Google+ minha casa, meu mundo: Temperos

3 de outubro de 2008

Temperos



Hoje vou me aventurar a falar de jardinagem!
Durante muito tempo, antes que eu descobrisse os tecidos, meu passatempo eram as plantas. Tenho que admitir que tem uma vantagem: enquanto trabalha você ainda pega uma cor.
De qualquer forma, a paixão pelos tecidinhos falou mais forte e hoje não dou a mínima bola para minha horta (logo eu que moro em uma chácara), mas ainda lembro como se faz.
Mas, ainda que eu não mantenha uma horta bela, linda e verdejante, a-d-o-r-o temperos frescos! É impossível viver sem eles! Não me venha com manjericão em pó ou salsinha desidratada! Tem tudo a mesma cara e, pior, o mesmo sabor e odor! Pode olhar nos pacotinhos escondidos na sua despensa.
Temperos frescos são imprescindíveis para quem quer ser no mínimo uma cozinheira mediana.
Ah, você não mora em uma chácara, mas sim em um apartamento no centro de São Paulo? Calma. Você tem uma varanda, ou mesmo uma janela ensolarada? A menos que você more em uma gruta, há de ter um cômodo em que bata sol! Pois bem, seus problemas acabaram!!!
Temperos são super fáceis de cultivar em pequenos vasos ou floreiras e requerem apenas algumas horas de sol e água para ficarem lindos e verdes, esperando para temperar seus quitutes.
E se você colocar na varanda, são super decorativos!

Você vai precisar:
As mudas você pode comprar em grandes supermercados. Elas normalmente estão na seção de hortaliças, em pequenos vasinhos pretos. Custam barato e são mais rápidas e fáceis do que começar o processo desde a semente.



Vasos ou pequenas floreiras de barro ou cimento. Os vasos de plástico, ainda que pareçam mais práticos, não são bons para a planta, porque não retém a umidade necessária para ela se desenvolver. E, precisando de mais regas, vai te dar mais trabalho. Sem falar que existem vasos de barro lindos a preços ótimos.

O vaso não precisa ser grande, mas também não pode ser minúsculo, para a planta se desenvolver a vontade (temperos normalmente forma touceiras). Um vaso de 30 cm está bom.



Argila expandida.
Manta de bidim.


Terra preta e húmus.
Material comprado, vamos plantar!
Escolha um canto ensolarado de sua casa, pois as plantas precisam de 4 a 5 horas de sol por dia. Se você não tem uma varanda, basta uma prateleira na janela da lavanderia (para dentro do apartamento, que é para não derrubar nenhum vaso nos passantes) para acomodar sua mini horta.
Para preparar os vasos ou floreiras, faça um fundo de argila expandida, uma camada apenas de 3 ou 5 cm. Sobre a argila coloque a manta de bidim (cortada em um tamanho aproximado), para evitar que a terra misture com a argila.
Esta “base” serve para manter a boa drenagem do vaso, evitando o apodrecimento das plantinhas.
Os supermercados e lojas de jardinagem vendem sacos pequenos de terra preta e húmus (composto orgânico). O húmus contém os nutrientes necessários para a planta se desenvolver. Misture os dois em partes iguais.
Coloque esta mistura no vaso até preencher um terço de sua altura.
Tire a muda, com cuidado, do vasinho original (para não desmanchar o torrão), esta operação fica mais fácil se a terra estiver úmida (mas não encharcada). Conservando o torrão, plante a muda no vaso. Cubra com a mistura de terra e humus e aperte para firmar.
Regue.
As regas normalmente são feitas a cada dois dias, mas isso depende muito da umidade do ar, ou do calor. No começo é melhor verificar a terra todos os dias, se estiver seca, regue.
A régua em demasia é tão prejudicial quanto a ausência de água, porque apodrece a raiz da planta. Tome cuidado para não encharcar seus temperinhos.
Voilá, você tem uma horta!
Bjos
Lu

Um comentário:


  1. Vim aqui na verdade para aprender a pintar madeira, e voilá, vou replantar meus vasinhos de salvio e orégano.
    Muito legal!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis