Google+ minha casa, meu mundo: Acabe com a bagunça - Armário

28 de setembro de 2008

Acabe com a bagunça - Armário


E vamos à terceira lição da imperdível série "como acabar com a bagunça", e hoje vamos deixar em ordem o grande buraco negro de sua casa: o seu armário!!!!
Um armário abarrotado e sem qualquer ordem faz você perder tempo ao se arrumar e, pior, sair de casa sempre com a mesma roupa porque não tem tempo de procurar aquela saia linda que comprou e nunca mais achou.
Então, mãos à obra!!
Existem várias técnicas de organização de armários.Mas todas elas passam por um primeiro estágio obrigatório: livrar-se da tralha!!! Tema que ja tratamos na 1a lição da série
Pelo-amor-de-Deus, você tem noção de quanta tralha guarda em seus armários? Se não tem, é melhor dar uma olhada honesta...
Preparando:
Tire tudo dos seus armários, tudo mesmo... que é pra não cair na tentação de deixar a arrumação pela metade (não vale dormir na sala enquanto as roupas ocupam sua cama por duas ou três semanas).
Separe:
1. as roupas/sapatos/acessórios que não gosta ou que sairam irremediavelmente de moda (temos vários escondidos, sempre).
2. as roupas que não te servem mais, seja porque engordou ou porque emagreceu. Não caia na tentação de guardar “para quando eu pesar 50 kg”... provavelmente a roupa estará fora de moda e você, certamente, gostaria de se presentear com novas roupas ao atingir seus objetivos! Para isso é preciso ter espaço livre.
3. tudo aquilo que precisa de conserto e avalie se vale a pena mandar arrumar ou se você tem um profissional para fazer isso, e mesmo se vai ter tempo e paciência para levar à costureira ou sapataria (se não fez até hoje, provavelmente não fará mais). Se as respostas forem não, separe.
4. a não ser que você tenha um closet digno de uma rainha, é preciso separar as roupas de inverno e de verão, deixando a mostra apenas aquelas que usamos na estação. Chegando o verão, é hora de empacotar as blusas de lã, ceroulas, casacos pesados, etc... Se você tiver um maleiro em seu armário, guarde tudo lá, de preferência bem empacotado em sacos de TNT ou plástico (existem ótimas opções em lojas de deparatamento ou utilidades domésticas)
Experimente:
Agora experimente o que sobrou e olhe-se com honestidade no espelho, de preferência de corpo inteiro. Para isso é bom ter uma amiga sincera ao seu lado. Olhe de frente, de costas, de lado. E com honestidade decida se a roupa lhe cai bem e se você ainda vão usá-la. Ouça sua melhor amiga ou sua consciência e separe tudo que não passar no teste.
Se desfaça do que não usa mais:
Divida as roupas separadas em caixas: consertos, doações e vendas. Limite-se às doações se não tem tempo ou paciência de procurar um brexó ou organizar um bazar. Mas sempre é possível levantar uma boa quantia com roupas usadas, ou se divertir com as amigas em um bazar de trocas em que cada uma leva o que não quer mais.
Organize:
1. Pronto, agora você já esvaziou seus armários do entulho, é hora de estabelecer critérios de organização, que dependem do espaço disponível, e que te facilitem encontrar suas peças todos os dias de manhã. Para isso não adianta copiar esquemas prontos... pense e invente o seu.
2. Eu gosto de guardar as roupas em cabides, não gosto de dobrá-las. Então as separo por tipo: calças e saias, vestidos longos, vestidos curtos, casacos longos, casacos curtos, conjuntos “de trabalho”, camisas.
3. Dentro destes gêneros, separo por espécie (ex: vestidos de festa, de trabalho, passeio, de praia) e os distribuo nos cabides, uma peça em cada cabide, para não amontoar. Não uso a cor como critério, pois não acho prático (mas o armário fica mais bontito).
4. Penduradas as roupas nos cabides, sobraram as roupas para dobrar e guardar em prateleiras: camisetas, blusas, tops, pijamas, moletons, etc... separe segundo o critério que te parecer mais prático e dobre todas as peças no mesmo tamanho, use um gabarito se for preciso, porque não há nada pior do que uma pilha em que cada camiseta tem uma largura!!!
5. Guardadas as roupas nas prateleiras, sobraram as gavetas: roupas íntimas, meias, biquínis, etc... para organizar estas miudezas existem divórias ótimas, parecidas com ninhos, que acomodam bem as peças pequenas.
Mas lembre-se: sutiãs de bojo não devem ser dobrados; meias não devem ser viradas do avesso para formar bolinhas (arrebenta o elástico)... Cuide bem de sua roupa íntima e ela terá uma vida útil muito maior!!!
Olhe seu armário, ele certamente está muito mais bonito e prático do que estava antes!!!
Sobraram os sapatos e os acessórios?
Não se desespere...
Os sapatos ficam bem protegidos quando guardados em caixas de papelão (podem ser as originais) ou aquelas compradas em lojas de embalagens, que normalmente têm um visor. Vale também encapar as caixas com papel ou tecido.
Se as caixas não têm visor (facilita a vida), tire uma foto do sapato e cole na frente da caixa e você nunca mais vai precisar abri-las todas para procurar um par.
Durante anos guardei meus sapatos em caixas com visores, separados por tipo: sapatilhas, sandálias, chinelos, scarpins, tênis, etc...
Lembre-se: nunca guarde um sapato assim que tirá-lo do pé, ele precisa "respirar", e se tiver qualquer traço de sujeira, limpe antes.
Botas precisam ficar com os canos esticados, coloque uma armação de papelão ou uma garrafa pet dentro delas, para conservar o couro.
As bolsas precisam de cuidados especiais, porque se forem dobradas estragam muito fácil. Então, se você não tem espaço para elas dentro do armário é melhor pendurá-las em cabideiros, ou guardá-las em conteiners sob a cama (use este espaço, sempre desperdiçado)
As carteiras e bolsas de tecidos nobres (sedas, cetim) devem ser guardadas em saquinhos de pano, protegendo-as do pó e da luz.
Os colares devem ser pendurados nas portas dos armários (para não emaranhar e arrebentar o fio), ou mesmo em ganchos na parede do quarto, fica mais fácil localizar.
Anéis, brincos e todas as peças pequenas devem ser guardadas em caixas apropriadas, ou mesmo em uma embalagem de ovos vazia.
Lenços podem ser enrolados e guardados em uma gaveta, ou pendurados, como os colares.

Boa arrumação!!

Na próxima lição: é possível manter o quarto das crianças em ordem...

7 comentários:

  1. Lu,
    Adorei seu blog, muito bom mesmo.
    Ainda mais que encontrei outra como eu, que, louca, adora sua casa e faz disso seu porto seguro. Além de adorar organizar tudo, AMO cozinhar...

    Beijos mil pra todos vcs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu,
    Adorei as dicas, e me atrevo a compartilhar com vocês o que eu faço para tentar deixar minha casa arrumada. Bem, eu adoro as caixas de plástico, tenho de vários tamanhos, as uso desde para guardar alimentos na geladeira até para guardar as roupas que não estão sendo usadas. Guardo por exemplo, biquíni no inverno, casacos de lã no verão, nunca esquecendo de um sachê.
    Faço a mesma coisa na minha casa da praia com lençóis e toalhas, dessa forma, sempre que chego, mesmo tendo ficado meses guardadas, elas estão cheirosas e macias.
    Outro dia vi em uma loja um sistema de guardar roupa em sacos plásticos e a vácuo, fica tudo bem apertadinho e ocupando bem menos espaço, já imaginei meus cobertores e edredons. O que eu tenho dúvida é se as roupas não estragam, por isso aproveito o espaço pra perguntar, alguém já usou isso?
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Lia, agradeço o elogio!
    Seja bem vinda e sinta-se a vontade.
    Saudades de você querida, quero logo te visitar em Buenos Aires.
    Bjos
    lu

    Giova,
    acho que o sistema a vácuo não estraga as roupas, até porque retira um dos elementos que envelhecem as fibras (ar). Mas, é fato que vai amassar e bastante! Mas para cobertores e malhas, me parece perfeito, porque economiza um espaço gigante!!!
    Vou dar uma olhda e ver o que acho a respeito.
    Bjo
    Lu

    ResponderExcluir
  4. Olá!!
    Seu blog é maravilhoso, levei algumas coisinhas para o meu, espero que não se importe.
    Parabéns!!
    Um ótimo FDS!!


    bJOS

    ResponderExcluir
  5. Esse blog é muito fofo!!!

    Adorei as dicas...

    Sempre sofri para arrumar os armarios, até que uma amiga me deu um presente sensacional!!!

    Você conhece os Space Bags? São maravilhosos...

    Os de cabide revolucionaram mesmo a minha forma de me organizar...

    Se quiser, entra nesse site aqui (foi aonde eu comprei) www.spacesolutions.com.br

    Espero que você goste da dica!!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o seu blog. Lei muito na net e quando acho algo interessante leio até não ter mais uma palavra que não saiba onde está. E o seu blog foi assim, abri, li, amei e já adicionei em meus favoritos. Você é uma guerreira, pelas suas histórias. Parabéns.
    Obs. Adorei a torta de maçã, vou fazer e posto para dizer como ficou. Bjs, e até mais.Lidiane

    ResponderExcluir
  7. adorei e compartilhei no face pra galera aproveitar. bjus!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis