Google+ minha casa, meu mundo: Como Tirar Mancha de ... (parte 1)

8 de novembro de 2011

Como Tirar Mancha de ... (parte 1)

postado por Giova


Voltando ao arquivo do planejamento familiar, outra informação legal de se ter sempre à mão, são as dicas pra tirar manchas.

Desde que casei - esse ano faz 15 anos -, fico sempre atenta a todas as dicas pra soluções pra pequenos probleminhas domésticos. Depois de ter tido filhos, então, essa curiosidade aumentou ainda mais, já que com os filhos aumentaram as sujeiras, as manchas no sofá e nas roupas.

Aqui divido com vocês várias dicas que aprendi lendo e pesquisando. Algumas delas já usei aqui em casa, outras ainda não, mas tenho sempre por perto caso eu precise.

Essa primeira parte é mais voltada pra manchas em roupas. Então lá vão as dicas de como: 

TIRAR MANCHA DE VINHO TINTO DE TECIDO

Como fiz Direito, de muito pouco me serviram as aulas de química do colégio, mas o que eu nunca esqueci foi que pra tirar mancha de vinho tinto do tecido basta colocar vinho branco ou vinagre. É fácil e funciona mesmo! Basta tirar o excesso com guardanapo e jogar o vinho branco ou o vinagre branco.
Já li também que dá pra tirar a mancha com leite. Basta colocar a roupa numa bacia com a mancha imersa no leite, esfregar um pouco pro leite poder ser melhor absorvido. O tempo de imersão é de 10 horas.

TIRAR MANCHA DE GORDURA DA ROUPA

Quando manchava minha roupa com gordura, minha avó já me fazia tirar e corria colocar talco em cima da mancha. Ela enchia a mancha de talco e deixava um bom tempo, mais ou menos umas 8 horas. Na maioria das vezes o talco sugava a gordura e daí era só lavar.
Hoje aqui em casa na falta de talco, coloco detergente neutro em cima e depois de um tempo esfrego a roupa. Também sai.
Achei em alguns blogs que no caso de não ter talco, dá pra colocar farinha de trigo. Nunca experimentei.



COMO TIRAR MANCHA DE CANETA

Principalmente quem tem criança sabe que uma hora ou outra o sofá da sala vai aparecer com mancha de caneta.
Pra tirar essa mancha, tem gente que diz usar mistura de leite com vinagre. Outras pessoas usam álcool ou removedor de cutícula.
Eu uso álcool, nunca precisar tentar outra coisa, pois no meu caso funcionou.
Tenho também anotado que no caso de couro dá pra tirar a mancha de caneta molhando um pano esponja em água morna com amoníaco.
Pra mancha em caneta vermelha, basta usar laquê de cabelo.

COMO TIRAR MANCHA DE SANGUE

Nesse caso, recebi várias dicas. A primeira é lavar o tecido com água fria o quanto antes. Se a mancha permanecer, usar uma mistura de água fria com sal e 5% de amônia.
Outra dica é usar água oxigenada.
E se a roupa não for de lã, nem de cor, dá pra colocar na mancha uma solução feita de água fria com acido acetilsalicílico (AAS). Basta dissolver um comprimido em um copo d’água e aplicar na mancha. Caso a mancha ainda continue, deixe de molho por umas 10 horas.

TIRAR MANCHA DE SUOR        

Pra tirar mancha de suor que não saí com uma simples lavada em água quente, dá pra molhar o local com uma solução feita de álcool e amoníaco e depois lavar novamente com água quente.
Outro conselho que já ouvi, foi lavar a roupa em água com bastante sal ou colocar vinagre branco na mancha.

TIRAR CHICLETE DO CABELO OU DAS ROUPAS  

Pra tirar chiclete de roupa ou cabelo eu aprendi várias maneiras diferentes de fazer isso.
Quando precisei tirar chiclete do cabelo da Manu, eu usei gelo. Coloquei gelo em cima do chiclete, que acabou deixando o chiclete bem duro e fui quebrando. Consegui tirar bem.
Se o chiclete estiver grudado na roupa ou sapato, dá também pra colocar gelo em cima do chiclete e ir quebrando. Daí é só lavar e pronto.
Se preferir, pode colocar a roupa ou sapato em um saco plástico e por no freezer.
Já li também que tem gente que pra tirar chiclete do cabelo deixa a parte que tem o chiclete de molho na coca-cola bem gelada e vai tirando. Eu nunca experimentei essa forma, mas deve funcionar porque o “bem gelada” faz a mesma função do gelo, endurecer o chiclete.



Essas foram algumas dicas pra tirar manchas, mas se mesmo assim as manchas das camisetas das crianças persistirem, aproveitem! Eu adoro quando isso acontece porque daí eu aproveito e faço junto com a Manu um trabalho de patchcolagem ou com o Conrado um tie dye.

Beijos



21 comentários:

  1. Ótimas dicas Giova!!!! Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  2. muito boa mesmo*--*

    parabéns seu blog é muito fofo^^vc esta convidada para conhecer o meu tb,sera um prazer te-la por la.
    beijokasssss

    ResponderExcluir
  3. Olá Giova,
    Ótimas sugestões.
    Para tirar a nódoa (mancha) de gordura, lavo o local da mancha com o detergente da loiça. Sai logo.
    Bjs.
    Silvia

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelas dicas, são muito úteis a nós donas de casa.
    Tenho uma ótima semana!bjos

    Realizando Sonhos...
    alessandra-soares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi meninas, que bom que gostaram das dicas. Silvia eu tbem na falta de talco uso detergente neutro.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Gi, quero ver se vc pode me ajudar nessa.... Como tirar o encardido das meias dos filhos que brincam na areia do colégio??? Eu tentei de tudo e desisti, agora o Lucas só usa meia preta...

    ResponderExcluir
  7. Oi, os "ingredientes" para essas soluções, beleza. Mas o duro mesmo é achar laquê para cabelo. Será que ando à frente do meu tempo? Nunca mais ouvi falar em laquê. Spray daria o mesmo resultado? Desculpe aí se fui ignorante.
    Joana - São Paulo

    ResponderExcluir
  8. Carol, tenta as seguintes dicas para limpar as meias do Lucas.
    Deixar fervendo com limão e lavar, se não sair, tenta o seguinte:
    -Encha a bacia com água morna e meia xícara de bicarbonato de sódio.
    Antes de deixar de molho nessa água colocar uma gota de água sanitária no local sujo da meia(meias brancas apenas).
    Depois de esfregar a meia com sabão. Deixe a meia nessa água por umas 10 horas.
    Depois dessa batalha toda não sei se não continuaria comprando pra ele só meia preta mesmo...rs. É uma luta mesmo, né?!

    ResponderExcluir
  9. Joana, como eu disse eu tenho exatamente assim anotado no meu caderninho, kkk. Meus filhos nunca escreveram de caneta vermelha na poltrona de couro. Acredito que sirva spray de cabelo pq assim como o laque tem álcool.
    Duas curiosidades, tem lugar que ainda vende laquê e eu as vezes ao invés de falar condicionador me pego falando creme rinse kkkk
    Ah... minha mãe sabe fazer laquê, parece que é uma mistura de álcool e gelatina.

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Adorei as dicas... vou tentar as pra tirar caneta das bonecas, apesar que eu acho impossível tirar tinta de caneta de bonecas... minha filha andou pintando algumas...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Lih, olha o que eu achei nesse blog. A mesma resposta eu encontrei no yahoo, pra tirar mancha de caneta de boneca tem que aplicar acnase. Dá uma olhada http://www.conhecendoseubebe.com.br/dicas/como-tirar-tinta-de-caneta-de-boneca.html
    bjs

    ResponderExcluir
  12. que bacana... e os comentários já dão outro post!

    ResponderExcluir
  13. Olá Giova, tudo bem? Adorei as dicas, muito bom saber que nem tudo está perdido hehe Vou vir te visitar mais vezes. venha conhecer o nosso blog, beijos e até mais

    ResponderExcluir
  14. Dora, que bom que gostou! Vem mesmo, sempre tem novidades no blog. Eu não conhecia o lojaskdblog, bem legal, Obrigada
    Giova

    ResponderExcluir
  15. Marisa Verginelli de Almeidaquarta-feira, novembro 09, 2011

    Oi Giova, sempre é bom ter dicas deste tipo. No meu caso uso um só produto para quase todas as manchas citadas,exceto chiclete no cabelo, mas na roupa da supercerto, e mancha de sangue que não sai totalmente. O produto milagroso é um desses desengordurantes que a gente usa para limpesa geral. No meu caso uso CIF. É uma maravilha e não estraga as roupas.Espero que entre para sua lista, funciona mesmo. Bjs.

    ResponderExcluir
  16. Olá querida! Dicas ótimas! Já me inspirando pra perguntar como tirar mancha de caneta de boneca, mas acabei de ler a resposta e vou lá no site dar um olhadinha! É impressionante isso, parece que exite uma "atração fatal" caneta x boneca! kkkkkk
    Bjs
    Lu

    ResponderExcluir
  17. Ai essa minha comadre... adorei as dicas... tô adorando os textos... ah, vou providenciar uma foto da minha dispensa que acho que vc vai gostar... rsss....bjusss

    ResponderExcluir
  18. Ah, e lembrei de uma dica legal pra tirar mancha... sabe aqueles adesivos horrorosos que as crianças insistem em colar em tudo??? pois é, na TOK STOK tem um removedor genial...a cola e a mancha saem beeem facinho... e ainda fica um cheirinho de limão! bjus

    ResponderExcluir
  19. Meninas, os comentários estão melhor que o post... mil dicas. ADOREI! Brigaduuuu

    ResponderExcluir
  20. Adorei as dicas, tenho uma listinha com algumas dicas de tirar manchas em um quadro na area de serviço...me polpa tempo em ficar procurando...abrç

    ResponderExcluir
  21. Eu preciso de algo que tire marca de brilho de ferro em roupa social, já passei vapor e gelo e nada....

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis