Google+ minha casa, meu mundo: Como tirar mancha de - (parte 2)

15 de novembro de 2011

Como tirar mancha de - (parte 2)

postado por Giovanna

O último post sobre como tirar manchas rendeu muitas conversas e dicas no blog e no facebook.  Por isso aumentei minha pesquisa, fui fuçar em vários locais na internet, perguntar para amigas, buscar nos programas de TV e testei alguns em casa.
Antes de começar, queria só lembrar que vale a pena fazer um teste em um lugar escondido do mesmo tecido que vai ser tirada a mancha pra ter certeza que não vai manchar ou desbotar.  Eu fiz os testes em uma camiseta branca.
Infelizmente não pude testar todas as dicas, mas das que eu testei, algumas foram ótimas, outras fracas e outras nem funcionaram. Também tem as dicas bem simples, outras bem curiosas e outras nada práticas.
Eu selecionei as seguintes:

COMO TIRAR MANCHA DE CANETA DAS BONECAS

Quando li essa dúvida nos comentários comecei a pesquisar e achei várias dicas de como tirar manchas de caneta das bonecas e resolvi testar. Peguei uma boneca mais antiga da Manu, escrevi com caneta esferográfica no pé (figura 1). Ela tá na casa da avó e não viu, eu tenho que dar um jeito de tirar se não ela me mata (rs);
                                          
1- Primeiro passei um pano com álcool e depois um pano com água, li que isso às vezes funciona, mas na boneca da Manuela saiu muito pouco. Não funcionou.  
2- Depois passei acetona, também não deu certo (figura 2). Dependendo da boneca, a acetona pode deixar uma mancha esbranquiçada.                     

3- Também li que usar lubrificante WD 40 ajudava sair, mas  2.eu passei e não fez diferença. Não sei se deveria ter deixado mais tempo.
4- Usei terebintina, mas também não saiu.
5- A Quarta dica, que achei bem curiosa, foi a de passar peróxido de benzoíla (benzac, acnase). Sabe aqueles produtos pra acne? Esses. Eu passei a pomada e deixei agir por 3 horas (figura 3). Em alguns lugares dizia que era para deixar esse tempo todo no sol, mas lógico que em Curitiba não teve sol nesses últimos 4 dias.
(eu refiz a experiência num dia de sol forte e deixei por mais ou menos 3 horas e SAIU TUDINHO não fica nem marca. É incrível)


Conclusão: depois de deixar horas com a pomada, não mudou nada. Decepção!!! Não sei se foi a falta de sol. Alguém já fez essa experiência? 
Eu ainda vou tentar fazer essa experiencia num dia de sol, e vou escrever o resultado nos comentários. Afinal, a Manu vai me cobrar uma atitude!
  



COMO TIRAR MANCHAS DE CAFÉ

1-  Também fiz essa experiência. Primeiro coloquei um pouco de café numa camiseta, depois de uns 10 minutos coloquei a parte manchada num copo com ¼ de água morna e meia colher de chá de detergente (figura 1.) . Em 10 minutos saiu tudinho sem esfregar (figura 2).  

2-  Na segunda experiência, eu tentei tirar esfregando gelo, mas logo espalhou a mancha, congelou meu dedo e só deixou a mancha mais clara (adoro meus gelinhos de coração kkk)


3-  Na ultima mancha de café, eu fiz uma mistura de bicarbonato de sódio e água morna, coloquei em cima e deixei agir. Na hora, a água morna aumentou a mancha; depois de cinco minutos esfreguei com água fria e sabão e a mancha saiu.
  


MANCHA DE ESMALTE

1-   Pinguei uma gota de esmalte azul no retalho de camiseta, daí pra tirar a mancha usei removedor de esmalte, saiu muito pouco, não ajudou.

2- Depois usei acetona. A acetona tirou mais que o removedor, mas mesmo esfregando bastante não saiu tudo.

3- Por último, testei a pasta que fiz com água e bicarbonato de sódio. Deixei agir por uns 10 minutos, daí esfreguei com um pouco de água e saiu quase tudo, ficou muito pouco (como era um retalho rasgou ao esfregar). Acho que deixando mais de 10 minutos deve sair completamente. (figura 3) 





MANCHA DE IODO

A mancha de iodo pode tingir algumas roupas. Não é fácil de sair, mas fiz o teste.

1-  Manchei a ponta de um retalho de camiseta de iodo, deixei agir por uns 10 minutos e sequei com secador. Pra tirar, mergulhei a ponta do retalho num copo de leite bem quente e rapidinho a mancha sumiu totalmente. Eu adorei!


2-  Li também que dá pra passar álcool e depois lavar com água e sabão, mas acabei não testando.
  
Essas foram as dicas que pesquisei e testei, as dicas seguintes eu não cheguei a testar todas, algumas já me socorri em outras ocasiões.

COMO TIRAR MANCHA DE MAÇA

Quem tem criança começando a comer papinha sabe que maça ou suco de maça mancha.  Lembro que as roupinhas que demorei pra limpar a mancha, perdi. Mas as que eu lavava logo em seguida, conseguia salvar.
Eu fazia o seguinte:

1- Molhava com um pouco de água morna e detergente o local da mancha, esfregava e depois que a mancha saia, lavava normalmente.
2- Outra sugestão que me deram foi usar cloro no caso de roupa branca. Disseram que em alguns casos chega a tirar até a mancha mais antiga.


COMO TIRAR MANCHA DE TINTA

1- No caso de tinta de parede, todo pintor indica tirar com aguarrás, só precisando deixar o local bem molhado que sai. Eu já tive que me socorrer de aguarrás e salvou minha calça.
2-Pra tirar tinta de cabelo o indicado é limpar com detergente ou vinagre branco.

  MANCHA DE SHOYO, MOLHO DE SOJA

1-  Em muitos blogs eu li que sai fácil se passar um pouco de “nabo”, mas eu não testei.
2-  Como nabo não é uma coisa que eu sempre tenho em casa, pesquisei e descobri que basta colocar água fria na hora que respingar o molho e no caso de roupa branca parece que o bom é passar vinagre branco ou  água oxigenada.

Hoje em dia temos vários produtos industrializados que prometem tirar todos os tipos de manchas, mas algumas dicas caseiras acabam sendo melhores e mais eficientes, além de bem mais baratas.

Beijos,

22 comentários:

  1. Este blog tem que ser reconhecido como de "utilidade pública"!
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Estou adorando esses dicas!
    Já estou de seguindo a um tempinho!
    Menina... minha filha tem uma mania de viver pintando as unhas toda hora, e terminou manchando o meu sofá novinho com esmalte.
    Estou morrendo de medo de danifica-lo ao tentar tirar a manchar.
    O que você me indicaria de melhor? O bicarbonato de sódio?
    Me ajude querida!
    Tenha uma ótima semana!bjão

    Realizando Sonhos...
    alessandra-soares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Caneta e bonecas realmente nao funcionam juntos...kkk.

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    A dica do nabo para o shoyu é pra quando a gente está no restaurante japonês, pois a decoração dos pratos normalmente tem nabo. Prático, já tira a mancha na hora!
    Bêjo

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente maravilhoso o Post! Essas dicas irão me ajudar muito! já perdi algumas peças com manchas de café e tinta... uma tristeza só!
    Agora, ninguém me segura! rsrsrs!!!

    Ótimas dicas mesmo! vou repassar pras amigas!
    beijos!

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas, Giovanna! :)
    Tenho uma pra compartilhar com vocês: para tirar mancha de sangue de tecido, basta aplicar água oxigenada e deixar agir um pouquinho. Depois é só lavar com água.

    Beijo!

    Jana - Mimarte Ateliê
    www.mimartecomcarinho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Oi Jana,
    obrigada pela dica, eu ainda não experimentei mas como tinham me dito que realmente funciona eu coloquei no post "Como tirar mancha de - parte 1"
    Obrigadão

    ResponderExcluir
  9. Ótimas dicas! Já salvei nos favoritos.

    Ah, tem sorteio no meu blog!

    Participe!

    Beijos.

    gabidealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ola,
    Parabéns pelo blog. Conheça nossa loja virtual de artesanatos, Artes na Tela.
    www.artesnatela.com.br

    www.artesnatela.com.br/blog

    Um abraço

    ResponderExcluir
  11. Minha tia disse que para tirar mancha de fruta (daquelas que não saem, tipo ameixa, pêssego e maçã,) basta molhar e polvilhar com detergente de máquina de lavar louças, deixar agir por um tempo, e lavar normalmente. Como a minha máquina se chama Cida, e ela não usa esse tipo de sabão, ainda não testei, mas diz que dá certo.

    ResponderExcluir
  12. Gostei muitao das dicas!!!
    Bjs
    Eulalia
    www.papodemeninas.com

    ResponderExcluir
  13. Olá Giova, adorei tanto seus posts que ja estou até entrando na linha...rsrs...Fiz até uma rotina para mim...Dê uma passadinha no meu blog para ver se estou aprovada...kkk.. www.cantinhodagracy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Que bom que gostaram, fico feliz!
    ALESSANDRA, vou pesquisar e testar sobre o bicarbonato pra tecidos coloridos. Que cor e que tecido é o teu sofá?
    GRACY, tó indo lá conferir,
    bjs pra todas
    Giova

    ResponderExcluir
  15. Olá... e mancha de ferrugem do piso? Tem alguma ideia?
    Tati

    ResponderExcluir
  16. MENINAS, PASSEI O PERÓXIDO DE BENZOÍLA(benzac, acnase) E DEIXEI A BONECA NO SOL POR UMAS DUAS HORAS E SAIU TUUUUUUUDOOO! INCRÍVEL, NÃO DEIXOU NEM MANCHINHA.
    Semana que vem vou fazer uma pesquisa e responder as perguntas, ok?
    bjs Giova

    ResponderExcluir
  17. Tati,

    depende do piso, mas uma das dicas pra tirar ferrugem de grelhas e pias é cortar um limão no meio e passar a parte interna do sal e depois esfrega.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. GENTE SERÁ QUE FUNCIONA MESMO COM ACNASE, TIRAR AS MANCHAS DE CANETA DA BONECA??

    ResponderExcluir
  19. Queria saber como faço para tirar mancha de graxa de um casiquinho de linha branco. Amo esse casaco mais esta parado sem uso.Beijo e obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
  20. BOA NOITE PESSOAL, NÃO LI TODOS OS COMENTÁRIOS E OS QUE ACHEI SUPER INTERESSANTES VOU TENTAR FAZER O QUE TIRA MANCHAS DE CANETA EM BONECAS.


    OBS: VOU DEIXAR ALGUMAS DICAS QUE FUNCIONAM MESMO DE VERDADE, BEM A PRIMEIRA LI NA INTERNET SOBRE COMO AMACIAR ROUPAS E PRINCIPALMENTE TOALHAS ACRESCENTAR MEIO COPO (GELEIA) DE VINAGRE DE VINHO BRANCO, POR UM ACASO NÃO ENCONTRAR FAÇAM COM O DE LIMÃO PODE COLOCAR UM POUCO AMACIANTE PARA DAR CHEIRINHO BOM É SÓ BATER E DEIXAR DE MOLHO E DEPOIS CENTRIFUGAR E PENDURAR NÃO PRECISA FAZER ENXAGUE APÓS COLOCAR O VINAGRE.
    A SEGUNDA É SOBRE COMO TIRAR CROSTAS EX: PESSOAS QUE USAM DESODORANTE E QUANDO TIRA A CAMISA JUNTO O SUOR FICAR ENDURECIDO E NÓS TEMOS POUCO TEMPO PARA FICAR ESFREGANDO ENTÃO FAÇAM UMA MISTURA DE BICARBONATO DE SÓDIO COM O VINAGRE DE VINHO BRANCO E JOGUE EM CIMA E DEIXE AGIR POR ALGUMAS HORAS E DEPOIS É SÓ LAVAR, AS CAMISAS DO MEU MARIDO TINHA ESSAS CROSTAS BEM ANTIGAS E DEIXEI AGINDO DA NOITE PARA O DIA SEGUINTE E DEPOIS SÓ AS COLOQUEI NA MÁQUINA E AS LAVEI NORMALMENTE E NÃO QUE FUNCIONA MESMO, ESSAS DICAS SÃO NOTA 100000000000000. FIQUEM COM DEUS. BEIJINHOS A TODOS.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis