Google+ minha casa, meu mundo: Acabe com a bagunça - Cozinha

27 de setembro de 2008

Acabe com a bagunça - Cozinha

Continuando nossa espetacular e imperdível série, vamos tentar organizar a cozinha...
A esta altura você, com certeza, já esvaziou o armário e já se desfez de todas as tralhas!
Então, mãos a obra.
A regra básica da cozinha é agrupar utensílios de mesma categoria juntos e aqueles de uso diário em gavetas e prateleiras de fácil acesso.
De preferência, a louça, talheres e toalhas de uso especial devem ser guardados em um armário na sala de estar ou jantar. Na cozinha deve ficar apenas aquilo que é de uso diário e comum. Mas se você não dispõe de um armário para este fim, separe estes itens em prateleiras altas, de pouco acesso, vai ajudar a preservá-los.
A louça de uso diário deve ser guardada em uma prateleira de fácil acesso e por tipo: pratos rasos e fundos, xícaras/pires, travessas, copos. Para economizar espaço nas prateleiras, uma boa idéia é usar ganchos metálicos e pendurar as xícaras pelas asas, sobre os pires e pratos de sobremesa.

Os talheres devem ficar acondicionados em porta-talheres que facilmente são encontrados em lojas de utilidades domésticas.
Os talheres de preparo (colheres de pau, escumadeiras, etc...) e os de serviço (garfos, colheres maiores, pegadores de macarrão, etc...), devem ser guardados em uma gaveta separada em porta-talheres específicos para isso. Ou, se você não tiver uma gaveta disponível para isso, uma boa idéia é pendurá-los em barras com ganchos apropriados (vendidos em kits nas lojas de UD) ou agrupá-los em potes altos e decorativos.

Eu adoro formas de biscoitos, empadas e outras pequenas bugigangas que uso esporadicamente, para que não fiquem rolando na gaveta de talheres, devem ser guardadas em caixas plásticas no fundo de uma prateleira.
Você não precisa de cinco toalhas ou 4 jogos americanos, deixe em uso o necessário para uma semana (2 toalhas e 2 jogos americanos) e guarde o resto.
Panelas e formas devem ficar perto do fogão. As tampas ficam bem guardadas em pequenos escorredores de louça.
Invista em utensílios plásticos para acondicionar os itens de limpeza, são bonitos e baratos. Deixe-os em baixo da pia, facilmente acessíveis. Deixe junto os sacos plásticos usados no lixo da cozinha.
Se você não tem uma despensa, certamente tem algumas prateleiras reservadas para guardar mantimentos, e elas merecem organização para evitar desperdício. Para organizar uma despensa, antes de mais nada é essencial ter uma boa lista de compras (ajuda ter um cardápio semanal) e observar atentamente quais os alimentos realmente são consumidos em sua casa, evitando comprar por impulso.
Vale a pena investir em um jogo de porta-mantimentos, existem alguns lindos que podem ficar sobre a bancada da cozinha para poupar espaço.
Guarde os alimentos por tipo e sempre deixe os mais velhos na frente dos mais novos (observe as datas de validade quando for guardar suas compras). Acostume-se a fazer uma faxina periódica na despensa, procurando alimentos com data de validade vencida e/ou estragado. Lembre-se: temperos sem cheiro não têm sabor.
A geladeira é um capítulo a parte e merece toda atenção para evitar desperdício de alimentos, que normalmente acontece porque simplesmente não enxergamos o que temos guardado!!!
Potes de geléia, pimentas, vidros de maionese, copos de iogurte, etc... devem ser agrupados em uma bandeja plástica. Restos de comida acondicionados em potes empilháveis. Frios devem ser guardados na gaveta própria.
Se a visualização for simplificada, certamente os alimentos serão consumidos e não haverá tanto desperdício.
Boa sorte e bom trabalho!

Um comentário:

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis