Google+ minha casa, meu mundo: São Pedro de Atacama e Salar de Uyuni

21 de abril de 2010

São Pedro de Atacama e Salar de Uyuni



Este ano vamos mais uma vez ao Atacama e desta vez vamos esticar até a Bolívia, no Salar de Uyuni,  onde céu e terra se confundem, por conta da lâmina d´água que cobre o salar:



Já visitei outros salares, menores, e a paisagem é sempre impressionante, indescritível!

A viagem ao Deserto do Atacama é uma daquelas que considero essenciais na vida de uma pessoa, porque realmente te transforma. Existem paisagens que te fazem chorar de tão belas (de verdade, lágrimas até dos marmanjos). É a natureza em estado bruto, agressivo e inóspito, nunca convidativa e acolhedora. Teu nariz sangra, sofremos com a altitude (por vezes passa de 5000 m)., a pele racha até sangrar se não cuidarmos. Não existem bichinhos fofinhos, não existem flores ou árvores. É como se você estivesse na Lua, (aliás um dos lugares mais impressionantes é chamado Vale da Lua), ou em marte onde a areia é vermelha. Se voltar para Argentina pelo Paso Sico (um dos pontos de travessia nas cordilheiras) é capaz de chorar de medo - a estrada é minúscula, o vento de mais de 80 km/h e despenhadeiros de 2000 metros, ainda não chorou? Então pense em uma carreta vindo no sentido contrário... - mas também de emoção, as vezes a areia e todo o cenário ao redor é branca, rosa, verde, vermelha, por vezes estamos na neve, as vezes no deserto... é indescritível. 

A primeira vez que estive lá as estradas eram de rípio desde Salta até o Chile, atravessávamos a cordilheira em estradas minúsculas e precárias. No deserto era possível transitar por tudo, não havia locais proibido e era só tomar cuidado com os campos minados (são vários, por conta da guerra entre Chile, Bolívia e Peru). Era comum caminhadas pelo Deserto ao pôr do sol e fogueiras durante a noite.
Hoje está tudo diferente. As estradas são asfaltadas e relativamente largas, nem é preciso um 4x4, é proibido entrar de carro ou a pé nos lugares perigosos ou mesmo nas dunas e montanhas de areia, quanto menos inventar um lual na lua cheia (uma das experiências mais loucas da vida), mas ainda assim vale a pena.

Existem inúmeros passeios possíveis. Apenas para dar um gostinho:

1. Dormir no El Tatio, local dos geisers mais altos no mundo, 5000m, e acordar a tempo de ver o nascer do sol e enfrentar temperaturas de até 25 graus negativos durante a noite:



2. Visitar as lagoas altiplanas, como a Miscanti:



3. Visitar o Vale da Lua, subir nas dunas e ver o pôr do sol mais lindo do mundo (é sério):


4. Subir o Lascar, de 5.592 m de altitude, ainda ativo (última erupção em 2006) com sua eterna fumaça. Este eu já subi!!!!!



5. Para os que têm fôlego, escalar o Ojos del Salado, o vulcão mais alto do mundo, com 6900 m de latitude, este eu deixo para quem tem pernas...


6. Visitar o Vale da Morte, pedras e sal:

Tá vendo a estrada? Antes não tinha... era bem mais legal.
***
Saindo de Curitiba são pouco menos de 3000km até São Pedro de Atacama, evitamos passar pelo Paraguai (que seria uma linha reta) e contornamos pela Argentina. É uma viagem barata, muito barata, 10 dias custa no máximo 600 dólares por pessoa. Lógico que se hospedando em pousadas muito simples, acampando e não comprando NADA pelo caminho, o que é difícil considerando que tudo na Argentina é muiiiito barato. Mesmo neste pique mochilão come-se e dorme-se  muito bem. Os passeios, se você tiver um 4x4 não são pagos, basta um bom GPS e disposição para se perder nas paisagens lindíssimas

Para quem quer uma viagem de gala, recomendo o Hotel Explora, o melhor da região e com paisagens de tirar o fôlego e 6 noites (com parte aérea) algo em torno de 5000 dólares...


Mas este não é o meu caso.

Antes de chegar a São Pedro, vale a pena dormir uma noite em Purmamarca, comprar cerâmicas maravilhosas e bonecas feitas com tecidos milenares, comer carne de lhama e descansar antes de cruzar a cordilheira.

Vamos?











24 comentários:

  1. Lú..Que convite !!!!!
    Irresistivel !!!!!
    Olha que aceito heim ?????/rsrsrsrsrsrss
    Boa viagem e sei que irá compartilhar conosco desta sua aventura
    bjkas

    ResponderExcluir
  2. Lu,
    Que incrível aventura esta!!! Bem que eu gostaria, realmente deve ser uma aventura e tanto! Mas me contentarei em acompanhar por aqui seus passos em terras estrangeiras. Qto a mim, quem sabe um dia...
    Bjs e boa viagem! Cuide-se!

    Bia

    ResponderExcluir
  3. Nossa que Lindo!!!!!
    Estou visitando hoje seu blog pela primeira vez.Posso seguir? rsrsrsrs
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Nossa que coisa mais linda, a gente deveria ter direito a uma "vida" extra só pra poder viajar e conhecer as belezas desse planete tão mal tratado.
    Lindo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Que delícia, Lu!!!
    Boa viagem e boas aventuras!
    Ai, ai, que vontade de viajar tb... *suspiros*
    Ah, eu coloquei um link do seu post sobre organização doméstica no meu blog, tá?
    E tinha esquecido de dizer que fiz a necessárie mais linda do universo graças ao seu tutorial!
    Obrigada por manter essa casa linda e aberta!rs
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Tem um lugarzinho pra mim por entre as bagagens?? rs
    Parece mesmo uma delícia, então deixo anotada a indicação e o roteiro, assim que der, mochila nas costas e pé na estrada!! ;o)

    Xêros, frô!
    Paty

    ResponderExcluir
  7. Qd partimos??!! =)

    Nossa Lu ... muito lindo esses lugares!
    Conta td pra gente tá?!
    Tira muiiiita foto e se diverte bastante!
    Que Deus abençoe e acompanhe vcs!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Ai, Lu, vamos !!! Mesmo sem conhecer, eu acho tão lindo esse deserto de sal que até batizei uma gata nossa com o nome dele. Olha ela - http://www.flickr.com/photos/driccakastrup/4462610406/in/set-72157623104914694/.

    Quando vocês vão ?

    bjobjo

    ResponderExcluir
  9. acrescentei na minha agenda este lugar que vc indicou pra conhecer, gosto muito de viajar e esse lugar é muito lindo, depois mostra as fotos tá ...

    ResponderExcluir
  10. Vamos sim!!! Que lindo tudo isto!!!

    ResponderExcluir
  11. Olha que eu vou, hein !!! Esse lugar tá na minha lista de desejos e eu adoraria tua companhia, com toda certeza ! Vou conversar com marido... :))

    ResponderExcluir
  12. Uau!!!
    Fiquei tão encantada com as fotos do deserto que chamei o marido pra mostrar....ele se animou tanto que já foi fazer um roteiro. Quem sabe no final do ano, precisamos aproveitar que estamos aqui em Cuiabá que a distância do Uyuni é menor...
    Obrigada pelas dicas e continuarei te acompanhando por aqui!! Bjs

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Que dica convidativa. As fotos estão maravilhosas, viajei agora!
    bjo

    ResponderExcluir
  15. Olá Luciane! Esta semana estou divulgando uma “nova” postagem. Trata-se de um conto; que na verdade vem a ser uma reedição de meu blog. Sua postagem original ocorreu em 13.02.09; sendo esta a minha terceira postagem no blog. Naquela ocasião este texto não recebeu nenhum comentário. O texto é “O Sr. e o Dr.”. Espero que você, tendo um tempinho, o aprecie.
    Um grande abraço, minha gratidão e desejo que tenha uma ótima semana!

    Jefhcardoso

    ResponderExcluir
  16. Ai que delícia de passeio! Tudo tão diferente! Deve ser incrível ver tais paisagens e ter a sensação de estar tão longe e, ao mesmo tempo, tão perto de Deus.
    Ai que peninha que não posso ir...snif
    Mas sei que vc vai contar todas as aventuras e vou esperar!
    Depois vc precisa planejar uma aventura pelas Minas Gerais. Ai além de muita comida boa, tem muita história, gente acolhedora e uma moderna cidade. Quem sabe vc não coloca está ideia na fila de espera....
    Grande beijo, Sandra.

    ResponderExcluir
  17. Que delícia!! Amo viajar (como toda pessoa normal), mas morro de medo de pegar a estrada assim em outro país... Não é perigoso, não?
    Fiquei louca pra fazer algo assim, principalmente saindo aqui de Porto Alegre, que é ainda mais perto... Um bjo!

    ResponderExcluir
  18. Oi Lú!!!

    Que maravilha!!!! Nào me convide duas vezes!!!!
    É uma aventura e tanto!!!!

    Bjus

    ResponderExcluir
  19. Olá
    eu fui para Atacama em 2008 e fiquei encantada com as paisagens lá. Inclusive, quando subi o Vale da Lua chorei de tanta emoção. É muito lindo lá, quero voltar, aliás, gostaria de morar lá.

    bjos,
    Carol Novaes
    http://coisadefamilia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Lu, preciso muito me organizar pra fazer essa viagem! Meu marido pretende faze-la no mesmo esquema que vcs, de carro....um dia nós vamos!
    Outra coisa Lu, vi um post seu sobre freebies, sou super curiosa com photoshop mas desconhecia o tal freebies..simplesmente estou encantada, meu mundo mudou rsrsr!! Encontrei dois blogs, nao sei se conhece mas precisava te indicar..http://graphicsfairy.blogspot.com/
    http://misscutiepiegoes80s.blogspot.com/
    depois me conta o que achou!
    beijos!

    ResponderExcluir
  21. Lu do meu coração se já antes me havias deixado o bichinho do do quero ir-agora o bichinho virou um montro-deixa os filhos crescerem que quem sabe não se proporciona-aceitas ser minha guia????
    Um beijão

    ResponderExcluir
  22. Acabei de fazer essa viagem! Tirei férias em fevereiro e fui pro Atacama, depois Salar de Uyuni, La Paz, Copacabana, Arequipa e Cuzco.

    Maravilhoso!!!

    Temos que olhar mais pra América do Sul!

    ResponderExcluir
  23. Lu, concordo com você. Já fui ao Atacama e realmente é um lugar fantástico, é indescritível. Também fui ao Uyuni na ocasião, numa travessia pelos Andes, num jipe, por 3 dias. É maravilhoso!!! Você vai amar!
    Adorei seu convite... inclusive meu marido tinha falado em irmos novamente ao Atacama esse ano, só que dessa vez de carro, partindo aqui de São Paulo.

    Bjus

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis