Google+ minha casa, meu mundo: Filhos Adolescentes, Descubra a Vida Selvagem

31 de outubro de 2012

Filhos Adolescentes, Descubra a Vida Selvagem

Postado por Lu Ramos

Eu tenho 3 em casa... A Tóia e meus enteados Iago e Bernardo...
E falo de cadeira, só conhecemos as verdadeiras dificuldades de criar filhos quando eles chegam na adolescência, até lá tudo são flores, riso e diversão. Nossa maior preocupação são as doenças típicas da infância e olhe lá. Depois... bem, depois... só que já passou por isso sabe dizer.
Todos nós sabemos que a criança ao chegar na puberdade passa por profundas alterações hormonais que evidentemente afetam todos os campos de sua vida, a menininha fofa e educada passa a ter ataques de fúria, o menino estudioso simplesmente não quer mais saber da escola e por aí vai!
Estas mudanças de comportamento, que são profundas, afetam toda a vida familiar...e olha é difícil de aguentar! Meu Deus como é difícil. Ainda mais para mim, que sou controladora e quero tudo exatamente do meu jeito... Eu sofro! Imagino eles.
Mas tudo passa, tudo na vida passa, não é mesmo?
De outro lado, não sei se existe período mais bonito da vida. Eu adoro vê-los crescendo e firmando suas próprias personalidades, demonstrando suas aptidões, seu caráter, seus valores.
É interessante ver as sementes que plantamos dando frutos, porque se engana quem acha que podemos "educar" um adolescente! Doce ilusão. Ele é exatamente aquilo que moldamos durante a infância, se não aprendeu até os 14 anos, esqueça! Depois disso é só ir toureando para não fazer cagada, e eles fazem aos montes.
Eu me incomodo, eu me irrito, eu grito, eu xingo, mas eu adoro.
Me encanta vê-los descobrir a vida adulta aos poucos, assumindo pequenas responsabilidades, tomando pequenas decisões, ou gigantescas, como no vestibular. Me encanta ver este caminho de amadurecimento. Adoro acompanhar os namoros, os começos, os fins, o sofrimento desmedido... até que descobrem que o primeiro amor não é o último! Tudo isso é tão encantador!
Só que este caminho poderia ter menos espinhos, não é? Poderia ser mais linear, mais tranquilo e amável. Então seria perfeito. Mas a realidade é bem diferente, melhor tomar doses cavalares de paciência. Coisa que nem sempre tenho.
Eu tento ser a melhor mãe que eu posso ser, mais eu não posso fazer, está além do meu alcance. Se estou fazendo o certo? Nenhuma mãe faz o certo, faz o que pode, dentro de suas próprias limitações. E assim vamos seguindo, entre um grito e uma crise de choro todos seguimos em frente.
Seria engraçado se não fosse tão estressante!
E você, como lida com seus filhos adolescentes?
Um beijo
Lu

15 comentários:

  1. Ai, eu não devia ter lido isto... haha! é que eu ainda estou na fase dos risos e birrinhas... nem quero pensar na adolescencia... até me doi :P

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu! É tão mais fácil quando são pequenos, que nos procuram pra tudo, não fazem nada sem nós...Acho que crescer dói neles e em nós. Neles porque se acham donos da sua vida, aptos por tomar decisões que mais tarde descobrem que erraram, mas não gostam de ouvir conselhos dos pais, qualquer um pode falar mas os pais não. Em nós porque descobrimos que a redoma de proteção que criamos enquanto pequenos, protegendo-os dos perigos se quebra quando chega a adolescência e nós nos sentimos tão inúteis, chegamos a pensar que erramos em algum momento. Mas é essa bendita fase, que como você disse uma hora passa...demora um pouquinho, mas passa.
    Acho que em toda casa é igual, só temos que ter paciência(coisa que é difícil às vezes rsrsrs) para lidar com eles. Tenho duas adolescentes e o menor disse que já é pré-adolescente rsrsr. Mas é um prazer ser mãe, não trocaria por nada!
    Uma quarta linda!
    Beijoooo! LU!

    ResponderExcluir
  3. Não tenho filhos, mas imagino como deve ser complicado cada fase que passa.
    Bjss bom dia!

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu, tb estou nessa fase aqui em casa, com dois, estou quase enlouquecendo, hehe
    Achei que só eu gritasse , chorasse.
    Meu grande erro é querer que eles aprendam pelas minhas experiências, queria falar que tal coisa é assim ou assado e eles acreditassem sem que eles tivessem que provar das tais coisas que não vão funcionar. To tentando parar com isso.
    Estamos juntas.
    BEijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu,
    Todas as fases são maravilhosas, mas, a adolescência eme especial eu digo que é quando deus forja nosso caráter de mãe com paciência, domínio próprio, mansidão e principalmente longanimidade...ufa!
    Aqui vivi uma situação singular, quando meus filhotes estavam 19 anos(menino) e 16 anos(menina) eis que engravidei, pensem numa reviravolta, minha cabeça a mil...como conciliar tudo? Trabalhando dia inteiro fora e agora?? Os filhos foram uma benção, na minha casa um renovo, eles nem queriam mais sair pra curtir o mano e traziam os amigos pra casa, muito bom! Se me peguntarem qual o conselho sobre ter filho temporão eu digo: é uma maravilha não há síndrome do ninho vazio! Hoje os mais velhos estão casados, mas, é para nossa casa que eles sempre voltam, o aconchego do ninho é aqui, isso é reconfortante e digo meninas deixem os filhos fazerem de suas casas o local de reunião e referência da turma e no futuro vocês colherão bons frutos.
    Beijos,
    Léa Santos
    Belém/Pa

    ResponderExcluir
  6. O meu ainda é criança e eu estou curtindo muito, mas confesso que tenho medo da adolescência!!! Mas também tenho certeza que quando chegar saberei ver a beleza como você!!!
    bjs
    Cimara

    ResponderExcluir
  7. Nossa Lu,como me identifiquei tenho um de 13 ,o outra ainda tem 4.
    É bom, responsável,mas já tem me dado mts canseiras,só escuta o pai,
    canso de falar...haja paciência.Essa sua frase... Eu me incomodo, eu me irrito, eu grito, eu xingo, mas eu adoro.Resume td. Bjs e força pra gene q n é nd fácil rs. Trícia.
    http://delicinh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Parei no divã pois com as gagadas da filha de 19anos amor desamor e voce sendo pau para toda obra e quando voce mais precisava de um carinho ou uma opinião era porta na cara. Dai eu pensava onde eu errei e a Terapeuta me falaou voce não errou em nada voce dá todo o carinho e amor possivel, e isso ela so vai e se chegar a ver lá na vida adulta quando tiveres seus proprios filhos. Então miga varias doses de paciencia e amor para nós kkkk bju

    ResponderExcluir
  9. Oi,LuTive 3 filhas, as duas mais novas foram tranquilas já a mais velha foi como vc falou "toureando" todos os dias.
    Agora todas estão casadas e tô "toureando" com minha neta de 15 anos.
    Minha casa sempre foi cheia de amigos, muitos ainda frequentam minha casa e acabaram ficando meus amigos também, agora a casa tá aberta para os amigos da neta que sempre dormem por aqui depois das festas.
    Realmente temos que exercitar nossa paciência todos os dias e dar muito amor sempre!
    Um abraço, Angela

    ResponderExcluir
  10. Lu, meu filhote ainda tem 10 anos (quase 11) e posso dizer que já sofro um pouquinho qdo penso que logo ele será um adolescente, com todas as suas "peculiaridades", por assim dizer... rsrsr Sofro tb com a ideia de que, sendo nosso único filho, vamos ficar um pouco mais sozinhos, eu e meu marido, e nós curtimos taaaaanto a companhia dele em tudo o que a gente faz!! Mas a vida é assim, não é? com seus ciclos, cada um com seus espinhos mas tb com sua beleza. Espero estar pronta para ambos qdo chegar a hora! :)

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Minha filha está com 9 anos...mas o corpito é de 11! E ensino ela a se portar e amadurecer devagar.
    Em breve ela será adolescente e vamos ver as surpresas!
    Beijos, boas energias e ótimo final de semana!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  12. Rsrssr, Lu passo por uma situação bem parecida.
    Tenho 1 menino de 16 e 1 menina de 14, e eles agora pensam que são "gente", rssr
    Também grito, xingo, falo demais até, confesso, às vezes sou chata, mas é muito bom ver os frutos que plantamos durante todos esses anos amadurecerem.
    Tenha um ótimo final de semana.
    Beijos
    Jack
    www.meucantinhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Lu , tenho 01 filho de 16 anos, um de 23 anos(que ainda se comporta como adolescente)e uma menina de 10. Não é fácil ainda bem que estamos todas falando a mesma lingua e não estou sozinha nesse barco rsrsrs, pq parece que nas outras famílias tudo é melhor... Choro, grito, fico angustiada, e pior de tudo me culpo muito(onde errei),fico feliz com o que a terapeuta falou p amiga aí de cima que a culpa não é dela(nem minha rsrsr)isso me consola bastante. Uma coisa é certa quando trazemos nossos filhos e seus amigos para o aconchego da nossa casa temos mais controle da situação e podemos ficar um pouco mais com eles, dá trabalho, dá! mas faz parte, se Deus quiser conseguiremos sair dessa bem, um pouco arranhadas eu diria em alguns casos, mas Deus existe e não nos abandona jamais!!!!
    Força pq estamos juntas!!!
    Abraços,
    Liliane!
    pespontoscoloridos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Eita Lu nem me lembre que ainda irei passar por esta fase, pois parece que ainda estã tão longe... mas fico por aqui só vendo tuas peripécias com a Tóia...
    Olha, eu sempre recebo suas postagens no meu e-mail, isso acontece com meus blogs preferidos mas faz com que eu comente pouco neles também... Hoje eu tinha que vir de qualquer jeito pois gostaria de te convidar pra ir lá no meu blog participar de um sorteio super simples que tá rolando...
    Beijocas

    ResponderExcluir
  15. Amei ler sobre a adolescencia dos seus filhos.
    Resume o que toda mãe sente nesta fase.
    Gostei quando fala que fazemos o nosso melhor.
    E doses de paciencia!!!
    Valeu amiga!
    Me identifiquei com o seu texto e acredito que muitas outras leitoras também.
    Abraços!
    Mônica

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis