Google+ minha casa, meu mundo: Maternidade

26 de fevereiro de 2013

Maternidade

Ontem estava lendo alguns blogs sobre maternidade e me espantei um pouquinho... a maioria das mães anda tão estressada! Qualquer probleminha vira um problemão, qualquer erro vira uma culpa sem fim...
Acho que já estou velha mesmo, porque estou na fase em que descobri que criar filhos é cansativo, as vezes difícil, mas não é um bicho de sete cabeças!
Eu não sou a melhor mãe do mundo, aliás estou SUPER longe disso... e nem vou usar a desculpa do trabalho para justificar minhas falhas... sou como sou, pronto, acabou! Faço o melhor que posso e é o que temos pra hoje...
Acho que eu não sou uma pessoa naturalmente estressada, poucas coisas me tiram da casinha ou me preocupam seriamente. Eu sou estourada, o que é diferente de estressada. Este é meu jeito em tudo, no trabalho, em casa, com as crianças. Então, por vezes, eu não consigo entender, tento mas não consigo, mães a beira de um ataque de nervos por coisas tão pequenas quanto um filho que não come, uma febrinha pequena (quando é baixa, nem remédio dou), um galo na cabeça, um cocô de cor diferente, ou seja estas coisas que acontecem com todas as crianças desde que o mundo é mundo!
O que mais me assusta é a superproteção. Não acho saudável, de verdade. Não é controlando todos os passos do seu filho que você o ajudará a crescer, pelo contrário, quanto mais superprotegido, mais infantil e dependente ele será. E a função primordial de uma mãe é criar o filho para o mundo, não é? Para amadurecer eu acredito que as crianças precisam de um mínimo de liberdade, o que significa que elas quebrarão a cara algumas vezes e vão aprender com os seus erros. Acho bacana que eles saibam que estaremos lá para o que der e vier, ou seja, se acontecer alguma besteira eles poderão contar conosco. Mas não podemos fazer por eles, isso os infantiliza, os torna imaturos e inocentes diante do mundo.
Um bom exemplo disso é deixar os filhos andar de ônibus por aí. Muita gente que eu conheço se apavora só com a palavra ônibus e seguem carregando marmanjos de 17/18 anos para todos os cantos! Como este adolescente vai aprender a se virar se nem mesmo sabe se locomover pela cidade?
Meninas vamos ser mais calmas, menos estressadas, deixar a vida correr com mais naturalidade e bom senso. Vamos deixar as crianças correrem mais soltas, mais livres.
Principalmente, vamos parar de carregar todas as culpas do mundo! Não temos que ser perfeitas, simplesmente porque é impossível. É importante compreender que somos apenas mulheres, cheias de defeitos e limitações.
Vamos ser mais leves e mais felizes? Deixar nossos filhos mais felizes?
Um beijo
Lu

12 comentários:

  1. Concordo em tudo, assino embaixo!!!
    Criar filhos independentes com bom exemplo, para que eles sejam adultos úteis.
    Adorei!!

    ResponderExcluir
  2. Não sou mãe, mas leio vários blogs sobre o assunto. E uma das coisas que me irritam são as famosas receitas de bolo para criar os filhos.

    Sabe aquela mãe que sabe TUDO e se acha no direito de dar pitaco até na vida de quem não conhece?? Esse tipinho está super na moda atualmente. Creio que não existe jeito certo, cada um sabe o que é melhor para suas crias. E não acho legal essas "mães-modelo" de rede social que saem por aí criticando tudo e todas.

    Gostei do seu ponto de vista, acho que os filhos precisam de liberdade, precisam aprender a se virar.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu! Só uma curiosidade a partir do texto. Suas filhas / enteados andam de ônibus?? (Eu acho isso o ideal, mas como não tenho filhos não sei se conseguiria.) Ah, adorei o texto.
    Abraços
    Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só a Bea que não, porque ainda é pequena. Os outros sim! tem que aprender a se virar!

      Excluir
  4. oi Lú, é isso mesmo. Tenho dois pimpolhos, um menino de 10 e uma menina de 8. É um dia após o outro que vamos aprendendo. Muitas coisas que antes eu não deixava, hoje já penso diferente.
    Não dá para ser perfeita. Aprendemos com os filhos e eles conosco!
    Vivemos em constantes metamorfoses!!

    beijos

    ResponderExcluir
  5. É mesmo essa a minha filosofia ;)...bjokitas

    ResponderExcluir
  6. Mesmo que eu não seja mãe apoio e entendo bem o que vc postou.Tenho irmã,amigas mães...
    E a gente ve bem isso.Eu com 8 anos ja andava de onibus pra escola.Talvez muito cedo mas nunca me aconteceu nada e quando peguei o onibus errado voltei pra casa.Então mães criem pro mundo por favor!
    Adorei o post.Bj

    ResponderExcluir
  7. Lu, tudo aqui é uma inspiração!!
    adorei já estou por aqui e vou te colocar lá no meu blog!
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Adoreeeiii!!!! Concordo com você em tudo. MAS, sobre o estresse, acho que vc não visitou meu blog para tirar essa conclusão, não, rsrsrsrs...
    Vai dar uma olhadinha no que eu andei aprontando.

    Beijocas

    Ana Cristina
    eucomosquatro.blogspot.com
    facebook.com/eucomos4

    ResponderExcluir
  9. Exatamente o que eu penso, tirando o fato de vc ser estourada, parece que estava me descrevendo como mãe :)
    Bjos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis