Google+ minha casa, meu mundo: Trabalho X Família

19 de janeiro de 2009

Trabalho X Família

Você já pensou em largar sua profissão para cuidar exclusivamente da família?
Eu já. Todos os dias penso isso.
E todos os dias decido que não ficaria feliz se fosse exclusivamente dona de casa.
Mas daí me pergunto se isso não é apenas uma desculpa porque tenho medo do desconhecido que, no meu caso, é ficar em casa.
E mais, hoje em dia existe um preconceito brutal contra as donas de casa. Aliás, ser do lar é palavrão.
É verdade, meu trabalho me complementa, me traz equilíbrio.
Mas seria tão bom ter tempo para as crianças, para a casa, para mim.
Pois é, mas será que eu gostaria de cozinhar todos os dias?
Deixar de ser chefe no trabalho para ser chef na minha cozinha?
Tenho medo, muito medo de me sentir frustrada e com saudade da agitação dos meus dias.
E tem o problema financeiro: eu não teria como abrir mão do meu salário, não neste momento, pagando a casa que construímos a duras penas, com as crianças entrando na adolescencia e daqui a pouco entrando na faculdade...
Mas conheço muitas mulheres que largaram tudo e fizeram o caminho inverso, voltaram para casa. Algumas são felizes, outras se arrependeram.
Esta dúvida me atormenta dia e noite.
Da culpa, falo outro dia...
E você, largaria seu emprego para ficar em casa?

10 comentários:

  1. Bem, eu fiquei em casa quando cheguei aqui a Africa do Sul, por nao ser permitido estrangeiro trabalhar aqui, e tambem para ser mais facil adquirir a permicao de estar aqui, marido Sul Africano tem de sustentar mulher estrangeira!
    Depois, vai fazer 3 anos que tive o meu rebento mais novo, so agora e que nos foi possivel polas numa pre escola. E so agora eu ajudo meu marido no trabalho. Mas so da parte da manha.
    Nos primeiros anos, ate gostei de estar em casa, mas depois de ter a minha segunda filha, pouco tempo depois fiquei como que deprimida, ja me estava a faltar movimento, e as duas miudas deram me montes de movimento, mas eu queria era fazer parte do mundo adulto, de conversas adultas, senti me um pouco contente quando comecei a sair todos os dias, e ao mesmo tempo arranjei tempo a tarde para estar com as miudas. Consegui compensar a coisa.
    Mas e muito duro, se ficamos em casa falta o dinheiro, e falta a nossa convivencia com o mundo, mas se saimos falta a nossa casa, e falta o ver crescer dos miudos.
    O ser humano por vezes torna as coisas muito complicadas!!!!

    ResponderExcluir
  2. Não faça isso... experiência própria! Sou casada a 2 anos, tenho uma filha de 2... logo que casei, larguei tudo em Curitiba e fui morar na prais, em um local bem afastado e sem trabalho... no começo era tudo muito bom, mas com o passar do tempo foi ficando um tédio! Engravidei e com sete meses voltamos para Curitiba... claro, para mim era tudo novo e maravilhoso ter um bebezinho tao amado e esperado dentro de casa... mas chegou um momento que eu precisava mais... com minha filha com oito meses coloquei-a na escolinha e voltei a trabalhar... hoje é claro que sinto uma falta (imensa da minha filha durante o dia, mas não deixo de dar o carinho e atenção que ela merece todos os dias...)... acredito que nós não devemos nos anular, precisamos batalhar no dia-a-dia, colocar a nossa cabeça pra funcionar... trabalho durante o dia, chego em casa no fim de tarde com minha pequena, brinco com ela e faço as atividades "do lar", coloco ela pra dormir, maridão chega,jantamos, arrumamos tudo e ainda vou fazer meus artesanatos, afinal, como dizia a minha avó: "O que você faz da meia noite às seis da manhã?"...hehehe... posso até ter problemas, como todos tem, mas busco minha felicidade, pessoal e familiar... aprendi nunca desistir de nada e sempre, mas sempre mesmo agradecer a Deus por tudo!!! Beijos
    Pati Elis (patielis@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  3. Mui to sinceramente, acho que não, a menos que pudesse continuar a criar os meus crafts e ter uma fonte de rendimento caseiro.
    Adoraria ter mais tempo para a casa mas, acho que todo o dia em casa iria ser fustrante.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  4. Olá meninas,
    Obrigada pelas respostas, acho importantíssimo ouvir quem já fez esta escolha e tem sua experiência para contar.
    O problema de todas nós, pelo visto, é a culpa que alimentamos ao deixar as crianças em casa para trabalhar. Ou, do contrário, ao ficar em casa "sem fazer nada" (como se isso fosse possível).
    Tá meio complicado ser mulher ultimamente...
    Beijos
    Lu

    ResponderExcluir
  5. não consigo responder- tenho todas as tuas duvidas-será que me ia arrepender, será que não ia aborrecer-me .não fui feita para lavar, passar, lavar , passra-todo santo dia -mas estou a tentar modificar os horários d eforma a ter mais algum tempo principalmente para eles-
    e a verdade verdadeira é que não amo o meu trabalho- não me sinto realizada-mas tenho sorte de não ter patroa- sou só eu e isso ajuda

    ResponderExcluir
  6. Lu, eu sempre que me vejo cansada e estressada com o trabalho, acabo por ter essas dúvidas/dilemas.... mas na situação em que me encontro - desempregada, essas dúvidas se dissipam. É ruim demais ficar em casa, com todo o tempo do mundo, e uma casa toda sob minha responsabilidade (sou divorciada) e sem graninha para tudo....rs
    A arrumação da casa, o gosto pelos cantinhos e espaços mais deliciosos que temos acaba perdendo a graça.Estou desempregada desde outubro, e por isso acabei me embranhando no mundo dos bloggers de artesanato, como uma forma de desestressas.....e amei o que encontrei por aqui.
    Com a graça de Deus, começo num emprego em 02 de fevereiro, mas não quero perder essa maneira tão boa de me relaxar, conhecer pessoas e ver a criatividade brotando de onde menos se espera!
    Xiiiiiiiiiiiii....tagarelei demais....rs
    Por falar nisso. visite meu blog....incipiente ainda, meio sem recursos....mas eu ainda chego lá!
    http://byluluzinhas.blogspot.com
    Bjs,

    Lu

    ResponderExcluir
  7. Lu, não sei se vc seria tão feliz largando tudo e ficando em casa, não tem como tirar uma licença prêmio, umas férias alongadas e testar?
    Eu trabalho com meu marido, fico entre a casa e o trabalho, de tempos em tempos faço umas paradas e fico em casa, mas não aguento muito não, a rotina da casa enjoa logo e ser dona-de-casa não é muito emocionante, o bom é ter quem faça tudo e poder se dedicar aos crafts, viajar ...
    O lado financeiro pesa muito, ficar sem renda é péssimo. Eu trabalhava antes de me casar e tinha o meu salário, qdo fui trabalhar com o marido na empresa dele isso tudo acabou, claro que não me falta nada, mas ter que justificar que vou comprar uma calcinha de 100 reais e não uma de 10 é uma chatice. Preferia qdo tinha o meu dinheirno e fazia o que queria com ele!

    bjs/Edir

    ResponderExcluir
  8. Definitivamente, ficar em casa para mim é um horror. Quando perdi o emprego em 2001 andei por muitos bicos (dar aulas, que não deu certo pra mim; loja, que não sei vender nada...) e agora estou sem nada. Aos 49 anos não arrumo mais trabalho nenhum. E odeio cada minuto. Perder a independência , a auto-estima e o respeito, não poder fazer plano nenhum ( pois a grana não é minha) e desistir de todos os meus sonhos. É isso que ficar em casa significa prá mim. Nem artesanato tenho mais vontade de fazer, uma coisa que faço desde menina, sempre pra relaxar a cabeça. Choro quase todo dia...
    Não larga o trabalho não !
    Filhos crescem muito rápido e não dão a mínima pra gente...

    ResponderExcluir
  9. Há 2 anos eu larguei meu trabalho ( concursada e estável com salário satisfatório), a cidade onde nasci, minha família, me casei e me mudei para uma cidade onde nâo conhecia absolutamente ninguém, no começo posso dizer foi horrível, fiquei desesperada pois desde os 14 anos eu não me via dependente de ninguém e depender do meu marido pra tudo foi cruel, apesar de ele nunca me negar nada dentro das nossas possibilidades..sou ou era professora por paixão, mas formada em arquitetura e musicista sem intenção de exercer, ficou difícil arrumar emprego pois como dizem eram titulos demais pra um currículo de professora pode isso?! Então optei por trabalhos manuais que também sempre foi uma paixão... hoje estou vivendo as voltas com tintas, tecidos, bonecos, brinquedos, agora acabei de montar meu singelo ateliê, que ainda não tem muitos frequentadores, mas ainda sou dona de casa e por vezes é ótimo e feliz por outras é cansativo e desanimador, pois as pessoas encaram hoje uma dona de casa como uma desocupada futíl. A conclusão que chego neste momento é que minha casa é realmente a minha cara, pois cuido dela com muito carinho, meus cães ( até chegarem os bebês) são minhas doces companhias, temos uma alimentação saudável e só deixo meu paraíso para fazer minhas artes que realmente amo, na opinião das pessoas a minha volta sou uma pessoa totalmente diferente de alguns anos atrás, mais calma e leve..o que faz falta?? A graninha no fim do mês para fazer o que bem enterder sem dar satisfação a ninguém.Quem sabe isso se resolva quando meu negócio começar a dar frutos, talvez demore, mas aprendi a ter paciência.
    beijinhos...Dani

    ResponderExcluir
  10. Segundo minha mãe, o melhor marido que a gente pode ter é o trabalho.
    E ele sempre está lá quando precisamos, nos dá dinheiro e, o por incrível que pareça, nos serve de refúgio.
    Quem sou eu pra falar de ser mãe ou de trabalho? Mãe eu não sou e trabalho a pouco mais de seis anos....
    Mas eu tenho mãe. Que sempre trabalhou e sempre foi a melhor mãe, a mais presente, a mais atenciosa.
    Eu acredito que o trabalho fora de casa é essencial para qualquer um. Ter uma vida só sua, algo pra compartilhar quando você chega em casa.
    Posso não entender muito disso, mas imagine quantas pessoas não fariam parte da sua vida se você não trabalhasse.
    Pense como, apesar do stress, é divertido estar na Vara da Fazenda.
    Quanto mais eu trabalho, mais eu descubro o quanto isso é bom.
    Por que ter uma só vida em casa, se você pode ter duas?
    VIver não é tão bom?
    Beijos, Lê.

    Obs: sem contar que, se você não trabalhasse, não faria parte da minha vida. E eu seria mais triste por isso.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis