Google+ minha casa, meu mundo: Pescadores de Tainha

16 de novembro de 2010

Pescadores de Tainha

Para quem ainda não sabe...  meu marido é fotógrafo e hoje estou mega orgulhosa de  poder  convidar todas as amigas queridas do blog para o lançamento do seu livro Pescadores de Tainha, dia 23 de novembro (próxima terça) às 19:00 horas no MON aqui em Curitiba.






Além do livro, o projeto Pescadores de Tainha se desdobra em um belíssimo documentário de autoria do nosso amigo Tulio Viaro. No mesmo dia será lançado o livro e o filme. Ambos são resultado de mais de três anos de trabalho, três invernos acompanhando a pesca artesanal feita pela comunidade de pescadores da Ilha do Mel no litoral paranaense.

Como tudo aquilo que é artesanal é um tipo de pesca que rapidamente desaparecerá, engolida pela tecnologia, pelos grandes barcos 'industriais', pela pesca predatória, enfim. Se não desaparecer o peixe, desaparecerá o ânimo daqueles que ainda pescam em pequenas canoas, com redes tecidas na mão calejada. É um saber transferido de pai para filho há gerações. Saber fazer a rede. Saber manejar a canoa. Saber reconhecer o cardume pelas manchas que ele deixa no mar. Saber esperar. Saber fazer o lanço. Saber puxar. Antes de tudo, saber pedir a Deus pelo peixe.

Uma pesca cercada de superstições, lendas, milagres. Como todo conhecimento que tem sua origem em algum ponto imemorial. Não se sabe porque fazemos daquele jeito, apenas é feito porque assim sempre foi e será.

A importância e a beleza deste projeto é documentar este conhecimento, a cultura de um povo.

Por isso, convido todas minhas amigas para o lançamento do livro e do filme. Vale a pena.

O livro trará como encarte o documentário e ambos custarão R$ 50,00 no dia do lançamento e para compras no blog do Leonardo Branco no Preto, que está meio desativado por enquanto, mas já vou tomar providências a respeito, hehehe.  É uma excelente ideia de presente de Natal, e vão me dizer que não?!

Para quem preferir pedir aqui, me mandem um e-mail lu01ramos@gmail.com, que eu intermedio o negócio mediante módica comissão paga pelo fotógrafo... hehehehe, vou me dar bem!

Beijos
E espero vocês lá.

17 comentários:

  1. Caramba, achei super interessante, meu pai adora pesca esportiva e literatura sobre o assunto. Parabéns por divulgar o trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria de poder ir, já morei em Curitiba, mas atualmente estou no exterior. Desejo que o evento seja um sucesso! Conte-nos como foi depois, ok?
    Bj
    Adri

    ResponderExcluir
  3. Oi Lú,não poderei ir,pois moro em outra cidade,mas desejo muito sucesso para seu marido.
    Deus os abençoe.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Olha que chique heim!
    Parabéns e sucesso pro seu marido!

    Bjãooooo!

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu,
    Que belo trabalho, parabéns ao Léo e ao Túlio!!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Lindo trabalho, desejo que seja um sucesso, infelizmente não estou aí perto para prestigiar, mas estarei torcendo!
    Beijos
    Bruna
    comprandomeuape.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Lu,
    As realizações de nossos projetos são passos importantissimos em nossas vidas,parabéns ao Leonardo e ao Túlio por este lindo momento.
    Um abraço,
    Carla

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo momento tão importante!!! Beijinhos Andrea

    ResponderExcluir
  9. Oi Lú!!!!

    Parabéns ao Leonardo e ao Túlio!!!

    Desejo muito sucesso.

    Bjusss

    ResponderExcluir
  10. Oi Lu, acho importante prestigiar os colegas da fotografia e além do mais gosto muito do trabalho do seu marido. Gostaria de comprar o livro, posso te passar o dinheiro pelo Western Union, agora não sei se fica muito caro para enviar o livro pra Holanda, vc pode ver isso pra mim por favor? Meu e-mail é info@simonestrijk.com .
    Um abraço

    ResponderExcluir
  11. Parabéns ao seu marido e ao Túlio pelo lançamento do livro e que seja um sucesso. Bjs

    ResponderExcluir
  12. querida, já acompanho seu blog a muito tempo, e estou muito feliz mesmo pelo seu marido, até porque sou fotógrafa também, amo fotografias. Parabéns pelo lançamento!!!

    ResponderExcluir
  13. Sensacional! Transmita os meus parabéns ao marido. O meu, (marido) já está esperando esse livro chegar às livrarias. Ele ama pesca artesanal. Sucesso!
    Beijos,
    Iray

    ResponderExcluir
  14. Muito sucesso para o livro e para o Léo claro!!! :))

    ResponderExcluir
  15. OI,
    Parabéns ao maridão pelo belíssimo trabalho e que o livro seja um sucesso.

    ResponderExcluir
  16. Oi Lu!
    O lançamento é só para convidados ou qquer um pode ir?
    beijos!

    ResponderExcluir
  17. Lu, gostaria muito de adquirir o Livro,onde consta as fotos do Leo, como faço? já esta em Livrarias? Sucesso a vcs todos. Abraços
    PS: gostaria de autógrafo, pode ser????

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis