Google+ minha casa, meu mundo: Livros, devemos guardá-los?

26 de abril de 2012

Livros, devemos guardá-los?

postado por Giova

Aqui em casa nós temos muitos livros, são várias prateleiras lotadas.
Fora o fato de sermos dois advogados que gostam de ler, eu ainda herdei parte da biblioteca do meu avô jornalista.
Temos livros de várias áreas: direito, arte e literatura. São os de literatura, que já foram lidos e que continuam nas prateleiras, que me perturbam.
Uma vez, conversando com a Lu sobre isso, ela me contou que sempre tenta passar para os outros os livros que lê, ficando apenas com com aqueles que gosta de reler.
Aqui em casa não fazemos isso; ainda temos aquela cultura de que livro não se dá, nem se empresta. Coisa que fazia sentido antigamente, quando os livros eram editados e sumiam. Tínhamos que aguardar pela reedição, mesmo dos clássicos. Hoje são o mesmo livro é editado em e-book, audiobook, edição de bolso, edição de ouro, etc, etc, etc.
Uma das poucas vezes em que doamos livros aqui em casa, foi para montar uma biblioteca comunitária na  Ilha do Mel. Vindo ao encontro dessa ideia, conheci a "Freguesia do Livro", por meio da Jô Bibas - blogueira aqui de Curitiba. Vale a pena visitar e participar.
Achei a ideia de doar livros para bibliotecas comunitárias e de formar bibliotecas em lugares diferentes, muito boa. Imagina que delicia ter uma biblioteca por bairro. Que as bibliotecas fossem ponto de encontro das crianças e de adultos. Sabe aquele prazer de ficar dentro de uma livraria, folheando, lendo, buscando e encontrando temas que nos interessam. Isso poderia ser acessível a todos.
Esse projeto pode ajudar muitas pessoas que não costumam ou não têm oportunidade de ter contato com livros, a encontrar esse prazer. Além de ajudar as pessoas, que como eu, não se conformam em ter livros que poderiam ser lidos, parados nas prateleiras.
Para terminar, posto algumas ideias de organização de livros.


Aqui 


Aqui tem um projeto do Marc Koehler que eu adorei



Aqui achei um passo a passo de como fazer essa mesa de carretel de cabos



Beijos
Giova

13 comentários:

  1. Livros...minha paixão maior! Só perde pra Deus e pras minhas filhas (nessa ordem??!! não sei, não)

    Então, não poderia deixar de comentar.
    Leio muito, aliás lemos muito aqui em casa. Leio desde os 10 anos, então são 32 anos de leitura, imagina guardar tudo isso? Além de que, há 15/20 anos, livro era caro demais, difícil comprar.

    Aí conheci a Biblioteca do SESC. Livros literários de todos os tipos e pra todas as idades, frequento até hoje, literalmente hoje, pq as meninas fazem esporte lá, e toda terça e quinta minhas tardes são da biblioteca.

    Com as facilidades pós-ditadura/inflação, tenho adquirido vários livros, mas ainda assim não os guardo, prefiro trocar pra ler mais.

    Um Beijo

    Ana

    Ah, e as meninas também lêem, claro, filhas de peixe...rs

    ResponderExcluir
  2. Giova, adorei! Hoje vou publicar no blog da Freguesia as pequenas bibliotecas que já formamos em 2 meses de existência. E estamos vendo a ideia evoluir a passos de gigante . Obrigada pelo apoio!
    Já conheceu nossa página no Facebook? www.facebook.com/freguesiadolivro
    Bom feriado (se for esticar, se bem que com a chuva que cai nesse momento em Curitiba, o desejo é de ficar embaixo das cobertas...)

    ResponderExcluir
  3. Oi Giova, não leio tanto como vocês, mas tenho uma boa quantidade de livros da minha área e do meu esposo (Matemática/Estatística). Muitos são usados com frequência, outros as vezes e muito nunca. Então, de vez em quando, faço "uma limpa", troco com os amigos, doo para a biblioteca da faculdade, para alunos... Este ano doei diversos de literatura, inclusive fitas de vídeo (que ainda tínhamos) para a biblioteca municipal. Acho válido, assim outras pessoas terão acesso a livros/vídeo que aqui em casa não eram lidos/vistos. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Giova, você bem sabe que acho que livros são feitos para circular! Se vc já leu, passa prá frente! Hoje os livros não são tão caros ou raros como antes e acho bacana que todos possam ter acesso. Quando eu viajo eu levo muitos livros e conforme vou lendo vou deixando pelo caminho, no hotel, no trem, no ônibus, em um restaurante. E tem muita gente com este costume. Não é raro encontrar livros em português nos lugares mais improváveis, achei um no Hotel em que fiquei na Eslovênia! Lógico que aproveitei e deixei outro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá querida, tudo bem? Na minha modesta opinião, fico sempre com todos os livros que leio.. adoro livros e não consigo desfazer-me... é como se fosse uma parte de mim quando termino de o ler... por isso defendo a ideia de guardar todos os livros, emprestar sim, claro! Até comprar outro igual e oferecer, mas nunca o que eu li! :)

    beijinho

    http://myhomemysweetspace.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  6. As vezes só não sei quem vai querer ler tanto livros da literatura russa, pois estava vendo que a maioria dos meus livros são de autores russos, e nem sempre os mais conhecidos. :(
    Mas mesmo assim vc tem toda razão em termos que soltar os livros usados para repor.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  7. Os especiais eu guardo. O restante passo pra frente!

    Legal esse eu post!

    Um beijo,

    Lets

    ResponderExcluir
  8. Nossa, conheci hj seu blog e estou adorandoooooo

    www.meninainteligentedesalto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Que engracado. Venho pensando nisso ultimamente. Desde sempre li. Desde pequena com a minha mae frequentava sebos, comprava, lia, juntava. Minha mae morreu. Herdei sua biblioteca que se juntou à minha. Mudei, casei. Desmudei, descasei. Fiz tudo de novo e os livros sempre atrás de mim. Nunca pensei em me separar deles. Agora olho para prateleiras cheias até o teto. Para os livros por todos os cantos da casa e pela primeira vez na vida desejo me livrar da maioria deles. Nao sei se tenho coragem, mas quero. E vou ficar só com os principais, os impossíveis de se separar. Serao ainda muitos. A propósito de pequenas bibliotecas, montei uma mini-bilblioteca brasileira na cidade onde moro no sul da Alemanha. Com 953 livros. Já é um comeco. Abraco

    ResponderExcluir
  10. Olá, eu sou a favor do livro circular, acho que tem que ser passado para frente. Eu guardo os que mais gosto e os demais troco no sebo. Raramente leio o mesmo livro, hoje em dia são tantos títulos que queremos sempre ler algo diferente.
    Aqui em São José dos Pinhais - PR, foi feita uma nova biblioteca e adquiridos 1500 livros novinhos. Estou maravilhada, faz pouco tempo que me mudei de SP para cá, e em SP não tem isso, as bibliotecas são longe e mal podemos tirar os livros de lá.

    dicas de livro: http://voudelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Sei la, eu sou meio ciumenta com meus livros hehe ^^ Eu gosto de ter eles por perto, pra recomendar e emprestar para os conhecidos. E também gosto de reler a mesma história de tempos em tempos (se for uma boa história, claro). Tenho aquele sonho de ter em casa uma estante linda, cheia de livros, como as dessas fotos do post.
    Apesar que ultimamente tudo que eu estou lendo eu estou pegando na biblioteca aqui da cidade. Acho bem divertido ir até lá, e ficar escolhendo qual livro vou pegar. Pego aqueles bem antigos, amarelados, e fico imaginando quantas pessoas antes de mim já fizeram parte da história que estou prestes a ler. Acho tão emocionante :)

    ResponderExcluir
  12. amei a dica da estante com o carretel , ficou lindo e super pra´tico
    amei as fotos e a forma como compôs na parede, ali vc criou o livro de história de seus pequenos
    parabéns
    tudo está encntador
    e livros tem aqueles para serem doados ao fim de suas leitura, mais tem aqueles super especiais que temos que ter sempre ali pronto para uma nova leitura

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis