Google+ minha casa, meu mundo: Conhecem a frase: meu filho não come?

17 de maio de 2012

Conhecem a frase: meu filho não come?


postado por Giova

Está sem assunto numa rodinha de mães? Comece a falar sobre alimentação dos filhos: o assunto vai render. Sempre tem uma mãe que sofre porque o filho come pouco ou porque come demais.
Aqui em casa a alimentação dos meus filhos sempre me causou curiosidade, pois os dois tem gostos e hábitos muito diferentes, desde que mamavam no peito.
Minha filha sempre comeu e mamou bem, gosta de comida caseira e bem brasileira. Já o meu filho, que é o mais velho, sempre teve um gosto peculiar. Era agitado até para mamar. Nunca foi guloso, se satisfaz rápido. Lógico que sempre foi magro.
Lembro que passamos por muitos períodos estressantes com ele em relação a comida. Quando meu leite secou tivemos dificuldade de encontrar um leite que ele aceitasse. Testamos vários bicos de mamadeira, achando que ele não mamava por isso. Depois comecei a mudar os tipos de leites, fui do leite recomendado pelo pediatra até aqueles que custavam super caro, no fim, ele gostou do mais simples de todos.
Vocês imaginam o stress de uma mãe de primeira viagem, angustiada porque estava voltando ao trabalho e ainda cercada de avós e tias dando palpites e dizendo que ele estava magrinho.
Sempre usei de muita criatividade para fazer ele comer pois, se dependesse dele, não comeria nunca; queria mesmo era brincar.
No cadeirão (seguindo as orientações do avô que é endocrino pediatra e que só ria da minha dificuldade e dos palpites) eu deixava ele fazer parte da refeição. Ele se lambusava, pegava a comida com a mão e junto eu ia dando as colheradas. Era importante esse contato e descoberta da comida.
Dessa forma divertida ele gostava, pois comer não era o momento parecido com o castigo onde ele tinha que ficar parado na cadeira e recebendo a comida.
Foi nessa época que ele começou a mostrar os gostos dele. Sopa, nem pensar; comida com molho também não. O macarrão, que ele comia à bolonhesa, começou a não gostar mais. Não me lembro a situação, mas um dia ele experimentou macarrão ao pesto e, adivinhem, amou. Comeu o prato todo! Por muito tempo massa pra ele era só ao pesto ou alho e óleo. Queijo ele amava, mas nada de prato, só parmesão.
Não tinha a menor ideia se um era mais caro ou mais sofisticado que o outro, ele apenas preferia o sabor.
Conclusão: comida pro Conrado sempre teve que ser bem condimentada, diferente e de preferência sem exageros.
Frutas e salada ele come bem. Adora pegar as frutas das árvores aqui de casa e comer direto do pé, principalmente o limão (dá pra entender?!).
O problema ocorre na comida do dia a dia. Ele não é do arroz com feijão e bife e acabávamos brigando para ele comer a comida "normal".
Foi quando lembrei da experiência que tivemos quando ele era pequenininho. Assim aos 7 anos comecei a estimulá-lo a cozinhar nos fins de semana. Foi uma maneira de fazer ele mexer na comida, se divertir com o alimento.
Vou ser sincera: não foi fácil pois logicamente que uma criança cozinhando vai acabar sujando a cozinha mais que um adulto, por isso quando ele vai cozinhar eu respiro fundo e fico zen.
Começamos com sanduíche de forno, macarrão gratinado, omeletes e panquecas. Ele agora curte mais a comida e inclusive inventa pratos.
Nesse fim de semana tive que fazer um exercício de super mãe e deixei ele ficar responsável pelo jantar. Ele ficou super feliz com o voto de confiança e mandou ver.
A receita foi a seguinte: ele fritou cebola e alho e depois de descongelar as linguiças, abriu-as todas e misturou com a cebola e alho fritando a carne. Colocou curry e shoyo e ainda fez macarrão para acompanhar. Arrumou tudo individualmente nos pratos e nos serviu.
Ficou uma delícia e foi super divertido!

Mais uma confissão: eu nunca fui de cozinhar. Sempre tive receio, mas como achava importante ele ter essa experiência, acabei indo pra cozinha e perdendo o medo de me aventurar.
Esse é o Conrado, hoje com 12 anos, comendo o prato que ele inventou. Passou a considerar, além do skate, do rock e cinema, a cozinha como seu lugar de trabalho. Assim, quem sabe serei mãe de um skatista, roqueiro, cineasta e chef. O futuro dirá se agi certo. De outro lado, ele me disse que se nada disso der certo, ele se tornará um neurocirurgião! Haja imaginação. O mundo sempre foi pequeno pro meu ex-pequeno. A "trivial" futura cantora e Presidente da República Manu, fica prum próximo post.

Bjs
Giova

13 comentários:

  1. Bom dia,
    muito interessante o seu texto. Ainda ontem á noite passei por algo semelhante. O meu filho também é muito "esquisito" com a comida. Quis ovos estrelados mas como não sairam como ele queria tivemos de fritar outros. Aí eu disse:
    quando tiveres mais 5 anos irás fazer tu a tua própria comida. Penso que até será bom pois ele com 5 anos já prepara o leite dele e não deixa ninguém faze-lo. Criança e comida nem sempre combina facil.

    Beijinhos da Alemnha

    ResponderExcluir
  2. As mâes tem o dom de criar "situações coloridas" para qualquer problema com os filhos.Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ufa! Lendo sua história e vendo seu filho fico até mais tranquila...rsrs... minha filha de 4 anos não come absolutamente NADA!!! Tem momentos em que eu me desespero, já levei em vários pediatras, endocrino pediatras e todos dizem que é normal, que é uma fase e que vai melhorar com o tempo. Ela tem repulsa de arroz e feijão, não come nada com molho, só come queijo parmesão, adora linguiça, macarrão alho e óleo,.. rsrs... me vi na sua história....que bom poder compartilhar...adorei! Obrigada! Beijo
    www.noreinodascosturinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Que legal seu filho na cozinha, e o prato parece otimo!
    Com meu primeiro era assim, uma pegação no pé por causa da alimentação, já a segunda, como se quiser, sei que quando ela tem fome ela come sim, e quando não esta a fim não obrigo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Pelo visto ele já nasceu com o dom de chef de cozinha!!
    Quem sabe no futuro ele não abre um restaurante chique e famoso hehehe
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Minha flozinha de 11 anos também não come direito (chocolate é toda hora se deixar).
    O Conrado é limso parabéns mamãe, e um grande chef.

    Beijusss

    ResponderExcluir
  7. É mesmo um problema pra maioria das mães fazer o filho comer, não?! Eu tive sorte qto a isso: meu filhote, hj com 10 anos, sempre foi bom de garfo e sempre gostou da cozinha - ele sempre pede pra ajudar a mexer uma massa, bater um bolo, enfeitar biscoitos ou arrumar a mesa (o único problema é que ele gosta tanto de comer que está vários quilos fora do peso normal...).
    Acho que vale muito a pena cultivar essa participação desde cedo! E o seu, já preparando o jantar aos 12 anos, é muito animador!! Mesmo que ele não se torne chef, vai saber se virar e provavelmente impressionar a mulherada um dia... rsrsrs
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Interessante...acho que vou ver o que minha filha faria...bom na verdade acho que ela ia pedir pra fazer "miojo"!
    Quem sabe um dia seu filhão vira um chef de primeira...inventando pratos!
    Bjs, que seu dia seja produtivo de de paz!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  9. Há minha filha tem 11 anos, e só quer comer besteira...
    é miojo, chocolate, frituras, mas nada de nutritivo.
    Se ele vê uma verdura na comida então, é que ela não come mesmo.
    Eu tenho que camuflar as verduras, passo tudo no liquidificador,
    ai ela come. Feijão, ela não come de jeito nenhum... ai para compensar,
    tenho que fazer sopa de 2 vezes na semana.Aff!

    Como é complicado dá uma alimentação saudável a essa molecada de hoje!

    Beijão,

    Alessandra Soares

    ResponderExcluir
  10. Seu blog é todinho muito legal!
    Estou te seguindo.
    Beijos, Ro!

    ResponderExcluir
  11. Adorei o Conrado, Giova! Muito sofisticado o seu guri! O André não gosta muito de arroz e feijão também. Ama brócolis, "macarrão verde" (couve) e frutas em geral. Também gosta de comida mais temperada... Bjs.

    ResponderExcluir
  12. amei o post, meu filho tambem quer me ajudar na cozinha, ele tem oito anos, sempre quer colocar alguma coisa na panela, e fico com medo dele se queimar e acabo não deixando, mas sei que to errada e lendo sua experiencia, vejo que realmente estou errada...

    vou experimentar deixar ele ajudar de forma mais atuante pra ver como fica, ele já me ajudou a fazer torta de banana e amou , na cabeça dele ele fez sozinho.. rsrsrrs

    ResponderExcluir
  13. Oi Giova,Também tenho um filho de 12 anos,que também sempre me deu muito trabalho para comer e adora cozinhar.Bjsss.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis