Google+ minha casa, meu mundo: Aula # 2

22 de outubro de 2011

Aula # 2



Esta segunda aula ainda é beeeeem básica, mas ainda assim, vamos fazer um projetinho de porta lenço de papel no final!!! E quero que vocês me mostrem os resultados depois, pode ser? Mandem fotos que eu quero publicar.

Vamos começar a aprender a usar a máquina de costura  porque eu vejo muita gente se batendo inclusive para passar o fio... e este primeiro passo é muito importante, porque passar certo vai determinar a correta tensão da linha e a costura perfeita.

Mas vou falar, com toda a sinceridade, 99% das dúvidas podem ser esclarecidas no manual das máquinas! Bora ler o manual com atenção? Perdeu o manual? Nos sites da Singer e da Janome tem para baixar, se a máquina for antiga a Singer te envia o manual, basta pedir. Mas não me custa ensinar né? Porque sempre tem uns macetinhos...

Na próxima aula, vou ensinar a resolver os principais problemas que enfrentamos com nossas máquinas, como por exemplo, pontos apertados ou soltos demais.

Eu ia usar fotos da minha máquina para ilustrar este tutorial, fiz tudinho, mas na hora de montar achei melhor usar as ilustrações contidas no manual da Janome 2008 e 2030DC (que estão à disposição no site). Primeiro porque minha máquina tem umas funções que as outras não tem e estes modelos são mais simples e de funcionamento equivalente às máquinas mais comuns.

Mas vejam, cada modelo tem suas especificações, pode ser mais simples ou mais complicado. Mas vamos lá:

1. Você sabe como funciona uma máquina de costura?
Esta imagem eu tirei do Grande Livro de Costura, que é excelente e eu recomendo. As vezes encontramos em sebos para vender, porque há muito tempo está esgotado.

É assim que funciona toda e qualquer máquina de costura, das mais antigas às mais modernas. Para termos os pontos bem formados e regulares, é preciso que a tensão da linha da bobina e da agulha esteja bem regulada e seja constante durante todo o trabalho. Por isso que passar a linha na agulha é um verdadeiro labirinto!

Para pontos uniformes temos ainda o trabalho do pé calcador e dos dentes impelentes. Enquanto o pé segura o tecido para a agulha perfurá-lo, os dentes os empurram no espaço perfeito para a formação do próximo ponto. São estes aqui:




Por isso não podemos segurar o tecido ou puxá-lo, além de corrermos o risco de estragar a máquina, o ponto sairá torto ou disforme!

2. Passando a Linha:

Ainda que cada máquina tenha um sistema próprio de passagem de linha e regulagem de tensão, o princípio é o mesmo para todas. De qualquer forma, é preciso ler o manual da sua máquina para ver exatamente como fazer.

Na minha máquina todo o processo vem marcado com setas, porque não pode esquecer nenhuma passada:




Os pinos de suporte das linhas variam,podem ser horizontais ou verticais, comece encaixando o carretel no pino. Na maioria das máquinas (não sei as mais antigas), existe um apoio de plástico redondo que serve para segurar o carretel no lugar enquanto costuramos:


Colocou o carretel? Agora é hora de ler seu manual de instruções para saber como passar a linha, porque cada máquina tem um sistema diferente, mas que basicamente é parecido com este:


Puxe a linha e passe pela guia superior (ao lado do carretel), conforme a figura 1. Desça com a linha pela canaleta logo abaixo, passando pela mola de tensão (figura 2). Suba com a linha pela segunda canaleta para encaixá-la na alavanca (suba a alavanca usando o volante, aquele botão gigante que fica na lateral de sua máquina), passe a linha pela alavanca e desça pela canaleta (figura 3). Passe a linha pela guia que fica logo sobre a agulha (figura 4) e coloque-a na agulha, vinda do lado direito para o esquerdo.

Porque é importante passar a linha conforme as especificações da sua máquina? Porque isso assegura que a tensão da linha sempre será perfeita e uniforme, garantindo que seus pontos sejam sempre regulares. 


3. Enchendo a Bobina

Normalmente as máquinas já vêm com ao menos 3 bobinas extras para que você possa enchê-las todas e guardá-las prontas para trabalhar. Eu tenho muitas sempre prontas, em uma caixinha especial para isso. Encho todas e  vou trocando conforme preciso.

Os espaços vazios são das bobinas brancas que estão todas vazias!

Eu não sei dizer se podemos usar bobinas de uma marca em  máquinas de outra marca, mas eu não aconselharia para não causar nenhum dano. Compre sempre os acessórios originais, acho que isso vale para todas as marcas.

Primeiro, é preciso tirar a bobina da caixa. Onde fica a caixa? Aqui ó:


Para tirar é simples:


Tire a tampa da caixa da bobina (figura 1), em algumas máquinas ela é frontal. Com cuidado tire a bobina (figura 2).

Agora, vamos enchê-la. Cada máquina tem um sistema de enchimento, esta que é a verdade, então será preciso procurar no seu manual, mas basicamente é assim:


Nesta máquina que uso de exemplo (Janome 2008), é preciso puxar o volante para fora (figura 1) e encaixar a bobina vazia no suporte (figura 2) sempre alinhando a ranhura da bobina com o gancho do suporte (isso vale para todas), fixe bem a bobina, até que ela fique travada pelo gancho.

Depois, passe o fio conforme as instruções de sua máquina. Nesta há apenas uma passada, em torno do pino guia do rebobinador (figura 3). Na minha são 3 passadas. É importante observar bem como deve ser passado o fio para que a bobina seja enchida de forma uniforme e com a tensão correta, porque se ficar errado os pontos não serão uniformes ou nem sairão!

Puxe um pouco de fio e passe pelo orifício que tem na bobina (figura 3), com ela bem encaixada empurre-a para a direita (todas as máquinas que já usei eram assim) aproximando-a da guia de enchimento, segure com a mão o fio que sai do orifício e pise no acelerador o suficiente apenas para dar 3 ou 4 voltas, corte o fio que sobrou saindo do orifício (figura 4), se você não fizer isso ele vai embolar. Depois pise no acelerador até encher completamente e corte o fio (figura 5), normalmente as máquinas param ou ficam mais lentas quando a bobina estiver completa.

Neste modelo, para finalizar o processo é preciso voltar o volante à posição normal, como vemos na última figura.

Agora, vamos colocar a bobina no suporte?



Para colocar a bobina cheia no suporte é preciso prestar atenção na passagem da linha.  A ponta da linha deve sempre ficar para a esquerda, como vemos na figura (sentido anti-horário). O furinho fica para cima, dá para entender? 

A caixa da bobina tem duas ranhuras, pode olhar lá na sua máquina. É preciso passar a linha pelas duas, na primeira e na segunda. Faça com cuidado e passe nas duas ranhuras, sempre puxando a linha no sentido anti-horário, veja aqui:



Agora, segurando fio coloque a tampa, deixando ao menos 10 cm de linha para fora.


Fica assim:

Minha bobina está vazia...

Agora, colocada a bobina e passada a linha é hora de puxar o fio da bobina, enlaçando-o na linha de costura. Como fazer isso? Dando uma girada no volante!

Levante o pé calcador, passe a linha pela fenda da sapatilha (pézinho) e puxe para trás (figura 1). Gire o volante (aquele botão grande que está na lateral direita de sua máquina e faz a agulha subir e descer), até que ele forme uma laçada com a linha que está na bobina (figura 2). Puxe ambos os fios, com cuidado, e passe-os pela fenda da sapatilha, levando-os para trás (figura 3). Pronto, já pode sair costurando!



4.Trocando as sapatilhas ou pézinhos:

Pé calcador é o suporte onde encaixamos as sapatilhas ou pézinhos que usamos para fazer diferentes costuras. Cada máquina vem com alguns pézinhos básicos, mas existem inúmeros modelos à disposição para comprar. A função dele é exercer pressão sobre o tecido, possibilitando que este se mova com o movimento dos dentes que ficam abaixo do tecido.




Para trocá-los, com a agulha levantada, basta levantar a alavanca lateral (figura 1), suspendendo a sapatilha, para então soltá-la pressionando a alavanca que existe no ponto de encaixe entre o suporte e a sapatilha (figura 2). Depois, alinhamos a sapatilha de modo que a barrinha de fixação fique embaixo do engate do suporte e abaixamos a alavanca. O encaixe é automático (figura 3).

Não encaixou? Está errado, comece de novo...

Existem sapatilhas (pés, como o de quilt) que exigem a troca do próprio suporte:


Para isso, basta tirar o parafuso do encaixe do pé e da sapatilha (figura 1), soltando-o (figura 2). Depois basta encaixar o novo suporte, colocando e apertando o parafuso no lugar (sempre usando a chavinha de fenda que vem com a máquina). Mas sobre estes pés especiais, voltaremos a falar em outra aula.

Minha coleção de pézinhos:


Eles vieram com a máquina nesta caixinha de acessórios:




5. Trocando a agulha:

Pode parecer besteira, mas trocar a agulha de forma correta é muito importante para o resultado final da costura. Se ela ficar mal encaixada ou invertida os pontos ficarão defeituosos ou ela se quebrará.


Primeiro, levante a agulha e baixe o pé calcador (figura 1). Depois solte a agulha do suporte soltando o parafuso lateral que a prende (não o tire, é chato de colocar de volta), para isso use aquela chavinha de fenda que veio com sua máquina (não veio? perdeu? compre uma e coloque no seu atelier, é necessária).

Ainda na figura 2. podemos ver a posição correta da agulha (é esta em todas as máquinas que usei até hoje), a parte lisa para trás e a ovalada para frente. Encaixe a agulha com firmeza, até o fim e aperte bem o parafuso (figura 2), se ela ficar solta ou não for bem encaixada além dos pontos ficarem ruins pode causar um acidente.

Nunca use uma agulha torta, compromete a qualidade dos pontos, pode quebrar e pode causar acidentes. Para ver se a agulha está reta, apoie a parte lisa sobre uma superfície plana, como vemos na figura 3.

***
Na próxima aula, vou explicar como funciona o sistema de tensão da linha e pressão do pé, para que nossos pontos sejam sempre uniformes. No mais, vou dar algumas dicas para tentar resolver os problemas mais comuns que enfrentamos no dia a dia.

Ia fazer tudo no post de hoje, mas ele estava ficando tãaaaaaaaaaa comprido que achei melhor dividir em dois, porque acho que todo mundo tá cansado de teoria né? Vamos fazer um projetinho?

***
Você treinou a costura na aula passada? Então hoje vamos fazer um projetinho bem simplinho, um porta lenço de papel. Olha, poucas coisas são mais fáceis de costurar!

Já peço desculpas pela qualidade das fotos, quando tirei poderia jurar que estavam boas! 

1. Você vai precisar de 2 retângulos de 21 x 16 cm.


2. Coloque direito sobre direito. Não sabe qual é o direito? É o lado da estampa, o lado correto do tecido. O "esquerdo" seria o avesso! 




Alfinete:


3. Passe uma costura por toda a volta,  deixando uma abertura de 3 dedos para desvirar o trabalho em um dos maiores lados dos tecidos. Quando é preciso desvirar o tecido, nunca comece a costurar do canto, sempre no meio.



Começando a costura, sempre reforce o começo, voltando três pontinhos sobre a costura começada. Use o Botão inversão ou retroceder. Ou gire o volante para trás. Isso serve para reforçar as costuras.


Costurou? Vai ficar assim:


4. Agora dê pequenos picotes nos cantos, para que fiquem perfeitos:


5. Desvire a costura e acerte os cantos com uma agulha de tricô:


6. Passe, para as costuras ficarem perfeitas e para que não apareça a abertura:


7. Agora, nos lados mais estreitos, vire uma bainha de um centímetro (um fiz no olho...):


Alfinete:


8. Passe uma costura beeemmm rente ao final da bainha, vá com calma e bem devagar para não ficar torta:


Para fazer esta costura eu coloquei a agulha o máximo para o lado esquerdo (todas as máquinas permitem isso, verifique a regulagem de pontos da sua).

Vai ficar assim:

9. Trabalhando no avesso, encontre o meio do trabalho (usando a lateral maior como guia) e encontre as duas laterais com bainha. Alfinete. Vai ficar assim:


10. Agora vamos costurar as bordas e terminar o projetinho (não esqueça de reforçar a costura):


11. Desvire, acerte os cantos com a agulha de crochet e voilá, seu porta lenço de papel está pronto!


Este projetinho é muito rápido. Em 15 minutos tá pronto, em uma tarde dá para fazer lembrancinhas para muita gente neste Natal!

Fez o seu? Manda para mim a fotinha?

***

Espero que tenham gostado,
Beijos





46 comentários:

  1. Adorei, adorei, adorei!!!! Comprei no outro dia uma máquina de costura e foi tão complicado meter a linha na agulha que a arrumei.
    Agora com esta aula e este porta lenços fiquei cheia de vontade de a tirar do armário e fazer uma fofura igual a esta! OBRIGADA!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa Lu!!!!!!!!! Ficou ótima sua aula!!! Me deu uma super vontade de comprar uma máquina e sair costurando!!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Amei! Super bem explicadinho, vou passar para minha ajudante que esta iniciando no "mundo da costura". Valeu pela aula!
    beijos
    Tati

    ResponderExcluir
  4. Adorei!
    Sabe que eu comprei um porta lenços de madeirinha (MDF) e tecidinhos para encapar, mas acabo de desistir! Vou fazer esse seu, que é muito mais delicadinho!
    E foram super úteis as explicações da máquina, e parece bobagem, mas é fundamental. Uma vez fui pilotar uma máquina emprestada e cadê que o ponto ficava certo? Fui pesquisar na internet e descobri que estava faltando passar a linha num buraquinho minúsculo, mas que fez toda a diferença.
    Bjs e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  5. Parece ser muito fácil,se tivesse uma máquina aqui comigo, acho que faria na boa,sem ao menos ter começado a costurar ainda.
    Ótima aula, como sempre, estou aprendendo muito, e não vejo a hora de sair costurando!!Estou amando tudo isso .. hehe

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, estou adorando tudo isso!
    Minhas horas no computador não são mais as mesmas.Beijos

    ResponderExcluir
  7. Pra variar, tudo explicado de forma simples e direta! Parabéns! Tem um monte de itens nesse post, que aprendi na marra, kkk, errando e refazendo mesmo! kkkk. Bjs, Dânia Mara

    ResponderExcluir
  8. Hu ! Hu ! Viva ! bom demais !
    beijos !
    Nádia

    ResponderExcluir
  9. É simples mas é uma gracinha! Vou fazer. Tava precisando justamente de um desses, porque fico colocando na bolsa a caixa de lenço inteirinha, e em 2 dias ela fica toda estraçalhada e os lenços espalhados pra tudo quanto é canto xD

    ResponderExcluir
  10. Muito bom,parabéns...agora é só colocar em pratica.....

    ResponderExcluir
  11. Lu, bom dia! Esse projetinho é realmente legal, fácil e barato. Eu mesma nem faço aquela costura pelo avesso, até porque o viés esconde de um lado e de outro, você pode fazer como nas fronhas, uma aba costurada que esconde a costura interios. Ou melhor ainda, faça zigue-zague bem juntinho que o acabamento fica perfeito. Confira no meu blog. http://paulaalmodovar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Lu!
    Tem sorteio novo lá no blog de 2 prendas: um calendário lindo e uma Tilda! Bora lá participar!

    Obs: Que máquina poderosa!!! Não sei se saberia mexer numa dessa... Já vivo fazendo M#@ na minha! Rsrsrsrs!
    Beijins,
    Andrea

    ResponderExcluir
  13. Lu adorei esse tutorial da máquina de costura rsss, eu ganhei uma máquina de modelo antigo, pena que ela não tem a explicação de como enfiar a linha, toda vez que vou mexer fico um tempo sem usar a máquina e esqueço rssss, vou guardar este post seu a sete chaves!!! ficou muito bom bjs da Mel

    ResponderExcluir
  14. Lu, eu fiz e ficou lindinho! Mandei a foto no seu e-mail (Ana Paula Campos).

    Duas coisas:
    1)Não molhei o tecido porque era um teste e queria fazer logo. Precisa molhar, mesmo quando o trabalho é pequeno?
    2)A agulha enroscou no começo da bainha. Deduzi que era por estar em cima da primeira costura, afastei um pouco e deu certo.

    Muito legal essa segunda aula! Adorei!

    Obrigada, bjos e ótimo um final de semana!

    ResponderExcluir
  15. Luciane, AMEI ESSE POST!!!! SEU TUTORIAL TÁ PERFECT!!!! Sou iniciante na costura e logo que comprei a máquina mal sabia como puxar a linha que fica na canelinha... se não fosse meu marido, que por sinal eh filho de costureira, tava ate hoje tentando... rsrsrs.... no manual explica, mas na ansiedade que a gente fica nem sempre me parece tão claro. Sempre que vejo dicas de costura, leio, procuro guardar, porque mais tarde sempre eh util de alguma forma. Eu sempre achei esses porta lenços charmosos e agora que vi aqui como eh fácil, acho que em breve vou me aventurar. OBRIGADA PELA GENEROSIDADE EM COMPARTILHAR CONOSCO SUAS DICAS E CONHECIMENTOS, SEMPRE MUITO PRECIOSOS!!!
    Beijos e bom final de semana!!!

    ResponderExcluir
  16. ameieeeeeeeeeeeeeeeeeee
    olha vou guardar essa aula...show de bola!!1
    obrigada por compartilhar
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Fessôra...que espetáculo de aula !!!!...e como boa aluna vou fazer meu dever de casa...KKKKKK
    Sonia Conde

    ResponderExcluir
  18. En mi blog, tienes un regalito para darte las gracias por todos tus trabajos, besitos.

    ResponderExcluir
  19. Oi Lu,
    Você como sempre arrasou nesta segunda aula. Ótima didática, só não aprende quem não quer.
    Obrigada por compartilhar estas aulas tão interessantes.
    Quando eu fizer o porta lenço lhe envio.
    Bjs e bom domingo.
    Penha

    ResponderExcluir
  20. Marisa Verginelli de Almeidasábado, outubro 22, 2011

    Oi Lu, adorei, bem explicadinho e sim, achei o manual, nem tinha pensado nele. Vou fazer o porta lenços te envio foto. Obrigada, Sôra! Bjs

    ResponderExcluir
  21. Amei!!!
    Vou correr para fazer...tinha comprado uns fats lindos e não sabia o que fazer, agora sei....
    Obrigada pela linda dica.
    Bjs e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  22. Realmente! Parabéns pelo post! ficou super bem explicadinho e ilustrado! Deu vontade de correr pra máquina e costurar!!!!!!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pela paciência e interesse em explicar, ficou perfeito seu post e principalmente nos detalhes quanto ao primeiro projeto. Faço curso de costura faz 4 meses e nem minha professora explicou tão bem!!Continue nos ajudando =) Grande beijo! Michelle

    ResponderExcluir
  24. Olá!Achei seu blog no google, e amei! Sou amiga da máquina de costura a vida toda...Seu post foi fantástico...Anima as iniciantes!Parabéns...
    Bjs,Ana

    ResponderExcluir
  25. Oi Lu, amei o tutorial, perfeito, assim que recebi o e-mail cortei o tecido e fiz o porta lenço, porém..... veio um pensamento na cabecinha as vezes pensante...kkkkk, se fizer sobreposto não fica mais fechadinho pra carregar na bolsa???? vou fazer e te mando foto dos 2 tá, beijos

    ResponderExcluir
  26. Adorei... muito gira!!!!
    Bj e boa semana

    ResponderExcluir
  27. Olá Amiga,
    Adorei suas dicas, vou fazer o porta lenços amanhã, e te mando uma foto,
    bjus e uma ótima semana
    Marisa

    ResponderExcluir
  28. Lu!

    O que mais dizer?
    PERFEITO! Amei essa aula! Parabéns!!

    Beijocas ;)

    Louise

    ResponderExcluir
  29. Lu essa aula é melhor do que qualquer manual.
    Voc^é um espetáculo,da vontade de tirar a maquina e começar a costurar.Obrigada.
    Bjssssssssss

    ResponderExcluir
  30. Lu, Amei, tudo muito detalhado. Obrigada pelas dicas!!! bjo

    ResponderExcluir
  31. Lu, excelente teu post ! Amanhã começo meu curso de costura e ando lendo tudo sobre o assunto. Obrigada por compartilhar informações tão valiosas. Ganhei minha máquina da mãe, uma Singer Pret a Porter, não veio com manual, mas já baixei do site da Singer. Valeu a dica ! Voltarei mais vezes e vou acompanhar as aulas.

    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  32. Olá Lu, tudo bem com voce?

    Lu, adorei esse blog, vou ver se consigo aprender alguma coisa, pois sou analfabeta em costura.

    Ganhei uma máquina dos meus filhos (foi surpresa),
    mais ainda não fiz nadinha, preciso tentar, né?

    Obrigada e um beijo

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  33. Amei esse modelo de porta-lenço... Simples e tão fofo! E parabéns pelas aulas! Uma excelente iniciativa!!! Abs. e boa semana!

    ResponderExcluir
  34. Olá!!!Quero agradecer muito! Faz tempo que eu queria fazer esse porta lenços, mas não encontrava um pap tão bem explicado com o seu! Foi muito fácil de fazer.
    Obrigada pelo carinho em compartilhar!
    To deixando o link do meu blog onde tem as fotos.
    http://bybibiella.blogspot.com/2011/11/porta-lencos-de-papel.html
    bejim

    ResponderExcluir
  35. Eu fiz! ^^ (demorei mas fiz hehe) Ficou uma gracinha, e foi rapidão de fazer.
    Olha as fotos:
    http://www.flickr.com/photos/icedeb/6314849313/
    http://www.flickr.com/photos/icedeb/6315352946/

    Eles são mais pra aqueles lenços de saquinho, que são menores, né? Fui tentar colocar aqueles de caixa e não coube (tive que dobrar os lenços). Pra esses, teria que aumentar mais ou menos 5cm na altura. Começar com 2 quadrados de 21x21cm ao invéz de 21x16.

    ResponderExcluir
  36. Oi Lu,
    Amei a aula... Ganhei a pouco tempo minha primeira máquina de costura e as duas maiores aventuras com ela sairam do seu site! O primeiro foi um avental lindinho e agora este porta lencinhos... já fiz nove! Graças aos tutoriais ssuper bem explicados os dois projetos foram um sucesso. Estou acatando sua sugestão de dar de lembrancinhas no Natal. Amo o Minha Casa Meu Mundo

    ResponderExcluir
  37. Oi... gosto muito do seu blog e já dei uns palpites algumas vezes... Dessa vez vim pra dizer que estou adorando as aulinhas e fiz o porta lenço de papel e achei que ficou muito bom! Não consegui te enviar as fotos, mas coloquei no meu blog: presentinhosartesanais.blogspot.com
    Bjos
    Tati

    ResponderExcluir
  38. Cheguei por aqui passeando na net e já li um monte de post. Gostei muito do seu blog, e principalmente deste curso. Você tem mais uma aluna. Ainda não tenho como executar as peças pois trabalho o dia todo, mas já vou aprendendo.
    Seguindoooo!!
    Bj...Bj
    artemadeiraevida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  39. Oi Lu!!


    Fiz o porta lenço da aula... se puder dá uma olhadinha e me diz o que achou:

    http://bykarenkessler.blogspot.com/2011/11/eu-que-fiz-porta-lenco.html

    Beijos,

    Karen

    ResponderExcluir
  40. Ola adorei este blog agora to assim costurando e sempre com o pc em frente,triste e que nao sei quase nada,se puder me da um dica por que a linha da minha maquina quebra constante bjiss

    ResponderExcluir
  41. estou com um problema,comprei ua singer muito antiga e nao cosigo costurar,pois a linha da bobina nao mistura com a linha de cima.Podem me ajudar?

    ResponderExcluir
  42. Ameiiii teu blog, vou segui-lo. Eu tbm tenho um, se quiser me fazer uma visitinha:art-incasa-meninarteira.blogspot.com.br. Tenho uma dúvida e talvez possa me auxiliar. Meu pézinho para quilt por 2 vezes já estragou minha máquina. Sabes o que houve? Podes me ajudar? Por favor.

    ResponderExcluir
  43. como fazer o botao de inversao da janome 2008 voltar a posiçao normal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O botão inversão da janome não fica fixo aperta e segura(aperta o pedal) depois solta e ela volta a costurar na posição normal ......

      Excluir
  44. Oie..estou iniciando na costura e pesquisando na internet cursos....dei uma rapida olhada nas suas aulas e achei muito legal...mas onde está a aula 1?

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis