Google+ minha casa, meu mundo: Ideias de brincadeiras para as crianças

13 de dezembro de 2011

Ideias de brincadeiras para as crianças

 Postado por Giova
Com o fim das aulas, já comecei a ver nas redes sociais os comentários das crianças e adolescentes que conheço, todos mais ou menos assim: “que tédio”, “não tenho nada pra fazer”...
O pior é que acho que isso não é um problema das crianças de hoje, lembro que muitas vezes quando criança fiquei assim, daí pedia uma ideia pra minha mãe ou avó. Pode até ser que hoje seja pior, pois conforme li uma vez, as crianças estão acostumadas a ter tudo tão regrado que na hora que ficam livres não sabem o que fazer. Até nos momentos de brincadeiras, aniversários e férias elas vivem orientadas pelos recreacionistas.
Eu, a “Sra. Regras”, não sei se é bem assim. Já contratei animadores pras festas dos meus filhos, já procurei hotéis que tivessem bons recreacionistas e não acho que isso tenha podado a imaginação deles. Acho que basta nós deixarmos eles com outras crianças que as brincadeiras surgem e vão além do computador e do vídeo-game. Se for o caso, podemos dar ideias e ensinar novas brincadeiras.
Eu fico impressionada como todo ano, depois das férias, meus filhos voltam diferentes e como eles amadurecem; acredito que sejam as brincadeiras, a liberdade e o convívio maior conosco (pais). Eu tento todo ano passar um mês com eles, na nossa casa na Ilha do Mel. Tanto pra mim como pra eles, é um período muito importante.
Aproveito esse período para  os “bate papos” sem pressa. Vocês não têm idéia de quantas coisas consegui ensinar pra eles e entender sobre eles nesses momentos. Foi numa dessas férias que entendi a necessidade do meu filho ter a rotina conforme contei no post “rotina de filho”.  Esse ano tentarei conversar sobre a necessidade deles ajudarem na arrumação em casa (post clique aqui)
Nesse nosso refúgio não tem carro, pressa, shopping, televisão (só vídeo), videogame; nem brinquedos eles lembram de levar. As 24 horas do dia são pouco para as brincadeiras. Quando acontece de não saberem o que fazer, procuram a mãe e pedem ideias.
Como já sei que isso vai acontecer, procuro estar sempre preparada. Esforço-me para criar novas descobertas e ensinar novas brincadeiras. Eu sempre tenho livros com ideias criativas, de artesanatos e também recorro a sites para poder ter ideias. Nas últimas férias, o que fez sucesso entre as meninas foram as miçangas para inventarem colares e pulseiras. Para os meninos, foi a técnica de tye-dye (ainda farei um post sobre isso).
Na semana passada saiu uma reportagem muito legal na Folha de São Paulo (folhinha), contando sobre um projeto do jornal: um site que reúne 750 brincadeiras de todo o país. O site vai além de ideias de brincadeiras: ele fala da origem, das diferenças entre as brincadeiras de cada região do país, curiosidades e explica como brincar! Adorei!
Lá tem brincadeiras para fazer dentro do carro durante uma viagem (clique aqui), tem brincadeira de corda, elástico, barbante, pega-pega, brincadeiras cantadas, de roda, de salão, tem muitas ideias. Vale a pena dar uma olhada!
mapa brincadeira
clique aqui para link do site
Esses dias o que está fazendo sucesso aqui em casa são as bonecas de papel. Tem algumas igualzinhas as que eu tinha quando pequena. A Manuela fica horas recortando e brincando - tem uma mais linda que a outra. Eu comprei papel 150mg para as ficar mais fácil de cortas as bonecas, mas dá pra fazer com qualquer papel sulfite que você tenha em casa. 
  Eu me apaixonei por essas bonecas Ginghams e suas roupinhas
 
Ghigham roupinhas
 
Essa é igual a que eu brincava, clique aqui e encontre essa boneca e muitas outras
  muneca de papel
Neste site tem desde a Frida Kahlo, Elizabeth Taylor, Grace Kelly, estilo medieval, basta clicar aqui e se divertir
Jaqueline
  Os meninos também não ficam pra trás, tem várias idéias, basta navegar um pouco
pipas  Capturar
Aqui os meninos aprendem a fazer pipa (raia) e aqui vários modelos de aviões de papel. Eles adoram!
Agora é só se divertir!
Beijos

12 comentários:

  1. Bom Dia Giova, amei este post....ontem estava justamente pensando nisso, pois as ferias mal começaram e é um tal de MÃE o que eu faço?...afff... minha imaginaçao anda limitada...vou dar uma olhada nos sites...bj

    ResponderExcluir
  2. Fiquei empolgada com este post, Giova! Aliás tenho me empolgado com vários dos teus posts...tenho certeza que o filhote vai se encantar com os aviões de papel...bjinho e obrigada:}

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde Giova!
    Há algusn anos atrás publiquei um documento em meu BLOg com mais de 200 ideias para curtir com as crianças - e sempre próximo das férias reedito e envio para o Grupo...

    http://flyrobrasileira.blogspot.com/2010/01/mais-de-200-ideias-para-distrair-as.html

    Desculpa, não sei como inserir LINK no comentário...

    Bjins

    FLYRoBrasileira

    ResponderExcluir
  4. Giovanna, boa tarde! Aleluia, aleluia, aleluia! Eu sempre pensei que mentalizar era o caminho do sucesso. Passei o último mês desesperada, com a aproximação do início das férias da gurizada (cinco!). Mentalizei, então: vai aparecer uma dica, uma luz, um alguém que possa me ajudar nessa árdua tarefa de entreter 5 figurinhas. e apareceste, guria! Muito obrigada. Beijos. Depois te conto como organizei o grupo, ok? Roseli, Rio Grande

    ResponderExcluir
  5. Roseli, visita o site do mapa do brinquedo lá tem um monte de brincadeira que vai te ajudar.Pois 5 não é mole, não kkkk. Boa Sorte!
    Vou confessar que me diverti ontem fazendo o post e fiquei com minha filha recortando bonequinhas.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Um post como esse faz toda a diferença na vida materna!!! Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Giova, amei!!! Quanta idéia bacana! É um post para ser visitado várias vezes durante as férias... Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Meu Deus como eu amava essas bonecas de papel , minha mãe colava num papelão para durar mais, que delícia relembrar.
    bjos
    http://tearpiaocupacional.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Muito legal! Publiquei um link para este post no Qwiz:

    http://www.qwiz.com.br/questions/programacao-de-ferias

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Fico tão contente quando gostam dos post eu procuro trazer coisinhas que nos ajudem no nosso dia, aquelas dicas que adoro trocar com as amigas.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Eu amava as bonecas de papel,eu tinha uma caixa delas e fazia muitas roupinhas para elas com papel ofício.Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis