Google+ minha casa, meu mundo: Aula #3

29 de outubro de 2011

Aula #3


E então meninas? Costuraram muito durante a semana? Espero que tenham feito muitos porta lenços de papel!
Hoje a aulinha teórica é mais simples e apenas vou tentar mostrar como funciona o sistema de tensão e pressão, ajudando a resolver os problemas mais simples que enfrentamos no dia a dia da costura. No final, ensino a fazer uma faixa para cabelos. Projeto que já postei aqui no blog, mas vou requentá-lo porque realmente é de simples execução.
Vamos lá?
Como já sabemos, a máquina avança a costura em razão de um sistema de pressão e avanço.


1. Pressão:
A pressão é exercida pelo pé calcador sobre o tecido, possibilitando que a agulha perfure o tecido. É a pressão que mantém unidas e esticadas as camadas de tecido para que estas avancem em um movimento uniforme e regular.




A pressão do pé calcador pode ser regulada conforme nossas necessidades. Conforme o tecido que estamos costurando, mais delicado, mais grosso, mais fino. E também conforme o ponto que estamos usando. Minha máquina indica no painel a pressão que devemos usar em cada ponto escolhido.




É preciso descobrir a pressão correta para cada trabalho. A regra geral é: tecidos mais leves,menor pressão; tecidos mais pesados, maior pressão.
A pressão excessiva causa alguns problemas bem comuns: o tecido franze no avesso, os pontos ficam irregulares ou o tecido pode ser "mastigado" nos dentes impelentes.
Já a pressão menor do que necessária dificulta o "controle" do tecido, produzindo uma costura torta na maioria das vezes. Como a falta de pressão dificulta o avanço do tecido, ele pode ser "mastigado" no buraco da caixa da bobina.


2. Avanço:
Já o avanço do tecido é realizado pelos dentes impelentes, que ficam logo acima da caixa da bobina (na maioria das máquinas). São estes dentes que "puxam" o tecido para trás, possibilitando que os pontos se formem uns atrás dos outros. O movimento dos dentes modifica-se conforme a variedade possível de comprimento dos pontos em cada máquina.


Em alguns casos eliminamos o movimento dos dentes impelentes, baixando-os quando a máquina assim o permite ou cobrindo-os com uma placa específica para este fim que é encaixada sobre eles. Isso ocorre quando fazemos quilt livre, apenas para citar um exemplo (assunto que será objeto de aula láaaa para frente).


Para compreender, vejam esta ilustração:




3. Tensão:


Na última aula eu já falei sobre a importância de passar corretamente a linha para que esta esteja submetida a tensão sempre uniforme, permitindo assim a regularidade dos pontos.
Além deste cuidado, devemos estar atento ao uso da tensão adequada a cada trabalho, que pode ser regulada no botão de controle de tensão:


Tensão baixa causa costura frouxa. Tensão em demasia causa o franzimento do tecidos.
Portanto, é preciso encontrar a correta regulagem da tensão da linha e ela se modifica conforme o ponto e os tecidos empregados.
As laçadas, ponto de entrecruzamento da linha superior e inferior, em regra deve ficar no centro das camadas de tecido. Se as laçadas aparecem na camada superior do tecido, a tensão da linha é demasiada. Se aparece na camada inferior, a tensão é inferior ao necessário.


4. Problemas


Bem compreendido o funcionamento da máquina, podemos dar conta dos problemas mais comuns que enfrentamos no dia a dia, bastando a correta regulagem de tensão, pressão e avanço. Se sua máquina não indica quais valores deve usar, é preciso aprender na marra, na base do acerto e erro... infelizmente. Lógico, sempre consultando o manual.


Eu acho quase impossível listar todos os problemas possíveis de acontecer no dia a dia, mas compreendendo o funcionamento de sua máquina, garanto que a vida fica mais fácil!


Sem esquecer que a velocidade que imprimimos é causa de muitos problemas, porque no começo é difícil demais costurar rápido. Não é verdade?


Tutorial Faixa de Cabelo:


Como disse antes, este tutorial já foi publicado aqui no blog (AQUI), mas ele é tão fácil, mas tão fácil que resolvi representá-lo a vocês.






1.  Corte uma faixa de tecido de 50x15 cm, pode ser mais estreita ou mais larga,como preferir. 




2. Centralize e alfinete uma fita, bordado inglês, sianinha ou quaquer outro enfeite que queira. Costure.
Dobre ao meio e junte as pontas pelo avesso. Costure.  Ainda no avesso, centralize a sianinha e a costura. Passe a ferro, vincando bem. Desvire e passe novamente, vincando as bordas. 





3. Vamos fazer o arremate do elástico. Vire para o avesso aproximadamente 1 cm de tecido. Passe, vincando muito bem. Corte um pedaço de aproximadamente 5cm de elástico largo e encaixe dentro da faixa. Costure. Faça o mesmo nas duas pontas.




 4.Para fazer o acabamento e para que a faixa encaixe perfeitamente na cabeça das meninas, vire as pontas centralizando-as na costura do avesso. Passe uma costura exatamente sobre a costura que segura o elástico, apenas para prender as pontas.

A faixa está pronta!!!





Esta foi enfeitada com flores em feltro, mas você pode fazer uma joaninha também:




Para fazer a joaninha cortei dois círculos do mesmo tamanho, um preto e um vermelho


Recorte o círculo vermelho como abaixo e sobreponha no círculo pretoenfeite com círculos pretos nas asas e faça os olhos com outros pequenos círculos em feltro 

Está pronta a joaninha!

****
Espero que tenham gostado! Ficaram em dúvida? Perguntem, por favor!
Na próxima semana, vamos começar a fazer patchwork, como usar a tábua de corte, a régua e o cortador circular e no fim o projeto de um bloco básico!


Beijos



13 comentários:

  1. Lu adorei mais essa aula, vou ali treinar um pouquinho... rs Obrigada pela aula amiga.

    Beijos Edi

    ResponderExcluir
  2. Excelente, Lu! Suas aulas estão ótimas e a diagramação também tá muito boa!

    Essa semana consegui fazer um estojinho para lápis e um porta-moedas usando as mesmas informações do porta-lenços, só tive que aprender a colocar o zíper direitinho, mas deu super certo!

    Muito obrigada de novo e um ótimo final de semana!

    Bjos

    Ana Paula

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu, não tenho comentado muito, mas o blog está lindo. Adorei as novidades e as novas postagens.
    Bjoka e ótimo final de semana!!

    ResponderExcluir
  4. Passo a semana esperando as aulas de sábado... hehehe.
    Tudo muito bem explicadinho,e muito fofa a faixa.
    bjos e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu,
    Como sempre vc nos prestando momentos de muita dedicação, ensinando dicas tão valiosas.
    Todo sábado coloque o link de sua aula no meu blog.
    Hoje fiz um ursa para dar de presente. Vou fazer também a faixa.
    Beijos e bom fim de semana.
    Penha

    ResponderExcluir
  6. Nossa Lu,
    Estou um pouco sumida dos blogs, mas adorei essa novidade, voltarei em breve para acompanhar tudo!!!
    Muito obrigada por sua disposição e carinho!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu,
    Eu vejo esses posts e fico doidinha pra comprar uma maquina de costura (e aprender a costurar é claro). No dia em que eu comprar venho aqui ler tudinho!
    Queria dizer que vi dois produtos de Matrioska ontem e achei que ficaria perfeito no quarto da sua filha. Sei que nao tem nada a ver com o post, mas nao achei seu e-mail pra enviar os links. Garrafinha (http://www.renaud-bray.com/Papeterie_Produit.aspx?id=1164964&def=Carafe+%c3%a0+eau+Babouchka+Drinkup%2cDUP) e copos (http://www.renaud-bray.com/Papeterie_Produit.aspx?id=1071932&def=Ens+3+verres+Babushkups+embo%c3%aetables%2cVI%2cBKUP). So nao sei se vende ai no Brasil.

    ResponderExcluir
  8. Lu, você fez essa faixa de joaninha pra Manu e ela ama,é uma das que ela mais usa.
    bjs Giova

    ResponderExcluir
  9. AGORA OS SEUS POST DE SABADO SOBRE COSTURA,TEM SIDO PARA MIM O MEU PROGRAMA FAVORITO,ADORO SUAS EXPLICAÇÕES ,FACILITA TUDINHO,UMA FOFURICE AS FAIXAS,OBRIGADA POR COMPARTILHAR,UM GRANDE ABRAÇO E UM DOMINGO ESPECIAL!!BJSS E ATÉ SABADO!!

    ResponderExcluir
  10. Lu ,nossa que aula maravilhosa nunca ninguém explicou com tantos detalhes, estou adorando!!!
    Vou contar pra você, como são importantes estas aulas.
    A primeira vez que li seu blog o que me mais chamou atenção foi a frase "...por uma vida mais gentil e menos ordinária" ,moro em uma chácara no interior de SP e na época trabalhava em outra cidade , ficava o dia todo fora, não tinha tempo pra nada e estava muito infeliz com essa situação, pois tinha vários sonhos a realizar, aprender costurar era um deles.
    Sai do emprego e desde então acompanho todos os dias o seu blog ,fiz um curso básico de costura agora comecei pathwork , não parei mais de aprender e conhecer outro mundo, fiquei um ano sem empego , mas com muito trabalho.
    Sou muito grata a você.Muito obrigada !!!!!Seja sempre muito feliz!! Bjs Bernadete

    ResponderExcluir
  11. Marisa Verginelli de Almeidadomingo, outubro 30, 2011

    Oi Lu, ótima esta aula. Acho que foi por causa da tensão do ponto que minha costura teste ficou com a linha toda grudada no avesso. Minha máquina esta desregulada pois está sem uso a muito tempo. Estou dando um trato nela, meu marido está me ajudando. Logo farei as peças/lição de casa. Já abri uma pasta no meu desktop - aulas de corte e costura da prô Lu - e estou copiando tudo para lá, assim fica na sequência. Comecei a fazer uma corujinha com meus lindos feltros. Pobres dedinho, todos picadinhos de agulha, ahahah. Eu consigo. Obrigada pela resposta ao meu e-mail, comprei as linhas. Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Bem legal Lu!
    Que bom que ja estou na terceira aula...

    Outra coisa...a máquina que vc tem, já saiu de linha né? consultei agora o site da janome, e etá nas máquinas fora de linha, qual é equivalente à sua agora?

    beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis