Google+ minha casa, meu mundo: Aula # 4

7 de novembro de 2011

Aula # 4


Hoje vamos falar um pouquinho de patchwork. Começar a entender esta técnica sensacional.
Eu sempre fui apaixonada pelo patch, ficava vendo trabalhos lindos pela internet e babava. Até que fiquei doente e de licença médica por dois meses, foi a oportunidade que tive para fazer minhas primeiras aulas. Que eram deliciosas. Como é bom  reunir apenas em mulheres e deixar a conversa solta enquanto uma costura, a outra quilta, não tem coisa melhor. Sei lá, lembrança dos castelos medievais... olha, estas moças sim sabiam viver... deixavam os homens em suas guerras intermináveis e aproveitavam todo aquele tempo livre para tagarelar e se dedicar às agulhas... inveja.
Afinal, o que é patchwork? É a técnica americana tradicional de unir retalhos formando blocos com desenhos geométricos pré-estabelecidos. Terminados, cada um destes blocos são unidos para formar o trabalho completo, uma colcha, um quadro, uma toalha.
Mas o patchwork não vive apenas de blocos, mas aceita inúmeras outras técnicas em conjunto, como o apliquée e o bordado:
Mas é fato que retalhos são unidos desde a invenção do tecido, em todas as culturas pelo mundo. No Egito antigo já existiam trabalhos deste tipo. Assim como na China há 5000 anos atrás. As armaduras japonesas usavam uma técnica parecida. Mas o patchwork atual, formando padrões geométricos, nasceu na Idade Média para produzir grandes colchas e panôs. A técnica foi levada aos EUA ainda no século XVII e lá foi aperfeiçoada até se transformar no que conhecemos hoje.
Quem nunca viu uma colcha de retalhos colorida e brasileiríssima? Desde que existem tecidos, as mulheres de todas as comunidades no mundo unem retalhos e os acolchoam, recheando-os com lã de carneiro, algodão ou manta acrílica. Eu tenho um acolchoado feito por senhoras de Palmeira (interior do Paraná) com pura lã de carneiro e "quiltado" com barbante! É quente demais! Uma delícia.
Podemos usar esta técnica para qualquer trabalho de costura, como uma bolsa, por exemplo. Quando vamos fazer uma colcha ou qualquer peça que será acolchoada, o trabalho de patch forma apenas o que chamamos topo (parte de cima do trabalho), que será depois quiltado, unindo topo, manta (recheio) e forro. No final teremos um quilt ou, em bom português: um acolchoado. Ou, em francês, o matelassê, como minha avó dizia.
E podemos fazer quilts com outras técnicas, como o foundation e o apliquée. As duas já ensinei e são mais simples que o patchwork, mas de qualquer forma vou repetir as aulas e aprofundar os assuntos.
Fazer patchwork não é difícil, é apenas infinitamente trabalhoso, sou sincera. Porque olha, compra o tecido, pica,pica, pica para depois costurar,costurar,costurar... é um trabalho meio insano. Mas, para mim, o resultado é tão lindo que vale a pena.

Bem, chega de conversa e vamos começar esta aula.

1.Materiais:
Na verdade, para fazermos o patchwork, precisamos dos materiais básicos de costura e sobre eles já falei na primeira aula, AQUI, mas não me custa dar umas dicas a mais.

Cortador, Régua e Placa de Corte:
Para mim, o material básico do patch. O bom resultado na união dos retalhos é que as costuras sejam perfeitas. Para isso é necessário que os cortes sejam milimetricamente precisos e para isso o trio cortador-régua-base, é imbatível.
 Acontece que custa caro! Então, vai de cada uma saber se realmente vale a pena adquirir este material. Porque sim, é possível fazer patchwork sem o uso do cortador e da placa de corte. Basta riscar o tecido ou fazer moldes em papel das peças que vamos costurar. Mas vou contar, é infinitamente mais demorado e a possibilidade de dar errado é enorme. 

Base de Corte:
A base de corte é feita de um material resistente e próprio para o uso dos cortadores circulares sem que eles percam o fio. Se você vai usar o cortador é imprescindível ter a base! As lâminas são caras e usá-las sobre qualquer outro material faz com que percam rapidamente o fio, portanto deixar de comprar a base acaba sendo uma péssima "economia".

As bases, ou placas de corte, são encontradas em centímetros ou polegadas, ou ainda (como a minha) em ambas as medidas, a minha tem 45X60 centímetros, mas hoje acho que deveria comprar uma maior... porque facilita imensamente.


Réguas:
Existem centenas de modelos à disposição. Todas muito caras. As mais úteis são as milimetradas. Eu tenho régua milimetrada, mas vou ser sincera uso mesmo é uma comum, de metal, destas que se compra em papelaria. 

Cortador:
Os cortadores circulares nada mais são do que um estilete giratório,munido de lâminas circulares. São extremamente úteis. Existem em três tamanhos básicos e quanto maior corta mais camadas de tecido de uma só vez. Mas tome cuidado, não são poucas as pessoas que se cortam seriamente!
por favor não esqueça: compre todo o material em centímetros ou em polegadas; comprar a régua em centímetros e a base em polegadas vai inutilizar o material.



Tecidos:
Normalmente, como já disse, usamos tecidos de fibras naturais (como algodão e linho) para todas as técnicas. O motivo é simples, a cada passo temos que passar o tecido, seja para assentar as costuras, seja para vincar o tecido, e os tecidos sintéticos não sobrevivem a tanto ferro quente. Sem falar que desfiam menos, são firmes para costurar e são encontrados em uma infinidade de estampas e cores a preços acessíveis.
E POR FAVOR, molhem todos os tecidos antes de usar. Repito isso porque é importante. Não precisa lavar com sabão (e nunca use amaciante), apenas molhar, encharcar o tecido para que ele encolha o que tem para encolher ANTES de ser costurado. Já imaginou lavar uma colcha e ela ficar toda torta porque UM dos tecidos encolheu. Ou ainda toda manchada, porque o vermelho resolveu soltar tinta?
Para alisar bem o tecido, eu costumo passá-los ainda um pouco úmidos. 

2. Como cortar tecidos usando o cortador e a base de corte:
Como já falei não é preciso usar o trio de corte, é possível fazer o mesmo trabalho usando tesoura. Mas é impossível negar que o uso da base e do cortador produz cortes mais precisos e certeiros, além de permitir o corte de várias camadas de tecido de uma vez só, o que agiliza imensamente o trabalho.
Importante ainda é saber o sentido dos fios para um bom corte. Os tecidos, normalmente são formados pelo entrelaçamentos de fios formando a trama e devemos cortá-los (para que não deformem) paralelo à ourela, onde o tecido é mais resistente. O que é ourela? é o acabamento do tecido, o arremate, em sua largura padrão, onde normalmente vem o nome do fabricante. 

Mas, vamos ser práticas, não cortando no viés (porque o tecido fica elástico), e tendo cuidado ao costurar, não há grandes problemas se acabar cortando errado... acontece!

Antes de mais nada é preciso refilar o tecido, acertando as bordas. Normalmente quando compramos o tecido é cortado sem muita precisão e é necessário acertar o fio da trama antes de começar a trabalhar. Como fazemos isso? Simples.
Com o tecido BEM passado: Primeiro junte as ourelas e vinque o meio do tecido. Depois, dobre novamente, agora acertando o vinco com a ourela, vinque novamente. Você vai ver que as margens não estão corretas. Para acertá-las (e garantir que o trabalho não fique torto é preciso refilar, ou seja cortar estas rebarbas. Vejam como:

Olha como fica retinho:

Prenda as pontas do tecido refilado com um alfinete, para que elas não saiam do lugar!

Notem que a  régua  deve ficar apoiada com firmeza, para que o tecido não se movimente enquanto cortamos (o que forma "barrigas", um corte torto). É preciso apoiar com firmeza, por isso as regras próprias para patch são muito melhores, porque são maiores e podemos apoiar toda a mão.


Por sua vez, a lamina do cortador circular deve estar o mais próxima possível da régua e o movimento deve ser firme e seguro, para que o corte saia reto, preciso.

Hoje vou ensinar a cortar algumas formas básicas:

Tiras:
Com o tecido refilado, acerte-o sobre as marcações da base de corte, deixando-o perfeitamente alinhado. Digamos que vamos cortar uma tira de cinco centímetros.


Existem duas formas de fazer este corte e é questão de adaptação escolher uma ou outra:

1. Usamos a régua de patch para fazer a mediação:

2. Usamos a base de corte para a medição (é assim que eu faço):


Alinhe perfeitamente o tecido, segure a régua com firmeza e corte sua tira. Lembre sempre de passar o cortador em apenas um sentido, com firmeza! Se não cortar tudo de uma vez, volte ao começo, mas não faça movimentos de vai e vem, ele pode fazer cortes tortos.


Quadrados:
Primeiro temos que cortar a tira com a medida dos lados do quadrado. Como já temos uma tira de 5 cm, vamos usá-la para fazer os quadradinhos:
Aqui também existem duas formas de cortar, como na tira:
que fotos horrorosas!

Eu corto da primeira forma, alinhando e medindo o tecido na base de corte e usando a régua como apoio para o cortador.
Da mesma forma cortamos retângulos.

Triângulos:

Para cortar um triângulo, basta dividir um quadrado ao meio, mas vou deixá-los mais para a frente, porque é preciso calcular a margem de costura.
Hoje, para não estender demais nossa aula, não vou falar de margens de costura! Para não embaralhar nossa cabeça... mas quando formos fazer um bloco usando triângulos vou ensinar como calcular suas margens a partir do quadrado.

Projetinho:

Com os quadradinhos que cortamos vamos executar o Nine Patch, o bloco mais simples de todos.

Vamos precisar de nove quadradinhos de 5 x 5 cm, 4 de uma cor e 5 de outra cor contrastante para cada bloco. A ordem dos quadradinhos é esta:


Usando o pé comum de sua máquina como marcador das margens das costuras, vamos fazer a primeira fileira. Como disse antes, vou deixar este assunto (margem de costura) para outro dia, porque é muito  para uma aula só!
Alfinete o primeiro quadrado no segundo e passe a costura mais reta que conseguir! Ficou torta? Aconselho a descosturar e fazer de novo! Depois passe o avesso, abrindo a costura para assentá-la, vire o trabalho e passe pelo direito, deixando o trabalho completamente plano. 


Costure o terceiro quadrado no segundo e passe novamente. 

Agora vamos fazer a segunda e a terceira fila da mesma foram como fizemos a primeira. Como resultado teremos três tiras como estas:


Agora vamos unir as tiras e aqui devemos ter muito cuidado. Prenda com alfinetes a primeira tira na segunda, centralizando as costuras, para que elas fiquem exatamente uma em cima da outra. Se não estiver segura, pode alinhavar o trabalho. Quando estiver bem alinhado, costure toda a tira. 

Passe o avesso e o direito e então costure a terceira tira na segunda. Vai ficar assim:

Existem algumas técnicas de como abrir as costuras no avesso... olha, eu não sou perfeccionista ao extremo e tampouco participo de concursos, então simplesmente as abro. Não saberia explicar como fazer diferente, porque aprendi assim e só sei fazer desta forma. Mas sei que as grandes quilteiras vão torcer o nariz, porque existem métodos mais avançados.


Voilá, seu primeiro bloco de patchwork está pronto!

O que fazer com ele? Já que sobraram outros quadradinhos das tiras que você cortou, faça vários, alternando as cores. Guarde-os, porque mais para frente, quando aprendermos a uni-los e a fazer as bordas, você poderá uni-los para formar um jogo americano por exemplo. Ou uma capa para máquina de  costura. Ou pode fazer descansos de panelas com cada um deles, ou pegadores de panelas... ou... são tantas as opções!

Espero que tenham gostado!
Beijos




28 comentários:

  1. Oi Lu,

    Que bacana você nos passar aquilo que aprendeu, muito útil seu post, até mesmo pra mim que costuro umas coisinhas mas não patch... eu acho lindo essa técnica porém o investimento é muito alto, então eu deixei de lado pois eu só invento... ai não dava pra 'brincar' de patch com o um material tão caro.

    Parabéns pelo post!

    Boa semana!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Lu, esse foi o post mais esclarecedor sobre patchwork que já vi. Deu muuuita vontade de fazer também!

    Obrigada!!

    bjs,

    ResponderExcluir
  3. Estou adorando essas aulas!!! obrigada pela iniciativa!!! bjocasss

    ResponderExcluir
  4. Amei essa aula e vou correndo comprar uns paninhos!!!

    bjus Flor
    hptt://cafeecetim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. #perfeita mais essa aula Lu, parabéns!!!! Amei.
    Vou ali fazer meu Nine patch... rs
    Boa semana amiga,

    Beijos Edi

    ResponderExcluir
  6. Pra variar, vc fazendo diferença em minha vida de costureira e crafter! Bigadim, de novo!
    Bjs, Dânia Mara

    ResponderExcluir
  7. Bom dia!
    Estou aqui na primeira fileira,amandotudo!obrigado,lindo dia para voce.

    ResponderExcluir
  8. Que aula, tirou todas as duvidas mesmos!
    Parabéns pelo lindo dom de saber ensinar, que não é tão fácil como algumas pessoas pensam.bjos!

    Tenha uma ótima semana!

    Realizando Sonhos...

    ResponderExcluir
  9. que bom que gostaram!!!!!! qualquer duvida pwrguntem!

    ResponderExcluir
  10. Ah agora sim!
    Passo a semana esperando sua aula,que por sinal muito bacana,estou aprendendo mais e mais.

    Bjokas

    ResponderExcluir
  11. Oi eu gostei muito e me incentiva a fazer mais uma prenda,quem sabe eu não faço tbm pacht...
    Xerim.

    ResponderExcluir
  12. Profe, estou AMANDO as aulas de patch! Muito obrigada mesmo por tanta generosidade. Tá tudo tão explicadinho, impossível não entender como é.

    Beijo grande e uma ótima semana para nós!

    ResponderExcluir
  13. Obrigada Lu vou tomar coragem e tentar realizar a tarefa.

    ResponderExcluir
  14. Lu, fiquei com saudade do dia em que eu e a Giova fizamos a tarde inteirinha com vc nos ensinando... Vc é muito paciente e beeeem didática!!! Lindo teu post!!!

    ResponderExcluir
  15. Lu, lembro direitinho da minha primeira aula com vc!!! Vc é ótima!
    Bjs Giova

    ResponderExcluir
  16. 'fessora', qdo será a próxima aula, já tô ansiosa! to adorando! bjão e otima semana! Meiroka

    ResponderExcluir
  17. Oi Lu,
    Que aula maraaaaaaaavilhosa.
    Já fiz um comercial no meu blog.
    Já fiz a tiara, agora vou fazer o bloco nine.
    Bjs e boa noite.
    Penha

    ResponderExcluir
  18. Adorei, Lu! fico esperando ansiosa pela próxima aula... hehehe
    Obrigada por compartilhar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi Lu, voltei aqui pra dizer que gostei tanto do porta lencinhos que fiz um. Só que o meu como ficou um pouco menor eu estou usando como porta remédios (tenho que tomar uns 4 por dia) então ele facilita bastante por que n esqueço. Adorei!!! postei lá no blog: http://priscilla-araujo.blogspot.com/2011/11/costurices.html.
    Obrigada viu? bjocasss

    ResponderExcluir
  20. Genial vc compartilhar o q sabe sobre costura conosco, reles mortais iniciantes nesta atividade!!! Obrigada pela sua generosidade. Estou querendo aprender o básico em costura a algum tempo e, há pouco, entrei para o Clubinho da Costura, vc já ouviu falar? Daí, me empolguei e criei um blog também. Passa lá pra me fazer uma visitinha (siclepeartesanatos.blogspot.com). Já estou te seguindo. Abç.

    ResponderExcluir
  21. Olá! Ótima aula! Amanhã abre a nova Galeria de Criações Compartlhadas lá no meu blog e o tema é fuxico, patchworck e costuras. Citei teu blog, espero que não te incomodes... até pq imagino que muita gente possa se inspirar em tuas aulas e dicas por aqui!!! (só vai dar pra ver o post amanhã)
    Abs. Marion

    ResponderExcluir
  22. Lu, que blog lindo, que aula maravilhosa!!
    Você conhece o nosso Clubinho da Costura?
    É para iniciantes, bem iniciantes mesmo, aprenderem a mexer na sua máquina de costura... estamos propondo projetinhos periodicamente, mas ainda bem simples... você pode ver na barra lateral do meu blog.

    Temos as aprendizes, como eu, que estão tentando aprender a costurar, e as madrinhas que nos ajudam com dicas e dificuldades.

    Você gostaria de ser uma das nossas madrinhas?
    Ameeeei seu blog... você tem um jeito bem simples de explicar, aprendi muito aqui só nessa visita!

    E quero acompanhar esse curso com certeza!

    Obrigadíssima!!
    Já virei seguidora e fã... e também amei o designer das imagens e do blog! Parabéns!

    Bjus
    @OMundoDeCaliope

    ResponderExcluir
  23. Olha, Lu,
    que linda a sua iniciativa de ensinar patchwork. Imagino o tempo que não levou elaborando as aulas! Gostaria de aprender, mas só o basiquinho, não vou fazer investimentos, mas usar o que tenho aqui. Gostei muito dessa técnica, vou executar, hein.
    Obrigada!!!
    Bjssss...

    ResponderExcluir
  24. OI Lu!!

    Sou sua seguidora já um tempinho e estou sempre te acompanhando... agora ainda mais fielmente pois recebo seus posts direto no meu email.

    Apesar de também ser blogueira e adorar receber comentários em meu blog, eu quase não os faço por pura falta de tempo.... mas desde que você anunciou todas as mudanças aqui no seu cantinho que eu queria vir registrar meu carinho e agradecimento.

    Eu já adorava os tutoriais lindos que você postava, mas confesso que estou adorando ainda mais suas aulas de costura.... estão demais!!!

    E as suas colaboradoras também estão arrasando. Parabéns pela equipe!!

    Parabéns pela disposição em compartilhar seus conhecimentos.

    E parabéns pelo bom gosto em tudo!!

    Beijos,

    Karen

    ResponderExcluir
  25. Olá primeira vez que comento,dessa vez não tinha como deixar.
    Adorei mto!
    Parabens pelo blog.
    To doida pra ver mais sobre costura.
    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Oi tudo bem?
    Me apaeixonei pelo seu cantinho, já estou levando comigo algumas ideias
    Estou iniciando nessa tecnica do patch e gostei muito de ver essas aulnihas mas não eonctrei as aulas 1ª, 2ª e 3ª ou eu estou ceguinha e não vi...
    Depois venho com mais calma e claro que vou seguir

    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Obrigada, flor! No seu site achei o que era REFLIAR costura!! Obrigada *-*

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis