Google+ minha casa, meu mundo: Conversando a Gente se Entende...

19 de outubro de 2012

Conversando a Gente se Entende...

Postado por Lu Ramos

Pois ontem eu conversei com a Norma, que edita a página Jeito Especial (aquela dos meus posts)... e resolvemos colocar uma pedra neste assunto, que tomou uma proporção que eu jamais poderia imaginar alcançar. Esta discussão estava realmente me fazendo mal, muito mal...

Eu tomei a iniciativa de falar com ela porque, como já tinha relatado no post de quarta, o problema todo surgiu por conta de algumas das seguidoras da página que me atacaram duramente, para dizer o mínimo. Eu não queria continuar um bate boca ofensivo e sem sentido, o que eu queria era fazê-la compreender o que estava acontecendo. Por isso decidi conversar e acertei ao fazer isso. A conversa foi ótima e me tirou uma tonelada das costas, garanto que acordei bem melhor hoje do que ontem.

Nos desculpamos por todos os excessos que cometemos e bora tocar a vida, acho que deste episódio ambas tiraremos boas lições.

Lógico que ainda estou sendo xingada por um monte de  gente, que realmente acredita que eu estou completamente errada... mas nem quero pensar neste assunto... se as pessoas escolhem a ignorância o que eu posso fazer?

Uma coisa que achei bacana e repasso aqui é que ela expressamente pediu desculpas a todas as leitoras do blog que ela tenha ofendido no calor da discussão. Deixo este pedido registrado porque a discussão tomou um rumo péssimo e sobrou ofensas de ambos os lados...

De qualquer forma, acredito que deveríamos discutir com mais seriedade o recorrente problema das cópias no mundinho do artesanato, deveríamos fazer uma campanha séria de esclarecimento sobre o que é plágio e como evitá-lo.

Mas enfim, estou contente em ter encontrado uma solução para este problema que realmente estava me incomodando.

Conversando a gente se entende... é verdade.

27 comentários:

  1. Com certeza é ima questão bem séria..eu tb fico com a pluga atrás da orelha om essa questão..Beijus e que bom que tudo deu certo, nada como uma boa conversa né?

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, e cá pra nós não tem nada melhor nesta que viver em paz não é mesmo? Fico feliz por vcs duas. Que isso sirva de lição para todas nós. Tanto de como não fazer e de como devemos ser humanos inteligentes para nos desculparmos. Um beijo, Lila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lila,
      Eu sou super briguenta, mas acho que a velhice tá acalmando meus ânimos...
      tô preferindo viver em paz

      Excluir
  3. Oi Lu,
    Que bom que o bom senso prevaleceu! Fiquei acompanhando o caso e a cada momento a situação estava piorando... Mas, vc é uma pessoa ponderada e tomou a iniciativa correta: conversar e acertar.
    Quanto ao fato dos direitos autorais, penso ser um ótima ideia dar umas orientações, pois nem todos os usuários tem noção da gravidade do assunto. Um beijo e um maravilhoso fds!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra,
      a coisa toda tomou um caminho que ou eu conversava ou ia na Delegacia...
      resolvi conversar

      Excluir
  4. A maioria das pessoas não faz isso por mal e sim por puro desconhecimento. Eu sou da opinião que é necessário alertar, mas é um assunto bem controverso. Eu não tenho sangue tão quente qto o seu, mas eu entendo porque meu marido tem. rsrs. Não cheguei a ver a página dela, vou dar uma espiada. Ainda bem que vocês ficaram de bem. Pior mesmo são as pessoas bem esclarecidas que copiam projetos alheios e fazem uso comercial deles, como os da Tilda por exemplo. Agora mesmo acabei de ver clones de um famoso gatinho de uma crafter brasileira(eu tenho um original dela). Acho que as pessoas compram o boneco, desmancham e copiam. (e vendem mais barato). É muita cara de pau. bjs

    ResponderExcluir
  5. Complementando, quanto aos projetos da Tilda, estou falando de pessoas que xerocam os projetos e vendem, inclusive em feiras de patchwork.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Amélia,
      Isso é uma praga! E os projetos da Art to Heart?
      Eu também vi os gatinhos que vc tá falando e fiquei chocada!
      Mas se não me engano os livros da Tilda dizem que os moldes não são para reprodução comercial...
      não tenho certeza, vou conferir, o problema é que o meu é numa língua desgraçada!

      Excluir
  6. É isso Lu, quase todos os livros importados de patchwork tem essa observação qt a reprodução para fins comerciais. E o pior é que se bobear eu até já comprei algum projeto ilegal em feiras de patchwork, porque obviamente não conheço todos, embora tenha dezenas de livros. No caso da Tilda a gente sabe, porque a boneca é tri famosa, mas no geral costumo acreditar na boa fé das pessoas, embora hoje em dia eu seja bem mais desconfiada, também pudera, cinquentinha no ano que vem, 5 anos de blog e muitas feiras visitadas...antes eu nem desconfiava dessa realidade, agora já não posso alegar ignorância, mas quem está começando agora talvez nem desconfie disso tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guria, eu fico horrorizada nestas feiras, fui apenas em dúvida e o que vi de cópias descaradas sendo vendidos como produção original! absurdo!
      Acho que tantos anos de janela, eu também já estou com cinco de blogueira e uns dez de leitora de blogs, nós dá mais noção do que está acontecendo de errado, do que pode ou não ser feito...
      Mas a situação do artesanato é calamitosa!

      Excluir
  7. Lú,como você mesma disse:"bora tocar a vida",então nem vou me estender muito no assunto.Mas só quero deixar aqui meus parabéns por tua iniciativa em procurá-la para que vocês pudessem virar esta página e desatar este nó que estava te incomodando.Atitude nobre da tua parte.
    Beijinhos e que você tenha um final de semana iluminado!

    ResponderExcluir
  8. Lú, eu fiz um comentário, mas acho que não me fiz entender, então só para complementar, não sou a favor de roubo, de espécie alguma, e sempre que possível coloco a fonte das fotos que coloco no meu blog, mesmo porque fica impossível saber a autoria depois dela rodar na internet, mas o que não faço meeeesmo é colocar uma foto e dizer que é minha, isso acho muita falta de educação, muitas vezes as pessoas copiam sem maldade, copiam porque gostaram né? eu por exemplo não me incomodaria se alguém colocassem uma foto tirada por mim, mas essa é a minha opinião e respeito a sua. Beijos, boa sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosicler,
      Desculpe se não te compreendi, aquele dia eu estava completamente na defensiva, tal o número de comentários me atacando..
      Liga não, bora tocar a vida... vamos começar de novo?
      Seja bem vinda aqui na minha casa!
      Beijo
      Lu

      Excluir
  9. Lu, que bom que voces conversaram. No calor do momento é muito fácil dizer algo que possamos nos arrepender depois né? Não ligue para as que preferem o caminho da ignorancia, sempre vai haver pessoas assim, com mente pequena e quadrada, que dificilmente vão evoluir...
    O seu post estava corretissimo e acho mesmo que esse tema deveria ser mais discutido, porque tenho muitas e muitas amigas sofrendo com o roubo de fotos.
    Beijos pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leila,
      roubo de fotos é uma praga! As pessoas realmente acreditam que se está no google não é de ninguém!
      Beijos

      Excluir
  10. Lu,
    entendo você perfeitamente...
    Esse tipo e episódio tem o dom de nos tirar o sono,
    a tranquilidade....
    Felicidades para as duas

    MF

    ResponderExcluir
  11. eu também aprendi com esse episódio, adorei todos os seus esclarecimentos. E bola pra frente...cópia sem crédito, não!
    beijo,

    ResponderExcluir
  12. oi, Lu.
    Acompanho seu blog há algum tempo e adoro!
    Já fiz muitas coisas que vi no seu blog e coloco no meu mas sempre com o link.
    Muitas vezes fazemos as coisas por ignorância mas sem maldade, eu acredito nisso.
    Mas adorei que a paz tenha voltado a reinar afinal a blogosfera é um lugar tão bacana pra gente trocar o tempo todo, né?
    Um abraço,
    Angela

    ResponderExcluir
  13. Oi Luciane, confesso que fiquei decepcionada com você pelo rumo que as coisas tomaram ... esta sim é uma atitude que acho muito sensata. Sou seguidora das duas e gosto dos dois blogs, cada um do seu jeito, abraços,
    Edir.

    ResponderExcluir
  14. Olá! Menina, fiquei sabendo do bafon como vc disse no outro post que acabei de ler agora...e sei bem o que vc passou!
    No começo deste ano copiaram o meu post todinho tb...inteirinho de A até Z e fiquei muito chateada, ainda mais porque uso muitas fotos de meus filhos e pessoais no Blog. Então pedi ao meu cunhado para bloquear o botão direito do mouse que ele sabia como fazer...e assim melhorou um pouco. Mas as pessoas não gostam de pedir, elas já vão pegando, hehe! Que coisa!
    Que bom que tudo terminou bem e vcs conversaram...
    Beijos e te desejo um ótimo domingo!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  15. Pena que seu marido Leonardo Régnier, me atacou com mensagem ofensiva pelo face só porque opinei nesse fato( entre jeito especial e vc)eu opinei no face dela... Lastimável.

    ResponderExcluir
  16. Pena que seu marido Leonardo Régnier, me atacou com mensagem ofensiva pelo face só porque opinei nesse fato( entre jeito especial e vc)eu opinei no face dela... Lastimável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiana Lins,
      Houveram ofensas de todos os lados... O Leonardo já te pediu desculpas e eu também peço.
      Vamos colocar uma pedra sobre este assunto.
      Um abraço
      Luciane

      Excluir
  17. Respostas
    1. Obrigada Tatiana!
      Fique à vontade e seja sempre bem vinda!

      Excluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis