Google+ minha casa, meu mundo: Ser Professor

26 de julho de 2012

Ser Professor

Que ser professor no Brasil não é fácil todo mundo sabe. O que eu não sabia é que existe um enorme preconceito contra quem escolhe esta profissão, assim, de vontade própria, não porque foi a única opção que sobrou na vida, depois de ter tentado seguir uma profissão, digamos, "de verdade".
Digo isso porque a Tóia resolveu que vai ser professora. Eu sei que tem muito tempo pela frente, ela só tem 16 anos, e que tudo pode mudar. Eu recebi a notícia com alegria, acho uma profissão sofrida, mas bacana e digna, sem falar essencial.
 O que me chocou foi a reação das outras pessoas. Que vão da pena à total desaprovação, poucos são aqueles que a incentivam, pelo contrário, a maioria acha simplesmente uma loucura adolescente ou, pior, uma escolha dos "perdedores".
Como assim? Então ser professor é apenas para "perdedores"? Ser professor não pode ser uma escolha legítima, uma vocação, um verdadeiro desejo?
Entre seus amigos de escola NENHUM vai prestar vestibular para cursos que habilitam ao magistério. A grande maioria vai fazer engenharia, em suas mais diversas modalidades. E como a própria Tóia diz, daqui a dez anos vai ter milhares de engenheiros e nenhum professor! E então, como fica? Ela ri e acredita que então os professores terão que ganhar bem, afinal serão tão poucos!
Não sei qual será o futuro da minha filha, mas eu vou apoiá-la em sua escolha, com muito orgulho aliás, porque não é qualquer um que tem coragem suficiente de escolher esta profissão. E ela não está nem aí com as críticas. Acho isso muito bacana da parte dela.
Hoje ela vai dar a primeira aula da vida. Conseguiu, sozinha, dar aulas particulares de inglês na escola em que ela própria tem aulas. Fiquei super feliz com esta iniciativa, mostra que esta amadurecendo.
Minha filha está ficando adulta.
Eu apoio sua escolha sem restrições e espero apenas que ela seja feliz. Porque as vezes de nada adianta ganhar um caminhão de dinheiro para ser frustrado.
Sobre as condições de trabalho e salários, nem vou comentar, porque é chover no molhado...
Beijos
Lu

30 comentários:

  1. Oi Lu! Acompanho a muito tempo o teu blog (AMO DE PAIXÃO)!Parece que foi ontem que entrei aqui e encontrei um enorme de um texto falando de suas preocupações com a Bea! Muitas pessoas na época disseram que tudo passa; e este post apenas confirma que realmente "tudo" passa e entra nos eixos! Fiquei muito feliz por ela e mais ainda por você, mãe, que como eu (pelo seu jeito) sempre esta preocupada com o futuro dos filhos; mais do que com o próprio! (Obs.:A minha Liane esta com apenas 6 anos)!
    Bjs. E que a Bea se assim quizer e ficar feliz siga em frente com esta profissão que eu, particularmente, acho LINDA!!!!

    Mary Mendes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mary!!!!
      A Bea está ótima na escola, tudo correndo super bem!
      beijos
      Lu

      Excluir
    2. Gosta de VIAJAR ??? Conhece Pessoas que Gostam de VIAJAR ???

      My Travel And Cash você se hospeda em hotéis de luxo no Brasil e no mundo e ainda ganha dinheiro

      Nossa equipe poderá ajudá-lo.

      mytcsim@gmail.com 21-8351-4307 Tim

      www.mytravelandcash.com/akmos

      My Travel And Cash para você conhecer essa empresa fantástica e tomei a liberdade de enviar meus números de telefones e meus canais na internet para que você possa me contatar e agendaremos um encontro e dai podemos te apresentar essa grande CONCEITO Novo de negócios pessoalmente.

      Obrigado !!!

      Excluir
  2. Oi, Lu! Sou professora por opção como a Tóia, ganho bem, tenho casa própria, automóvel, todo conforto, viajo, e pessoas, que conheço, com profissões mais badaladas, não possuem as mesmas coisas que eu. Claro que tudo isso é bobagem frente à satisfação pessoal, mas achei por bem assinalar que nem todo professor é um morto de fome. Conheço engenheiros, advogados e até médicos "perdedores". Vence quem luta para ser competente. Meu grande tesão na vida é estar numa sala de aula: meus alunos são uma alegria - com eles me divirto, aprendo, me renovo. O bom professor, como qualquer outro profissional bem qualificado, sempre será requisitado. Diga para a Tóia que sou sua fã e estarei torcendo pelo seu sucesso.
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MAria,
      Obrigada pelo seu relato, porque isso serve de incentivo! Eu também conheço professores que vivem muitíssimo bem, assim como você, e acredito que tudo é uma questão de ser bom profissional, como vc bem diz!
      O que me impressiona é que existe um preconceito que sequer é velado! É às claras! Um verdadeiro horror.
      Beijos
      Lu

      Excluir
  3. Olá Lu,

    dou-lhe os meus parabéns por apoiar a sua filha. Porque será que hoje em dia as pessoas não sabem apoiar e encentivar ninguém? Como você diz é desmotivação total! Desejo as maiores felicidades para a sua filha e que você lhe dê sempre força para a encorajar nas eventuais dificuldades que possam surgir e que DEUS dê sempre á sua filha luz para que ela seja uma boa professora e que seja feliz na sua caminhada. Beijinhos da Alemanha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida!
      Eu crio minhas filhas para serem felizes, simples assim. Se ela vai enfrentar dificuldades, vamos enfrentar juntas!
      Beijos

      Excluir
  4. É uma profissão tão digna quanto qualquer outra e importantíssima,o que seria de outras profissões se não houvesse um professor!É muito bonita quando se faz por amor,compartilhar o que aprendeu com outras pessoas é doar-se. Agora não é fácil,tem que tomar essa decisão muito consciente das dificuldades existentes.Bjsss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente o que converso com ela. Deixo claras as dificuldades e pondero com as alegrias de fazer aquilo que se quer. Mas acho que ela vai ter oportunidade de se especializar bastante e ter um bom retorno na profissão. Assim espero né?
      Beijos
      Lu

      Excluir
  5. Lu Sou filha ,neta, cunhada de professoras, não segui o magistério mas também dou minhas aulas( pintura) se tua menina tem a metade da tua garra ( eu acredito que sim) ela vai longe. Ela tem razão quanto aos 10 anos pela frente. A faculdade de pedagogia não é bolinho não. Da turma de " perdedores" da minha cunhada (40 no começo e 20 agora no meio)só os bons e fortes sobreviveram. Ela não esta escolhendo o caminho mais facil, ainda mas hoje em dia. Cuide bem dela e apoie sempre,vc terá uma professora em casa, nos não seriamos nada sem eles. Um beijo grande da Eliane.
    Ps. Minha avó criou 10 filhos com salario de professora, nenhum se desvio do caminho certo,
    Minha mãe criou 4 filhos e deu faculdade ( pedagogia) pra 2 noras com salario de professora, então não é dificil só da um pouco mais de trabalho.

    ResponderExcluir
  6. LU,

    Minha mãe é formada em Pedagogia, apesar de fazer muito tempo que não trabalha em sala de aula. Já está perto de se aposentar e fez o curso depois de ter concluído Administração de Empresas. HOje, trabalha com a parte de secretaria, mas eu sempre notei que era o que ela gostava de fazer. Trabalhar com educação não é fácil, realmente é coisa pra quem tem vocação, pelos motivos que você enumerou no post. Mas, eu estava lendo essa semana mesmo, e nem me lembro quem foi o autor, se eu não me engano, foi Confúsio, que disse que "quem escolhe como profissão o que gosta de fazer não terá que trabalhar nunca"... ou seja, quem escolhe a profissão que ama, vai estar sempre se divertindo, não tem que trabalhar por pressão ou porque está ganhando um bom dinheiro, mesmo que possa também ganhar um bom dinheiro por isso. Então, eu desejo que sua filha possa ser muito feliz sendo professora, pois conheço muita gente que ganha rios de dinheiros que não é nenhum pouco feliz.
    Beijão pra vocês, querida! Seu blog é lindo e sempre venho aqui!Drica.

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu,
    Estive em sala de aula desde 1985 até 2 anos atrás - saí por motivos de saúde.Tenho apartamento,já tive carro - não gosto de dirigir;me mantenho com salário de um cargo.Me realizei,enquanto deu,fiz o melhor que consegui.E sou do tempo do Magistério;na faculdade fiz História,mas sempre trabalhei com Educação Infantil.A única coisa que diria a sua filha é procurar pelo melhor,sempre.Só a pedagogia é limitante - ela vai perceber sozinha.Mas fico orgulhosa por ela.Quando a pessoa faz o que tem vontade,faz bem.Muita luz pro caminho dela e muita força,bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu,
    Adorei ler o teu relato. Parabéns por apoiar sua filha! Torço para que ela tenha muito sucesso.
    Minha filha (tem 8 anos) um dia me perguntou se poderia escolher a profissão que quisesse. Respondí que sim e que para ser bem sucedida em qualquer profissão é necessáro estudar sempre e se dedicar.
    Existem professores muito bem sucedidos e que são autoridades em alguns assuntos. O sucesso não está na profissão escolhida e sim na dedicação, na criatividade, na iniciativa, na garra.
    Sua filha está demonstrando maturidade e iniciativa. Isso é maravilhoso pois muitos da idade dela não estão nem aí para o futuro. Ela merece todo incentivo e apoio.

    Sucesso para sua menina!
    Bjs,

    ResponderExcluir
  9. Oi, Lu,
    Sou professora há 32 anos e continuo a trabalhar e olha que nem queria ser professora, apesar de dar aula em casa desde os 12 anos. Éramos muito pobres, faltava até o que comer, tinha terminado o ginásio com bolsa de estudos e não tinha condição de pagar.Minha saudosa mãe foi pedir uma vaga ao prefeito e ele disse : " sua filha vai ser professora, filho de pobre tem que ter profissão". No primeiro ano Normal já fui contratada pela Prefeitura de Nova Iguaçu e não parei até hoje. Com sacrifício, fiz Faculdade de Letras, fui a primeira da família a fazer, muitas noites em claro,vários trens quebrados e sem hora para chegar, mas continuei firme e passei em vários concursos.Hoje , tenho uma vida da qual não posso reclamar. Tenho casa própria, carro vendi , pois não tenho muito saco para dirigir, viajo e estou até pensando em investir em outro imóvel. Eu sempre digo que as pessoas tem que ter " tesão pelo que fazem" e como diz Confúncio será um prazer.Diga isso a sua filha e que ela seja feliz, como sou quando encontro meus "vários filhos" por aí. Um beijão para sua filha.
    Vera

    ResponderExcluir
  10. Lu,
    o importante é ser feliz...
    o importante é ser bom profissional!!!
    Vemos médicos medíocres, vemos advogados..idem...
    vemos engenheiros que não sabem calcular....
    Considero a profissão professor muito digna,
    basta saber ser...basta ter paixão...
    Sobre o salário, todas as profissões tem altos e baixos...
    Cá em Portugal um serralheiro ( metalúrgico) está ganhando mais do
    um advogado ou engenheiro....
    é a mudança dos tempos....

    abraços e felicidades para a sua filha..,
    com muita saúde

    de MF

    ResponderExcluir
  11. Olá Lu,
    Li o seu post e adorei suas colocações, acho que assim devem agir as mães...sempre desejando a felicidade dos filhos.
    Sou professora, formada em matemática... fiz a graduação, pós-graduação e tenho muito orgulho da minha profissão. Nela sempre dou o melhor para meus alunos, costumo dizer que nós professores vamos plantando sementinhas pelo caminho e mais adiante podemos ver os frutos. Não existe maior gratificação do que ver o seu aluno passando no vestibular ou ser convidada para sua formatura... nessa hora eu vejo que tudo vale a pena. Sofremos sim com salários pequenos, atrasados, sem material escolar, com escolas precárias... mas faço o que amo.
    Desejo tudo de bom para sua filha e tenho certeza que será uma excelente professora...
    bjs e luz

    ResponderExcluir
  12. OI LU, PARABÉNS PARA SUA FILHA,ESCOLHEU UMA PROFISSÃO DE GRANDES,PORQUE POR TRÁS DE UM GRANDE PROFISSIONAL,TENHA CERTEZA QUE TEVE UM PROFESSOR.BEIJOS!!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Lu, tudo bem?
    Diga a Tóia, que também a apoio.É uma maneira de dizer " Brasil! não desistimos de você!!
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Lu , realmente a vida dos professores não é nada fácil.
    Tenho 2 irmãs que são professoras de Português e trabalham igual a umas camelas, tenho também 1 sobrinho prof, Letras
    01 sobrinha de artes plásticas,1 sobrinha e cunhada pedagoga,, enfim minha familia se baseia em professores.
    Mas também tem seu lado bom tenho um sobrinho que dá aulas em universidades e ganha super bem..
    e outra sobrinha que estava fazendo Turismo mudou o curso para Letras., acho que estamos voltando a época em que todos queriam ser professores lembra?
    Aliás é uma profissão super digna, mas é pouco valorizada. E dai.... sou prof. sim......porquÊ !!!!!!!!!!!!
    Bjos.;

    ResponderExcluir
  15. Oi Lú!!! Eu sou formada em letras e pedagogia, e desenho Industrial, fiz Mestrado em Literatura na USP, mas acabei parando de lecionar, para ficar com o filhote em casa, pois quando ele nasceu eu já não era tão nova!!! Acho que se ela se dedicar, tem um bom futuro, sim , meu marido também é professor fez engenharia, mas é professor universitário. O caminho é este para quem quer o magistério, ir se especializando com , mestrado, doutorado,etc... de preferência em escolas conceituadas, e caminhar para a área de pesquisadora em universidades!! Conversa com ela sobre isto!!! É muita dedicação na área dos estudos , mas tem um bom retorno, congressos no exterior e no Brasil, e muito aprendizado!!
    bjs
    Cimara
    Sorteio no blog:
    http://divinachitabr.blogspot.com.br/2012/07/sorteio-divina-chita-brasil-nossa.html#.UBJ7e7Se55p

    ResponderExcluir
  16. Oi Lu, vc me deixou bastante emocionada com seu texto.Sou professora a quatorze anos, tenho uma filha bem jovenzinha que já professora também e me sinto muito feliz.Muito obrigado pelo reconhecimento.Diga a sua filhota, que ser professor é ser grandioso, é poder olhar para o horizonte e ter a certeza de que vc deixou sua marca pessoal em cada criatura que cruzou seu caminho.Muito sucesso para minha nobre colega de profissão.Que ela seja bem vinda ao palco do magistério com devotamento.Bjos

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde Lu Ramos,muito obrigada pelo seu texto,já havia visto que sua filha queria seguir essa profissão...sou professora há vinte seis anos...amo muito essa minha escolha,pena que outras pessoas não pensam como ela ,que tb tem razão,como será as profissões do futuro ,sem professores não haverá medicos,jornalistas ,enfermeiros e engenheiros, não somos valorizados nesse pais...mas não existe valorização maior de que encontrar um ex aluno formado e ele nos agradecer pela pessoa que é.

    ResponderExcluir
  18. Oi Lu!!
    Que legal o tema de hoje, li seu texto e todos os comentários acima. Conhece este preconceito bem de perto. Sou professora, filha de professora e esposa de professor, além dos cunhados. Mas tem a parte bonita, importante, como o pessoal falou e o lado difícil, como em todas as profissões. Sou professora universitária, que onde gosto de atuar, mas conhece bem a realidade das escolas públicas. Muitos dos licenciados trabalham nestas escolas e, as escolas estão assumindo diversos papéis, como a educação das crianças e adolescentes, precisam trabalhar a diversidade racial e sexual, educar culturalmente, dentre tantas outras atividades. Sendo assim, sobra pouco tempo para a ciência em si, o saber científico... Agora, pelo que soube, o governo quer que os professores eduquem os alunos financeiramente, para combater o endividamento da sociedade. Pois bem, agora já não somos mais chamados professores e sim educadores e isso para mim é o mais difícil...
    Ah, economicamente nem é tão ruim assim, especialmente para quem faz mestrado e doutorado, como nós aqui em casa.
    Abraços e boa sorte.

    ResponderExcluir
  19. Oi!

    Conheço muito bem este assunto. Nos meus 21 anos tinha vergonha em dizer que era professora. Depois passou, assumi. Hoje estou aposentada, depois de 27 anos de magistério estadual. O dinheiro é pouco, mas se vive. Não dá para luxos, carro zero, etc. A não ser que case com alguém que ganhe bem, o que não foi o meu caso. Sempre me virei.
    Dinheiro para mestrado ou doutorado nunca tive, apesar de sempre namorar este assunto. Hoje está mais fácil, tem mais incentivos por parte do governo com bolsas de estudo e financiamentos.
    O que mais me realiza é qdo encontro alunos que vem me agradecer e tb estão seguindo a profissão.

    Bjos.
    Silésia

    ResponderExcluir
  20. AdMIRÁVEL E SÁBIA ESCOLHA, AQUI EM CASA ESCOLHEMOS SER "PROFESSOR", EU E MEU ESPOSO.
    TEMOS UM SALÁRIO RAZOÁVEL MAS NUNCA NOS ARREPENDEMOS DA NOSSA ABENÇOADA PROFISSÃO. PARABÉNS TÓIA VOCÊ É UMA MENINA DE OPINIÃO PRÓPRIA, E SER PROFESSOR É PARA OS FORTES.

    ResponderExcluir
  21. Lu,
    parabens por apoiar sua filha em suas decisões.
    Mais importante que saber se a profissão escolhida é aquela que trará mais lucros financeiros é saber se sua filha estará feliz, fazendo o que gosta.
    Vemos nos comentários acima que existem opiniões diferentes sobre a profissão professor, no que diz respeito retorno financeiro.
    O que é muito para uma pessoa pra outra pode ser pouco demais, então, a chave é que sua menina esteja, de verdade, feliz.
    Grande abraço....
    Não tem dinheiro que pague isso, não é mesmo?
    Parabéns pela postura sensata que tem ao lidar com este assunto tão importante, afinal é o futuro de

    ResponderExcluir
  22. Parabéns para sua filha, parabéns para você.
    ...pois ela vai ser uma ótima professora. E todo mundo que é bom, tem retorno.
    ...de uma pró de artes,
    Daniela.

    ResponderExcluir
  23. Oi Lu,
    Acima de tudo é preciso amar a profissão que escolhemos. Infelizmente o pouco prestígio e valorização social que a educação enfrenta no país nos faz ver essas reações absurdas. Sem educação não se constrói uma nação e nem justiça social. Paulo Freire já dizia: "A educação é essencialmente um ato político." Parabéns a sua filha por escolher comprometer-se com a construção de um mundo melhor.
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Olha, parabéns a você pela filha que está crescendo e a sua filha pela coragem de escolher esta profissão, que é linda e poucos dão valor.
    Minha irmã é Pedagoga por paixão e dá aula nas escolas públicas aqui em Brasília. Às vezes ela gasta muito do próprio salário para poder dar aulas em melhores condições, mas vejo que nada paga a felicidade que ela tem de estar em sala de aula e contribuir para a formação de tantas crianças.
    Se houvesse mais professores apaixonados pela profissão dessa forma, professores por escolha e não por conveniência, garanto que teríamos ótimas escolas e ótimos salários.
    Enfim, vamos confiar no futuro e ter esperança que mais pessoas terão a consciência de sua filhinha.
    Um grande abraço!
    Clarice

    ResponderExcluir
  25. Olá Lu,
    Estou arrepiada com o post, sou licenciada em história e sei muito bem pelo que sua filha vai passar. Eu fazia economia, mas não gostava, foi então que me achei no curso de história. A pergunta mais comum que ouvi foi: Vc quer lecionar mesmo? Eu respondia confiante: - Estou cursando licenciatura e quero ser professora. O salário inicial não é bom, mas temos outras possibilidades, como fazer pós e tentar a carreira de professor universitário que paga um pouco melhor.
    Parabéns por sua filha e por sua postura de incentivá-la a fazer o que quer e não o que a "sociedade" entende como uma carreira de sucesso. Nada como fazer o que gosta para se sentir plena e realizada.
    Cida

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis