Google+ minha casa, meu mundo: Tartarugas

30 de setembro de 2010

Tartarugas

Adorei estas tartarugas fofas, AQUI


***
Volta e meia eu leio posts nos mais variados blogs sobre o tema ser ou nao ser mae (estou sem acentos no teclado...). O discurso normalmente eh de justificativa, quase um pedido de desculpas e nao consigo entender bem o motivo de assim ser. Afinal de contas, se a pessoa fez uma escolha por que precisa justifica-la ou mesmo se desculpar por ela? Uma coisa eh voce firmar sua posicao e expor seus motivos (validos ou nao), outra coisa eh tecer uma ladainha tentando mostrar que voce nao eh um monstro so porque nao quer ter filhos, como se alguem pensasse desta forma alem da propria envergonhada. Eh um caminhao de culpa!!!
Acho este discurso despropositado, parece que a pessoa tem vergonha da escolha que fez na vida e nao tem coragem de assumi-la de peito aberto. Nao entendo esta postura. Tenho 40 anos e muitas amigas que escolheram nao ter filhos. Algumas sao muuuito felizes assim. Outras imensamente infelizes e arrependidas.  O engracado eh ver que as arrenpendidas acabam enchendo a casa de gatos e cachorros que criam como filhos (das que conheco, todas fizeram isso quando passaram dos 40). Mas, repito, conheco quem seja imensamente feliz sem filhos.
Para mim, com sinceridade uma opcao ou outra nao faz a menor diferenca, nao faz destas mulhres (com filhos ou sem) melhores ou piores.
Eu sou da turma que nao consegue compreender a existencia do ser humano sem filhos, como voces bem sabem e tenho certeza que seria profundamente infeliz e amargurada sem minhas meninas.
Mas a pergunta que fica na minha cabeca eh: sera que tanta jusitificativa nao eh sintoma de arrependimento ou medo? Se for isso, dou um conselho, tenha um filho logo de uma vez, porque depois o arrependimento eh devastador, digo isso do que vejo e ouco de muitas mulheres na minha idade.
Beijos

12 comentários:

  1. Gostei do texto. Apesar de não conhecer ninguém arrependida por não ter tido. Conheço algumas amigas que preferem deixar para o último momento de suas vidas essa linda e grande oportunidade de ser mãe... Não entendo isso, já que o real sentido ser sermos mulheres é cuidarmos e gerarmos.
    Querida,
    lá no blog tá tendo sorteio do 1º mês de aniversário do blog! Participe tá? Beijos, flor!

    http://falcolinacoisasdalina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Lu, vc está certíssima. Cada um na sua e que segure o rojão depois. Isso é o que vale.
    Eu, particularmente, quero ter quantos filhos eu puder ($$$...rsrs), adoro casa cheia, vida cheia!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. te-los ou não te-los é uma decisão pessoal e ninguém tem nada com isso -eu tb não me imagino sem eles (mesmo enlouquecendo ás vezes)mas oq ue me irrita mesmoooooooooo são as pessoas frustradas que nunca tiveram filhos por uma razão ou outra e depois não admitem e ainda falam com desdém de quem os teve-já me aconteceu estar numa festa com um deles (ou os ) a fazer terror claro-e ouvir um " olha não os quiseram ter -agora amanhem-se enquanto tou bem sentadinha a tomar uma bebida -andam aí feito doidas atrás deles" eu nem comentei sabes....

    ResponderExcluir
  4. Há dois anos descobri que tenho Sop e como ter filhos ainda não estava nos nossos planos fui adiando.Hoje com mais certeza,mais ainda esperando o momento para iniciar o tratamento sou bombardeada com perguntas sobre o porque de ainda não termos filhos!ÁS VEZES ISSO É UM SACO,principalmente por essa não ter sido uma escolha nossa e sim um problema de saúde!E se o tratamento não funcionar?Será que ainda existirá tanta cobrança?Vou buscar ajuda profissional,mas se caso não der certo,viveremos sim,mas sem culpa por termos tentado,termos feito tudo que está ao nosso alcance.Amo crianças,tenho um monte de amigas com bebês fofos e tbém não discrimino quem os tem ou não,ou estão tentando!!
    Bjusssss querida,Amo sus Posts!Té.

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu,
    Sou sua seguidora fiel, passo sempre por aqui e acho que nunca fiz um comentário,mas este seu post caiu como uma luva, pois até o momento não quero ter filhos (tbm não digo nunca). Acho que não é preciso justificativa para nada, mas tbm conheço muitas mães que se arrependem de ter filhos e não tem coragem de assumir, claro, porque talvez soe como desamor, o que não é verdade. O sentimento de amor só existe depois que vc é mãe, antes disso a maioria sonha com um bebê lindinho sem imaginar que gerar uma vida e ajudar a formá-la é bem mais que isso. Acredito que pior que as mulheres que não querem ter filhos e se explicam por isso, são aquelas que os tem sem qualquer responsabilidade, as que banalizam a vida.
    Um bjo Lu...adoro seu blog.

    ResponderExcluir
  6. Lu, já naveguei diversas vezes pelo seu blog, só coisas lindas hein?! O q mais gostei foi sua cozinha, fofa demais... Já estou te seguindo e vim convidá-la para visitar meu blog:

    www.praticaecriativa.blogspot.com

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Oiii!! Não é a primeira vez por aqui mas a primeira que posto um comentário... estava lendo seus posts e gosto da maneira como tu te expressas... parece que estamos numa sala conversando rsrsrsr. O blog é lindo parabéns, já estou te seguindo. Bjos blogguriafaceira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. O importante é a pessoa assumir as suas escolhas.
    Não se deve ser mãe só porque sim, porque é o que os outros esperam.
    Eu sempre quis ser mãe e nem me imagino não sendo mãe, mas respeito igualmente quem não é porque tem outras prioridades e assume a sua posição.

    ResponderExcluir
  9. Eu AMO ser mãe,e Deus sabe disso,que me deu um eterno bebê,tenho duas filhas,uma com 18 anos(Natali),e outra com 13(Nicoli,meu bebê,ela é Autista).
    Às vezes acho que para ser mãe,tem que ter muito amor para dar.
    Às vezes acho que toda mulher deveria ser mãe,pra saber o que a nossa própia mãe sente.
    No meu caso,que tenho uma filha especial,o amor e o cuidado é dobrado,porque ela sempre irá de depender de mim,ou da família.
    Eu tenho uma irmã com 43 anos,solteira,independente,um bom emprego,tem seu apê,seu carro,mas não quis casar,nem ter filhos,e há três meses atrás começou um tratamento com psiquiatra,ela está com inicio de mal de alzheimer.Triste,né.
    Aí eu me pergunto:
    Se ela tivesse um companheiro?
    Se ela tivesse um filho?
    Ela estaria assim?
    A resposta é difícil...
    Na real,eu acho que toda mulher tem que ser mãe,e todo homem tem que ser pai.
    "Crescei-vos e multipicai-vos."

    Lu,eu adoro o seu blog,sempre dou uma espiadinha,é um blog que tem tudo de bom.Parabéns pela familia que vc tem,com certeza vc é uma mãezona.Bjs,Val

    ResponderExcluir
  10. Querida Lu!
    Adorei seu texto! Percebo que você é uma pessoa muito observadora do comportamento humano. Sobre este assunto, também escolhi não tê-los, não por não gostar de crianças, mas por me considerar com outra missão aqui neste mundo. Penso que ser mãe constitui um dom e uma doação e que nem todas nós temos. A educação de um ser humano é algo muito importante e não pode ser concedida a qualquer um. Assim, louvo sua iniciativa em tratar de assunto tão penoso e delicado! Louvo às mães e também às tias, que como eu, vivem da melhor forma e buscam dar o melhor de si no que escolheram para suas vidas. Um grande beijo a vc e suas leitoras. Cris.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Lu.
    Eu sou do time das que optaram em não ter filhos e sou muito feliz assim. Fui casada por 10 anos e sempre deixei claro ao meu companheiro que eu não queria ter filhos. Depois de algumas conversas ele aceitou minha decisão e se conformou com ela. O casamento acabou por outros motivos que não passam nem perto da falta de filhos.
    Não alimento nenhuma culpa em relação a isso e nunca tive problema nenhum. Fui criticada algumas vezes, recebi reprimendas, olhares reprovadores, narizes torcidos, mas nunca me afetei com essas coisas.
    Tenho certeza de que, PARA MIM, foi a melhor decisão. Que cada um decida e assuma o que é melhor para si, e que cada um cuide da sua vida. Acho que isso facilita muito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. UAU, vc tem toda razão!
    Adorei esse texto, eu vou fazer 30 anos e tenho 5 de casada e não aguento mais todo mundo cobrando de mim um filho, até parece que quem manda na minha vida são os outros....
    Hoje ainda não quero te-los, porém amanhã tudo pode mudar... Mas o que eu acho importante é cada um saber o que faz da sua prorpia vida e não se culpar por nada... Toda escolha tem suas consequências...mas nada como sentir as dores e delicias de se ser quem vc é.....
    Bjinhussssss

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis