Google+ minha casa, meu mundo: Faxina de fim de ano - 2

9 de dezembro de 2008

Faxina de fim de ano - 2



Depois de exterminada a bagunça de nossas casas é hora da faxina!!!
Eu gosto das grandes faxinas. Gosto de tirar TUDO de dentro de TODOS os armários e separar cada um dos objetos encaminhando-os para a doação ou simplesmente para o lixo.
Eu faço isso duas vezes ao ano e em cada uma delas recolho vários sacos de lixo!!
Fico cada dia mais estarrecida com a quantidade de lixo que acumulamos... principalmente papéis variados e embalagens de todos os tipos!
Fico extremamente cansada, mas o alívio que sinto é inenarrável.
Depois, vem a melhor parte: deixar tudo imaculadamente limpo!
Não, eu não tenho TOC ou qualquer tipo de obsessão. Simplesmente sou alérgica e tenho PAVOR de aranhas. Então uma casa limpa é essencial para meu bem estar, sem falar na minha família.

Vai separando o balde e o esfregão...

3.Faxinando:

Aqui em casa temos duas grandes faxinas anuais, em junho e em dezembro. Duas vezes por ano lavamos paredes internas e externas, tapetes, cortinas e limpamos todos, mas todos mesmo, os cantinhos da casa, sem esquecer nenhum!

1 ) Cortinas:

Dependendo do tecido e do modelo, as cortinas podem ser lavadas em casa mesmo. Coloque-as de molho no tanque e troque a água de tempos em tempos para sair a maior parte da sujeira. Lave sempre à mão e com sabão neutro, não torça e coloque totalmente esticada no varal, para não marcar enquanto seca.


Se sua cortina for feita de tecidos mais finos e nobres o melhor é mandar na lavanderia.

2) Tapetes:

Os tapetes devem ser batidos para tirar o excesso de pó e isso fazemos pendurando-os no varal como no tempo da vovó. Depois é preciso aplicar um produto específico para tapetes e lavar conforme manda o rótulo, normalmente fazemos muita espuma com o produto, espalhamos a espuma sobre o tapete, deixamos agir e retiramos o produto com o aspirador.

Se o seu tapete for um caríssimo persa, eu recomendo manda-lo em uma lavanderia especializada. Você não quer esta obra de arte desbotada, quer?

3) Estofados:

Eu costumo passar o aspirador de pó todas as semanas nos sofás aqui em casa, assim eles não juntam muita sujeira e ficam livres dos ácaros e fungos.

De qualquer forma, duas vezes ao ano damos uma geral, passamos aspirador em tudo (inclusive na estrutura em baixo) e lavamos com os mesmos produtos que usamos para lavar tapetes.
Mas não são todos os revestimentos que aceitam esta limpeza, não dá para usar, por exemplo, na seda e em outros tecidos delicados.
Leia bem os rótulos antes de comprar e usar para evitar manchas.

4. Paredes e adjacências:

É hora de lavar paredes externas e internas. Use uma esponja ou escova de cerdas macias e detergente. Não use sapóleo, a menos que a sujeira seja muuuito difícil, porque normalmente desgasta a tinta.

Lavar o teto é sempre uma tarefa inglória, mas é necessária. Então se arme de uma boa escada (firme e de altura suficiente), peça para alguém segurar os pés da escada e lave como as paredes.

Ao lavar as paredes não esqueça rodapés, batentes, portas, espelhos de luz e trincos, que limpamos todos com espoja macia e sabão.

.5. Lustres:

Limpe também todos os lustres de sua casa.
Os globos e plafonds de vidro e plástico devem ser retirados e lavados com muita água e sabão. Aproveite e limpe as lâmpadas com pano úmido para economizar energia.

Os lustres que não podem ser retirados devem ser limpos externamente com pano umedecido.
Você tem aqueles lindos lustres de cristal cheios de pendentes? Chame uma empresa especializada para a limpeza e já faça uma revisão nos engates.

6) Rejuntes:

Os rejuntes dos azulejos merecem uma faxina geral com escova e sabão e depois a aplicação de anti-mofo, que encontramos em lojas de material de construção.

Não aplique ácidos, eles corroem os rejuntes.

Se o rejunte estiver muito ruim, vale a pena substituir. Não sai caro e o efeito é miraculoso em seu banheiro, que parecerá novo!!! Eu fiz isso aqui em casa há um mês (o rejunte é branco e estava manchado), sequer tiramos o rejunte velho, apenas foi feita uma leve raspagem e aplicado o novo por cima, ficou lindo!

7) Vidros:

Os vidros são lavados todos os meses, Mas, minha casa tem panos de vidro enormes e os lavo a cada 6 meses. Acho que eles permanecem limpos porque não há poluição por perto. Mas é preciso contratar uma empresa especializada, porque é necessário o uso de andaimes.

8) Depósitos e sótãos:

Você tem depósito e sótão? Tire tudo, rigorosamente tudo, de dentro (se já não o fez para a dedetização), separe o que não lhe serve mais. Lave paredes, piso, teto, prateleiras e armários. Volte apenas o essencial para seus lugares.

9) Armários:

Se sua casa foi dedetizada, provavelmente já tirou tudo que estava dentro dos armários. Então aproveite limpe prateleiras, gavetas e portas com esponja macia e sabão e depois passe um pano limpo com vinagre branco puro. Deixe as portas abertas por ao menos 2 horas (ou até sair o cheiro) e depois guarde tudo nos lugares.

Amanhã vamos falar dos pequenos reparos e da faxina emocional

3 comentários:

  1. Vou aproveitar as suas dicas. Ralmente casa limpa é outra coisa. bjs.

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas fiquei até mais animada para começar a faxina, não sabia como fazer pra limpar meu sofá, já tava quase compranda outro!!!! bjs.

    ResponderExcluir
  3. Casa limpa é como alma limpa, consciência limpa, faço estas faxinas em média a cada 4 meses, cansa, mas vale a pena!
    Terminei uma dessas semana passada, era pra ter acontecido em Janeiro, mas como estou grávida, não me senti muito bem , e choveu muito.
    No próximo mês estaremos pintando a casa toda, interna e externamente, por isto estva atrás de uma solução para os rejuntes, como nos anos anteriores eu estava ocupada trabalhando e estudando, a casa ficou fechada demais, embolorou o banheiro todo pq é sempre aquela coisa de tomar banho, secar o chão rapido e já sair por estar atrasada...adorei a sugestão!

    Obrigada!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis