Google+ minha casa, meu mundo: Organizando a Geladeira

8 de março de 2013

Organizando a Geladeira


Na cozinha não tem maior foco de bagunça do que a geladeira! A minha tem dias que só por Deus!
Mas é preciso tentar organizar. Não apenas porque geladeira bagunçada e com comida velha tem cheiro ruim. Mas porque quando a bagunça é grande simplesmente não conseguimos ver todos os alimentos que armazenamos e eles acabam estragando antes de consumí-los. Quantas vezes você já não jogou fora presuntos rançosos e iogurtes vencidos? Argh... eu faço isso sempre!
E quando jogamos comida fora, além das questões morais, perdemos dinheiro, muito dinheiro.

Então vamos manter a geladeira organizada?

1. Vamos começar limpando!
Tire tudo de dentro de sua geladeira, verifique as datas de validade e jogue fora tudo o que estiver vencido ou com cara/cheiro estranho.
Tire as prateleiras e gavetas. Lave tudo com água e detergente. Depois passe um pano com água e vinagre para tirar o cheiro.
A geladeira deve ser limpa a cada duas semanas pelo menos!

2.  Depois, faça uma lista de compras! Compre apenas aquilo que realmente precisa e realmente vai consumir. Este é o primeiro passo para evitar o desperdício. 

3. Vamos organizar.
As geladeiras mais modernas são cheias de gavetas e compartimentos com diferentes temperaturas ideais para cada tipo de alimento, portanto leia o manual de instrução para guardar tudo no lugar certo. 
Não adianta abarrotar sua geladeira, porque daí ela não vai gelar, o ar precisa circular entre os alimentos, para isso é preciso espaço.


A melhor forma de guardar os alimentos é em potes de vidro ou plástico com tampa, todos quadrados ou retangulares, para facilitar o armazenamento. Outra idéia boa é usar pequenas cestinhas para guardar frutas e verduras.


Na primeira prateleira devemos guardar o que usamos mais e também o que é mais perecível, como leite, manteiga, igurte.
Na segunda prateleira devemos guardar doces, guloseimas e as sobras de comida e ovos (que jamais devem ficar na porta). Nesta prateleira devem ficar os alimentos que estão descongelando.

(eu uso este tipo de bandeja para geléias e temperos)

Na terceira prateleira ficam as frutas cortadas e higienizadas, pães e tudo aquilo que não precise de muita refrigeração.
Na gaveta de baixo as frutas e verduras inteiras e com casca.
Na porta, as bebidas e os condimentos, como maionese, catchup...

Lembre sempre de nunca guardar nada dentro de latas! Elas oxidam e estragam o alimento. Abriu, soubrou? Guarde em potes fechados. Nenhum alimento deve ser guardado sem proteção, seja em potes ou envoltos em plástico filme.

4. E não se esqueça de uma vez por semana fazer uma boa limpa nos produtos vencidos, liberando espaço e evitando cheiros suspeitos!







3 comentários:

  1. Ótima proposta para um fim de semana chuvoso ...estou mesmo a precisar de dar uma volta à minha geladeira...Obrigada pela ideia e pelas dicas|

    Maria

    ResponderExcluir
  2. Olá minha querida!

    Vim parabenizar você pelo dia da mulher e desejar que tenha um excelente final de semana!

    "Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. "
    Provérbios 31:10

    Vanessa

    ResponderExcluir
  3. Ah, gostei muito!!! Vou até compartilhar. É muito bom dar estas dicas!
    Beijo.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis