Google+ minha casa, meu mundo: Agenda - 2

9 de janeiro de 2009

Agenda - 2

Modelo:
Cada pessoa prefere um modelo de agenda, essa é uma escolha personalíssima!! Não tem como ensinar, dar dicas ou escolher pelo outro. A experiência vem depois de algumas agendas jogadas fora (por isso compre das baratas para começar).
Inclusive tem que só use a Agenda do Google.
As minhas agendas devem ser pequenas para caber na bolsa, este é o único requisito, além de uma capa que resista a uma bolsa de mulher (de preferência couro ou plástico).
Agendas de mesa não funcionam para mim, elas precisam ser portáteis pois são um misto de bloco de anotações, diário, bloco de projetos, agenda de telefone. Ou seja, é o espaço onde anoto tudo o que vai na minha cabeça e acredito que um dia possa ser útil.

Mas, como usar a Agenda? Veja aqui



Anotações:
Como qualquer pessoa estressada e repleta de atividades distintas, minha memória é péssima!!! Mas péssima mesmo!!! Não consigo guardar nem mesmo o número do telefone do meu marido, da minha filha ou do meu gabinete.
Quem dirá o nome do médico e de um remédio, ou a data de uma consulta.
Por isso, para mim a agenda serve para anotar:
1. Todas as informações pessoais e familiares úteis: RG, CPF, plano de saúde, telefone de médicos, medicamentos em uso, telefone das escolas com nome dos responsáveis, agenda semanal de cada uma das crianças, telefones dos professores particulares, etc...etc...
2. Meus compromissos.
3. Todos os meus projetos, por mais delirantes.
4. Todas as idéias que me parecem boas, ainda que vagas (algo que ouvi em uma conversa, ou que veio enquanto tomava um café, ou ainda sonhando, uma receita que inventei no trânsito)
5. Tudo aquilo que quero, mas não tenho a mínima idéia de quando ou como vou implementar.
6. Todos os telefones e endereços que antes estariam anotados em papéis espalhados pela mesa, principalmente de prestadores de serviço.

Os compromissos anoto normalmente (cada um em sua respectiva página).
Os projetos e atividades que não teem data certa para implementação eu marco na página correspondente a todas as segundas-feiras e vou riscando conforme cumpro.
Se não cumpro naquela semana, copio para a segunda-feira seguinte.
Os sonhos e projetos delirantes, as anotações vagas e idéias, vão sendo anotadas nas páginas em que tenha espaço e ficam lá aguardando serem realizados, o que pode ser nunca.
Conforme vou cumprindo uma atividade, vou riscando da lista.

Organizar seu tempo
Listar seus compromissos e atividades diárias ajuda a visualizar onde você gasta seu tempo e priorizar o que for mais urgente, mais importante ou lhe dê mais satisfação. Eu não consigo dar conta de todas as atividades que gostaria de executar. Então priorizo e elimino o que posso e não me parece essencial.
È preciso planejar até mesmo para podermos ficar sem fazer nada e acredito que apenas listando todas as atividades podemos elencar aquilo que é importante e reconhecer os ralos por onde escoam nossa energia e nosso tempo para poder elimina-los ou, ao menos, minimiza-los.

Meu tempo é curto e minhas obrigações são muitas. Para dar conta de tudo com um mínimo de competência e eficiência eu preciso planejar muito bem o meu tempo, elencando prioridades e cortando, sem dó nem piedade, o que não é essencial (o salão por exemplo).

Mas eu me organizo de tal forma, que a partir das 18 horas da sexta até as 8:30 da segunda eu simplesmente não preciso pensar em trabalho (salvo um caso excepcional ou plantão). Nem que para isso eu fique todos os dias trabalhando até a madrugada.

Planejar:

1. É preciso estabelecer metas de produtividade, principalmente aquelas que trabalham em casa (como eu faço pelas manhãs) e CUMPRIR.
2. Sexta-feira é dia de planejar a semana que vem vindo. Verificar as metas cumpridas. Repensar o que foi deixado para trás. Priorizar o que está atrasado. Readequar a agenda da próxima semana, se for o caso.
3. Todos os dias, antes de sair de sua mesa de trabalho, verifique sua agenda para planejar o novo dia de trabalho, para não se surpreender com um compromisso que, por exemplo, demanda um traje mais sóbrio. E, por favor, arrume sua mesa antes de sair! Fica mais fácil produzir no dia seguinte.

Produtividade:

A idéia não é ser mais produtivo para satisfazer o chefe ou a empresa, mas sim para que sobre mais tempo para VOCÊ ao final do dia.
Quanto mais você organizar seu tempo, menos irá desperdiça-lo em atividades inúteis e te sobrará mais para aquilo que realmente importa.
Ou seja, você está investindo em seu bem estar.
O que você acha melhor: tomar um chopp com os amigos ou ler uma centena de piadas por e-mail? Delete os e-mails inúteis sem dó nem piedade, quem sabe te sobra uma hora ao final do dia para ir ao salão, tomar um chopp ou levar seus filhos tomar um sorvete.

Beijocas
Lu

3 comentários:

  1. Venho acompanhando seu blog desde o fim do ano - na verdade eu o encontrei procurando moldes de patch de revistas japonesas, mas comecei a ler e achei muito interessante. Me identifiquei com as tentativas de organizar a bagunça e viver na roda viva entre profissão-filhos-casa-hobby.
    Gostei das dicas dos brinquedos das crianças e agora da agenda, além claro dos moldes de patch. beijos

    ResponderExcluir
  2. Elisa,
    que bom que gosto!
    Sinta-se em casa! E mande umas dicas de como ser feliz com tantos papéis para cumprir. Ah e vc esqueceu o de esposa, namorada e etc...
    beijos
    Lu

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lu
    Acabei de entrar no blog e amei as dicas, principalmente a de organizar o tempo...Tenho sempre a sensação de que a semana foi embora e eu não fiz nada do que gostaria de ter feito...rsr Ficarei atenta..bjs e parabéns pelo blog

    Quinta-feira, Maio 13, 2010

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis