Google+ minha casa, meu mundo: Maquiagem, alguns truquinhos

9 de maio de 2012

Maquiagem, alguns truquinhos

Postado por Lu Ramos        e não, isto não é um publieditorial!


Já falei aqui que sou louca por maquiagem e me maquio religiosamente todos os dias. Adoro blogs sobre o assunto e a cada viagem volto com a mala recheada de novidades, além de ser uma consumidora fiel da Avon e outras marcas mais simples, como a Vult e a Yes.
Como adoro me maquiar, costumo observar a maquiagem dos outros para copiar o que acho bonito, mas também acabo vendo que algumas mulheres (principalmente na minha idade, passados os 40) cometem alguns erros que as fazem ficar mais velhas, com o ar cansado, quando o objetivo é exatamente o contrário.


 Olivia Palermo toda trabalhada no iluminador! 

Uma pele jovem e sadia é aveludada, tem brilho, tem viço, ela JAMAIS é opaca. Então a ideia é fazer uma maquiagem que reproduza estas características que perdemos ao longo dos anos, leve, que quase não apareça. E para conseguir isso é preciso esquecer as bases pesadas, o pancake (alguém ainda usa isso fora do teatro?) e os pós pesadões. Quanto mais velhas ficamos, mais leves devem ser os produtos que usamos, para não marcar as ruguinhas e não deixar aquele ar cansado e envelhecido que tanto queremos evitar. Por isso, prefiro os produtos líquidos ou em mousse. Fujo dos pós. E abuso dos iluminadores, este é o grande segredo mesmo durante o dia.

A maquiagem leve e iluminada da sempre linda Sharon Stone.

A base de uma maquiagem bem feita é a pele, ela tem que estar perfeita para receber a cor, que acrescentamos com o blush, sombra e batom. A minha pele é um lixo, amarelada, com poros abertos, super oleosa, cheia de manchas e sardas. Como fazer mágica e deixá-la apresentável? Usando muitos produtinhos milagrosos. Para mim, maquiagem além de um prazer é um investimento, me deixa mais bonita e feliz. Vai explicar.
Eu não sou nenhuma expert no assunto, por isso não vou fazer um tutorial ou vídeo (tem muitos maravilhosos na net), mas quero contar como fazer uma pele leve e luminosa. Pode parecer que demora séculos, mas sinceramente, faço tudo em menos de 10 minutos, acho que é a prática!

Primers:


Os primers servem para preparar a pele para receber a base. Eu sou louca por primers e tenho vários, cada um com sua utilidade específica.
O meu queridinho há mais de um ano é o The POREfessional, da Benefit. Ele é um creminho bem leve, com um toque de cor, que serve para esconder os poros e deixar a pele deliciosamente aveludada. E rende MUITO, uso apenas um pouquinho, duas gotinhas, e espalho pelo rosto.
Mas dependendo do dia e da necessidade uso outros. No verão, uso o Anti-Shine que absorve o óleo da pele e segura a base por muitas horas, mesmo no calorão. Quando minha pele está muito avermelhada, uso o Photo Finish Color Correcting, ele é levemente esverdeado e esconde a vermelhidão. Quando quero algo bem levinho, uso o Photo Finish Light. Todos são da Smashbox. Dos nacionais, gosto muito do Magix da Avon. Comprei e ODIEI o primer da MAC, é super pesado e oleoso, talvez para quem tenha pele seca seja excelente, para mim é um horror!


Base:



A louca dos primers e bases!


Eu uso base todos os dias, mas é sempre muito leve, praticamente transparente. A base não serve como máscara que esconde todos os seus defeitos, ela serve apenas para uniformizar e iluminar a pele. Eu misturo à base com uma gotinha de iluminador líquido, para que a pele fique viçosa e descansada. Não, eu não tenho medo de brilhar. Pele opaca, ao menos para mim, parece doente!


Eu sou completamente apaixonada por estes iluminadores! O Lustre Drops da MAC tem mais partículas de brilho (é um tiquinho mais escandaloso), enquanto o High Beam da Benefit é mais discreto e aconselhável para o trabalho. Como uso apenas uma ou duas gotinhas eles desaparecem e deixam apenas uma luminosidade saudável.

Minhas bases prediletas são as da Maybelline, além de terem bom preço funcionam perfeitamente na minha pele oleosa! Uso muito a Dream Matte Mousse e a Dream Nude Airfoam. Depois de misturá-la com o iluminador, passo com pincel, grande e chato. Com o pincel eu consigo um acabamento finíssimo e perfeito, sem marcas e falhas.


Se você não tem uma base leve, pode misturar sua base com hidratante!


Corretivo:
Depois da base eu uso um corretivo iluminador, bem levinho, porque minhas olheiras não são muito escuras. Uso mais para iluminar os olhos e dar uma aparência descansada. Coloco duas gotinhas do corretivo e espalho com o mesmo pincel que uso para base. Tenho dois queridinhos, o Touche Magique da L'Oreal e o Photo OP da Smashbox. Ambos são muito leves e rosados.


Eu não uso corretivo no resto do rosto porque acho que fica muito pesadão, mas vai de gosto.

Iluminador:



Iluminadores para todos os gostos!!


Iluminar é o grande segredo de uma pele perfeita. Eu sou a louca dos iluminadores, tem muitos em vários tons. Olhando rápido pode até parecer que alguns são iguais (como o Leo acha), mas são todos diferentes! E uso conforme meu humor, não tenho o mínimo pudor de sair toda trabalhada no brilho. Eu gosto e pronto.
Como usar e ficar com a pele da Olivia Palermo? Segue o esquema e passa nas marcas rosas.

Esta imagem encontrei neste Blog, que adoro.

No dia a dia, para trabalhar, com um pincel médio e fofo (daqueles tradicionais de blush) eu passo com vontade no "C" das têmporas, isso deixa a pele com "cara de rica"! Sabe pele bem tratada e bem dormida? Pois é isso que o iluminador te dá.
Quando vou sair ou quero ficar ainda mais "iluminada" uso nos demais lugares indicados, menos na testa, porque a minha já brilha demais por natureza!
Ah! Eu uso SOBRE o blush.
Os líquidos eu uso para misturar na base, como disse antes. Para finalizar prefiro os em creme o pó. Estes são meus prediletos:

1. Cream Colour Base Shell. 2. O intergalaticamente famoso Soft and Gentle. 3. Este foi minha última aquisição, que me inspirou escrever o post: Beuty Powder, Too Chic. 4. Este é para quando eu estou morena: Gold Deposit.

Todos estes são MAC, mas eu tenho e uso de outras marcas, inclusive AMO um que comprei na Bósnia!!!!!! A marca é Farmasi, Turca, paguei uns R$ 10,00 por ele e é LINDO.
Para iluminar não precisa ter o nome "iluminador", basta uma sombra brilhante ou um pó claro! Sabem aquelas sombras soltas, que na década de 80 chamávamos "asa de borboleta", pois dá para usar perfeitamente em dias de festa.

Que tal fazer uma maquiagem luminosa? Vai para frente do espelho e tenta. Não gostou? tenta novamente! Eu aprendi errando, como todo mundo. E vendo muitos vídeos no youtube.

E vocês, gostam de maquiagem?


22 comentários:

  1. Lu, amei o post e fiquei surpresa com esse lado seu, deve ser preconceito, mas a gente sempre acha que mulheres trabalhadoras (com profissões punks + prendadas master = seu caso) não são ligadas em mulherzices. Preciso me policiar.
    Também amo makes, adorei as dicas, porque não sei se vc também acha isso mas os blogs são de meninas muito novas, onde tudo - ainda - fica bem.
    Tenho dificuldade com os produtos em mousse, acho que acumulam nos poros, mas vou adotar a dica de misturar com algum produtinho líquido ou com hidratante.
    Ai nega, se a gente fosse vizinha né?
    Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jane! Eu sou louca por make desde novinha, sempre usei! Sobre os blogs de make eh verdade, normalmente as meninas sao muito novas e se entopem de base e corretivo e tudo fica lindo. Mas qd a idade chega temos q maneirar para nao pesar e ficar ckm cara de mais velhas ainda!

      Excluir
  2. Lu, eu adoro pra não falar que somos obrigadas,li que mulheres após os 40 são proibidas de sair sem se maquear,mas devo confessar que sou apressada e crua ,mas tento,aprendi algumas coisas com seu post,bjão.

    ResponderExcluir
  3. olha sou super distraída, e apesar de usar "maliemali" o batom acho lindo mulheres bem maquiadas, o pst ficou otimo
    bm dia

    ResponderExcluir
  4. Que delícia!!! Vou ver se agora me empolgo e começo usar as trocentas maquiagens que tenho aqui! As bases da Maybeline são o máximo! Baratinhas e ótimas para peles como as nossas! As que uso são exatamente as duas que vc mostrou! Qto ao iluminador, eu tenho um do Boticario que já vem com o pincel, não sei se vc sabe qual é... mas nunca tinha usado pq nem sabia onde passar!!! Posso dizer que sou privilegiada... meu pai tem franquias do Boticario e desde meus 13 anos me refestelo com maquiagens "grátis" rsrsrs... Sorte dele que nunca fui muito chegada no negócio, mas quem sabe agora me transformo e começo dar preju de verdade!!! rs
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Midalia,nooossssaaaaaa, com uma franquia do Boticário à disposição eu faria um estrago! kkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  5. Lu obrigada pelas dicas!
    Uso diariamente, base, corretivo, pó, blush... Mas agora quero sair "iluminada"!
    Vou correr fazer meus investimentos...rsrs
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Lu amei o post, as dicas e também me surpreendi com mais esta sua faceta. Adorei.
    Grata. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, eu não sou de ir no salão, não tenho muito tempo. Então vivo com as unhas por fazer. Dou uma ajeitada no cabelo em casa mesmo. Mas sem maquiagem não dá! Minha pele é muito feia (sou fumante né?), cheia de manchas (peguei muito sol na vida antes da invenção do protetor solar), então adoro me maquiar, não para esconder tudo, passar um reboco, mas para dar uma levantada, uniformizar e tirar o ar cansado.

      Excluir
    2. Maravilha Lu, ainda tenho que aprender muito sobre maquiagem, mas também gosto muito. Você já usou o prime da contém 1g? Se já usou me diga o que achou, em comparação com os que citaste. Eu o adorei. Aquele da Nix não vi nada nele... Beijos

      Excluir
  7. Lu amei o post , vou começar a seguir essas dicas , nossa minha cara e cheia de poros abertos , uso duas vezes por mês mascara de argila depois de uma limpeza que faço em casa, nem sabia que existia produtos de maquiagem para ajudar a diminuir os poros abertos. super legal as dicas .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucimara, e esta máscara adianta? Porque os meus são um horror!

      Excluir
    2. Para mim deu certo uso uma da VitaDerm laranja que eles falam que é verde ,rsrrs.
      Passo semana sim semana não, da uma boa melhorada.
      Como minha pele e oleosa também e os poros delatados minha dermo me disse para retirar com água gelada, então fico trinta minutos com a argila ,e quando vou tirar pego umas pedrinhas de gelo e coloco na água , molho o algodão e vou tirando ...não sei se é seu caso mas não parece que os poros no frio se fecham ou ao menos melhoram .Dizem que quem tem pele assim deve sempre usar algo gelado para melhorar.Tem dia que abro o congelado só para ver se funciona.

      Excluir
  8. Oi querida!!! Amei as dicas!! O prime eu nunca passei, sempre começo na base, vou experimentar!!!
    bjs
    Cimara
    http://divinachitabr.blogspot.com.br/2012/04/sorteio-dia-das-maes.html

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu!
    Gosto muito de maquiagem, mas vou confessar que não tenho muita paciência para ficar passando "trocentos" produtos. Por esse motivo, quase sempre saio de cara limpa =(
    Beijocas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior sou eu. Fui a rainha da cara lavada. Comecei há pouco, timidamente, a me maquiar, depois que algumas pessoas me disseram pela manha, que eu parecia cansada, e se eu estava doente. Entao percebi que estava mais que na hora de comecar (aos 57... rsrsrsrs). Minha descoberta resume-se a um creme hidratante tonalizante, ao velho pozinho básico e a um blush cremoso.Socorro! O que é prime (em alemao), iluminador e todo o resto?? Tenho várias marcas legais por aqui (na Alemanha), mas nao sei por onde comecar. Em todo caso valeu. Obrigada e um abraco.

      Excluir
    2. Maria Cida, na Alemanha você tem acesso a inúmeras marcas à disposição. Tente um líquido ou em creme, os da Benefit são ótimos! Ai, se eu morasse na Europa teria tanta maquiagem!!!!!!!! AMO

      Excluir
  10. Lu,
    Adorei seu post e pretendo testar várias das suas dicas! Pelo que vc disse, sua pele é parecida com a minha: oleosa, com sardas e manchinhas (e nunca fumei... rsrsrss). Não saio de casa sem maquiagem, mas ela se resume a batom, lápis no olho e rímel (às vezes sombra), mas não consigo usar nada como base ou corretivos - todos até agora deixaram minha oleosíssima, então desisti, mas agora, depois dos 35, cada vez sinto mais falta de dar essa "uniformizada" na pele e tb iluminar - nunca tentei iluminador...
    Um beijo e Parabéns pelos seus posts: são sempre um arraso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia, vou ser sincera, eu comprei muita base errada na vida até achar alguma que funcione. E para nosso tipo de pele o primer é ótimo, porque ele faz uma película que impede que a maquiagem derreta tão facilmente. Tem que testar, mas eu acho as da Maybelline ótimas!

      Excluir
  11. Ei lú, AMEI o post as dicas e os milhares de iluminadores #) também sou doente com isso, faz toda diferença né?
    Também amei saber que vocês gosta do blog =)
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis