Google+ minha casa, meu mundo: Central de Planejamento Familiar #2 Lista de Compras

30 de outubro de 2011

Central de Planejamento Familiar #2 Lista de Compras





Já chegou o fim do mês. Não sei o que aconteceu com 2011, mas quando dei por mim ele está chegando ao fim. Socorro!!!! Dá pra me devolverem alguns meses? Tenho certeza que faz poucos dias que era fevereiro.
Esse ano foi (já tô colocando no passado, que horror!!!!) muito especial, um ano cheio de emoções (boas e ruins), cheio de surpresas e conhecimentos. Esse foi um ano que me conheci melhor, que venci medos e que sinto que me superei. Sabe quando você sai da zona de conforto?... Foi o que fiz (deixei um trabalho de 8 anos pra trás). Tive medo, mas eu confesso que foi bem melhor que eu imaginei; adorei!!! Tô feliz com todas as portas que se abriram, são muitos projetos em andamento.
Frutos ainda não deram, mas a plantação tá grande e diversificada. kkkkk
Chega de devaneio... voltando ao fim do mês, tem muita gente que gosta de fazer compra mensal de mercado, por isso resolvi fazer esse post sobre lista de supermercado.

Eu tenho várias cópias da minha no arquivo da central de planejamento familiar, assim não preciso ir pro computador toda vez que for no supermercado.
O bom de ter uma lista é que você só compra o necessário e não esquece o que realmente precisa.
Eu tenho na minha lista 6 colunas (as duas colunas primeiras são referentes ao estoque).

Apenas como exemplo:

- a primeira é a de ESTOQUE COMPLETO, onde eu anoto o número de produtos que uso no mês ou semana (depende da frequência que é feita a compra do mercado).
- a segunda é a de ESTOQUE ATUAL, onde anoto quantos produtos tenho em casa no momento.
Por exemplo, se eu uso 4kg de sabão em pó por mês, eu anoto isso na primeira coluna; se eu tenho sobrando 1 kg, eu anoto na segunda. Na coluna da quantidade eu anoto quantas eu tenho que comprar pra completar o estoque (nesse caso, 3).
- a terceira é a coluna dos produtos. Eu separo essas colunas por higiene pessoal, limpeza, congelados, enlatados, matinais, laticínios, carnes, bebidas, etc.
- a quarta coluna é a da marca dos produtos. Assim, se eu não for fazer a compra, a pessoa que for fazer em meu lugar, saberá qual marca comprar. Dá até pra ter mais uma coluna, com a segunda opção de marca.
- a ultima é a do preço unitário. Essa é ótima, pois se você for disciplinada e anotar o valor de cada produto, saberá o quanto vai precisar quando for fazer a próxima compra.
Essa é a estrutura da listinha.

Esta lista pode ser feita  no word ou no excel, ou ainda em uma folha de papel sulfite com régua e caneta! Depois é só xerocar e guardar no arquivo da central de planejamento.


Dicas legais:

1. Uma dica que a gente sempre houve falar, mas que vale repetir pois é muito boa, é a de nunca ir com fome no supermercado, pra não comprar besteira.

2. Se você comprar carne em açougue, peça pra separarem em embalagens de ½ kg. Se o caso de bife ou pedaços de frango, colocar uma peça por embalagem. Com isso, você só descongela o que realmente for usar. Aqui em casa às vezes tem 8 pra almoçar e, em outras vezes, tem só 2. Usando as embalagens separadas eu não preciso descongelar mais do que o necessário.

3. É sempre melhor comprar frutas e verduras no começo da semana, pois, geralmente, no final de semana se come esses itens. Com isso, não se corre o risco de deixar estragar.

4.O pediatra dos meus filhos me deu a seguinte dica/ordem: nunca pegue produtos como iogurte, requeijão, que estejam na parte da frente da geladeira. Eles podem ter sido devolvidos por alguém na hora de passar pelo caixa, ficando muito tempo fora da temperatura certa, e eles sempre são colocados de volta e na parte da frente.

Bem meninas é isso, boas compras!!!

Beijos


18 comentários:

  1. Você é maravilhosa, amo seus post....
    Estou seguindo suas aulas de costuras e tô amando... ontem fiz minha segunda aula... e vou colocar fotos pra você vê o porta-guardanapo de papel.... não ficou uma maravilha... mas consegui e tô feliz demais, e devo essa alegria a você. Muito obrigado.
    Um beijão
    Telma

    ResponderExcluir
  2. Oi...
    eu tb tenho uma listinha...agiliza demais né?! Mas esmo assim ainda esqueço algumas coisas, me mata? rsrs
    Amo organizar tudim...parece que a vida fica organizada num é?!
    Que 2012 seja melhor que esse ano ...e nos dê um temppinho a mais rsrs.
    bj
    irleyse
    maniademozao

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post principalmente a dica do iogurte, nunca havia pensado nisso!!! Bju


    Ana Paula de Oliveira.

    ResponderExcluir
  4. Giova, muito lehal teu post!!! Excelentes dicas!!! Vou tentar colocá-las em prática!!!

    ResponderExcluir
  5. Ana Paula, eu só prestei atençao nisso depois que o pediatra falou, agora sempre pego os produtos refrigerados que estão mais no fundo.
    bjs Giova

    ResponderExcluir
  6. Irleyse,
    eu quando nao fazia a listinha vinha pra casa sempre com os produtos que ainda tinham e esquecia os que realmente precisava comprar. Obrigada pelo carinho,
    Giova

    ResponderExcluir
  7. Marisa Verginelli Almeidadomingo, outubro 30, 2011

    Oi Giova, tudo bem?
    Eu faço compras mensais e tenho minha lista também, sem ela não dá. Gostei das ideias da marca e preço, vou adicionar estas colunas a minha lista. Tomara que eu consiga finalizar a organização que minha casa precisa ainda este ano....tomara!!! Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns! Adorei. Abraço, Roberta

    ResponderExcluir
  9. Muito legal, Giova! Adorei as dicas, obrigada! Beijao.

    ResponderExcluir
  10. oi! pq você não disponibiliza a sua lista completa pra nós? ia ser ótimo!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Giova!
    Adoro listas, acho que em outra encarnação eu fui duende assistente de Papai Noel!!!
    Eu normalmente vou anotando tudo que vai acabando numa listinha (que fica pendurada no lado de dentro do armário da comida), assim não adquiri o hábito de controlar o estoque, mas adorei a ideia!
    Ir ao mercado é um trabalho de Hércules aqui em casa, então não gosto de compras mensais. Na verdade verdadeira não gosto é de arrumar tudo de uma vez...
    Sou neurótica com laticínios! Pego o último da fila, já até me chamaram a atenção num mercado, pq estava desarrumando o iogurte! Nem me abalei!kkkkkk
    Sabe que uma vez fui ao 'meu' mercado logo de manhã, super cedinho e descobri que t-o-d-o-s os iogurtes estavam quantes?!? Significa que os infelizes desligam a refrigeração à noite, é mole??? Ódio...
    Muito boas as suas dicas, obrigada!!
    beijinhos e um ótimo começo de semana!

    ResponderExcluir
  12. Oi de novo...desculpe pela falação exagerada, mas esqueci de compartilhar uma dica que aprendi com a mulherada da família e o Dr. Bactéria já falou bastante a respeito: lavo tudo que chega à geladeira. Pote de iogurte, caixinha de suco, leite...tudo toma um banhozinho básico para evitar contaminações desnecessárias.
    (viu o porquê da minha aversão à compra mensal?!rsrs)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Oi Marisa
    que bom que ajudou.
    Bjs
    Giova

    ResponderExcluir
  14. Carlinha,
    nao consegui colocar no blog, se quiser me manda teu email pelo face que eu te mando o arquivo.
    Se mais alguem quiser eu faço o mesmo!

    Bjs Giova

    ResponderExcluir
  15. Oi Fá,
    tbem adoro listinhas. Essa tua ao lado do armário já é um ótimo controle de estoque. Essa dica do Dr. bactéria tbem é bom de lembrar, obrigadão,
    bjs
    Giova

    ResponderExcluir
  16. Olá Giovana!!
    post muuuito legal,aqui em casa fazemos compras mensal,separo minhas carnes em porções,tiro os ovos das cxs e guardo em uma vasilha na geladeira(pois as cxs são sujas),tbm pego os iorgutes e margarinas entre outras coisas do fundo,etc.Amei suas dicas.Aprendi fazer a lista pois trabalhei em um hospital na administração e além de orçamentos e acertos,tbm fazia compras de medicamentos e comidas.Ai entra a lista,nunca podia faltar e sim sempre repor o necessário.Isso ajuda na organização e Não ao disperdicio.Bjins

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Oi Andreia,
    listinha é tudo né? Que bom que gostou do post. Tendo mais dicas manda.
    Bj
    Giova

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis