Google+ minha casa, meu mundo: Devaneios e Projetos de Papelaria

24 de abril de 2012

Devaneios e Projetos de Papelaria

Postado por Lu Ramos


 Ontem a blogueira Alice Ferraz e a tag #46naoentra chegaram aos TT do Twitter por conta de uma entrevista infeliz que esta senhora concedeu à Isto É Dinheiro (AQUI e AQUI),onde diz, resumindo, que não vende para manequins 46 e maiores. A revolta aconteceu por conta do preconceito contra as mulheres que não se encaixam nos "padrões" de beleza ditados pela moda.
Mas existe um outro problema que foi discutido, mas em menor escala. A propaganda paga feita em blogs, as parcerias e os chamados publieditoriais. Os blogs de moda faturam alto, muito alto com publicidade, isso não é novidade para ninguém. O problema é a forma como esta propaganda está sendo feita, porque ela não é clara. As meninas postam como se realmente usassem esta ou aquela marca, postam fotos como se todos os dias saíssem montadíssimas em seus saltos altos, roupas e bolsas caríssimas. E as marcas que indicam vendem como água. E elas faturam. Isso acontece também com os blogs de maquiagem.
Acho este tipo de publicidade enganadora e inclusive fere o Código do Consumidor, pois todos tem o direito de saber que determinado texto ou "indicação da amiga" é propaganda! Ou seja, ao indicar a marca X é preciso deixar expresso que se está fazendo propaganda, que esta recebendo dinheiro ou favores pela indicação.
Mas o que um blog de artesanato e decoração como o Minha Casa, Meu Mundo tem a ver com isso? A rigor nada, porque nosso "nicho de mercado" jamais seria capaz de faturar os milhões que estas moças faturam ao ano anunciando fitas e tecidos.
De qualquer forma, esta é uma questão que me acompanha desde o começo do blog, porque todas as semanas recebo algumas propostas de "parceria" ou publieditoriais. Nunca aceitei, nunca, simplesmente deleto.
Simplesmente porque não vejo como seja possível fazer propagandas em blogs sem perder a credibilidade! Quando vocês leem aqui que eu prefiro o papel cola americano ao nacional, ou as máquinas de costura Janome, vocês sabem que estou dando a MINHA opinião, a partir da MINHA experiência pessoal. Ou seja, eu testei este e aquele produto e posso dizer que um deles é melhor. E eu jamais poderia fazer propaganda de uma outra máquina de costura simplesmente porque estou recebendo para isso, vocês perceberiam e eu perderia a minha credibilidade.
E blogs são veículos de comunicação de cunho pessoal, onde existe um editor que trata dos mais variados assuntos sob o seu ponto de vista, pessoal e intransferível. Se o editor (ou editores, como é o caso aqui do Minha Casa) passa a vender sua opinião é certo que vai perder sua credibilidade. Ainda que os acessos diários não diminuam os leitores sempre ficarão com aquela impressão de que a opinião foi comprada e não reflete a verdade.
Por isso o Minha Casa Meu Mundo nunca fez parcerias ou publieditoriais. Quando indico uma empresa, uma marca, faço porque realmente acredito nela e acho que vale a pena divulgar o que é bom.
Não sou contra propagandas em blogs, como os banners, porque editar um blog dá trabalho e consome horas preciosas de seu dia e os editores devem ser remunerados de forma justa e honesta. Não faço este tipo de propaganda primeiro porque acho feio, segundo porque o que as empresas querem pagar por publicidade em um blog de artesanato é uma piada. Como isso não é meu trabalho, prefiro ficar sem. Mas quem faz propaganda, seja publieditorial ou banners (as tais parcerias) precisa ficar atento, é preciso que fique claro que é publicidade!
Há anos eu penso sobre o assunto, como lucrar com um blog sem perder a credibilidade ou enchê-lo de banners? Até hoje não tenho a resposta.
O Minha Casa, Meu Mundo tem um número de acessos razoável para um blog despretensioso e sem vínculos, temos um número considerável de seguidores, alcançamos milhares de pessoas todos os dias. Os amigos da área de publicidade vivem insistindo para que eu torne o blog profissional, mas ninguém até hoje me deu uma resposta plausível para a equação publicidade X credibilidade.
Por isso o Minha Casa, Meu Mundo vai sempre continuar do jeitinho que é...
E vocês, blogueiras e leitoras,  o que acham sobre o assunto?

Para alegrar nosso dia, projetos de papelaria!

{AQUI}
***

{AQUI}
***

{AQUI}
***
Para inspirar

{AQUI}

13 comentários:

  1. Assino embaixo. Não temos blog (eu e vc com certeza) pra ganhar dinheiro, mas para compartilhar o que somos e o que fazemos, o que gostamos e recomendamos.
    Seu alerta é oportuno.
    Meninas blogueiras, cuidado!!! Não é errado ganhar dinheiro, mas saibam fazer isso, façam coerentemente.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc, Lu.
    Além de ficar feio o blog , a página custa a carregar e a gente que segue muitos blogs acaba desistindo de abrir.
    Muitas vezes na pressa acabo fechando a página e indo embora.
    Também gostaria de lucrar, mas ainda não achei a fórmula certa.
    A credibilidade está em 1º lugar.
    bjus

    ResponderExcluir
  3. Olá!!! eu também gosto de postar e escrever sobre o que gosto, aliás quando fiz o blog foi essa a intenção dividir o que penso com outras pessoas que podem ou não pensar como eu!!! é uma delícia conhecer novas pessoas e ter o carinho delas, são amigos que fazemos!!!Eu ainda sou nova nisto e não entendo muito bem sobre publicidade paga, fico falando de todo mundo que gosto de graça mesmo!!!!mas sempre estamos abertas a propostas boas, é lógico que é bom lucrar, desde que não interfira no que escrevemos!!!será que encontraremos o equilíbrio?Espero que sim!!!!
    bjs
    Cimara

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu,
    Quando olho uma propaganda em um blog ou site, associo imediatamente ao autor.
    É praticamente automãtico, mesmo que eu saiba tratar-se apenas de propaganda e fonte de algum tipo de benefício para quem concordou em deixar aquele anúncio ali.
    Já vi gente até anunciando marcar concorrentes!
    Ou propagandas de máquinas de costura em blog de pessoas que não sabem sequer distintguir uma agulha de um alfinete!
    Ou coisas que a gente sabe que não vale nada.
    Você divulga o que conhece e aprova. É muito diferente de fazer propaganda.
    É muito nobre da sua parte não querer nos iludir em troca de dinheiro. Agradeço por isso.
    Mais uma razão para continuar vindo aqui aprender, me inspirar, me divertir.

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu,
    Concordo plenamente com você... a ilusão de que o dia a dia dessas garotas é assim... roupas e Makes novas e fartas todos os dias pode inclusive criar um certo grau de frustração nessa moçada que não alcança a dimensão do que realmente envolve esses blogs.
    Muito bem colocado!
    Beijos,
    Cissa

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Pensei bastante a repeito do que vc escreveu
    e acho que tem toda razão sobre as propagandas em blogs
    Sabe que gosto muito de maquiagem e moda tbém
    mas como sei que a realidade não é aquela que a maioria dos blogs pintam
    eu simplesmente olho as fotos por cima pra ver tendencia mas não me prendo ao que
    escrevem e nem as marcas que usam pois sei que
    é pura propaganda, e isso não me interessa, e muitas vezes não faz parte da via realidade
    por isso acho que deve continuar assim do jeitinho que é pois bolgs assim como o seu
    podemos confiar no que está escrito provado e reprovado na sua opinião.
    Sua posição só me faz ter certeza de voltar sempre, como ando fazendo a muitos meses
    bjs até mais

    ResponderExcluir
  7. Olá - Thank-you so much for featuring my set of drawers. I do not speak Portugese - but I wanted to drop by and say Hello!
    Lowri :-)

    ResponderExcluir
  8. Eu em meu blog tenho alguns banners, mas não cobro nada por isso, pois são de lojas da minha família, ou banners para divulgar ONG'S que ajudo e acredito. Tb sou como vc, até indico alguma marca ou empresa, mas por utilizar e gostar do produto sem lucrar um centavo com isso. Infelizmente o mundo blogueiro não é mais o mesmo.
    http://nadiamotta.com

    ResponderExcluir
  9. Concordância total! Perderia a espontaneidade, o que para mim não tem preço.

    ResponderExcluir
  10. Concordo plenamente co vc e até já fiz um post sobre isso no meu blog...
    Acho que tem muito blogs que eram ótimos e hj só fazem posts de propagandas "disfarçadas" que acabam deixando o conteúdo do blog chato, e parece que a dona do blog não tem a mínima consideração pelas leitoras que tentam enganar...
    Mas infelizmente isso está ficando cada vez mais comum por ai...
    Ainda bem que o Minha casa, meu mundo continua sendo um blog ótimo, e verdadeiro!!
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu, bom dia
    Cheguei aqui através de um comentário seu no FB que despertou a minha curiosidade.
    Nossa, esse negócio de parcerias estão se espalhando mesmo heim? Acho que as empresas estão vendo o poder dos blogs e uma maneira de fazer propaganda gratuita de uma forma bem legal.
    Eu comecei o meu blog com a ideia: postar coisas que gosto, como lojas, restaurantes, lugares, viagens, passei para livros e reportagens de jornal.
    É claro que seria bom ganhar dinheiro com isso, quem não quer?
    Mas, assim como você, ainda não achei a forma não.
    Se eu descobrir, te conto, ok?
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Marisa Verginelli de Almeidaquarta-feira, abril 25, 2012

    Quando entro aqui é sempre por sua causa, Lu, para ler suas opiniões, suas queixas, seu dia a dia, como o meu. Acho que você está certa, porém se de repente aparecer algo em que você acredita e que valha a pena, não vejo porque não faturar um dindin pros paninhos e linhas, não é? Bj

    ResponderExcluir
  13. Hoje moro em Aracaju e tenho uma loja de joias de prata. Fiz convite às blogueiras de moda da cidade para vir conhecer a loja num chá da tarde. Não vieram nem deram retorno algum, simplesmente desprezaram o convite e não sei exatamente o motivo. Será por que não pago por posts? Não sei explicar.
    Sou jornalista por formação e me recuso a pagar por este tipo de publicidade maqueada de opinião pessoal. Acho horrível quem recebe qualquer benefício para falar bem de um lugar (inclusive jornalistas, o que é bastante comum, mesmo sendo reprovável). E temos trabalhado com ética e seriedade, oferecendo o que podemos dentro do que acho honesto. Talvez eu esteja perdendo um senhor público consumidor, mas ainda prefiro isso a ir contra meus princípios de geradora de conteúdo e informação.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis