Google+ minha casa, meu mundo: Capa para Bíblia

27 de setembro de 2010

Capa para Bíblia

É uma capa para Bíblia, daquelas grandes, por isso tem alças para usar como bolsa a tiracolo. Mas se você pode usar como capa para outros livros grandes ou mesmo material de escola. AQUI
***
Eu ainda estou  cansada e desanimada, por isso este blog anda meio capengo, eu bem sei... já passei por períodos assim antes e depois passa, já são 2 anos de blog, com posts quase que diários. Eu acabei por apagar muitos deles (lembram?) e o blog diminui muito de tamanho, o que foi uma pena.
O blog fez dois anos e eu ainda não pensei em um sorteio para fazer...
Mas não pensem que meu desânimo é só com o blog, é com tudo. Ando muito cansada da minha rotina, muito preocupada e ocupada com as meninas e seus problemas escolares (que da Tóia é crônico).
A Bea está sendo acompanhada por uma psicopedagoga e recuperando o tempo perdido. Ao ser alfabetizada por um método diferente que o da escola o progresso foi gritante em apenas 1 mês. Mais do que aprender a ler e escrever ela adquiriu uma confiança inacreditável. De uma criança arredia que dizia apenas "eu não sei ler", agora ela é interessada, determinada e orgulhosa de seus progressos diários. Mudou completamente seu comportamento em relação à escola.
Eu fico muito imensamente feliz com o progresso da Bea e imensamente triste em vê-la se preocupando em ler e escrever quando na verdade deveria estar apenas brincando. Ela está no 1o ano (antigo pré) e o ano passado a escola me garantiu que não haveria alfabetização e por isso deixei ela avançar. Mas a escola simplesmente MENTIU e a única coisa que vejo é uma intensa alfabetização que minha filha não estava acompanhando e a cada dia ficava mais frustrada. Exatamente como eu previa que iria acontecer.
Ao contrário de outros pais eu não queria que ela fosse alfabetizada muito nova e NUNCA fiz nada para adiantar o processo. Eu acreditei na proposta da escola e deu tudo errado.
Por mim ela continuaria sem este tipo de preocupação, mas ela começou a ficar triste e desanimada, sentindo-se e dizendo-se incapaz, por isso procurei auxílio e um novo método. Está dando certo.
Espero que ela acompanhe a turma no próximo ano, quando mudar de escola.
Até lá, o regime é de dedicação integral!

9 comentários:

  1. Oi linda

    Olha eu sei que e fácil falar,mas na verdade e isso acontece com todo mundo,eu me senti assim diversas vezes,por um montivo ou outro.Não sei se por hormônios,sei lá,de vez enquanto me acomete este desânimo com tudo,mas sei que e passageiro.
    Quanto a suas filhas,não sei se existe alguma mãe no mundo inteiro que não se sinta integralmente e costantemente culpada e frustrada,amiga...voçê e um ser humano,não da pra acertar sempre,sorrir sempre...voçê não e perfeita...ninguém e....
    Beijinhos
    Deusa
    Obs:Haaaa....agora estou aqui sentada frustradissima e culpadissima,porque dei uma bronca na Maite(05 anos)e ela pegou a boneca e deu a mesma bronca,bravinha e de carinha feia....estou me sentindo um lixo,pois ela me imitou....tem jeito?).
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderExcluir
  2. OI, amiga.....fica em paz...é normal termos nossos momentos de desânimo ...veja bem como é a vida de uma mãe, vc sofrendo porque sua filhota está sofrendo na escola, eu já passei por isso, minha filha do coração teve muitos problemas na escola quanto a aprendizagem, sempre precisei me dedicar muito e inventar mil coisas mirabolantes ( até pedir pro vô marceneiro fazer uns blocos com as vogais, com la,le, li,lo, lu ( naquele tempo não havia tantas coisas educativas como hoje ) e veja só, hoje eu vejo que tudo isso era pequeno diante da minha dor e desânimo de hoje, hoje eu a vejo namorando há 2 anos um rapaz daqui de Curitiba , que tem 23 anos e é cheio de tatuagens, de piercings, tem alargador nas duas orelhas, não trabalha, e olha, tenho chorado tanto por ela, sabe quando vc vê que não tem futuro e vc vê aquela princesinha que vc criou com tanto amor e dedicação e agora não te ouve mais...é muito triste, amiga...mas, tenho tentado entregar minha dor e desânimo a Deus porque vc via ver que na vida de mãe tem coisas que nós não conseguimos fazer, tem situações que dependemos do Pai , somente ELE pode mudar as situações em que n´so não podemos mais, entende? Estarei orando por vc e pela sua filha, e saiba que Deus pode todas as coisas e que este momento logo vai passar e vc vai lembrar com saudade!!
    Quando puder, me faça uma visitinha, ficarei honrada!!!
    Um beijão e fica com Deus, querida!
    Ele conhece teu coração e tua dor!
    Helena
    http://diaadiacorridinho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá! Tdas nós nos sentimos assim...o cansaço é acumulativo, chega um período do ano, estamos exaustos msm...Nós mães, com rotinas de trabalho, filhos na escola, casa, marido..ufa!!! Normal! Uma vez, não sei onde, li um poema lindo que falava exatamente isso, os períodos do ano, na versão mãe moderna, carnaval, viagens, páscoa, tds os feriados, tdas as provas bimestrais escolares, td acompanhamento das notas dos filhos, temendo com que fiquem em prova final, correria pra natal, e td o mais. E chega no início do ano, nos enchemos de garra e energia, para passar por tudo de novo! Somos assim, gostamos e somos capazes, mas o cansaço e uma leve deprê por isso, faz parte!!! Dará td certo! Tb passei por problemas com meu filho caçula, a ponto de uma professora do 1o. ano falar que por ele por feito o Jardim em escola pública ele teria dificuldades em aprender a ler...imagina que absurdo! E ela fez esta observação em fevereiro, ou seja, não tinha nem noção do potencial dele, não sabia se ele teria dificuldades ou não...Simplesmente usou de pré-conceitos e foi falando...Eu realmente me preocupei, e dei bastante atenção, o ajudei, sem estressá-lo, e em dois meses ele estava lendo. Foi o primeiro da turma de 20 crianças a ler. Até considero que quem o alfabetizou fui eu, e não escola (deixando a modéstia bem a parte). E hoje, aos 07 anos, ele ama ler, lê de tudo, livros grosso, ilustrados ou não. Fiquei com medo de massificar mto essa coisa de que ele tinha que ler logo...e fui bem suave, com ele no meu colo, íamos treinando o traçado, a escrita, a leitura, e graças a Deus, deu td mto certo. Deu trabalho, mas valeu mto a pena!!!! Dará td certo com sua linda Bea, não se preocupe. E a Tóia? Não ví vc falando nada dela, somente que é crônico...
    Bjos enormes pra vc!!!

    ResponderExcluir
  4. Ola...é muito complicado essa questão a alfabetização, uma vez que as salas de aula são heterogêneas e as curiosidades são as mais diversas... tenho uma filha de 3 anos e meio e ela já conhece todas as letras, tem uma curiosidade imensa por palavras e isso não foi estimulado nela porem aconteceu naturalmente e isso não tem influenciado e nem proporcionado uma amadurecimento precoce pelo contrário ela continua cada vez mais interessada em atividades lúdicas, ela adora livros e percebemos que sente muita vontade de ler seus livrinhos, os folhetos..não devemos associar alfabetização a um amadurecimento precoce pois cada criança tem seu processo de desenvolvimento e para preservarmos essa inocência da infância é preciso estamos sempre atentos aos ambientes que rodeiam as crianças e mesmo com td favorecendo a criança pode apresentar um amadurecer rápido demais.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lu...

    Concordo plenamente com você quanto à alfabetização. A criança deve ser alfabetizada com 7 anos e antes disso o ambiente deve ser estimulante para a leitura, sem que haja cobranças ou comparações.

    Tenho visto pais satisfeitos dizerem que o filho já está aprendendo a escrever letra cursiva no primeiro ano! Um crime, na minha opinião. Mal sabem eles que isso não é vantagem nenhuma, a criança não está preparada para isso, ela vai pra escola pra aprender a se socializar e entrar em contato com esse mundo das letras para então, sim no próximo ano (se estiver madura para isso) aprender a ler.

    Outros pais se desesperam e criticam as escolas que não seguem esse ritmo, cobram os professores e fazem inúmeras comparações.

    Dei aula na primeira série (no ano que saí virou segundo ano) fiquei feliz em saber que teríamos uma classificação na idade e que menores de 7 não frequentariam o segundo ano. Mas fico triste em saber que em muitos casos as coisas pioraram e as crianças estão sendo mais cobradas.

    Parei quando meu filho nasceu e hoje com 3 anos as pessoas se assustam que ele ainda não vai pra escola. E falam orgulhosas "o meu filho já vai, você não vai? é tão bom ir pra escola".

    Bom é ficar em casa! Não ficar doente com frequencia. Aprender só o que eu quero que aprenda e com a minha influência.
    Bom é respeitar o tempo dele.

    Mas você está acompanhando e está conseguindo resolver os problemas, isso que é importante!

    ResponderExcluir
  6. Amiga, esse momento de desanimo (é seu...curta ele e não fique ansiosa, se cobrando motivação que você não tem - apenas não o alimente) Os filhos serão sempre uma preocupação, nessa fase da alfabetização (se alfabetiza muito cedo não é bom - se alfabetiza também não é bom), já trabalhei com isso e vou lhe contar que é dificil termos uma escola que realmente veja o seu filho como um individuo único. Sempre trabalhei fora, por isso minha filha frequentou escola desde os 4 meses, lá as crianças eram alfabetizadas aos 5 anos, coisa que eu não aceitei e falei abertamente com os demais pais da turma, por isso a escola na época criou duas turmas uma para as famílias que queriam mini gênios e outras que pagavam para que eles cuidassem com amor e carinho, e eu (em casa)apenas estimulava a minha filha com gibis, livros e revistas que lhe chamavam a atenção, valia tudo - reunir os amiguinhos para eu ler para elas ou uma inventar a história para a outra, com o passar do tempo ela começou a gostar, conforme foi conhecendo as figuras (quando via o anuncio do "guaraná antartica" ela falava -Guaraná antartica que é puro e natural...rsrs. como era a propaganda da época...rsrs. ( até hoje nossos gastos com livros são altos - eu driblo isso comprando bastante em sebos) detalhe só compro o que ela pedir, não tento força-la a ler algo só por que alguém lhe recomendou, sente-se e leia para ela, crie o momento leitura (30 minutos ou menos por dia)

    ResponderExcluir
  7. Amei seus trabalhos em feltro. Tirei ótimas idéias. Seja feliz e faça os seus dias serem os melhores. Beijos,
    Iray

    ResponderExcluir
  8. Lu, quando começa o momento de partilharmos a educação de nossos filhos com o mundo é bem angustiante mesmo. E desanimador porque nossa lucidez não descansa um minuto, vigia, tutela,cobra e é uma eterna insatisfeita. Meus filhos são adultos hoje, passei pelos mesmos questionamentos e ansiedade e aprendi que não tem jeito: tudo isso faz parte da educação que damos aos nossos filhos. Vai passar e deixará saudades em você, pode acreditar. Qundo leio suas aflições, vejo-me há uns 20 anos e esboço aquele sorriso de quem sabe que,sim, isso tudo vai acabar no melhor para vocês. Simples assim.
    Beijos,
    Regina
    Criar com Tecidos

    ResponderExcluir
  9. Puxa, que chato tudo isso, digo, o que fizeram com sua pequena na escolinha. Em vez de ajudarem, atrapalharam seu envolvimento com a escola...
    Passei por algumas situacoes parecidas, só que meio ao contrário, a escolinha da minha filha mais velha, qd ela ainda estava saindo do jardim, ou sei la, alfabetizacao (isso já tem um looongo tempo) queria que ela mudasse de classe, ou seja, que passasse um ou dois períodos na frente dos coleguinhas,só porque ela sabia ler, mas eu me recusei. Ela nao teria idade pra lidar com coleguinhas bem mais velhos. E acho que tomei a atitude correta, sabe??
    Eu acho mt chato isso de crianca ter que aprender a ler e escrever em jardim da infancia, sim, os meus filhos aprenderam a ler mt cedo, mas nao por imposicao de escola, mas porque em casa eu fazia por onde, mas isso é outra história. o fato é que crianca tem que brincar e aprender licoes importante pra vida, brincando na escolinha. Aqui onde moro é assim, crianca so comeca de fato a meter a mao na massa: ler e escrever, qd entra na primeira serie, antes disso, é SÓ brincar.
    Acho tao saudável...

    Mas como disse a Regina aqui em cima, relaxa porque vai passar, aliás, já tá passando, né?

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis