Google+ minha casa, meu mundo: você sabe pintar um móvel de madeira?

13 de outubro de 2011

você sabe pintar um móvel de madeira?

Pois então que eu mostro aqui os móveis que ando recuperando e pintando, mas nada de ensinar como fazer. Porque tem técnica para ficar perfeito, não é assim só passar a tinta como se não houvesse amanhã. E demora, e tem que ter paciência e capricho, senão fica uma bela caca e tem que começar tudo de novo (como aconteceu com os móveis da Tóia estes dias).


Para qualquer pintura ficar minimamente decente, a superfície deve ser lisa, então pouco importa se o móvel é novo, velho, se tem tinta ou não, precisa lixar com vontade, até ficar lisinho, lisinho. O MDF é mais prático porque já tem a superfície perfeitamente lisa, ainda assim nos locais de corte ele precisa ser lixado, porque fica cheio de rebarbas, mesmo que minúsculas. Por isso a lixadeira é a melhor companheira da mulher faça-você-mesmo. Aconselho, peça uma de Natal, porque lixar na mão é de chorar.



O que você vai precisar:
1. Massa para Madeira.
 2. Lixa de duas espessuras, mais grossa e mais fina (n. 100 e 150).
3. Pincéis. Eu uso os bem macios, são mais caros, mas o acabamento é perfeito.
4. Rolinhos. Compre logo vários, porque eles estragam fácil.
5. Tintas... por óbvio. Eu uso tinta esmalte sintética, a pior, a mais chata, mas a com o melhor acabamento! Fica lindo! Existe o esmalte a base de água, é bem mais simples de trabalhar, mas o acabamento não é tão perfeito, sinto informar. Ah, não esqueça o solvente se for usar esmalte sintético!

Se você está restaurando um móvel antigo é preciso lixá-lo por completo antes de pintá-lo, como fiz com a cama da Bea. Isso garante acabamento perfeito e durabilidade da nova pintura. É chato, cansa, mas não tem como pular esta parte, por isso te aconselho ao menos emprestar uma lixadeira do vizinho. Mas vou falar, compre uma de natal, acho a ferramenta mais útil de todas.


A cama da Bea estava completamente detonada! Foi preciso lixar completamente, até deixar bem lisinha. Primeiro a lixa mais grossa, depois a fina.


Mesmo móveis em MDF cru, naturalmente lisinhos, precisam ser lixados, porque o corte deixa rebarbas.




Depois de lixar bem é preciso preencher as pequenas imperfeições com massa e uma espátula. Preencha com cuidado e espalhe bem. Depois de seca a massa (o tempo varia, observe o rótulo) é hora de lixar mais uma vez com lixa fina. 

 
Emassado e lixado, está pronto para a pintura.

Como eu disse antes, uso tinta esmalte sintética, daquela que é diluída com solvente. É chata de usar, precisa diluir um pouco (verifique a proporção no rótulo) e deve ser aplicada com muita paciência e capricho, mas o resultado compensa. Existe o esmalte a base de água também, mas acho o acabamento do outro mais bonito. O pior de tudo é o cheiro!
Existem três possibilidades de acabamento do esmalte: fosco, acetinado e brilhante, aí vai do gosto do freguês.
Você pode usar tinta acrílica ou pva se preferir, são mais fáceis de pintar e não têm cheiro forte (recomendo para quem mora em apartamento). A desvantagem? São menos duráveis e o acabamento é inferior. O esmalte protege a madeira como nenhuma outra (inclusive contra água) e o móvel pode ser limpo com esponja e sabão, fica perfeito por anos a fio.

Para um acabamento perfeito existe apenas um segredo: paciência.


Eu uso estes pratinhos descartáveis para pintar, acho mais fácil e barato. Depois jogo fora, porque a tinta gruda e não sai mais.
Coloque um pouco de tinta no prato, dilua com o solvente, encoste o rolinho na tinta. Eu disse ENCOSTE. Você não quer encharcar o rolinho, quer apenas que ele absorva uma PEQUENA quantidade de tinta. Agora, no mesmo prato (ou em outro se preferir) role várias vezes o rolinho, como se estivesse pintando, para que absorva a tinta por igual.


Para o acabamento ficar absolutamente perfeito, as camadas de tinta devem ser MUITO FINAS e perfeitas. Passe o rolinho na peça com firmeza, mas sem apertar, em todas as direções, sempre espalhando muito bem a tinta. A primeira camada fica assim, praticamente transparente.

E se eu não tiver paciência e pintar camadas grossas? Além do acabamento ficar horroroso, é bem provável que formem bolhas na pintura, que vão descascar mais dia, menos dia. Sem falar que qualquer batidinha vai arranhar a pintura e descascar. Ou seja, tempo perdido.


A tinta deve estar completamente seca para uma nova camada. No esmalte sintético comum isso demora umas 8 horas em um dia de tempo bom. Mas existe um esmalte a base de água da Suvinil (isto não é um publieditorial) que seca em 4 horas e o acabamento é muito bom.


Para ficar perfeito são necessárias 4 ou 5 mãos de tinta. Portanto demora. Não falei que a paciência é o único requisito? Este armarinho já está com 4 e acho que falta mais uma para fechar bem. Existem cores mais pigmentadas, outras menos. As cores da Sulvinil fecham mais fácil, em compensação o que está no mostruário é sempre MAIS CLARO do que a realidade, elas escurecem um tom ao menos. As da Coral são mais fiéis.





Para fazer os cantinhos e acabamentos onde o rolinho não alcança, use o pincel. Sempre um pincel macio para melhor acabamento.
Como eu entendo tanto de tintas e afins? Já pintei todos os móveis das crianças ao menos uma vez, alguns já estão na segunda reforma. Já pintei todas as bancadas dos quartos, os móveis do meu atelier... ou seja, tenho anos de prática. Portanto, confie em mim, não dá para fazer com pressa ou de pular etapas, fica uma caca. Como ficou o móvel da Tóia, tive que lixar e começar de novo.


Bem, só neste post eu utilizei fotos de 3 trabalhos diferentes, destes apenas a cama da Bea já está pronta.


O que estou terminando agora? Os armarinhos são cinco, além dos móveis da Tóia que estão me dando um trabalhão, mas ficando lindos!

Ah, nem se iluda, a cada mão de tinta esmalte é um rolinho perdido (gruda demais!) e se não cuidar, um pincel também! Por isso, limpe muito bem os pincéis com solvente (são caros) e compre vários rolinhos.
Beijos
Lu

127 comentários:

  1. Olá,

    Adorei o post, muito muito útil, ta muito bem explicadinho... menina acho que vou querer uma lixadeira... kkkkk! Obrigada pelas dicas!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk isso e 1 arrazo @!$#%¨¨&*()__+

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk isso e 1 arrazo @!$#%¨¨&*()__+

      Excluir
    3. pitz, tbm quero uma lixadeira ;)

      Excluir
  2. Você é muito caprichosa Lu :) Uma verdadeira profissional :) Adorei o post mas confesso minha total falta de paciência pra tanto capricho e confesso também o meu ódio pras tintas que usam solvente ... ai minhas alergias!

    ResponderExcluir
  3. Nossa Lu, cansou só de ler, rsrs, haja paciência heim? Eu além de querer ver tudo pronto logo, tenho mais um problema: espaço. Minha casa é pequena, e pelas contas, dá para dar apenas umas 2 mãos de tinta por dia, respeitando o tempo de secagem. Imagino que a satisfação é enorme ao ver tudo prontinho, bem feito e lindo, não tem presente melhor né? bjs

    ResponderExcluir
  4. Meninas, não desanimem! O que eu ensinei é a ficar PERFEITO, sabe igual ao comprado na loja?
    E para quem mora em apartamento, recomendo aquele esmalte da Suvinil a base de água e de secagem rápida, o acabamento é muito bom e o tempo de trabalho cai pela metade!

    ResponderExcluir
  5. Lú...tu és um amor mesmo,pq estou pensando em recuperar minha mesa da sala, renovar e suas dicas são mais q preciosas.Detalhadas no que precisa.Todos os outros q vi, faziam parecer coisinha de criança.Terei q me preparar melhor.obrigada!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Dea, como o Leo é marceneiro ele não admite que eu pinte de qualquer jeito. Aprendi com ele e tem que fazer direitinho, senão fica de qualquer jeito. E demora e é cansativo. Mas eu acho que vale a pena, tanto que sempre estou recuperando alguma coisa por aqui.

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu, sigo as suas orientacoes a algum tempo, gosto muito de trabalhar com restauracao e pintura.Tenho uma duvida, se eu usar a tinta PVA como faco o acabamento? O que vc indica ? Posso deixar so no PVA? Fica resistente a pintura? Obrigada por todas as dicas que passa pra nos.Abraco.

    ResponderExcluir
  8. Amelia, dá para pintar com PVA sim, mas ela não é tão resitente e não dá para limpar com tanta facilidade. Eu aconselharia usar o esmalte a base de água ou acrílica.
    Dá para vc encerar depois de usar a pva, protege mais.

    ResponderExcluir
  9. Lu, vou tentar fazer a bendita cômoda. Vou fotografar e depois mando para você. Adorei as dicas. Ansiosa pelo curso de costura.
    beijos

    ResponderExcluir
  10. LU, adorei as dicas! Comprei uma mesa de madeira maciça pra colocar a minha máquina de costura, mas ela esta com alguns buraquinhos e verniz. Comprei usada mesmo pensando em reforma-la, então suas dicas são um presente pra mim. Obrigada por compartilhar!!! Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  11. Dicas preciosas, Lu!!! Qual o nome da cor do armário rosa? Obrigada! Beijo

    ResponderExcluir
  12. Lu,
    Meu blog é sobre pintura em madeira (que é o que faço) e achei ótimas as suas dicas. Trabalho mais com objetos menores e o rolinho não chega a ser necessário. Mas em peças grandes assim... haja rolinho e tempo!
    Bom trabalho,

    ResponderExcluir
  13. Chris, quero ver esta cômoda pronta!
    Leila, não é tão complicado quanto parece, basta paciência.
    Rosana, é Azaleia da Coral, esmalte sintético brilhante.
    Jô, eu também adoro pintar peças pequenas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. É, depois dessas explicações caprichadas estou com vontade de me aventurar e pintar um móvel velho, com cara de jogar fora.
    Depois eu mando o resultado se tudo der certo.
    Beijos e obrigado por dividir conosco as suas artes!
    Miriam

    ResponderExcluir
  15. Voce é uma artista parabens!!!! Li tudo mas vou aplicar nas minhas caixinhas...móveis nao tenho coragem...
    Venham me visitar se gostam do assunto
    http://construindocasadepraia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Lu, eu queria muito pintar a cama da Lívia, que é de mogno, mas só de pensar em lixar a cama toda, me dá uma preguiça. rsrs.
    Adorei o post! Me inspirou para outras artes, só que menores que a cama.

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  17. Lu, adoro essa faceta craft do seu blog.

    Estou ansiosa pelo curso de costura que é meu interesse agora.

    Mais uma vez parabéns por toda essa dedicação, partilhando seus projectos que são lindos

    ResponderExcluir
  18. Obrigada pela atencao e parabens pelo seu trabalho.Vou seguir suas dicas.

    ResponderExcluir
  19. Eu costumo pintar os móveis aqui em casa também mas agora quero dar uma repaginada em todos até os que tem verniz e suas dicas foram maravilhosas ,muito obrigada,conheça meus cantinhos também aqui vai um www.vidanarte.blogspot.com,adoraria te receber,bjsssss

    ResponderExcluir
  20. Olá !!!

    Muito bom o post, eu como já fiz alguns trabalhos assim, concordo com tudo que disseste, mas principalmente que é preciso ter paciência, muita paciência.

    Com 7 meses de gestação dos meus gêmeos eu reformei uma cama de casal pra uma cliente que me deu o calote, safada !!! Mas voltando ao assunto, depois de 5 demãos de tinta branca, daí sim pude fazer o trabalho de stencil na cabeceira, ficou tão lindo, mas é trabalhoso por que a fulana queria o motivo do stencial em 4 cores diferente, e cada cor, tinha que isolar todas as outras, um saco, mas valeu a pena pelo resultado lindo que ficou, não pelo calote que levei.

    A moça achou que 100 era muito e só me pagou metade, só por Deus mesmo.

    Obrigada pelas dicas, é sempre bom aprender um pouco mais, já estou pesquisando sobre preço de lixadeira, por que assim, não alugo o marido que depois fica querendo metade dos créditos do trabalho bem feito...rs.

    Beijinho, mil felicidades pra ti e um ótimo restinho de semana.

    Aline Marques

    ResponderExcluir
  21. Olá Lu!!!
    Acho que estou anciosa pra ver tudo prontinho,tenho certeza que vai ficar belo.Pois você é muito dedicada e caprichosa,e muuutio talentosa.Parabéns pelo blog!Sempre aprendo muitas coisas aqui.Agora não consigo ficar vem dar uma passadinha toda dia por aqui.Bjins

    ResponderExcluir
  22. Oi, Lu!
    Pôxa, vi de manhã no Face que vc ensinaria essa lindeza aqui, mas tive que ir trabalhar e só voltei agora...atrasada, mas leal!rsrs
    Eu tenho um problema sério com cheiro forte (tenho bronquite) e moro num apErtamento micro com um pai que pouco enxerga e põe a mão em tudo para andar. Já 'carimbou' a casa com tinta, verniz...uma bênção!rsrs
    Vou emprestar ele para o meu irmão quando restaurar uma mesa que já é da família e vou usar suas dicas e o esmalte a base de água, pq só de pensar em cheiro de solvente aqui em casa já fico sufocada!rs
    Adorei as dicas, realmente se a gente quer as coisas bonitas e bem feitas tem que se esforçar. Sou como vc, acredito na vida realizada através dos esforços, e com nosso lar não poderia ser diferente!
    bjs

    ResponderExcluir
  23. Aline, eu não acredito que a pessoa teve a coragem de fazer isso! que absurdo!
    A Fá falou uma coisa importante: para ter coisas bonitas e bem feitas é preciso se esforçar!
    Fico feliz que tenham gostado do post
    Beijos
    Lu

    ResponderExcluir
  24. Parabéns pelo excelente post, Lu! Queria só mais uma dica, porque meu conhecimento sobre o assunto é quase zero: ando namorando uma lixadeira, mas um pouco indecisa quanto aos modelos (orbital, roto-orbital, angular, etc.). Tu achas que uma orbital quebra a maior parte dos galhos?
    Muito obrigada!
    Beijo!
    Ana

    ResponderExcluir
  25. Ana, eu uso uma orbital (tive que ir no google conferir, heheheh) e ela é ótima.
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Adorei este post tenho móveis antigos aqui em casa e não gostaria de me desfazer deles. Vão ficar lindos com essas dicas. obrigada. bjs

    ResponderExcluir
  27. Muito bacana mesmo suas dicas, eu não sabia da massa de madeira, já desconfiava que a tinta em esmalte daria um resultado melhor, mas nada como uma dica com experiência. E achei em boa hora o seu post, já que estou obcecada por customizar meus móveis de madeira.
    Bjos
    Anna
    http://www.creyssaphyna.com/

    ResponderExcluir
  28. Lu...sempre que eu uso o rolinho para tinta esmalte ou mesmo PVA, eu o guardo num saquinho plástico bem embrulhadinho. No dia seguinte, é só usar. Conheço pessoas que guardam no congelador por alguns dias. Dizem que a tinta não resseca de jeito nenhum. No congelador ainda não tentei, rs..
    Beijos, obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  29. BOM dia adorei seu blog....estou virando blogueira kkk vamos começar a pintar o sete ak em casa...maravilhosas suas dicas,tb moro em uma chacara no interior do PR....no vale do Ivaí..amei sua varanda e suas ideias quero copia-lás...abraços.

    ResponderExcluir
  30. Excelente dica. Paciência é a alma desse negócio de pintar e restaurar móveis. Há quatro anos usei esmalte sintético fosco nos armários da cozinha da minha mãe. Um é de de MDF e outro grande, de aço. Estão perfeitos até hoje. Aguentam Veja, detergente ou álcool.
    Bj...Bj
    artemadeiraevida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. ta perfeito!!! super bem explicado e HONESTO!!! Tb uso esmalte sintetico a base de solvente... ta otimo o seu jeito de explicar...
    nao entendo a pressa q as pessoas tem, ne? trabalho dobrado, na minha opiniao.. Isso não é p relaxar? entao..clama... Quando comecei no blog, fiz uma pergunta p uma moça que dava "aula" e afirmava que NAO PODIA usar esmalte sint de jeito algum e apenas perguntei: Por q?
    nunca veio a resposta e meus moveis agradecem de não ter ouvido a mocinha...

    Vou te visitar mais vezes, adorei seu blog... Ja to por aqui..
    Bj

    ResponderExcluir
  32. Adoro o seu site e pela primeira vez faço uma consulta. Quero pintar duas cadeiras de braço. Para pintar de branco uma cadeira envernizada posso tirar o verniz com solvente? Como lixo uma cadeira com tiras curvas de madeira e trabalhos na madeira. Não consigo imaginar como vou lixar essas cadeiras para depois pintar.

    ResponderExcluir
  33. BOM DIA,MINHA QUERIDA O SEU BLOG ME VEIO NUM MOMENTO ESSENCIAL ACHEI POR ACASO,ADOREI POIS ESTOU COM UM MOVEL NO PONTO DE MASSA E NÃO SABIA QUE RUMO TOMAR ,VC É ÓTIMA ,ESTA LINDO SEU TRABALHO.OBRIGADA BJOSS

    ResponderExcluir
  34. JA TE SALVEI EM MEUS FAVORITOS.OBRIGADO PELAS DICAS. BJOS

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde!!! Vim agradecer esse seu PAP maravilhoso! Agora sei que posso restaurar minha mesa da cozinha, comprei o esmalte da suvinil "Base de água", depois volto para contar! Deus te abençoe querida, por tudo que me ensinou!!! beijosss

    ResponderExcluir
  36. Oi Mirian,lixei c|lixa fina uma mesa de mdf laminada e comecei a pintar com esmalte sintetico coral tradicional. Usei rolo de lã recomendado pelo vendedor, e fiapos parecem que ficaram grudados. Insastisfeita com o resultado já na primeira demão, vim em busca de informações. Adorei suas dicas, mas não sei como corrigir o que não ficou bom. Se puder, gostaria de contar com mais esse esclarecimento. Obrigada,abçss Vanessa S. Terra.

    ResponderExcluir
  37. Adorei as Dicas, tenho uma escrivaninha em imbuia, será que se eu passar apenas solvente para retirar o verniz não preciso lixar? Será uma loucura!!!

    ResponderExcluir
  38. Pedi uma lixadeira de presente no dia dos namorados, como estamos de mudança ainda não usei, mas na casa nova tenho toda a parte do jantar pra reformar.
    Bjks Lu.

    ResponderExcluir
  39. Boa noite, gostei muito do seu blog !

    Estou restaurando um aparador de madeira com tinta esmalte acrílico 'alto brilho' na cor branca, da Suvinil.
    Hoje passei a primeira demão de tinta e além de ficar com várias bolhas pequenas, não sei se vai ficar com aspecto de 'porta pintada' devido ser alto brilho.
    O que vc sugere? Já pintou algum móvel essa tinta?

    Muito obrigada !!!
    Hadasha

    ResponderExcluir
  40. Adorei suas sugestões e vou tentar pintar um móvel meu de rosa. Vou tentar usar a suvinil a base de áqua pois sou muito alérgica. Que Deus me ajude!
    Um grande abraço!
    Jânea Viana

    ResponderExcluir
  41. Muito boas suas dicas! Comprei um compressor de ar de 24 litros, pistola..lixas..etc..etc. Lixei uma porta envernizada e la fui eu me meter a besta a pintar a tal porta com a minha maravilhosa aquisicao "meu compressor". A tinta utilizada foi a Shermann Willians branca a base de agua. Comecei a pintar, maravilha o compressor e um otimo aliado. Passei uma demao, 2 demaos...e a tal tinta nao cobria o verniz anterior. Ok..passei mais uma demao e nada, pelo contrario...em alguns locais o branco ficou meio " amarronzado " ..putzz.. vou para a 4 demao e desconfio que nao vai ficar bom. Acho que a tinta a base de agua nao e boa nao... comprei so 1/4... acabando vou para a tinta diluida com solvente..ja esta no mercado a bastante tempo.. Vou seguir suas dicas..so que em vez de pinceis utilizarei o meu amigo "compressor".. Abs..

    ResponderExcluir
  42. Adorei o post tutorial, kkkk.

    Bjs

    ResponderExcluir
  43. Oi adorei o blog um cantinho muito especial PARABÉNS.........
    estava pesquisando sobre pintura de moveis e me deparei com esta matéria que me deixou mais curiosa ainda sobre como tratar de um móvel para que a pintura dure bastante (como lixar que tinta devo usar se devo aplicar verniz etc...)estou precisando de ajuda URGENTE se vcs puderem me ajudar agradeço micheiscmathias@gmail.com

    Obrigada,

    Micheli

    ResponderExcluir
  44. Realmente é um pouco difícil pintar móveis de madeira, ainda mais móveis de madeira maciça que são mais pesado para movimentar. As dicas são muito interessantes, estava pensando em postar esta materia em nosso facebook o que acha? se autorizar, manda uma mensagem para a gente lá: www.facebook.com/lojateclemoveis

    ResponderExcluir
  45. gostaria de saber como restaurar uma estante de imbuia,ela esta manchada,sem brilho,nao queria disfazer dela,gosto dela pq é grande,e é uma madeira boa

    ResponderExcluir
  46. Parabéns pelo blog e obrigada pelas dicas!
    BjOo

    ResponderExcluir
  47. Seu blog está maravilhoso, parabens! Gostaria de saber qual lixadeira é mais adequada: orbital, oscilante, de cinta, politriz ou angular; vi tudo na net e não entendi nada. Quero lixar minhas portas e janelas e pintar.
    Até breve
    Nely

    ResponderExcluir
  48. Olá Lu. Parabéns pelo blog, Gostaria de saber onde vc compra estes móveis para pintar. Vc pode me passar o nome do local? bjinhos, Roberta.

    ResponderExcluir
  49. Lu. Achei o máximo a segurança com que você coloca a técnica. A gente percebe facilmente que é coisa de quem sabe fazer. Parabéns e obrigada por compartilhar.
    Ane

    ResponderExcluir
  50. Oi, Lu
    Qual é a lixadeira que você aconselha? Orbital, roto orbital, qual é a que você usa?
    Larissa

    ResponderExcluir
  51. Oi Lu,

    Li a matéria do blog e queria perguntar exatamente o que a pessoa de cima perguntou e ainda hoje, na mesma data rs. Parece até que fui eu. Estou na dúvida se compro lixadeira orbital, roto orbital ou ate mesmo a angular. Por favor nos responda, tenho um armário imenso a lixar, portas, batentes e rodapés. vejarenata@gmail.com bjs

    ResponderExcluir
  52. Olá, encontrei seu blog e me apaixonei,muito bem explicadinho.Vai ser muito util para mim , pois tenho algumas peças para reformar.Já estou te seguindo e te convido a conhecer meu blog.Bjo, semana abençoada.Ilda.

    ResponderExcluir
  53. Adorei as dicas. Tenho que pintar uma mesa há dias e agora estou bem mais animada. É ótimo deixar os móveis com a nossa cara. Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  54. Oi Luciane,
    adorei seu blog etou te seguindo!! =)

    Gostaria de saber se é possível fazer este tipo de trabalho em móveis em MDF desses que compramos em lojas como Casas Bahia, magazine luiza, etc?

    Obrigada!!

    Beijosss!!

    ResponderExcluir
  55. Amei o post, muito detalhado e super esclarecedor! Acabei de achar o blog, acho que vou amá-lo *----*
    Estou com uma dúvida: estou fazendo uma arara de roupas e queria saber se devo passar verniz ou só o esmalte na peça de madeira que fica como base. Sou iniciante nessas coisas de "faça você mesmo", mas to adorando tudo! Espero que alguém me ajude :) Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  56. Oi qero pintar minha comoda e minha sapateira de marron fosco
    Eu tenho qe fazer o fundo com branco ou nao precisa??...Me ajuda por favor !!
    Vc pode me manda um email como faço ( vania_robertadasilva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  57. Olá?!

    Eu montei um carrinho de madeira para o meu sobrinho e agora estou prestes a entrar na fase da pintura. Gostei muito das suas dicas. Elas serão bem úteis.

    Mas acabei ficando com uma dúvida (leia-se que eu não entendo nada de madeira e muito menos de pintura):


    a.
    Quando eu fui comprar a tinta, uma esmalte sintético Corallit alto brilho azul mar, o cara da loja me indicou o uso de um fundo. Acabei trazendo-o.

    Você acha que eu realmente preciso passar este fundo? Eu não consegui pegar isso na sua explicação.


    b. Sobre a lixa. Eu tenho uma furadeira da Bosch - a Super Hobbie. Ela vem com um acessório que permite acoplar uma lixa. Você acha que eu poderia usá-lo?

    O mesmo vendedor me vendeu uns discos de lixa 120. Você acha que eu posso usá-los? Vi que nas suas explicações você primeiro usa lixa 150 e depois 100.

    Segue abaixo link do carrinho caso necessite ver o que eu irei pintar:

    http://www.facebook.com/cezinha.anjos/posts/455085411222553

    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  58. PUXA, QUANTAS PERGUNTAS E RESPOSTAS ESCLARECEDORAS...VOCÊ ESTÁ DE PARABÉNS PELA POSTAGEM... MINHA CASA É TODA COM MÓVEIS ESCUROS...GOSTARIA DE MUDAR PARA BRANCO...HÁ TEMPOS QUE PROCURO DICAS NA NET, MAS, SOMENTE AGORA, "LU" (OLHA A INTIMIDADE...RS...), CONSEGUI SANAR MINHAS DÚVIDAS...NÃO TENHO MUITO TEMPO DISPONÍVEL, MAS, QUEM SABE, FAZER UM POR MÊS (OU POR ANO?)? RS...
    UM ABRAÇO CARINHOSO E UM LINDO ANO NOVO PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA...SAN.

    ResponderExcluir
  59. Amei as dicas de pintura. Parabéns, o post está perfeito! Tudo bem explicado. Só que, não tenho paciência para esse trabalho, apesar de fazer trabalhos em pintura. Pinto em tecido e é totalmente diferente, amiga. Parabéns pela santa paciência que vc tem, viu?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  60. Olá!! Adorei o seu post, quero me aventurar e aprender!!
    Tenho uma cama e um garda-roupinha marfin, será que consigo pintar de branco? É preciso lixar mesmo que seja novo?
    Bjssssss

    ResponderExcluir
  61. Lú!!Show tuas dicas!Adoro pequenas reformas,,aqui em casa as ferramentas sao minhas,kkkkkkk!!Mas gostaria uma dica sua :que emarca ,tipo ,,jeito,de lixadeira compro (nao faço a minima ideia,sempre lixo a mão e realmente é ''de chorar'' ) e pistola de pintura para pinturas em metal ou com ''mais cantinho'' vc já usou ?qual?se alguem que tambem curte esse tipo de ''terapia''quiser me adicionar julianeweb@hotmail.com(msn e face) para trocarmos ideias,,,,,,,aguardo!!e parabens,,,valeu mesmo as dicas!!

    ResponderExcluir
  62. Boa Noite Lu
    Acabei de encontrar seu blog. Adorei.
    Uma pergunta:
    Me disseram que com o tempo o esmalte branco amarela?
    Isso procede???
    To querendo usar o esmalte sintético Suvinil base água.
    Abraço

    ResponderExcluir
  63. Olá, bom dia, espero que você use sempre seu blog pois achei muito interessante, rs... pois algum dia nessa vida seremos curiosos em querer fazer com nossas próprias mãos, pois bem, eu te pergunto o seguinte; Aqueles mini compressor seria interessante para recuperar uma comoda em laca?
    Pois tenho uma grande que era dos meus filhos e está muito conservada.

    ResponderExcluir
  64. Olá, você sabe se tenho que passar verniz depois de pintar um movel de madeira de branco com tinta esmalte a base de água? Grata, adoro seu blog!
    ;)

    ResponderExcluir
  65. OLá!!!!!

    Estou reformando uma mesa e quatro cadeiras e falei hoje aqui em casa: "pa-ci-ên-ci-a"....Estou na terceira demão com a tinta esmalte sintética.....É uma por dia...E rolinho então..............????!!!!....rssss...Por isso, entendi MUITO bem seu post!!!

    Te conheci agora e vou te seguir!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  66. Achei ótimo seu poste. E se pintar com um compressor, fica bom?

    ResponderExcluir
  67. Querida, bom dia.

    Não precisa de seladora própria pra madeira??? Estou na dúvida pra começar a pintar minha estante. Eu tenho a tinta acrílica - preto fosco.
    Grata!




    ResponderExcluir
  68. Lu, eu to querendo pintar uma cama de madeira que a cabeceira dela e formato de flor margarida. e eu queria saber como posso pintar.

    ResponderExcluir
  69. Olá, estou de mudança para uma casa de madeira, que por si só já é um charme, mas tenho vários móveis de herança e todos muito escuros...Decidi que quero pintar tudo de branco, obrigado pelas dicas, ajudou a beça

    ResponderExcluir
  70. Olá....não não sei pintar um movel de madeira rsrsrrrsr..

    Tenho minha cama de casal e umas cadeiras em casa que gostaria mto de pintar para dar um novo visual e gostaria de contar com tua ajudar será se enviar as fotos vc pode me dar idéias de como pintar.

    Estava pensando em pintar a cama dakele branco envelhecido.

    Bjs!!

    meu email é: keruchah@gmail.com

    ResponderExcluir
  71. Oi!! Adorei as dicas e modo como se expressa com as palavras!!
    Queria restaurar uns móveis, que pertenceram a minha mãe, ela já é falecida. Eles estão enfeiando minha casa, mas são de madeira pura e não quero desfazer deles. Gostaria de pedir uma dicas. Gosto de Cores fortes e quentes, como o vermelho, o amarelo, o laranja, mas tbm adooro o azul petróleo ou o cobalto.
    Se puder me ajudar... eu envio algumas fotos dos mesmos, ok?!

    Bjim!!

    meu email: fernandanogueira1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  72. Acho esse seu passo a passo excelente, já voltei nele algumas vezes para relembrar uma coisa ou outra! Obrigada por dedicar o tempo para publicá-lo. Também prefiro o esmalte sintético, apesar de ser uma relação de amor&ódio, adoro o resultado e a qualidade mas oh coisa chata e fedida rs acho que só discordo de você em uma coisa: detesto Suvinil, não adianta! Já tentei várias marcas e sempre volto pra Coral. Ah e os rolinhos já consigo salvar para usar umas 4 ou 5 vezes cada, mas sempre gasto bastante aguarrás no processo, ainda não decidi se vale a pena o esforço. :)

    ResponderExcluir
  73. Lu,
    achei a ideia ótima! Pena que não tenho uma lixadeira :(
    Vou começar nesse fim de semana e espero que fique tão lindo quanto os seus trabalhos.

    ResponderExcluir
  74. Lu,
    Vc parece ser uma pessoa alto astral. Agradeço muito seus ensinamentos! Estou animada a começar a pintura de um pequeno móvel.Bj Marília

    ResponderExcluir
  75. Bom dia Lu, seus trabalhos são muito bonitos. Comecei uma reforma em um roupeiro de cerejeira, porém usei a tinta a base de thiner e moro em apartamento, então imagine o cheiro. Então resolvi remover a tinta, para iniciar com a tinta a base de água. Estou terminando o processo de remoção e estou tendo dificuldades para remover a tinta dos filetes, que o roupeiro contém. Você sabe alguma técnica para me ajudar? E depois que eu lixar tudinho, você me aconselha passar o fundo branco preparador ou posso partir direto para a tinta? Beijos.

    ResponderExcluir
  76. Olá. Estava na net procurando dicas p pintar minha mesa e as quatro cadeiras. Hoje em dia, recuperar é como adquirir móveis novos, nos dando a vantagem deles ficarem de cara nova sem gastar muito. Encontrei seu Blog com todas essas dicas e fiquei mais ainda entusiasmada. Obrigada por prestar essas informações de suas experiências nos ajudando a conquistar mais conteúdo na vida cotidiana. Vou experimentar a tinta esmalte brilhante, para que fique ainda mais sofisticada. Comprei um rack p sala nas cores branco c preto e quero a mesa e cadeiras no mesmo tom de branco...acho que vai ficar bonito. Muito obrigada e um ótimo Natal p vc e sua família.

    ResponderExcluir
  77. Olá!
    Estou sonhando em comprar uma penteadeira antiga e reforma-la, pintando a madeira com um tom pastel. Suas dicas vão me ajudar. Obrigada!! Abraços. :)

    ResponderExcluir
  78. Achei um criado-mudo no lixo,ele era lindo!Lixei muito,dei 2 demãos de tinta pva branca e lixei entre as demãos,passei 3 demãos de esmalte sintético a base de solvente na cor estrela-ardente da Coral,na verdade a minha maior dúvida era a escolha da cor,eu queria o amarelo mais vivo e lindo e consegui.Usei metade de um galãozinho de 900ml.O puxador vou pintar de spray preto bem brilhante tbm.Vim agradecer pelas dicas.Obrigada!

    ResponderExcluir
  79. Adorei o post, me tirou um monte de dúvidas, mas tenho mais uma, vc no final da pintura faz acabamento com verniz? Eu pintei uma caixa de madeira e achei q ficou grudenta depois de seca, vou pintar o armário agora e tenho medo q fique assim tb e acabe estragando a pintura qdo colocar as coisas na prateleira.obrigada

    ResponderExcluir
  80. Adorei o post, me tirou um monte de dúvidas, mas tenho mais uma, vc no final da pintura faz acabamento com verniz? Eu pintei uma caixa de madeira e achei q ficou grudenta depois de seca, vou pintar o armário agora e tenho medo q fique assim tb e acabe estragando a pintura qdo colocar as coisas na prateleira.obrigada

    ResponderExcluir
  81. Giới thiệu chung cư an bình cổ nhuế
    Giới thiệu du an an binh city cổ nhuế
    Chủ đầu tư an bình city phạm văn đồng phạm văn đồng
    Mở bán flc green home phạm hùng hà đông

    ResponderExcluir
  82. Olá, eu pintei minha cômoda, mas uma parte ficou manchado. Como faço pra cobrir? Será que se eu lixar um pouquinho e pintar de novo fica ruim?

    ResponderExcluir
  83. Parabéns pelo conteúdo, me agregou muito

    ResponderExcluir
  84. Meu marido pintou um joguinho de mesa infantil de mdf... Qnd fui comprar a tinta,os tons que eu queria não tinham em latas prontas, entao o rapaz da loja me indicou q eu usasse tinta automotiva e fez as cores escolhidas. Assim foi pintado, mas msm agora, apos uma semana,as peças estao grudando e ficam as digitais ao pegar. O que fazer?

    ResponderExcluir
  85. Valeu por compartilhar, me ajudou muito

    ResponderExcluir
  86. Olá,vc já ouviu falar da tinta ou anjo para moveis?Sabe se ela é boa?

    ResponderExcluir
  87. Acho lindo armario assim.gostaria de fazer pra minha filha , e uma penteadeira tbm.bjus

    ResponderExcluir
  88. Eu quero aproveitar esta oportunidade. Tenho que agradecer muito ao Dr. Wealthy por ter recuperado meu ex-marido. Depois de 7 anos de casamento, meu marido me deixou por outra mulher. Fiz tudo o que pude para recuperá-lo, mas tudo o que fiz foi em vão. Fiquei triste, mas não perdi a esperança de tê-lo de volta porque tinha fé em Deus. Então eu pesquiso on-line sobre como recuperar meu marido, e me deparei com um post do Dr. Wealthy sobre como ele ajudou uma dama a recuperar seu ex, eu o contatei e contei a dor que estava passando, ele me contou o que fazer e eu fiz isso, então ele lançou um feitiço de amor para mim 48 horas depois meu marido me ligou e me disse que ele sente muito pelo que fez e que ele sente muito a minha falta, mais tarde ele voltou para casa e implorou por meu perdão, desde então nosso amor ficou mais forte. Para as coisas maravilhosas que o Dr. Wealthy fez por mim, seria injusto para mim não deixar o mundo inteiro saber que um feiticeiro tão poderoso vive. Se você quiser receber de volta seu e-mail ex rápido Dr. Wealthy em wealthylovespell@gmail.com ou adicioná-lo no WhatsApp +2348105150446

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis