Google+ minha casa, meu mundo: Viagem com as Crianças

5 de março de 2012

Viagem com as Crianças

Postado por Lu Ramos


Como eu já falei aqui, eu sempre sonhei em levar as crianças para a Europa e este ano realizei meu sonho. Fomos todos nós para Londres e Paris, onde ficamos por 21 dias.
Foi cansativo, foi estressante, mas foi maravilhoso.
Quando eu resolvi viajar muita gente me questionou se este era um programa para crianças e adolescentes. E eu respondo com a maior tranquilidade: é sim! Tanto que os mais companheiros foram a Bea e o Bernardo, os dois mais novos! Na volta, indo para o aeroporto, a Bea dava tchau para Paris, foi todo o trajeto olhando pela janela do taxi, acenando e dizendo, tchau Paris, tchau Torre, tchau Monoprix, tchau Maria Antonieta. Já no aeroporto quis sair para respirar o ar de Paris pela última vez e ficou brincando no frio e mais uma vez dando tchau. No momento do embarque começou a nevar muito, ela foi na janela do saguão olhar a neve e começou a chorar de verdade, chorar muito porque não queria ir embora, queria ficar só mais quatro dias... a cena foi tão emocionante que o Leo chorou junto.
Por isso e por tudo mais que aconteceu nestes 21 dias digo com tranquilidade, vale muito a pena levar as crianças neste tipo de viagem. Quem disse que elas só gostam de praia?



Hoje quero dar algumas dicas de como tentar baratear uma viagem que naturalmente é cara. Em outro post vou mostrar as fotos e contar um pouco de nossas peripécias.

Passagem Aérea.

O maior custo em uma viagem com seis pessoas evidentemente é a passagem aérea. Mas é possível conseguir preços mais amigáveis pesquisando muito e comprando com antecedência (eu aconselho começar a procurar no mínimo com quatro meses de antecedência). Pagar a vista sempre é mais barato que parcelar.
Nos conseguimos preços razoáveis viajando pela KLM via Amsterdam. Uma passagem comprada em agências de turismo SEMPRE é mais cara que uma comprada pela net diretamente da empresa aérea. Para começar a pesquisar eu recomendo cotar no Decolar.com, um site brasileiro bastante confiável. Mas eu encontrei as minhas pesquisando em todos os sites de companhias que faziam o trajeto São Paulo/Paris seja direto ou com escalas, lembrando que um voo direto pode custar até o dobro de um com escalas.
A data da viagem pode encarecer ou baratear as passagens conforme seja alta ou baixa temporada. As vezes um ou dois dias importam em uma redução de até 50%, por isso recomendo fazer a pesquisa considerando várias datas de partida e retorno (algumas companhias já oferecem a possibilidade de pesquisa variando as datas). Nós queríamos sair no dia 15 de janeiro para voltar no dia 4 ou 5 de fevereiro, antes das aulas começarem, mas acabamos saindo dia 17/01 e voltando dia 07/02, para economizar mais ou menos 30%.
Para vocês terem uma idéia, eu passei quase um mês pesquisando diariamente, comparando preços. Não é algo que possa ser feito em apenas uma tarde, mesmo porque de um dia para o outro pode haver uma promoção ou variação de preço significativa.
Viajar na alta temporada implica em pagar quase o dobro da baixa temporada! Mas com as crianças evidentemente não poderíamos viajar em março ou outubro, então o jeito foi pesquisar muito.
Lembre: quanto mais cedo você procurar, mais barata será a passagem!

(Louvre - Paris)

Alojamento

Eu e o Leo gostamos de alugar apartamentos, mesmo quando viajamos sozinhos. É mais barato, é mais confortável (porque é maior que um quarto de hotel) e te dá mais liberdade. Sem falar que você pode cozinhar, economizando ainda mais. Nós sempre tomamos café em casa e algumas vezes também jantamos. Considerando que qualquer refeição (salvo sanduíches e comida de rua) custa no mínimo 15 euros, é super econômico comer em casa. A única parte chata é não ter arrumadeira e daí não escapamos de lavar a louça e dar uma ajeitada na casa... mas nem tudo é perfeito.
Em compensação os apartamentos normalmente são equipados com lava louça, lava roupas e outras facilidades. Poder lavar roupas em casa quando se faz uma viagem longa é importantíssimo, porque é muito chato ficar perdendo tempo na lavanderia automática!
Nós sempre alugamos (no Brasil ou no exterior) pelo http://www.homeaway.com/ e nunca tivemos problemas. O site lista inúmeras opções em cada cidade e a negociação é feita diretamente com o proprietário.
Pode dar errado? Lógico que sim, como tudo na vida. Mas eu nunca tive problemas e não conheço ninguém que tenha levado um calote.
Eu até cotei valores de Hotéis nesta vez, mas os preços eram absurdamente altos para uma família de 6 pessoas!!!!!! Alugar um apartamento revelou-se uma economia de até 60% se considerados Hotéis localizados em regiões centrais.
Tanto o apartamento de Londres quanto o de Paris eram muito bem localizados (Covent Garden e Marais), muito espaçosos, bem mobiliados, limpos, equipados e com o Metrô ao lado.
Muquirana que sou, eu nunca ando de táxi, sempre de metrô ou a pé. Então requisito básico de um apartamento é ter metrô na porta! É uma das primeiras informações que procuro.
Importante é ser bem localizado. De que adianta ser mais barato e ficar lá no fim do mundo? O tempo e o dinheiro que você vai perder com transporte não valerão a economia no alojamento, garanto!



Transporte

Como disse antes, eu raramente pego táxis (salvo para ir ao aeroporto) e uso os sistemas públicos de transporte de cada cidade e caminho muito, muito, mas muito mesmo! E nesta viagem pegar táxis era ainda pior, como éramos seis (título de um livro lindo) sempre precisávamos de dois táxis!
As grandes cidades são bem servidas por sistemas de metrô eficientes, rápidos e simples de usar. Basta ter um mapa em mãos, que pode ser pego em qualquer estação.
Normalmente os tíquetes podem ser comprados por unidade (uma viagem) ou em conjunto (carnês de 10 ou 12 tíquetes). Os carnês são mais baratos que os tíquetes avulsos. Mas via de regra sempre existem passes para turistas que barateiam ainda mais o trasporte, antes de viajar pesquise e descubra o que é melhor para você em cada cidade.
Em Londres, por exemplo, um tíquete custa inacreditáveis 4 libras!!! O equivalente a R$ 12,00!!!! Mas se  você comprar um carnet, ou Travelcard como é chamado, o preço cai inacreditavelmente e você ainda tem direito a descontos em várias atrações, no sistema pague um leve dois. Quer saber mais, clique AQUI.



Alimentação

Depois das passagens e da hospedagem, a alimentação é o que mais pesa em uma viagem com crianças. Nós comemos um monte de porcarias, quase sempre fast food, pizzas, crepes e outras coisas do gênero pouco saudáveis. Isso por dois motivos: é mais fácil agradar a todos e, com sinceridade, é muito mais barato. Como eu já disse comer em um restaurante não custa menos de 15 euros por pessoa em qualquer  lugar simples, então multiplique isso por 6 e logo verá um resultado proibitivo para uma grande família.
Em compensação a comida comprada em supermercados é barata ou, ao menos, equivalente ao Brasil. Por isso fazíamos compras e tínhamos frutas, saladas e sucos frescos.

Dinheiro

A melhor forma de carregar seu dinheiro atualmente é em cartões de débito internacionais, nos quais você carrega a quantia que entender necessária. Qual a vantagem? Carregar antes de viajar e gastar apenas aquilo que realmente PODE gastar. Porque vamos combinar, tem coisa pior do que chegar de viagem e receber uma fatura assustadora no cartão de crédito?
Eu levo tudo em espécie e no cartão de débito, e é isso que posso gastar, ponto. Se acontecer alguma eventualidade, posso pedir para alguém carregá-lo do Brasil. Assim, eu nunca cometo loucuras e nunca volto com dívidas.
Para controlar seu dinheiro, estabeleça uma quantia por dia e todas as noites faça um balanço e anote quanto gastou.
O quanto levar é uma questão pessoal e eu não tenho como ajudar neste ponto. Nós somos bem econômicos e não compramos muito, então não sou padrão, porque o normal é o brasileiro perder a cabeça, já que tudo é realmente mais barato nos EUA e na Europa...
O fato é que sempre sobra dinheiro de nossas viagens, as vezes o suficiente para outra! Ninguém acredita quando eu digo que sobra, mas é verdade!


Uma última dica: quem converte não se diverte!
Antes de sair do Brasil estabeleça quanto pode gastar por dia e não faça a conversão para o real de cada preço que tiver que pagar em sua viagem, isso é uma tortura!




Malas

O que eu mais vejo por aí são pessoas que já saem do Brasil com malas imensas! Isso é uma besteira fenomenal, primeiro porque você não vai para um desfile de moda, depois porque por menos que você compre sempre vai achar uma ou outra coisinha que vai te encantar e já sair com excesso de bagagem é uma grande besteira.
Se for ficar 20 dias, por exemplo, leve roupas suficientes para uma semana (você pode lavá-las) e pronto. Nada a mais, nada a menos.
Organizar malas é uma arte que se aprende com o tempo. Comece separando tudo que você quer levar, tire metade. Espalhe tudo na cama e tire a outra metade. O que sobrou ainda é mais do que você vai precisar.
Eu já passei um mês com uma mochila média e voltei com roupas que não usei.

Eu poderia ficar escrevendo horas e dando mil e uma dicas, mas hoje fico por aqui. Dúvidas? Perguntem que eu respondo!

Beijos
Lu



16 comentários:

  1. Adorei as dicas!!! Nossa essas dicas são a diferença do "foi muito bom" e do "podia ter sido melhor". Quanto as roupas para levar,vc falou tudo, ninguém vai fazer desfile ainda mais em lugar como vc bem disse,se encontra coisas baratas. Eu com o tempo tb aprendi a reduzir o que levar.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Lu,
    adorei suas dicas e agradeço!
    De fato preparar malas para viagem longa é uma arte!
    As fotos estão ótimas!
    Acho que minha próxima viagem será bem mais barata!!! rsrsrs
    Boa semana prá você!
    Beijokas,
    Maria Josefa
    ************

    ResponderExcluir
  3. Lu, amei teu post!
    Eu imagino o que você passou pra montar a viagem para 6 pessoas...rs... em janeiro passei uma semana inteirinha em função de montar uma para casal, então, multipliquei por 3 com a observação de ter criança na bagagem...rs
    Estou pensando em montar uma para a França no final do ano. Estou cursando francês, mas o meu é beeeem inicial. Como vocês se viraram por lá? Vocês falam francês?

    Beijão e obrigada pelas dicas.

    Jana - www.mimartecomcarinho.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jana, nós falamos francês, mas as crianças não e elas se viraram perfeitamente com inglês. A França vive do turismo, então todo mundo fala inglês, mesmo que um pouquinho.
      Boa viagem!!!
      Lu

      Excluir
  4. Amei as dicas vou enviar seu link para minha irmã que tem uma filha !
    Uma semana abençoada !
    http://catiarosaantenada.blogspot.com/
    Bjokinhas

    ResponderExcluir
  5. Nossa Lu, suas dicas sao realmente ótimas, todo mundo que planeja fazer uma viagem deveria ler essas dicas... sao aquelas coisas que a gente acaba aprendendo na prática mesmo, mas que muita gente esquece de levar em conta na hora de planejar suas viagens.
    Eu também gosto de fazer as coisas sempre por conta, e como estudantes a gente tem que economizar mesmo, mas nem por isso deixamos de viajar e conhecer lugares super legais...
    E vcs conseguiram pegar neve aqui pela Europa hein, vieram bem nos diazinhos que Sao Pedro lembrou que era inverno nesse hemisfério... hahahhah... A primeira vez que eu vi neve também era crianca, e acho que é ainda mais mágico do que quando a gente é adulto... Se Deus quiser eu vou sempre fazer viagens com meus filhos, viajar é tudo de bom!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Lu, tive que excluir meu comentário e fazer outro melhor (o primeiro estava confuso). Estou planejando uma viagem com meu marido e duas filhas para a Europa e ficaremos mais tempo na Itália, pois minha filha estuda em colégio italiano aqui no Brasil e ficando lá mais tempo seria uma ótima oportunidade vivenciar o que aprende em sala de aula. Nunca viajamos para o exterior todos juntos pelo fator econômico. Quando viajamos aqui pelo Brasil costumo alugar imóveis como você porque acho que é mesmo muito mais econômico e prático, desde que não se importe em cuidar do "lar". Vou imprimir esse post e levar comigo na mala!!! achei todas as dicas ótimas, obrigada por dispor de tanto tempo escrevendo para nós. Porém, faço apenas um alerta: NUNCA compre passagens por sites que não são das próprias companhias aéreas, pois já entrei literalmente pelo "cano" comprando da Rap10 e da Decolar.com. Comprei passagens, mas no dia do embarque minha filha não pode ir e tive que pedir o reembolso. Teria que pagar a taxa de desistência para a companhia aérea e outra para o site pelo qual comprei. Mesmo assim teria algum reembolso, mas até hoje não recebi foi é NADA. Paguei pelo cartão de crédito, já caiu a fatura faz tempo e até agora só aquela musiquinha irritante quando ligo para reclamar: "já já nós iremos atendê-lo, não saia da linha" Ah, sai sim, dizendo isso para eles, ó: @#¢%*@#@+...

    Receber não recebi nada, mas desabafei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. amiga adorei todas as dicas e até me imaginei viajando coma minha filhotinha e o maridão nessa viajem maravilhosa.Você deixou tudo tão bem relatado que quando for viajar, já sei a quem procurar com dicas super legais!! Ameis as fotos e me fez viajar sem sair daqui do Rio de janeiro.Bjkss Jack Rosa
    http://diriodeumamedeprincesa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Que dicas preciosas!! Obrigada...

    Aguardamos as fotos!

    Bjo

    ResponderExcluir
  10. Lu, você sabe que eu sou sua fã de carteirinha (com validade internacional, claro!rs), e fiquei aqui babando com sua organização! Aqui em casa as coisas parecem com aquele filme antigo - Esqueceram de Mim, lembra? Zona do início ao fim, e eu me aborreço tentando ser minimamente organizada, pq senão é meu bolso que sofre na volta!rsrs
    Acho que a Europa é, sim, um excelente destino para a criançada, conhecer novos lugares, ter contato com gente diferente é uma boa pedida para qualquer idade!
    E esse protetor de orelhas da Hello Kitty que a Bea arrumou salvou a pátria, não foi?rsrs
    Linda família, lindas crianças saudáveis, felizes e cidadãs do mundo!
    Você prometeu que ia responder às dúvidas, a minha é a seguinte: -quando eu crescer posso ser igual a você?
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  11. Marisa Verginelli de Almeidaterça-feira, março 06, 2012

    Lu, eu adorei. Copiei e guardei o post, um dia quem sabe.....bj.

    ResponderExcluir
  12. Marisa Verginelli de Almeidaterça-feira, março 06, 2012

    Lu, eu adorei. Copiei e guardei o post. Um dia quem sabe....

    ResponderExcluir
  13. Oi Lu...adoro seu blog, leio sempre e ele me inspira demais!
    Dentro de 2 semanas partiremos para a Europa em 7 pessoas (nossos três filhos pequenos e meus sogros idosos). Eu cuidei de tudo relacionado à viagem, desde a compra das passagens aéreas (e concordo com todas as suas dicas), aluguel de apartamentos, passagens de trem, hotéis, até seguro saúde e roupa térmica para meus sogros e a compra do $$$. Vamos ficar 20 dias (4 em Paris, apenas para rever, e 16 na Alemanha).

    Suas dicas são preciosas para quem como nós organiza sozinha uma viagem desse porte. E a questão das malas enxutas é importantíssima! VIAJAR COM MALA GRANDE É UM SACO! Me acostumei a viajar "leve" e não me arrependo, é muito bom! Lavo a roupa pelo caminho (e algumas peças até na hora do banho) e sobra espaço para aquelas comprinhas indispensáveis...rsrs.

    Post de ouro!
    Bjs
    Patricia

    ResponderExcluir
  14. Lu, que post mais fantástico!
    Nunca viajei para fora do país e confesso que sou uma negação em planejar viagens (aliás, este tema poderia render outros posts, já que você tem experiência e escreve bem!).
    Foi ótimo saber do "Home Away", uns amigos já usaram o serviço no leste europeu todo e foi muito tranquilo (estavam em 13 pessoas, se não me engano).

    Um beijo e parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Oi Lú, adorei sua nota sobre a viagem a Paris, vou agora em Abril para lá com meu marido (ainda não temos filhos), tb ficarei no Marais, vc tem alguma dica em relação ao bairro? e quanto a passagem de Metro aquele cartão realmente vale a pena ou o melhor é comprar o talão com 10 passagens. Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis