Google+ minha casa, meu mundo: Uma casa com Alma

28 de outubro de 2011

Uma casa com Alma

O que é uma casa com alma? Para mim é aquela que conta a história dos seus moradores, ao mesmo tempo que acolhe, dá aconchego a quem chega. É uma casa com personalidade, que imediatamente revela quem são seus moradores. Cada casa deveria ser única, assim como as pessoas, cada qual com sua personalidade e suas idiossincrasias.
Sempre que ouço esta expressão, casa com alma, penso que a minha tem de sobra! Desculpem a falta de modéstia, mas é verdade. É como se ela tivesse uma personalidade própria, formada pela soma das personalidades de todos que moram aqui.
Eu moro no campo, por isso deveria ter uma casa rústica? Que nada, minha casa é moderna até a última gota. Esta é a minha homenagem à arquitetura nacional e ao que ela tem de melhor. Por isso, sempre digo que minha casa é brasileiríssima, apesar de muita gente achar estranho e pensar que casa brasileira é sempre  rústica, com muitas varandas, telhas de coxa, janelas com venezianas... é,  mas não é apenas isso.
E porque minha casa é moderna no exterior, deveria também ser por dentro? Com decoração minimalista, clean e muito branco? Pois minha casa é exatamente o oposto. Não tem nada de minimalista, nada de clean! Por dentro, ela também é uma casa brasileiríssima, com muita madeira, muitas cores e muitos penduricalhos.
É a soma de tudo isso que faz minha casa ter alma. Cada penduricalho, cada quadro, cada enfeite, cada detalhe tem uma história para contar. Eu nunca saí de casa com o objetivo de comprar um objeto para casa. Nunca fui em uma loja de decoração ou de presentes pensando: 'hoje vou comprar potinhos para petiscos, porque estou precisando'. Cada objeto foi encontrado ao acaso, em um passeio, uma viagem... Para eu comprar alguma coisa eu preciso me apaixonar. 


No mais, fazemos muitas coleções. Câmeras fotográficas antigas, cinzeiros, placas, bonecas, artesanato andino, etc e tal ... e cada um destes objetos traz sua história e eu consigo lembrar exatamente quando, onde e porquê comprei aquele objeto. Cada um deles é um pedacinho das nossas vidas. Acho isso delicioso.
Me lembro o dia que uma amiga olhou bem em volta e disse: como você faz para limpar tudo isso? 
Morri de dar risada, porque não é fácil tirar o pó!

Tirar o pó é a parte chatíssima! Mas vale a pena, ao menos eu acho... O mais importante é que cada um destes objetos, que conto às centenas, tem um significado especial para nós. Fazem parte de nossa história, de nossas lembranças. Em resumo, estes objetos contam as nossas vidas.
Eu não tenho medo das misturas, das cores, dos estilos. O importante é que minha casa faça sentido para nós, que moramos nela. Pode até ser que você ache que tenho uma casa entulhada de tranqueiras que juntam pó. Pouco importa, ela faz sentido para mim, me faz feliz, me acolhe, me traz aconchego. 
Por isso, não consigo compreender quem contrata um decorador que compra todos os móveis, todos os quadros, todos os enfeites! E ainda por cima diz onde cada coisa deve ficar!
A decoração de uma casa é um processo que jamais chega ao fim, modifica-se ao longo do tempo, mas nunca está pronta. Está em eterno movimento. Porque assim somos nós, assim é a vida.
Tem coisa mais estranha do que aquelas casas onde cada bibelô fica no mesmo lugar por décadas? 
Uma casa precisa ter vida, movimento.
Com isso não quero dizer que precisamos seguir a moda na decoração, ou que devemos mudar de sofá  mesa a cada dois anos. NUNCA. Penso exatamente o contrário. Devemos reaproveitar nossos objetos e móveis, dando-lhes novos usos, nova vestimenta. 
Eu amo minha casa, amo! é o lugar onde me sinto melhor no mundo. Mas não tenho medo de mudar tudo de lugar quando dá na telha, mudar cores, revestimentos. É exatamente isso que estou fazendo neste momento. E juro, quando o pintor sair da minha sala, que mostro como ficou!
Então, vamos lá, tenha coragem de mudar. Não ligue para o que diz a decoradora da sua prima, siga seu coração e pendure nas paredes tudo o que é importante para você, tudo o que traz sentido à sua vida...
Beijos



17 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Amei o post, rsrsr eu penso assim ,mas aqui eu digo que minha casa tem que ter cara de lar, aconchego,felicidade.não cara de casa de concreto fria e sem graça...amo badulaques,as vezes não encontro o que gosto aqui onde moro ,vou atras em outros lugares ...tenho loucura por conchinha e pedrinha , então guando vamos a praia trago todas que posso , por enguanto fica em vidros ,mas meu sonho e uma mesa com divisorias e vidro em cima para poder mostrar ,mas um dia acho uma que se ajuste no orçamento,mas sua casa é linda e mostra tanto por fora como por dentro que é um LAR ...de Verdade .

    ResponderExcluir
  3. ai que maravilha, os comentários voltaram a funcionar!

    ResponderExcluir
  4. Acabo de me mudar (quer dizer já fazem 3 meses) para a minha nova casa e tem o mesmo conceito da sua. Mega moderna por fora e por dentro aos poucos está tomando forma e cor!
    Precisavamos sair do aluguel, então para não perdermos tempo pintamos tudo de branco,e agora que estamos morando lá estamos escolhendo e sentindo a cor de cada lugar!
    Tenho tirado muitas idéias aqui do seu blog. E fiquei muito feliz em ver que pensamos igual!
    Beijos Lu, bom fim de semana!!! E vamos mudando sempre!!! Pois traz sempre vibrações novas!

    ResponderExcluir
  5. Amei a sua casa! Por dentro e por fora : )

    ResponderExcluir
  6. Eu sabia que sua casa era grande assim, mas nao imagina tanto "risos". Pois lembro um dia que disse que espaco pra vc era luxo, dai falei, tambem, nao me vejo em lugar muito apertado, mesmo que tenho que gastar horas tirando a poeira.
    Amo tudo , o chao de madeira, as pecas decorativas, os quadros, tudo lindo e com alma,com cara de casa queusam todo dia.
    Bjs....to amando ver, vai mostrando.
    e morar no campo, para ne, que sonho.

    ResponderExcluir
  7. oi Lu

    Amei tua postagem e conhecer tua casa linda!!!!!!!!
    Só tive que rir porque qdo gosto de algo em um lugar só mudo por acidente...tipo assim , fui arrastar e acabei gostando..rs

    bju, ótimo findi!

    ResponderExcluir
  8. Lu,que bacana,aqui em casa as pessoas dizem isto,fico muito feliz;que minha casa tem alma,ficava pensando...que bom saber ...tem alma e espirito,tudo tem história,bjo.

    ResponderExcluir
  9. Estou encantada com tua casa!
    beijo da necca

    ResponderExcluir
  10. Oi Lu, bom dia!
    Adorei esta postagem e conhecer tua casa. Ela é linda! Parabéns!
    Gostei de ler o que voce falou sobre a casa ter alma, vida! É isso ai mesmo! Temos que conservar o que gostamos e deixar nossa história registrada nas peças que temos.
    Sabe, nesta semana comentei com uma pessoa sobre umas peças que tenho guardadas, feitas por minha mãe, hoje com 92 anos e infelizmente com Alzeimer, era bordadeira de mão cheia e guardo algumas coisas com muito carinho, com medo de usar e estragar. Então essa pessoa me disse para colocar num quadro e dependurar na parede, para que todos vejam um pedacinho da história de vida dela. Acho que vou fazer isso...
    Adoro te visitar! Estou sempre aprendendo aqui!
    Bom final de semana!
    Beijos,
    Maria Josefa
    *************

    ResponderExcluir
  11. Concordo plenamente com vc....não tenho nada contra decoradores, mas prefiro escolher a minha decoração,com meu estilo e cheio de lembranças....somos capazes de criar, inventar e reformar....PARABÉNS!.....sua casa está linda....bj

    ResponderExcluir
  12. Oi, Lu!
    Menina, fiquei tentando comentar contem mas não consegui por nada! Primeiro, para dar os parabéns pelo dia do funcionário público!rsrs
    Ah, que beleza ver como sua casa é lindona! Aqui está mais para casa desalmada, no máximo com alma penada...tá feio o negócio, amiga! Tô me sentindo uma mafiosa pronta para fugir vivendo com tudo encaixotado!rsrs
    Mas as coisas se ajeitam, e é como vc diz, vai indo aos poucos e depois se não ficar bom, volta ao começo. Nossa vida sempre muda, e a casa tem que acompanhar nosso ritmo, né!
    Beijinhos e um lindo fim de semana!

    ResponderExcluir
  13. Adorei a sua casa por fora, tanto como por dentro!!!
    Fiquei imaginando como deve ser gostoso sentar ali naquele lugar onde tem a estante de livros com um bom livro e uma xícara de café e de vez em quando dar olhadinha pra fora só pra conferir tanta beleza.

    P.S amei o molde de madeira para fazer calçados!!

    ResponderExcluir
  14. Amei o post, nós é que fazemos nossa casa e a deixamos do nosso jeitinho, vom a nossa identidade.
    Cadeira de balanço é meu sonho, amo.
    A minha casa é do jeito que eu e meu marido gostamos, claro que tem um ou outro querendo dar pitaco, mas não ligamos, deixamos ela como queremos.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  15. Assino em baixo de tudo o que vc disse.
    Não adianta fazermos exatamente como está na revista se não terá nada de nós.
    Casa é para se viver e se amar, chamar de lar, querer sair correndo de onde estiver para chegar logo e se jogar em seu sofá na comodidade do seu ninho, não é para ser exibida e tão pouco seguir tendências que são criadas apenas para incentivar o consumismo e nada mais.

    ResponderExcluir
  16. Oi Lu, sua casa por fora é um sonho. Linda! Digo por fora, pois não consigo sentir a alma que vc diz ter dentro dela, mas consigo entender e compreender. Isto se chama LAR. Não adianta morarmos em um palácio se dentro dele não existir amor, alma, lar! Que seu lar seja sempre um lugar de almas iluminadas! Bjs, Ursula

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis