Google+ minha casa, meu mundo: Caixinhas de Tecido

14 de setembro de 2010

Caixinhas de Tecido


Eu adorei estas caixinhas, como fazer? AQUI

***
Sempre que falo sobre costurinhas invariavelmente alguém diz "ah, queria tanto saber costurar, mas é tão difícil...". E eu tento explicar que costurar roupas é uma coisa, fazer patch, cortinas, almofadas é outra muito diferente e infinitamente mais fácil. Basta saber costurar em linha reta, o que não precisa nem de curso para aprender. Não é um monstro, não é mesmo!
Eu sempre quis aprender a fazer patch, aquelas coisas bem elaboradas "pica,pica,pica, costura,costura,costura" pedacinhos beeeeeemmmmm pequenos (hoje tenho certeza que patch é coisa de quem tem TOC, hehehehe) daí que achei melhor fazer um curso. Aproveitei uma licença médica que me tirou de circulação 2 meses  e, quando estava melhorzinha, fiz várias aulas seguidas até conseguir ter uma noção das técnicas. Comprei livros que ensinam a fazer blocos, pesquisei muito e meti as caras. Deu certo, em 2 ou 3 semanas eu já tinha feito minha primeira colcha, quiltada e tudo! O difícil do patch não é a costura, mas sim a ordem em que devemos costurar os milhares de pedacinhos para formar determinado desenho, por isso a necessidade de um curso, porque tem muitos segredinhos.
Na minha segunda aula resolvi comprar uma máquina e ficava em casa costurando, tentando acertar moldes, imaginando como fazer isso ou aquilo. Até que aprendi muita coisa boa, mas não sou uma costureira nem mesmo mediana, tou mais para ruim, de verdade. Acontece que não tenho o mínimo medo de cortar um tecido e tentar. Se der errado, paciência, tento de novo... Como não vendo minhas peças, meu acabamento dá para meu consumo interno e tá tudo ótimo. Faço minhas colchas, bolsas, necessaires, toalhas, almofadas, etc e tal e fico bem contente com o resultado.
Mas não sei nem pregar botão em camisa! Não sei fazer bainha ou ajustes, quem dirá uma roupa inteira. E acho que nunca vou aprender porque acho complicado demais. Já tentei e já desisti. Eu até faço vestidinhos e saias simples para a Bea, mas isso não conta.
O que sei fazer bem feito são bonecos, como eu gosto de fazer! Daí tenho cuidado e capricho de profissional. Meus bonecos são realmente bem feitos e não precisa de curso nenhum para aprender a fazer um, aqui no blog tem vários tutoriais.
Tudo isso para dizer que costurar é fácil, mas tem que tentar, tentar, tentar e saber que errar faz parte.
 ***
É um absurdo, eu sei, mas não costumo mostrar minhas próprias artes por aqui. Vou ser sincera, sempre esqueço de fotografar e daí passou.  Não que eu tenha feito muito nestes últimos tempos, aliás não tenho feito nada... e tempo? Meu atelier está abandonado há uns bons 6 meses, criando teia de aranha... sinto falta de sentar na minha bancada e costurar o dia todo. Para meu aniversário quero fazer toalhas novas para as mesas, de florzinhas, vamos ver se dá tempo.
A cada dia tenho mais certeza de que minha vida está no caminho errado. Eu deveria viver de fazer bonecos (se é que isso é possível) bem divertidos... eu seria imensamente feliz, todos os dias da vida. Mas isso está tão longe da minha realidade... por enquanto eu preciso trabalhar para pagar minhas contas, quem sabe um dia os ventos mudem e então eu possa chutar o balde? Mas este futuro parece tão distante que é melhor nem pensar nisso, para não angustiar.
Pronto, deprimi.
Heheheh
Beijos
Lu

20 comentários:

  1. Olá,
    me vi nas suas palavras! Também não entendo nada de corte e costura, mas adoro uma máquina e tudo que faço, faço sozinha, nunca fiz curso algum e sabe que tá dando pro gasto, já tô até vendendo umas coisinhas rsrsrs... o segredo é não ter medo, já perdi muito tecido e joguei muita coisa fora, hoje tô mais esperta, pesquiso antes e não erro tanto, mas um dia ainda vou fazer um curso(não de corte e costura) e me aperfeiçoar melhor, no ano que vem quem sabe, mesmo porque vou largar um periodo do trabalho "oficial" para me dedicar as prendas manuais!
    Se vc tiver um tempinho passa no meu blog: presentinhosartesanais.blogspot.com para ver o que eu faço!
    Bjos Tati

    ResponderExcluir
  2. De vez em quando me pergunto porque eu estou tendo mais paciência com as minhas artes do que com meu trabalho. Mas acho que a grande graça está aí: minhas artes representam minha válvula de escape da seriedade da profissão que escolhi, e que, até o momento, não penso em trocar. Por isso é que também sou metida a fazer minhas costurinhas, mesmo sem nunca ter tido uma aula sequer (cadê tempo?). E daí fiquei pensando: se você que faz costurinhas lindas e grandes diz que está mais para uma costureira ruim, o que eu poderei falar de mim mesma? ha ha ha Vamos tentando, porque eu também não tenho pena de cortar meus tecidos (salvo alguns... he he). Um beijão, Karina.

    ResponderExcluir
  3. Você não é a única mulher que se sente assim. Infelizmente nem sempre podemos dar a devida atenção ao que realmente nos faz bem para nos dedicarmos ao trabalho e pagar as contas! O importante é não deixar de reservar um tempinho para o seu hobby. Bjs, Lets

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu, fui lá ver como se faz essas caixinhas, fiquei encantada com a facilidade, acho que meus problemas em fazer esse tipo de caixa está resolvido, pelo menos eu acho! Minha frustração com esse tipo de trabalho, são os acabamentos, nunca ficam como eu gostaria.Mas como toda brasileira, não desisto nunca, vou tentar depois volto e te conto como ficou!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá Lu, eu também adoro costurar, estou até tentando aprender a fazer roupas e não achei tão ruim assim (já fiz uma saia inclusive com bolsos e uma camisa de flanela :D) Também sinto que seria muito mais feliz se pudesse sentar na frente da máquina com milhões de tecidos esperando para se transformar em coisas legais, e ficar ali o dia todo, mas preciso trabalhar e estudar e é incrível como estas duas tarefas tomam conta da minha vida completamente. Minhas aulas na faculdade começaram em agosto e desde então não tenho nem tempo de me coçar direto, hahaha, sei que é por uma boa causa... então estou esperando ansiosamente as férias chegarem logo para me distrair um pouco.
    Adoro demais o teu blog!
    bjão

    ResponderExcluir
  6. Oie, Lu, vivemos o mesmo drama (rs), meu dilema é o mesmo. Queria muito viver de fazer bonecas, artesanato e afins, mas minha realidade também é outra.
    Tenho um trabalho sólido numa area estressante,(que no fundo gosto muito) mas vivo sonhando em ter um lojinha de decoração bacana, charmosinha e lucrativa (seria a gloria) Quem sabe um dia eu chego lá...
    Ah, adorei suas caixinhas.
    bjs
    Ana Carolina

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lu.
    Não deprime, rsrs.
    Costura é bem legal, sim. Eu sou mais ou menos como você. Um dia comprei uma máquina e comecei a costurar. Aprendi algumas coisas de patch com minha cunhada, essa sim tem mão certa e paciência extrema para os quadradinhos do patch. Também tive a influência da minha mãe, que é uma costureira de mão cheia, além de outras artes. Eu já me aventurei a fazer roupas, claro que só para mim, então fico feliz com o resultado, mesmo que tenha que esconder os acabamentos imperfeitos.
    Quanto a viver de fazer bonecos, não se apresse, esse dia chegará, e aí talvez você sinta saudades dos tempos de correria.
    Um beijo
    Munira

    ResponderExcluir
  8. Gracias por el enlace,me encanatan las cajas.

    ResponderExcluir
  9. Passando pela primeira vez por aqui, e já fiquei! muitas dicas e boas ideias. Vc escreve bem, fiquei um tempão viajando por aqui. Com certeza já estou seguindo, me faz uma visitinha tbm
    beijinhosss

    ResponderExcluir
  10. Lu, adorei as caixinhas. Acredita que eu sou seguidora desse blog e nunca tinha visto as caixinhas? rs.
    Quanto a costura é assim mesmo como você disse, tem que ter paciência e ser persevarante que tudo dá certo. Não pode desanimar quando dá errado.
    E eu me sinto igual a você, queria abandonar minha carreira e trabalhar com patchwork, mas infelizmente preciso pagar minhas contas e por enquanto não dá, mas estou arriscando algumas coisas e estou começando a colher os frutos.
    Quem sabe um dia né?
    Aproveitando que você disse que faz bonecos muito bem, vou te mandar um e-mail de um porta papel higiênico que eu vi e estou louca pra fazer, mas nem sei como começar. Agradeço se você tiver algum molde parecido ou alguma dica de lugar que tenha passo a passo pra eu tentar.
    Bjoka e ótima quarta.

    ResponderExcluir
  11. Tudo que a gente faz por amor e mais gostoso, né não???? Talves por isso vc ache dificil pregar um botão de camisa....
    Um grande beijo Lu,
    Inté.

    Marcia Gullo

    ResponderExcluir
  12. Oi Lú!!!!

    Adorei o post, as caixinhas são lindas!!!
    E eu de costura não entendo muito, mais me viro se preciso for,ehehehehehe,mais sou viciada em PATCHTWORK, amo de paixão, adoro tudo que faço.
    Sou viciado em comprar tecidinhos. Mes que vem vou viajar, Eua e Canadá, já estou me organizando prá trazer alguns tecidinhos de lá, senão não tem graça!eheheheheheehehe
    Bjusss

    ResponderExcluir
  13. Oi Lú!!!

    Fui ver o tutotial das caixinhas, e que surpresa boa!!! sou seguidora do blog Geta's quiltin studios, os trabalhos são maravilhosos.

    Bjuss

    ResponderExcluir
  14. olá, eu acompanho o seu blog a algum tempo, recebendo as postagens por email, mas sou meio "tímida" pra comentar... adoro o jeito que escreve e sempre gosto dos posts, os tutoriais são bárbaros e muitas vezes bem facinhos, o problema é tempo disponível para fazer tudo, né??Tenho três crianças pequenas, e hj trabalho fazendo tradução/versão/revisão de textos em casa, é uma rotina bem puxada!!!
    Bem, resolvi comentar hj pra agradecer, pois teu post foi um estímulo e tanto!! Amo crafts e tô sempre pesquisando e procurando coisinhas pra fazer, comecei com o crochet e tricô, tb faço muitas coisinhas de feltro, mas meu grande sonho sempre foi a costura!! Não só aquelas coisas lindas de patch, mas as bem simplesinhas tb, como roupinhas pra minha filhota, toalhas maneiras, almofadas, etc. Passei esse ano todo em casa (licença médica), mas cadê coragem pra começar a costurar?? Já até andei vendo umas máquinas usadas pra comprar (alguma sugestão??), mas parece tão complicado!! Anyway, seu post de hoje me deu uma esperança, quem sabe daqui a algum tempo não estarei te mostrando minhas costurinhas?? Continue postando, vc ajuda bastante, mesmo sem saber!!! E fiquei curiosa para ver as suas artes, mostra aí!!! Bjs!!

    ResponderExcluir
  15. Eu vivo de fazer bonecos, joguei tudo pro alto e não me arrependo dá uma olhada : www.fabiluli.com.br

    Um dia voce vai conseguir só fazer o que te dá prazer, no dia certo e na hora certa.


    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Que show de bola.....Amei essas caixinhas... E o bom da vida é isso mesmo... não ter medo de tentar e mesmo errando continuar tentando....
    ADOREI!

    ResponderExcluir
  17. Oi Lu
    sabe eu também ando deixando minhas artes abandonadas,nunca mais tive inspiração,algumas coisas me desanimam,como não ter uma máquina digital,por exemplo.
    mas espero que um dia mesmo que não possamos viver disso,de fazer artes,e olha qu enem sou profissional não,mas pelo menos possamos ter inspiração e tempo pras coisas que amamos.
    sempre por aqui,pois admiro muito você.
    beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi Lu,

    adorei o post..nao sou muito prendada, mas nao desisto nao...rss
    tudo aqui em casa tento dar um charminho so meu, e acabei de receber uma caixinha de pilha para reciclagem,so que é de papel queria revestir alguma ideia...ah, gostaria muito que fosse minha seguidora, da uma passadinha no meu blog vou adorar...bjkas no coração!

    ResponderExcluir
  19. Oi, Lu.
    Eu bem que tentei viver de artesanato. Mas não deu. Quando alguém me fala que vai tentar fico até sem jeito de comentar, mas acho que artesão não sobrevive no Brasil. Pelo menos se for trabalhar sozinho, em casa, tendo que cuidar de casa e da família.
    É triste mas é verdade.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis