Google+ minha casa, meu mundo: Eita vida boa!!!

14 de maio de 2009

Eita vida boa!!!

Meninas,
sabem onde estou agora? em Canoa Quebrada, Ceará! Eita vida besta!!!
o maridão me deu de presente de dia das mães, mas devido a todos os acontecimentos da última semana só decidi que viria no último minuto. O vôo saiu às 6:30 e eu arrumei as malas às 22 do dia anterior... e no escuro (acabou a luz na chácara)!
Resultado: esqueci o chapéu, o protetor solar, a bolsa de praia e a câmera digital!!!
o resto comprei aqui mesmo, mas as fotos estão por conta do maridão e suas máquinas de filme (aliás tá super contrariado de ter que comprar um filme colorido, hehehe...). Então fotos só depois que ele revelar e digitalizar...o que pode demorar um pouquinho...

Não conhecia o Ceará. Pouco vi de Fortaleza, pois só desci e já vim para Canoa Quebrada, mas estou amando esta terra, como aliás amo todo o Nordeste. É minha paixão.
Fico impressionada com a hospitalidade, gentileza e bom humor!!! Tão diferente da frieza da minha terra (desculpa aí, mas é verdade, vamos combinar). Meu sonho é morar por estas bandas quando me aposentar. Quero calor, humano e sol na cabeça! Adoro sol!! Adoro!! Sou outra pessoa em um dia quente e ensolarado, feliz, feliz, feliz. Eu sou tipo aqueles europeus branquelos deslumbrados que levam uma torrada logo de cara, mas continuam rolando na areia com um sorriso de orelha a orelha. Eita vida boa!
Já conheço quase todo o Nordeste e não sei dizer onde fica a praia mais linda... mas vou dizer: meu coração bate forte pelo Maranhão, Atins e Caburé... só quem já foi na Luzia comer camarão sabe do que estou falando!!!
E estou me apaixonando pelo Ceará... gente que terra mais linda, que povo gentil.
Ontem jantei salada de feijão verde e um peixe com molho de vinho, em um restaurante lindo chamado Natural. O peixe era perfeito, mas o que me impressionou foi o feijão verde, com chilli, passas, tomate, gergelim e batata palha... show.
Hoje andei bastante. Conheci um artista que faz aquelas garrafinhas de areia, o Berger... ele me explicou tudinho, fez uma na minha frente e me mostrou passo a passo como montar os desenhos. Tanto orgulho da sua arte, me deixou emocionada. Comprei uma e ganhei outra de lembrança... a vida é boa porque as pessoas são boas... é bom sempre poder lembrar disso.
Conheci também o Edinho um pescador que estava arrumando sua jangada. Como bons velejadores que somos, eu e o Leo lá fomos conversar com ele e perguntar de velas e retrancas. Ele nos contou da vela, da vida e da pesca. Figura o Edinho, tem quatro filhas e nenhum menino para ensinar a pescar. Nos convidou para ir na Vila dos Pescadores e lógico que nós vamos! Imagina que vou perder de conhecer a Inês, a filha que batizou o barco?
O leo conheceu a Tatá, uma senhoria rendeira. Eu não estava com ele e amanhã ele prometeu que vai me levar na casa dela... não tem nada que eu admire mais do que as rendeiras, sejam do nordeste ou de Floripa. E daqui a pouco vou jantar com a Eva, uma menina daqui que é amiga de um grande amigo.
Eu amo viajar, não apenas porque descanso, mas porque conheço pessoas, histórias e culturas totalmente diferentes das minhas. Eu converso e como muito, porque acho que só é possível conhecer um lugar se você souber um pouco dos costumes de seu povo.
Ah, e mais: não sei como vivi até hoje sem caipirinha de cajá... ai meu deus... como é bom!!!
Mas como tudo acaba, domingo eu volto para o frio gélido da minha cinza Curitiba...

***
Infelizmente o interior do Ceará (como outros Estados) estão passando por sérias dificuldades por conta das enchentes. E morri de vergonha ao saber que o sul não está ajudando como poderia e deveria. Morri de vergonha ao ler que a Defesa Civil do Paraná recebeu apenas 6 cestas básicas até quarta-feira.
Isso mesmo SEIS. Não são seis mil, são apenas SEIS. Estou profundamente envergonhada, porque na estrada que me trouxe até Canoa Quebrada pude ver diversas casa inundadas.
Pessoal, por favor, vamos ajudar! Melhor do que mandar mantimentos (que demoram muito para chegar) é depositar qualquer valor nas contas da defesa civil de cada um dos Estados atingidos.
Beijos
Lu

9 comentários:

  1. Temos um problema comum....somos outra pessoa no calor...e moramos em Curitiba....hahaha..coisas da vida!!!

    ResponderExcluir
  2. Lu, não conhecia o seu blog e amei menina!
    Olha que vem muita gente do seu cantinho para lá, obrigada por linkar o Manguinha.
    Aqui que delícia de viagem, já fiquei imaginando como seria viajar contigo hahaha diversão garantida.
    Bjss e curta tudo.

    ResponderExcluir
  3. Lu, só pra deixar voce mais animada ai (se isso for possível), aqui tá esfriando. Beijos pra voces amiga.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Querida Lu (já me sinto sua amiga)...descobri seu blog a um tempinho atrás, e desde então, virei cliente diária!
    Apesar de nunca ter deixado um comentário, gosto muito desse seu espaço, das coisas que mostra por aqui e de seu jeito de ver o mundo.
    Sou de SP, mas meu irmão mora em Fortaleza e viajei de saudade desse lugar lindo que você está....
    Aproveite bem a viagem , tome muito sol ( com protetor) para não virar um camarão, se divirta muito com sua família, e não deixe de conhecer Morro Branco!
    Tem também o Beach Park, mas o preço está bem salgado!
    Ah...imperdoável você esquecer sua máquina digital, para nos mostrar a viagem através de seus olhos.
    Beijos,
    Kátia

    ResponderExcluir
  5. pois é...no dia das mães ganhei um bota!!aqui o frio já começou,aiaiaiaiai....tô com uma inveja bem boa de vc viu?aproveite esse sol aí!!beijocas,ah!na volta vamos fazer uma reunião para comer pinhão e tomar muito vinho...

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu, ja ouvi maravilhas sobre o nordeste, as praias,o clima a bondade e gentileza do povo, ai uma coisa eu nao entendo, pq eles ao irem para o Sul do Brasil, se marginalizam criando favelas e morando em baixo de pontes? E sabe pq o Sul nao esta ajudando?, pq o Sul ( SPaulo e creio que outros estados tambem) gasta dinheiro "urbanizando" as favelas e construindo benditos "predinhos" para os nordestinos, isso e verdade e nao adianta negar.Se cuida por ai,beijos...claro que vou ser "linchada" mas cada um tem uma opiniao.Meu nome e Veronica Assis Ventura.

    ResponderExcluir
  7. Oi queridas,
    Já sei que amanhã tem geada em Curitiba e que domingo vou trincar de frio no aeroporto... mas minha terra tem lá suas belezas e vi muita gente elogiando nossos parques...
    Veronica, fico feliz que tenha dado sua opinião e assinado em baixo. Opiniões divergentes são sempre bem vindas e apenas acrescentam, afinal nos fazem pensar sobre nossas verdades sempre tão absolutas. O que não gosto é gente que vem aqui, xinga e vai embora sem deixar rastro.
    E não se preocupe com as eventuais pedradas. Sei que muita gente pensa como você e por vezes nós temos uma imagem ruim do desconhecido. É natural. Mas te digo, foi apenas depois de conhecer o interior do Maranhão é que entendi o que significa a palavra pobreza. Entendi porque eles vem para o Sul e vão morar na favela. Entendi porque votam do Lula por causa da bolsa família... Mas eu precisei sair da minha casa e andar quase seis mil quilômetros para ter esta compreensão.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  8. Cara, que loucura! Encontrei 12 anos depois, do outro lado do país (moro em Brotas - SP) alquém que amou Canoa. Eu e meu marido moramos de 94 a 97 em Fortaleza e Canoa Quebrada era "literalmente" nossa praia. Qualquer feriadinho era motivo para irmos até lá. É realmente um lugar fantástico. Muito peculiar. Havia um pescador (tinha quase 70 anos na época) que passava a noite (até alta madrugada) bebendo e dançando e às 8 da manhã você via ele subindo as falésias (correndo!) com um engradado de cerveja no ombro para abastecer as barracas da praia! É, viver sem stress e comendo peixe faz mesmo bem à saúde.
    Não deixe de comer no restaurante Artesanal, a comida é impagável e os pãezinhos de cebola que eles servem antes da refeição, que se forem comidos "assistindo" a paisagem são ainda mais irresistíveis. um grande beijo e feliz Canoa Quebrada!!

    ResponderExcluir
  9. Lú eu fiquei apaixonada ao ler o que vc escreveu da minha terra e de Canoa Quebrada,sou uma cearense perdida nessas bandas do Mato Grosso do Sul,tenho um sonho igual o seu depois de aposentada morar por essas bandas do ceara,mas o marido nao quer largar o mato grosso do sul,somos aposentados vou sempre ao ceara porque tenho familia morando no Ceara.e penso igual a voce o povo daqui tambem e gelado demais,e nao me conformo e cada vez que vou ao ceara eu fico alguns dias em Canoa Quebrada e tudo que vc fala e verdadeiro demais,povo lindo atencioso,simples e que adora agradar e tratar bem as pessoa,não importa quem seja... Aproveite esse paraiso...Curta bastante e conheça Aracati e as suas mulheres rendeiras.Eu me orgulho de ser cearense!Só uma pessoa especial como vc descreve tão bem a minha terra . beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis