Google+ minha casa, meu mundo: Foundation - Tutorial

5 de agosto de 2011

Foundation - Tutorial




bloco em foundation
 
Nossa, faz tanto tempo que não publico nenhum tutorial... mas animada com o grupo de patch que participo lá no facebook resolvi desenterrar um kit de foundation que comprei há muitos e muitos anos e nunca usei. Mas antes de continuar, o que é foundation?
 É isso aqui ó:

 dá para ver como os menores cantinhos ficam perfeitos?

 É uma das técnicas mais simples de patchwork, ela te permite montar blocos de desenhos intrincados sem erros. Isso porque a costura é feita sobre uma base (daí o nome) de entretela muito fina ou papel, onde fazemos as costuras seguindo um esquema numerado. Ou seja, não tem como errar, o bloco sempre sairá perfeito em todos os seus minúsculos pedacinhos...

Como eu disse antes, eu usei um kit da Jane Leonetti (são todos lindos) já impresso em entretela muito fina. Mas você não precisa comprar um destes para fazer os blocos. Existem muitos sites (como este) onde encontramos moldes de foundation e mesmo livros especializados, daí basta copiar na entretela (daquela bem fininha) ou no papel vegetal com régua e lápis. Ou, se quiser simplificar, imprimir no papel, eu faço isso.

Na verdade eu prefiro usar o papel como base, porque ele pode ser retirado depois do bloco pronto e o trabalho ficará maleável como se fosse feito com a técnica tradicional, possibilitando quiltar à mão (eu prefiro). Já quando usamos a entretela, por mais fina que seja, ela não pode ser tirada e o trabalho fica mais rígido e dificulta o quilt. Mas tudo é uma questão de gosto. Tem quem ache bacana o bloco mais rígido.

E o bacana é que dá para aproveitar toooodos aqueles minúsculos retalhinhos que guardamos! Todos!


E como faz isso? É fácil, muito fácil.

1. Para começar, é preciso ter a base para costurar os blocos. Existem muitos moldes na net que podemos imprimir no papel vegetal ou copiar à lápis na entretela fina. Ou comprar pronto, como este que estou usando. Olhando o bloco já dá para entender como funciona: basta costurar seguindo os números, nunca dá errado!

Bloco já recortado e pronto para uso, ele vem em uma grande "folha" com 50 blocos, se não me engano...

 2. Recorte um retalho que seja suficiente para cobrir o primeiro espaço (n. 1),deixando uma sobra para costura, se você estiver usando entretela não precisa ser muito (0,5cm no máximo) porque ela já deixa a costura reforçada. Coloque sobre o primeiro espaço.


Olhando pelo avesso é possível ver a margem de costura.


3.Vamos começar a costurar. Use um retalho suficiente para cobrir o espaço 2 sobrando a margem de costura. Coloque direito sobre direito, alfinete e vire do avesso.




Costure na linha que separa o número 01 do número 02.


Ficará assim:


4. Depois é preciso abrir a costura. Normalmente ensinam que basta passar os dedos para abrir a costura, eu não concordo, só fica perfeito se usamos o ferro. Por isso trabalho com o ferro ligado ao lado da máquina de costura, não preciso nem me virar para passar.


5. Agora vá costurando, sempre seguindo a numeração. 
 
 
6. sempre que vamos começar uma nova camada, ou nova linha, é preciso refilar o tecido, porque ficam muitas sobras que atrapalham a costura. Vire o trabalho do avesso e dobre na próxima costura que você fará, no caso é o número 06. Corte o excesso, deixando 0,5 cm de margem (ou mais se quiser).
 

Corte o excesso, pode ser com a tesoura (prefiro) ou com o cortador circular e a régua.

 
 Vai ficar assim:


 
  7. E agora começamos as outras camadas de tecido, sempre seguindo a numeração e sempre aparando.
 
 

Na última camada é importante cortar observando a margem de costura.

Hoje o tutorial não ficou lá uma perfeição porque simplesmente não consigo carregar minhas fotos (internet lenta) ainda que em baixa resolução. Mas não tem segredo, é só seguir os números. Depois, blocos prontos, costurar como quiser!

Aproveitem. Dúvidas? Perguntem que eu respondo! Juro!
Beijos


26 comentários:

  1. Minha santa das agulhasss!!! Nunca fiz path na vida. Mas com tua explicação vou tentar!
    bjs e muitooooo obrigadaaa!!!

    ResponderExcluir
  2. Lu, que coisa linda! E realmente parece fácil de fazer... Menina, eu vou tentar, hein? Gostei desse bloquinho , achei-o tão simpático...

    Qualquer coisa eu te grito! Beijo e obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que máximo! Nem imaginava que houvesse um bloquinho desses! Fiz uma colcha de retalhos assim para as meninas mas fui riscando (quadradinhos para Vitória e triangulinhos para Isabela!rs)o tamanho direto na entretela!
    Vou procurar um bloquinho mara desses e costurar o mundo!
    Agora quero ver se vc cumpre sua promessa de responder às dúvidas(rsrs): quero comprar uma máquina de costura que sirva para esses trabalhos delicados e precisos, mas que também seja firme para aguentar costuras mais robustas. Você está feliz com sua Janome ou acha que eu deveria comprar uma Singer?
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Nooooossa!!! Sempre achei lindo esse tipo de patch, mas nunca me arrisquei nesta arte. Agora com este super pap estou animadíssima para me aventurar com os retalhos. Obrigada!!!
    Beijos...

    ResponderExcluir
  5. Obrigadas Meninas!
    Fá (ó a resposta aqui!), eu não compraria uma singer a menos que fosse das antigas com corpo de metal. Estou super feliz com minha Janome e valeu cada centavo que paguei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. é tão lindo!!! Mas não daria certo nas minhas mãos... já me vejo rasgando tudo e jogando longe!!! rsrsrs

    beijo, amore!!

    ResponderExcluir
  7. É lindo, mas acho que as minhas técnicas de costura ainda não chegaram nesse nível, pode até ser que tenha somente a aparência de complicado, acho lindo patch, quem sabe um dia eu tente fazer! rs
    bjs....

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga, escarafunchei o seu blog, rsrs, tudo aqui é muito lindo e útil.
    Obrigada por compartilhar.
    Já estou te seguindo.
    bjos
    Sula

    ResponderExcluir
  9. QUE LINDO,MAS QUE TRABALHO DA PRA FAZER...BJOS

    ResponderExcluir
  10. Luciane, que ótimo esse PAP, "morro" de vontade de aprender o PATCHWORK, mas como trabalho o dia todo, ainda não deu tempo. Me arrisco em algumas costurazinhas, mas com esse PAP acho que vou tentar. Se der certo, venho aqui te contar.
    Bjos e obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Vc caprichou! Ficou ótimo o pap! Também gosto do foundation; tenho aqui alguns riscos guardados, comprados lá na feira do Rio. Qualquer hora, faço um projetinho. Adorei as cores dos tecidos. Legal o grupo do Face, né? Já fiz o meu primeiro desafio. E agora vem a troquinha... Muito legal! Bjo!

    ResponderExcluir
  12. Oi Lú!!!

    Amo fazer foudation, e aprendi sózinha, queimei todos os meus neurônios, mais dei conta, isso foram duas tardes, mais valeu a pena. E os trabalhos ficam lindos!!!

    Bjusss

    ResponderExcluir
  13. Olá!!!
    Vim conhecer o seu cantinho e amei!!!Estou te seguindo!!!

    Se tiver um tempinho me visita tbm!!!
    www.fuxicoseideias.blogspot.com

    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Fiquei encantada com a beleza e o capricho. Queria saber costurar assim mas não me entendo com a máquina de costura.
    Bom fds,
    Ana

    ResponderExcluir
  15. Nossa! até eu que nunca fiz um desses, se pegar os paninhos e seguir o seu tutorial, acho que consigo fazer, pois sua explicação ficou excelente, nos mínimos detalhes.
    Parabéns! nota "1000" seu tutorial, um show.
    Bjs e bom fim de semana.
    Lelê

    ResponderExcluir
  16. Lu, vendo aqui parece tão rápido e fácil...rsrs A sua explicação é perfeita.
    Tenha uma ótima semana
    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Sua explicação foi perfeita!!! Fiz meu primeiro paninho e quero te agradecer pela alegria que me deste.
    Eu conseguiiiii!!!
    Coloquei no meu flickr. Veja lá
    [http://www.flickr.com/photos/tabuleiros/6016011999/#reply]
    Obrigadoooo
    Abraços

    ResponderExcluir
  18. http://www.flickr.com/photos/tabuleiros/6016011999/#reply

    ResponderExcluir
  19. Lindo, Lu, sou fã do foundation! Parece uma brincadeira e, brincando, brincando, saem pecinhas lindas! Parabéns!
    Boa semana.
    Bjs Renata

    ResponderExcluir
  20. Lu que maravilha , seu blog é incrível , amei ....

    http://tearpiaocupacional.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. A escolha das estampas é tudo! Muito bom gosto... ^^

    ResponderExcluir
  22. não tem como não aprender....Maravilhosa explicação.

    ResponderExcluir
  23. Xonei pelo seu Blog, e a excelente explicação do Foundation, também vou fazer um, dicas de onde encontrar blocos para imprimir. Tudo lindo, muito obrigada por compartilhar conosco! Bjo

    ResponderExcluir
  24. Muito muito boa a explicação!Boa de viver

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis