Google+ minha casa, meu mundo: Método "Flylady"

21 de novembro de 2011

Método "Flylady"

postado por Giovanna

Meu objetivo é ter a casa e a minha vida andando como um “reloginho” (minha avó falava assim); consequentemente tudo ficará mais fácil, menos estressante. Acaba até sobrando um tempinho só pra mim.

Morei, com toda a família, por quase dois anos em Baltimore - Estados Unidos (meu pai foi como professor convidado), e lá tive a oportunidade de conhecer o estilo de vida das mães e donas de casa americanas.

As mulheres americanas, mesmo as grandes profissionais que recebem ótimos salários, não têm - como muitas ainda têm aqui no Brasil, empregados domésticos. Quando a família tem condições, tem uma diarista de 15 em 15 dias que cobra por hora e que geralmente leva no máximo umas 3 horas pra arrumar uma casa grande.

Mesmo estando no auge dos meus 18 anos, aquilo já me intrigava. Como aquelas mulheres conseguiam, trabalhar muito, criar os filhos, manter a casa impecável e ainda fazer trabalhos manuais como patchwork? Por várias vezes fomos convidados a jantar na casa de americanos e a mesa era sempre chamava a atenção, pois eram lindamente decoradas.

Eles têm alguns costumes que ajudam manter as casas sempre limpas e perfumadas. Você nunca vai chegar na casa de uma americana na hora do almoço e encontrá-la fritando bife ou recebendo amigos ou familiares sem estar antecipadamente marcado. Ninguém almoça em casa e ninguém chega sem ser convidado.

A cozinha americana geralmente é grande e aberta - isso porque lá é difícil achar uma família em que a mulher fique sozinha na cozinha limpando e cozinhando enquanto o marido e filhos assistem televisão. Todos ajudam!

Deixando de lado esses costumes, que chegam até parecer impossíveis pra qualquer família da America Latina, as americanas podem nos ensinar muito, pois acabaram se especializando em praticidade e rotinas que ajudam a simplificar a vida. Tanto é assim que a maioria dos programas de TV, sites, blogs e livros de organização de casa são americanos.

Foi com base nisso que Marla Cilley inventou o método Flylady (finally loving yourself). Marla, a Flylady,possui em seu website - flylady.net toda a rotina e detalhes de seu método. É necessário se inscrever. No Brasil você pode se inscrever e fazer parte do forum de discussão através do flyrobrasileira.blogspot.com



Lá você encontra o sistema "babysteps" (passos de bebê). São 31 pequenos passos,um por dia, para ser usado na rotina doméstica e que irão lhe ensinar a manter a casa em ordem.  Por exemplo, o primeiro é -- “Shine Your Sink" (brilhe sua pia). A pia limpa muda todo aspecto de uma cozinha e estimula a arrumação do resto da casa.

 Além disso, tem os ensinamentos de como arrumar a casa em 15 minutos e as rotinas semanais.

Eu fiz minha inscrição no final de semana, vamos ver como será. Na pior das hipóteses, se eu não conseguir seguir tudo, tenho certeza que alguma coisa eu vou aprender.



25 comentários:

  1. Ai Giova, eu que continuo sem empregada tô precisando destas dicas. Se bem que as coisas já estão melhorando por aqui e a casa nem está bagunçada.Cada um ajudando um pouco, separando a roupa, arrumando as camas, lavando a louça, fica sempre mais fácil.
    Eu tenho dois livros sobre organização e acho que realmente ajudam!
    Vou correndo me inscrever neste Fórum.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Giova, já faz seis anos que comecei a seguir o método fly. Eu fui morar sozinha em Curitiba e de repente me vi permitida em meio ao caos da minha própria casa. Posso dizer que realmente funciona e hoje faz parte da minha vida. Abç.

    ResponderExcluir
  3. Sabe Giova esses dias (minha casa um caos) eu estava pensando justamente nisso...Como as americanas conseguem manter tudo limpo (sem empregadas), até parece que lá não existe poeira, roupa e louças sujas..kkk... Ja vou correndo me inscrever...abrç

    ResponderExcluir
  4. Giova, amei o post!!!! Vou me informar melhor e tentar aplicar!!! Bjks

    ResponderExcluir
  5. Oi, Giova!
    Minutos antes de desaparecer em meio ao caos da minha casa, comprei livros de organização e inclusive sobre o FLY, e foi amor à primeira vista!
    Não tenho empregada, nem diarista. E pior: nem um coabitante que ajude!rsrs
    Adaptei as técnicas às minhas necessidades, e desse jeito atende a tudo que preciso sem ter o rigor do método original (que começou a me estressar...rsrs).
    Acho que vale como um pontapé inicial para a gente achar o que serve direitinho na nossa vida e na nossa disponibilidade.
    Boa sorte!!!rs
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Bom dia FLYMiga Giovana!!

    Adorei o POST e gostaria de saber se poderia compartilhar com as FLYMigas (do Grupo do Yahoo)...

    Obrigada por citar o BLOG e compartilhar o Sistema, mais pessoas conseguirem sua independência e organização..

    Bjins

    FLYRoBrasileira

    ResponderExcluir
  7. Bom Dia Giova...
    Sou nova por aqui, adorei o seu blog e passei a seguir...
    Vou tentar seguir esse novo metodo !

    Bjosss

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Menina amei isso!!
    Estava mesmo precisando de uma força, e lendo algumas dicas lá no blog já estou percebendo onde estavam os meus erros, agora é partir pra prática! E essa coisa de acordar e encarar a arrumação como mais um trabalho é certissímo, a gente funciona diferente, nada de ficar de pijama o dia todo, tem que determinar as tarefas e cumprir com organização! Gostei muito,valeu pela dica!!

    Bjos e boa semana,

    Ley Freitas

    ResponderExcluir
  9. Oi meninas, me dá um alivio e alegria cada vez que leio os comentários positivos depois de cada post.
    Gostei muito de ver gente nova por aqui, sejam muuuito bem-vindas.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Nossa!
    Post: Tapa Na Minha Cara!

    Adorei o post e o blog Flylady Brasileño. Tava precisada.

    Brigada!

    ResponderExcluir
  11. Este post caiu do céu pra mim! Estou sem uma ajudante a um bom tempo, mas não estou desesperada para ter uma, estou desesperada para ser independente e me organizar sozinha...achei o máximo!! Obrigadíssima pela dica, já espiei e vou voltar para pegar todas as dicas!! Obaaaa! Bjo grande!Cris.:}

    ResponderExcluir
  12. Olá Giova, realmente caiu do céu este post pra mim, estou precisando mesmo de me organizar com a casa, família, trabalho, adorei, tbm me inscrevi
    obrigada

    bj
    Eva

    ResponderExcluir
  13. Adorei. Iniciarei hoje mesmo a minha rotina noturna. Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Marisa Verginelli de Almeidaterça-feira, novembro 22, 2011

    Oi Giova este é um assunto delicado para mim.
    Não estou conseguindo me organizar e dar conta da casa sozinha, é grande e são mais 4 pessoas que não colaboram muito. Sem falar de uma apatia que me assola sem que eu saiba por que.Vou corendo lá me cadastrar, torcendo e fazendo figa. Quero muito me acertar com minha casinha de novo. Obrigada, bjs.

    ResponderExcluir
  15. Oi Giova! É a primeira vez que consigo parar para comentar uma postagem sua! Fiquei muito feliz por ser sobre os costumes americanos! Até pouco tempo trás eu só pensava mal deles e não conseguia pensar em nada de bom que eles pudessem nos fornecer! (exceto eletrônicos e cosméticos incríveis a preços bons e disneylândia e coisas assim). Aos poucos, conforme conheci mais o dia-a-dia deles, minha visão foi mudando e, quanto mais conheço, mais me apaixono pelo estilo de vida que eles levam. Na verdade, hoje percebo que realmente são muitos os costumes ruins, mas tem muita coisa que eu invejo e que, se tivesse chance, optaria por mudar pra lá! Vou espiar esses links que você sugeriu! Obrigada, beijos

    ResponderExcluir
  16. Amei essa postagem, vem de encontro com meus problemas mais básicos: casa arrumada.

    E o pior é a minha pia. Juro que ela tem vida própria e procria.
    Sério.
    Tá rindo, né...anoitece um tiquinho assim e amanhece um turbilhão de pratos, copos etc e tal. Como eles vão parar lá?
    Quem souber, me conta!

    ResponderExcluir
  17. Oi Giova,Valeu pela dica.
    Me inscrevi também, e comecei a ler o material. Não sei se vou conseguir fazer tudo.
    Qualquer hora volto pra contar as novidades.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  18. GIOVANA AMEI SEU POST, ACOMPANHO O BLOG A MUITO TEMPO E ESSA PARCERIA DE VCS ESTÁ DANDO SUPER CERTO É PRATICAMENTE IMPOSÍVEL NÃO DAR UMA ESPIADINHA TODO DIA .
    SOBRE A ORGANIZAÇAO ENTÃO NEM SE FALA, COMO REALMENTE É DIFICIL SER ORGANIZADA E ISSO NOS AJUDA MUITOO ,TENHO CERETZA QUE TODAS VAO DORMIR SEM DEIXAR LOUÇA NA PIA E NÃOOO VAO ANDAR IGUAL UMA ESTRAMBELHA E DESCABELADA FAZENDO ARRUMAÇAO EU JA FUI CONFUNDIDA COM A EMPREGADA DA CASA RSRSRS MAIS AGORA NÃO MAIS SOMOS A DIVA DA NOSSA CASA BORA TRABALHAR MENINAS .BEIJIOS GI

    ResponderExcluir
  19. Oi Gi,
    que gostoso ouvir que estão gostando da parceria no blog...
    Sabe que mesmo as vezes me perdendo no blog da flylady, tem me ajudado. Nunca mais pia suja. Todos lá em casa estão começando a curtir esse negócio de se organizar.
    bjs
    Giova

    ResponderExcluir
  20. Temos muito a aprender com as americanas. Amei essa história de todo mundo ajudar na cozinha!!! Quem sabe, um dia, os homens brasileiros se toquem, né? Bjos.

    ResponderExcluir
  21. Olá, só uma correção, há um grupo oficial que foi criado pelas fundadoras do FlyNet aqui no Brasil. O grupo é o FLYingInBrazil@yahoogroups.com, neste grupo são compartilhados todos os documentos oficiais do site americano. Fique a vontade para se associar!
    Obrigada pela divulgação do método. Sempre tem alguém precisando de uma ajudinha!

    ResponderExcluir
  22. Boa Tarde Anônimo!

    O FLYMigas não é Grupo Oficial e recebe todas as pessoas de braços abertos...

    Os documentos traduzidos do Grupo FLYMigas estão disponíveis publicamente no BLOG...

    Sintam-se todos à vontade para visitar os dois locais, serão todos muito bem-vindos!!

    FLYRoBrasileira
    Site: www.flyrobrasileira.blogspot.com
    Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/flybabiesnoBrasil/

    ResponderExcluir
  23. O estilo portuguÊs, é muito parecido com o que voce descreveu aqui do americano. Aqui só quem tem empregada a tempo inteiro, é já de uma classe média alta, ou alta. As pessoas comuns que ganham bem, podem ter é uma pessoa que vai 1X por semana, fazer uma limpeza geral e isso já é um luxo, que nem todos se podem permitir. Eu por exemplo nunca tive, faz-me confusão ter alguem estranho na minha casa, a mexer nas minhas coisas, e somos 4, todos ajudam, a mais velha é que trata do quarto dela, todos levantam a loiça, de resto dividimos as tarefas. Houve uma altura que contratei um serviço de engomadoria, que vinha a casa buscar a roupa lavada, levava para engomar e trazia de novo. Foi o unico luxo que me permiti. De resto tenho maquina loiça, lavar roupa/secar, aspirador, mopa, toalhitas desinfectantes para que todos possam passar no banheiro.
    E é assim que me organizo.
    Adoro o vosso blog que já sigo há mto.

    ResponderExcluir
  24. Me cadastrei também, vamo ver o que acontece...

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis