Google+ minha casa, meu mundo: Habilidades

28 de outubro de 2008

Habilidades



Uma pergunta muito comum nos grupos do Orkut, Flickr e outros é: "Quando você começou a fazer trabalhos manuais?"
Eu não consigo lembrar quando, mas sei que desde muito pequena sempre estive as voltas com fios e agulhas, tintas e pincéis.

Minha avó paterna era excelente costureira e bordadeira e me ensinou desde sempre os segredos das agulhas, tecidos e linhas. Eu estudei em um colégio de freiras onde tínhamos uma matéria chamada economia doméstica e nos ensinavam a costurar, tricotar, crochetar, além de administrar a casa, cuidar dos filhos e cozinhar (é mole?). Eu tinha um livro (que ganhei com 6 ou 7 anos) chamado "Eu que fiz" e que ensinava a fazer brinquedos de sucata. E desde sempre me recordo de estar pintando, bordando, costurando, tricotando, esculpindo etc... etc...
Em resumo, acho que está no sangue!!! Você nasce com as habilidades manuais necessárias e com uma paciência de Jó (imprescindível!).Basta que lhe dêem a oportunidade de exercitar tais habiidades.
Vejo isso muito claro aqui em casa.
A foto deste post é da Bea, minha filha de 4 anos, passando termolina nos tecidos que estou usando para fazer umas Matrioskas fofas. Sim, ela já tem habilidade suficiente para isso. E, acreditem, ela também sabe encapar botões (lógico que eu tenho que puxar a alavanda do balancim), mas ela monta o botão. Desde os dois anos vive pedindo para costurar e maneja razoavelmente uma agulha dizendo que vai fazer "colchas" (até o ano passado qualquer costura era colcha). Ela ajuda a encher todos os meus bonecos com plumante. Mais, adora pintar MDF!! Ela pede para costurar, para fazer bonecas.
Alguma dúvida de que será uma excelente artesã?
Já a Tóia de 13 anos não tem a mínima paciência, apesar de ser super talentosa, criativa e de extremo bom gosto. As bijoux que ela faz (quando está afim) são lindas e bem acabadas, assim como os trabalhos de scrap.
Eu não forço nada, vejo que ela gosta dos meus trabalhos e tem interesse no que estou fazendo. Tenho esperança que um dia seja minha companheira de costurinhas, como é de cozinha.
De qualquer forma eu estimulo o gosto pelos trabalhos manuais desde sempre, ensino, deixo usar meus materiais (hoje a Bea usou um tecido importado para fazer uns enfeites para a Barbie) e elas têm livre acesso ao meu "atelier", livros e revistas.
Estou plantando sementinhas, vamos ver qual será a colheita das minhas filhas.
Beijos
P.S. O cabelo dá Bea tá feio eu sei, mas ela está em uma fase "bailarina" e quer deixar o cabelo crescer... paciência... sempre!

5 comentários:

  1. Minha filha é linda, hehe...
    Leo

    ResponderExcluir
  2. Tão linda quanto você, meu amor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Linda e arteira!
    Obrigada
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Minha Mãe tinha um talento para qualquer trabalho manual, eu sou um verdadeiro fracasso, parabéns vc faz trabalhos maravilhosos.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis