Google+ minha casa, meu mundo: Além dos nossos filhos

7 de março de 2012

Além dos nossos filhos

postado por Giova

Aqui no blog falamos sempre dos nossos filhos, de como educá-los, entretê-los, orientá-los e esquecemos de falar dos nossos pais.
Eu cheguei numa fase da vida para qual ninguém me preparou.
Afinal quando temos filhos, na maioria das vezes, nos preparamos para isso. Lógico que nunca a preparação é suficiente, mas desejamos e esperamos essa fase. Nem tudo é um mar de rosas mas é um mundo cheio de energia. Nós temos que estar bem dispostos, para brincar, conversar, jogar e educar.
Lembro que quando eles nasceram eu acordava de 3 em 3 horas, cada papinha era uma descoberta. Fazia parte do aprendizado se lambuzarem, pegarem a comida com a mão, cuspirem o que não gostavam, não entender o que nós falávamos, e nós, não entendíamos o que eles desejavam…
Morria de medo que eles se afogassem.
Aos poucos vão crescendo e tudo vai mudando, as descobertas são outras, assim como os perigos: sobem no telhado, caem de bicicleta, sofrem um assalto, mas tudo isso faz parte do amadurecimento deles. Parece que o relógio das mães é enlouquecido, os ponteiros sempre disparam. Pra tudo isso precisamos sempre correr de um lado pra outro.
Foi no meio desse corre-corre enlouquecido que eu descobri que o tempo realmente é relativo. Sem perceber, mudei o ritmo, pois tive que dar uma freada brusca. Comecei a viver num corre e freia, corre e freia.
Na família, o ritmo pra ouvir, falar, caminhar já não é mais o mesmo. Mesmo mãe eu ainda era filha, mas de repente, isso também muda e os papéis ficam misturados.
Entraram no meu dicionário palavras novas como ascite, plaquetopenia, afasia e mais um monte de outros termos médicos….
Não vou falar aqui de todos os detalhes dessa fase, pois alguns infelizmente ainda são difíceis deu lidar. Mas nessa nova fase da vida recebemos em casa uma nova moradora, a minha sogra.
Ela ficou viúva muito cedo, com um único filho e junto com ele sempre morou com os pais e depois que nós casamos ela passou a morar com o irmão e a cunhada na praia. Agora ela passa uns meses conosco e umas semanas na praia.
Ela também está me ensinando como o tempo é relativo, que ela jamais vai conseguir tomar banho ligeiro e descer a escada correndo pra almoçar rápido e as crianças irem pra aula. Mesmo que ela precise. Aos 80 e já tendo saído da fila pro céu umas 3 vezes (como ela mesmo diz), ela vai sim demorar para comer, para se arrumar, para se situar nas conversas cruzadas na hora da mesa. Ela não é uma criança mas ela também gosta que a gente gaste uns momentos pra conversar e dê um "boa noite" quando já está na cama, simplesmente porque pra ela esse gesto tem muito mais importância do que a gente possa imaginar.
Antigamente ela era desligada e bem teimosa. Mas agora, a gente tem que entender que ela não deixa mais de tomar o remédio por birra e que o cérebro começou a enganá-la, pois ela realmente achava que tinha tomado os remédio que eu achei no banheiro.
As crianças já aprenderam que devem ouvir mais e que as conversas com os mais velhos tem outro ritmo. Minha filha fica feliz e se sente super importante por ajudar a vó a andar ou pegar alguma coisa. Lógico que às vezes temos que chamar a atenção deles porque cruzam a conversa ou simplesmente porque também querem a mesma atenção. Pra eles também não é facil dividirem a mãe e o pai com outras pessoas; eles sentem falta de que o machucadinho deles seja tão importante quanto o inchaço da perna da avó. Mas eles estão indo muito bem, estão sendo maravilhosos diante de todo esse ritmo novo que nossa casa tomou. Eles sim, com essa experiência, estarão mais prontos pra lidar com a velhice dos pais e sogros melhor que eu.
Não achem que eu estou dando conta de tudo muito tranquilamente. Na maior parte do tempo sim, mas às vezes eu me atrapalho e parece que volto a querer ser cuidada ao invés de cuidar de tudo e todos, mas daí durmo um pouco mais, desabafo, tomo um banho e volto pro trilho.
Não achem que meu marido tem sorte de ter uma esposa que ajuda a atender a mãe dele. Vocês não têm ideia da relação dele com os meus pais; eu é que tive sorte de ter esse marido.
Bem, saindo desse clima emotivo voltando mais pro foco do blog, eu agora com essa nova rotina aqui em casa, diferente da rotina com meus filhos pois não é de correria, também fiz pra ela uma planilha semanal. Uma lista de telefone de emergência e dos medicamentos.
Assim quando ela for pra praia, vai continuar no mesmo ritmo e vai se sentir melhor.
Como ela estava um pouco deprimida e fraca, trocava o dia pela noite, tomava café quase na hora do almoço, não pegava sol, nem caminhava. Então, sem eu ter que dar uma de carrasco, ela concordou em ter horário de acordar, de tomar café no máximo até certa hora, caminhar, etc, etc. Mais simples que a rotina do meu filho que já mostrei aqui.
Eu dei pra ela essa planilha e não falo mais nada. Deixo pro médico cobrar dela as caminhadas e a alimentação.
 
     Capturar
 

Outro cuidado que tenho é deixar os remédios sempre separados, comprei pra ela aquelas caixinhas separadas por dia da semana, assim consigo acompanhar se ela tomou o medicamento sem ter que ficar perguntando. As caixinhas originais, eu deixo longe do alcance dela pra ela não acabar esquecendo que o medicamento do dia está no organizador e pegar da caixa
Aqui tem dois modelos dessas caixinhas de medicamentos. São fáceis de encontrar em qualquer farmácia ou loja de 1,99.



Na casa ainda não fiz as mudanças necessárias, por enquanto já tirei os tapetinhos e pedi para as crianças não deixarem brinquedos no chão, pois morro de medo que ela caia.

São muitos os cuidados que temos que ter com os idosos, finanças, médicos, saúde psicológica, entre outras coisas. Eu andei fazendo algumas pesquisas na internet mas ainda não achei um blog nacional que eu gostasse que realmente orientasse.
Queria achar alguma coisa como esse blog americano aqui.
A minha sogra é fácil de cuidar, ela sempre morou com os outros, o dia a dia dela é tranquilo, só tem o dinheiro da pensão, não tem dividas, se adapta fácil.
Isso é só um pouquinho do aprendizado que estou tendo depois dos quarenta, em outra oportunidade, se a emoção me permitir eu continuo contanto sobre as lições que a vida está me dando.

Bjs Giova

51 comentários:

  1. Parabéns pelo modo como vc retratou no texto o seu novo aprendizado com essa situação! e é isso aí vamos seguir, às vezes querendo ser cuidadas e tendo q cuidar, mas de volta pro trilho! bjos

    ResponderExcluir
  2. É bom saber que cuidas bem da tua sogrinha e que educas as crianças a ajudarem o próximo, coisa linda esa humanidade em família, melhor tratar dela como se fosse sua mãe, que a sua mãe ficará feliz. Beijos!
    Haa, amei seu blog, vi os posts das festas e já dei uma olhada, minha filha fará 1 ano em Maio e vou precisar de inspiração mesmo. Beijosssssss

    ResponderExcluir
  3. Tava pensando em como é difícil essa transição do cuidar e ainda querer ser cuidada. É um aprendizado mesmo do dia-a-dia, ter essa percepção e sensibilidade já é um ganho, não é? Muita força, energia pra você nos momentos que faltam! Bjo:)

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, esse relato serve pra nos abrir os olhos, pois para aprendermos precisamos de alguém que já tenha passado pela experiência. Todos vivemos uma vida de aprendizes e assim tiramos proveito para transformar alguns momentos em felicidade. Lembre-se que tudo isso faz parte de vc, sua família é a sua vida! bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Verô, no final e nas horas difíceis é a família que vai estar junto, não é?!

      Excluir
  5. Parabéns, tenho apenas 27 anos e fiquei emocionada ao ler seu post. Infelizmente, nem todas as pessoas possuem essa maturidade, pois acredito que atualmente vemos pessoas envelhecerem porém, não deixam de ser infantis. E aprender a cuidar, mesmo sabendo da mudança na própria vida é uma forma de carinho que fazemos para a pessoa que amamos. Muita força e paz. Michelle - Taubaté-SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele,
      eu tenho observado que as pessoas estão começando a se acostumar com os idosos, e isso vai aumentar, espero!
      Obrigada pela força!
      bjs
      Giova

      Excluir
  6. Giova, você é uma pessoa muito especial! Eu também me emocionei muito com o seu relato e com a sua entrega. Um abraço apertado.

    ResponderExcluir
  7. Amiga fiquei até emocionada com a sua postagem.Algo que acrescentou muito em meu coração o amor e dedicação a uma pessoa idosa.E sei que todo esse amor essa dedicação está sendo passado para os seus filhos e com certeza eles serão crianças que respeitarão os idosos, pois eles tem em que se espelhar.Um beijo bem grande e que DEUS continue te capacitando e renovando as sua forças diariamente.bjksss Jack Rosa
    http://diriodeumamedeprincesa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jack,
      espero que meus filhos aprendam mesmo pois no mundo vai ter cada vez mais idosos que precisam de que todos tenham mais calma, entendam a diferença.
      Obrigada pela força!
      bjs

      Excluir
  8. Parabéns pelas suas atitudes, tenho este pensamento que devemos tratar nossos pais como queremos um dia ser tratados, pois só assim os pequenos terão bons exemplos a seguir, infelizmente no caminho há muuuitas pessoas que não pensam assim. Que Deus te dê muita força e saúde para seguir sua jornada!!

    abraço
    Daniela - docequilt.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Obrigada querida por compartilhar conosco sua experiencia...inspirador, e muito!!
    Que Deus te abençoe, te fortaleça e te de a cada dia mais sabedoria e paciencia, para cuidar dos seus amores!
    Bjo
    Tere - RS

    ResponderExcluir
  10. É isso aí meninas, quem tem filho sabe bem como é para educar, colocar regras e limites...mas tirando isso tudo o que seria de nós sem filhos pra educar?...curto muito o blog de vocês entro quase todos os dias para ver as postagens novas...eu tb tenho um blog que tá novinho Doce Desejo Casa e Bebê, então estou passando aqui para convidar vocês para dar uma passadinha lá, deixar um recado e dizer o que vocês acharam, tá?...vou ficar esperando.
    Um grande beijo!!!
    Gisele

    http://docedesejocasaebebe.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Parabéns por sua organização e respeito com sua sogra!! Eles passam tanto tempo cuidando da gente quando criança que temos por gratidão retribuir esse cuidado!!
    "Honra teu pai e tua mãe (ou sogra..rs), pois esse é o primeiro mandamento com promessa, FIlipense 6"
    bju

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Giova por estar enfrentando essa nova fase da vida com esse astral. Admiro a tua capacidade de entender e enfrentar essas mudanças todas e envolver os filhos na nova rotina. Vcs são uma família muito especial.
    Confesso que tenho problemas sérios em lidar com idosos, principalmente com minha sogra.
    bjs
    Edir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edir,
      não é tão difícil pois ainda basta só um pouco de atenção. Pra falar a verdade minha sogra é fácil, ela se adapta a todas as situações. Nem todas são assim : )

      Excluir
  13. Se considerarmos nossa vida como uma pirâmide, eu estou no topo e também me preparo para esta nova etapa.Em qualquer circunstância estamos sempre aprendendo por iso devemos nos esforçar para passar com nota 10. Você Giova, vai conseguir com louvor.Beijo minha linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina Regina, e fica tranquila se você visse o jeito que tua filha me ajudou e tratou a minha sogra na Ilha, você conseguiu educar muitíssimo bem ela. Ela inclusive me contou que foi quando mais nova algumas vezes num asilo conversar com os idosos.
      Parabéns!
      bjs
      Giova

      Excluir
  14. a minha mãe está passando por uma situação destas,o problema é que no caso da minha mãe é meu avó e minha avó que estão precisando de cuidados,e para piorar eles moram sozinhos,eu adorei a ideia da planilha,vou fazer uma para eles,bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é fácil né Lilian, imagino a preocupação da tua mãe!
      Você nessa hora só pode cuidar dela pra que ela tenha mais força pra essa nova fase!
      bjs
      Giova

      Excluir
  15. Que legal o teu relato! Muito emocionante! Estou passando por uma fase parecida, mas nem tanto. O meu problema é que estou para mudar de cidade e meu coração está partido por deixar meus pais sozinhos em Porto Alegre. Não é a mesma situação, mas a preocupação com os pais é a mesma. Parabéns pela tua atitude! Tua sogra deve estar muito feliz sentindo-se cuidada desta maneira. Bjinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiane,
      deixar os pais sozinhos é triste mesmo o negócio é ficar sempre em contato pra poder cuidar de longe, né?!
      Bj e boa sorte nessa sua mudança de cidade.
      Giova

      Excluir
  16. Marisa Verginelli de Almeidaquarta-feira, março 07, 2012

    Giova, a vida é mesmo cheia de aprendizados. Hoje eu e minha irmã(mais ela que eu, confesso) cuidamos do meu pai. Damos banho, trocamos as fraldas, damos comida, ajudamos a se locomover e ele nem nos reconhece. No caso dele, cada dia é um dia e temos sempre que nos superar. A velhice pode ser muito cruel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marisa,
      eu tenho apenas dado a minha sogra mais atenção, conforto, uma casa em família, cuidado de detalhes, agora essa situação que vc tá passando e que muita gente tá passando é muito doída e as vezes me apavora. Vou te confessar, tenho um outro caso de afasia progressiva, lesão lombo frontal na família, que me assusta e que provavelmente siga o mesmo caminho do teu pai.
      Deve ser doído ver o pai, a figura forte ser tão frágil!
      Se um dia falassem pra você que teria que trocar a fralda do teu pai, talvez até achasse que não conseguiria. Li um relato que a filha fala que não sabe como aprendeu a cuidar do pai e que isso virou até rotina normal.
      Meninas muita força e união!
      bjs
      Giova
      Existe algum grupo de ajuda na internet?

      Excluir
  17. Fiquei emocionada ao ler seu relato... me fez pensar em algo que sempre finjo que não vai acontecer. Nossos avós envelheceram e nossos pais, sogros, tias e até amigos queridos estão também nesse caminho. Outro dia me dei conta que, quando passamos dos 40 isso fica bem mais próximo de nós. Você mostrou isso com tanta delicadeza, que as lágrimas foram inevitáveis. Parabéns e muita sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bel
      é difícil a gente se deparar com a fragilidade da vida, acho que nunca estamos realmente preparados.
      Obrigada pelo carinho!

      Excluir
  18. Tenho muito respeito e admiração pelo que você conta. Se não morrermos ainda jovens, estaremos caminhando para a idade avançada. E as dificuldades vem e sofremos com elas. Um olhar de compaixão é muito necessário. E o exemplo maravilhoso que você dá aos seus filhos, conviverem com as diferenças, serem gentis, serem solidários são oportunidades que influenciarão toda a vida deles. E como diz o ditado: Dê bons exemplos aos seus filhos porque eles se lembrarão deles quando estiverem cuidando de você. Gostei demais do seu relato de como fez a organização da vida real. Achei lindo você descrever como aceitou as características da personalidade da sua sogra. Acho que tudo é isso: aceitação das diferenças. E não se desespere quando algo não sair como desejado, é preciso também aceitar que muitas vezes queremos algo, fazemos o nosso maior esforço para que tudo dê certo, mas não conseguimos, aí aceitamos, sem achar que o mundo está contra nós. Desejo que você seja muito realizada na sua vida familiar. Relendo tudo que você contou , aumentou mais ainda a minha admiração por você. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, e lendo o que você escreveu lembrei que esqueci de contar que meu marido tem essa sensibilidade com a mãe e meus pais, pq os avós dele, moraram com a mãe dele um bom tempo. Teve uma época que morava na casa deles a avó materna e o avô paterno (parece que é isso) e ele sempre lembra do exemplo do pai dele. Diferente de mim, que a única vó que tinha uma grande relação, nunca quis morar com ninguém, ela nunca quis alterar a vida familiar, ela sempre quis ser independente até o final. Apesar da família toda estar sempre presente, sempre alguém dormia na casa dela.
      Tomara que eu passe mesmo esse ensinamento.
      bjs e obrigada pela força
      Giova

      Excluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Editado para corrigir erros:
      Deus abençoe vc duplamente. O 1º mandamento bíblico com promessa é :Honra teu pai e tua mãe para que se prolonguem os teus dias sobre a terra que o Senhor Teu Deus te deu (Exodos 20). Vc está honrando SOGRA - sabe lá o que é isso?
      Lembrando também da Lei da Semeadura: O que semeares ceifarás (Gl 6:7). Assim como trata os seus será tratada pelos seus.
      Deus te reserva grandes coisas, coisas maravilhosas, pois maravilhosamente tem tratado as pessoas.
      E que Ele continue abençoando sua vida.
      Abraços fortes, reverentes e sinceros.

      Excluir
  20. Ai Giova, acha que ninguém está preparado para essas fases. Tenho 44 anos e as vezes gostaria tanto, mas tanto mesmo de ter uma mãe e um pai que cuidassem de mim e não o inverso. É duro, muito duro. É bom nem falar muito...
    Bjs e fé na vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer saber Maristela,
      acho que nem adianta se preparar muito, quando acontecer, se acontecer, a gente acaba fazendo o que tem que ser feito, age quase por instinto.
      Bjs
      Giova

      Excluir
  21. Olá Giova, parabéns pela sua iniciativa de cuidar tão bem da sua sogra e pelas ótimas postagens no blog da Lu. Aqui tem 2 links a respeito de cuidar do cérebro para manter a jovialidade. Um deles tem exercícios "neuróbicos". Eu já fiz alguns baseados num livro que comprei há algum tempo e achei muito bom.
    http://www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/11342-21-exercicios-de-neurobica-que-deixam-o-cerebro-afiado
    http://cuidamos.com/artigos/como-exercitar-cerebro-manter-jovialidade
    Beijo grande
    Tânia Maniero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tânia,
      vou me socorrer desses links,
      Obrigada,
      Giova

      Excluir
  22. muito emocionante teu post e de grande ajuda, porque mais cedo ou mais tarde vamos enfrentar esse mesmo dilema. Acho q faz parte, assim como cuidaram da gente, quando pequenos, agora chegou nossa vez de retribuir. Eu fico apavorada com os casos q aparecem na TV, de idosos sendo mal tratados ou largados em asilos. Essas pessoas acham, q esquecem q vão ser idosos um dia. E q lindo teus filhos, com certeza vão ser adultos maravilhosos e responsáveis. Bjs!!!! e muita força pra aquentar o tranco.
    nina florence barros
    marione_florence@hotmail.com
    Guaiba/RS

    ResponderExcluir
  23. Giova, que post fantástico - e que experiência que você está tendo! Não deve ser fácil e sempre acabo pensando o quanto não estamos preparados para cuidar dos nossos idosos. Minha mãe teve uma experiência parecida, mas com a mãe dela, que acabou falecendo no último carnaval e passou 1 ano sob cuidados e tratando um câncer que se alastrou. A vida nos permite inúmeros aprendizados e nós, meros estudantes, precisamos aprender a aceitar.

    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  24. Esse post está simplesmente lindo. Respeito, cuidado, adaptação. E se colocar no lugar do outro. Quando fiz um post com uma amiga ceramista aqui de Curitba, a Ocléris, perguntei como era o relacionamento do seu marido com sua mãe de 89 anos que mora há muito tempo com eles. Ela me falou que o Marcelo era ótimo com a sogra e eu fui logo dizendo "que sorte a tua que eles se dão bem, né?", ao que ela respondeu: "não é sorte, foi ela que viveu de modo a fazer por merecer essa atenção"...

    Bom fim de semana,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jô,
      outra coisa que acontece no relacionamento como esse com sogras, nós também começamos a admirar ainda mais os companheiros/filhos, no caso do Marcelo, tenho certeza que para ele, ver como a Ocléris cuidava da mãe fazia ele admirá-la ainda mais. Isso que acontece comigo e meu marido, ver como ele trata a mãe confirma que ele realmente é aquela pessoa sensível que eu admiro.

      Obrigada, pelo elogio.
      Bj
      Giova

      Excluir
  25. Giova,
    Sempre visito seu blog,sou fissurada em transformar coisas e adoro suas idéias, não costumo cometar, mas esse post não tinha como!
    Tenho 20 anos e moro com a minha mãe e avó, minha vó com 86 tem Parkinson, doença que a uns 6 anos tornou aquela senhora que cuidava da casa, sem equilíbrio para se locomover sozinha, ela está completamente lucida porém depressiva por se sentir um transtorno em nossas vidas sentada o dia inteiro em uma cadeira, claro que ela não é nenhum transtorno e sim a alegria da nossa casa.
    Hoje ela está internada, pois qualquer gripe não pode ser levada como besteira.
    Durante essa semana de muitos exames um especialista disse que infelizmente não existem previsões de melhoras para sua locomoção, coisa que não acredito pois tenho fé em um Deus do impossível que me dará alegria de ver minha avó dar alguns passinhos.
    Sei que é difícil desabafar tratam-se de família e doenças,mas hoje ao visitar o blog novamente, vi uma luz de uma rotina diferente que posso tirar um pouco dessa agonia, depressão da minha velinha mais linda e pentelinha rs!
    Vou organizar uma nova rotina aqui na minha casa com suas dicas, pra tornar os próximos anos com a minha segunda mãe mas felizes e fáceis.
    Obrigada pelo conforto que sem querer vc me passou por esse post, e espero que o meu comentário também te conforte, mas não se esqueça de ter fé, quando essas emoções chegam nos nossos olhos,existe um Deus que é capaz de transformar tudo,de fazer o impossível, não deixe de busca-lo todos os dias assim esse "emoção" se transformará em ESPERANÇA DE VIDA.
    Obrigada Giova,
    Fique com Deus...continue com esse blog enchendo a vida das internautas mais coloridas, enfeitadas e confortadas!!
    Bom final de semana!!
    Caroline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Caroline,
      obrigado por teu depoimento... é estranho, e nem sei explicar bem porque, mas depoimentos e trocas como essa me fazem muito bem.
      Veja só, hoje cheguei no escritório muito triste pq pela manhã minha sogra caiu e bateu a cabeça, foi um susto grande!
      Vim triste, mas ler o que escrevem aqui e poder compartilhar já me fez ficar melhor.
      Escrevi da rotina, pensando até que seria uma besteira, mas agora vc me diz que te ajudou, fiquei muito feliz!
      Legal vc ajudar tua mãe...vc com 20 anos tem mesmo que levar toda essa energia típica da idade pra tua avó e mãe... Fique com Deus.
      Parabéns pela atitude.
      Bj e força pra vcs 3!
      Giova

      Excluir
  26. Aqui somos peritas em tombos já, é como uma criança aprendendo a andar só que não vai mas.
    Pense que nascemos mulheres, guerreiras com o dom da criatividade pra transformar os dias simples em dias felizes, coloridos, diferentes, únicos!
    Não se entristeça pois elas ficam mais preocupadas que nós a cada tombo, temos que manter o sorriso mesmo querendo chorar, passar confiança, tonar natural por mas que não seja, assim elas levantam sem aquele pânico do " e se eu cair de novo".
    Continue compartilhando essas ideias maravilhosas, se eu puder ajudar nesse período difícil, mesmo nova já sei muitas táticas com as velinhas!
    Estou sempre por aqui visitando o blog, está na minha lista de favoritos!
    Força Giova somos mulheres multiuso, mulheres-maravilhas,com super poderes de administrar tudo, não é atoa que conseguimos fazer varias coisas ao mesmo tempo diferente dos homens, é uma fase vai passar, anime-se pois por mais triste que seja elas tem pouco tempo,vamos fazer esse restinho de tempo seja maravilhoso também!
    Bj e força pra vc tbm!!!!!
    Caroline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina, sempre preciso de ajuda, preciso aprender cada dia mais como fazer com a rotina de um idoso. Como entreter por exemplo. Fico esperando suas sugestões,
      Obrigada,
      Giova

      Excluir
  27. Me emocionei de fato com o seu relato tenho uma situação bastante parecida meu pai tem 80 anose mora conosco, anda um pouco deprimido também sem horarios para nda...Tenho 2 filhos pequenos q consomem praticamente meu tempo todo(alias adorei tabem o quadro de rotina, vou usar já!) me sinto um pouco culpada em não poder dar toda a tenção que ele necessita mas quem sabe consgo aplicar aqui em casa algumas de suas dicas,muito obrigada

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis