Google+ minha casa, meu mundo: Dia dos Namorados

4 de fevereiro de 2009

Dia dos Namorados

Vamos combinar que dia dos namorados no Brasil é em junho e ponto final.
Nada de cartões e presentinhos dia 14 de fevereiro... ai tentação, tem cada molde lindo que já vi por aí...
Do jeito que a coisa vai, daqui a pouco os shoppings vão fazer promoção de namorados em fevereiro e junho... eita brasilZão sem fronteira... mas tão sem fronteira, tão sem fronteira que qualquer dia tá comemorando o 4 de julho!

De qualquer forma... sempre tive curiosidade de saber quem foi o tal de São Valentim!
E achei lá na Wikipédia um artigo sobre o dia dos namorados, explicando que

"Durante o governo do imperador Caldeus II, este proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército. Caldeu acreditava que os jovens se não tivessem família, se alistariam com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimônias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega: Assíria filha do carcereiro a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram-se apaixonando e ela milagrosamente recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270 d.C."

Desde então o 14 de fevereiro é dia de jejum em homenagem ao Bispo casamenteiro que virou mártir e santo, mas é apenas na Baixa Idade Média que o dia é associado ao amor romântico, aos namorados. A prática tradicional de trocar cartões remete aos bilhetes e flores que eram entregues a São Valentim quando este estava preso.

Então tá...

O que ainda não entendi é porque comemoramos o dia dos namorados em 12 de junho, véspera do Dia de Santo Antônio (também casamenteiro), já que até mesmo em Portugal a data é 14 de fevereiro!!!

Alguém pode me tirar esta dúvida?

Beijos

5 comentários:

  1. pois não sei- aliás nem fazia ideia que aí era na vespera do sto Antonio -aqui é a 14 de fevereiro e na minha ignorancia pensava memso que em todo o lado era assim

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Lu, também já adicionei o seu! Acho muito legal essa troca de informações e novidades a que temos acesso através dos blogs!
    Beijo grande pra vc!

    ResponderExcluir
  3. Alguns a atribuem o dia 12 de junho a uma promoção pioneira das lojas Clipper, realizada em São Paulo em 1948. Outros dizem que o Dia dos Namorados foi introduzido no Brasil em 1950, pelo publicitário João Dória, que criou um slogan de apelo comercial que dizia "não é só com beijos que se prova o amor". A intenção de Dória era criar o equivalente brasileiro ao Valentine's Day - o Dia dos Namorados realizado nos Estados Unidos. É provável que o dia 12 de junho tenha sido a data escolhida porque representa uma época pobre em festas comemorativas que alavanquem as vendas do comércio de presentes. A idéia funcionou tão bem para os comerciantes, que desde aquela época, o Brasil inteiro comemora anualmente a data. Outra versão reverencia a véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

    Leonardo (seu marido).

    ResponderExcluir
  4. Já li em algum lugar que 14 de fevereiro é muito perto do carnaval. Por tanto, para incrementar as vendas escolheram junho que não tinha data que chamava o público ás lojas (tipo o dia das mães).
    Seu blog é demais.

    ResponderExcluir
  5. Bem acho legal que o dia dos namorados para nos brasileiros seja em diferente data como 12 de junho. E tao cansativo a gente querer a todo custo ser como os americanos e os europeus, somos tao ignorantes,sem escola,sem casa,sem empregos etc,etc,etc...isso parece hipocrisia, mas e a pura verdade...ate quando Brasil?
    Lara da Corte

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis