidatos, vi pouca manifestação sobre esse assunto.
    Mas como vc disse, Lu, quem sabe o que é ditadura e censura, fica com o alerta ligado.

    ResponderExcluir
  9. Do ponto de vista de quem está de fora acho admirável o esforço que o Brasil tem feito para mudar a imagem negativa que existia.
    Foram tomadas medidas que deveriam inspirar muitos outros países e governos.
    Independentemente do resultado das eleições espero que o país mantenha esta direcção positiva.
    E o voto é um dever e um direito. Especialmente no caso das mulheres :-)

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Lú. Confesso que estou assustada e preocupada com o que pode acontecer...Torço pela Marina , acho ela incrivelmente inteligente...Bjs.

    ResponderExcluir
  11. OI, Lu, tb sou 43 pra presidente e torço por um segundo turno, apesar da minha correria.
    Gostei de seu texto. Muito bom, como sempre.
    Estou de saída pra labuta, mas tinha de passar por aqui.
    BJks

    ResponderExcluir
  12. Passeando chegue aqui...muito bom lembrar da censura, nessa eleiçao teve de tudo... mas o que ficou foi o autoritarismo... e dá medo!
    abs carinhosos
    Jussara

    ResponderExcluir
  13. Isso que está acontecendo me deixa muito triste e cada vez mais assustada como será daqui pra frente!
    É lamentável...

    ResponderExcluir
  14. Pelo amor de Deus!!!!
    Dilminha NÃO !!!
    Vamos dar uma chance pra Marina, também gosto dela e das propostas.

    ResponderExcluir
  15. Gostei do seu texto - Votar não deveria ser uma obrigação e isso é uma das coisas que gostaria de estar viva pra ver.
    Esta convidada para comer meu nhoque quando queiser, é só avisar viu!
    Hoje vim aqui convidá-la para participar de uma brincadeira gostosa; "Qual é a música que toca seu coração" - Não tem regras é só passar no meu blog e ver como faz.
    Acho que todos nós vez por outra gostariamos de dizer o que vai pelo nosso coração; e a música pode contar um pouco. Ah, o convite é extensivo a todos os seus leitores.
    Bju e linda semana!
    yvone

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis