Google+ minha casa, meu mundo: Internet, Plágio, Gente Louca e Alguns Esclarecimentos

17 de outubro de 2012

Internet, Plágio, Gente Louca e Alguns Esclarecimentos

Postado por Lu Ramos

Hoje eu estava lendo meu mural no face quando vejo uma postagem bem familiar... li com mais atenção e simplesmente era a cópia do meu tutorial de apliquée!!! Fui até a página da postagem (Jeito Especial ) e para minha surpresa haviam outros posts copiados INTEGRALMENTE,  SEM A MINHA AUTORIZAÇÃO! Em alguns, no fim da página, havia o nome do blog (sem link), em outros nem isso.

Fiquei muito braba, reclamei na página, no meu face, algumas amigas foram reclamar na página também... daí começou o bafón, com as seguidoras dela me criticando e até me xingando!!! O Leo que adora um barraco, já escreveu besteira (eu mandei apagar, diga-se de passagem). A editora da página veio com o manjadíssimo  "eu não sabia que estava fazendo errado, eu achei que estava fazendo o bem..." etc, etc,etc...  Mas de qualquer forma, ela retirou meus posts e para mim está tudo certo, eu printei as páginas e disse que se voltasse a ocorrer eu tomaria providências. Ela ficou com o mimimi dela e eu consegui tirar meus posts de uma página de péssimo gosto aliás! (sim, eu sou maldosa, vocês bem sabem disso)

O assustador foi a reação das "seguidoras".

Eu realmente fiquei chocada em ver tantas senhoras defendendo o plágio! Com os argumentos mais absurdos, desde o chatíssimo "é inveja" até o absurdo "postou na rede é de todos"! Mas de todos os argumentos em defesa da autora da página o que mais me chamou a atenção foram algumas senhoras dizendo que eu deveria escrever em meus posts que eles não poderiam ser usados por outrem... vejam, então será preciso colocar uma placa "não roube" em todas as minhas coisas? Será que estas senhoras levam para casa tudo o que encontram sem esta placa? Eu quero acreditar que não, que são pessoas honestas. Mas então por que acham que "a internet é terra de ninguém" e que "publicou, não tem mais dono" como cansaram de dizer? 

Acho que é verdade que a internet libera o que há de pior do ser humano. Só pode ser isso! Será que estas pessoas defenderiam com tanto ardor alguém que tivesse roubado, sei lá, um livro da Fnac? Será que elas argumentariam que o livro roubado serviria a um bem maior: a instrução do ladrão? 

Ah, mas é apenas um post. Primeiro que não foi um, foram vários! Depois que dá trabalho fazer! E eu não tenho tempo sobrando! Por fim: é meu, ponto final! Se eu quiser deletar o post eu deleto, mas não deixo ninguém usar sem a minha autorização!!!!!!!!

E as pessoas fazem uma confusão enorme quanto à propriedade intelectual na internet. E é bem simples. Tudo aquilo que é de minha autoria, posts em blogs inclusos, é minha propriedade intelectual e não necessita de qualquer registro para ser protegido pela lei de regência (Lei 9610/98 e artigo 184 do CP). Se eu postei no blog que é de minha propriedade, meu post não é de domínio público, ainda que aberto à visitação pública. O post continua sendo meu e qualquer pessoa só poderá usá-lo com minha autorização. Pensem em um quadro exposto no MASP, ele está lá para a visitação pública, mas é propriedade do museu, ou você pensaria em levá-lo para sua casa? Mas você pode citar esta obra (inclusive com imagem) em um artigo, post, livro, desde que dê os devidos créditos. Não é assim que funciona com um quadro de museu ou livro de biblioteca? Por que seria diferente com um blog? Apenas porque está na internet? A net não é terra de ninguém e é preciso acabar de uma vez com esta percepção mais do que equivocada!

Outra confusão que as pessoas fazem é sobre a possibilidade do uso de propriedade intelectual sem autorização desde que não haja lucro. NÃO SE PODE USAR NENHUMA OBRA SEM AUTORIZAÇÃO, MESMO QUE VOCÊ NÃO TENHAM LUCRO! 

Ainda que você não tenha lucro, comete o crime tipificado no artigo 184, caput, do CP: Violar Direito Autoral:Pena - Detenção de 3 meses a um ano ou multa. Sem falar que comete ilícito civil, notadamente de natureza moral, e terá o dever de indenizar o autor que for lesado. 

Se você auferir lucro com o uso indevido, a pena vem descrita no parágrafo primeiro do artigo 184: Reclusão de um a quatro anos e multa, além do dever de indenizar tudo aquilo que o autor deixou de lucrar e aquilo que você obteve indevidamente.

Ou seja, copiar um post sem autorização é crime sim! Além de ilícito civil gerador do dever de indenizar danos morais e materiais.

Outro equívoco comum é quanto ao crédito. Se o uso INTEGRAL da obra (post, foto, artigo) NÃO É AUTORIZADO pelo autor, o ilícito sempre ocorrerá, AINDA QUE VOCÊ DÊ CRÉDITO. Por isso não podemos xerocar todo um livro ou citar 10 páginas de um mesmo artigo em um trabalho acadêmico.

Vejam,  o direito autoral é um só e vale na vida real e na internet!

O que as pessoas não entendem é que há uma diferença enorme entre linkar um post ou uma página e COPIAR este mesmo post ou página. Linkar é o mesmo que fazer uma citação de um autor em uma obra sua. Você copia uma foto, uma frase e direciona o tráfego para o blog/página de origem. Ou seja, é uma homenagem ao autor, o reconhecimento do trabalho dele, é o autor que ganha visitas e visibilidade. E estas citações (ou links) são aceitos pelo direito autoral. 

É isso que faço aqui no blog e NUNCA tive nenhuma reclamação, ao contrário, apenas agradecimentos! E meu blog é praticamente só links! Ou seja, citações. Eu dou visibilidade ao trabalho dos outros, porque direciono a visitação ao post original. Ninguém vai conseguir descobrir como fazer este ou aquele projeto se não for para o post original. Quando você copia um post INTEGRALMENTE SEM AUTORIZAÇÃO (dando ou não os créditos, linkando ou não), quem ganha é você que recebe visitas e visibilidade a custa do trabalho dos outros!

Será que deu para entender? Eu quis me fazer clara e simples, para todo mundo compreender o que estou dizendo... se não consegui, me avisem!

O que eu vou dizer vai desagradar, mas o fato é que no meio do artesanato tem muita picaretagem... é demais! Desde da época do Flickr e do Orkut aconteciam situações desagradáveis por conta de uso não autorizado de imagem, de posts, cópias do trabalho alheio. E quem vende um produto usando a foto roubada da outra artesã? Tem um monte... que tristeza me dá tudo isso. Que desânimo. 

E existem artesãs e artesãs... existem aquelas que aprendem a técnica e apenas buscam inspiração na net para desenvolver seu próprio estilo, deixando sua marca em tudo que fazem. E existem aquelas que simplesmente COPIAM o trabalho alheio, na cara dura... Eu também poderia falar aqui da qualidade do produto artesanal... mas nem vou entrar nesta questão espinhosa. O fato é que tem muita porcaria sendo feita por aí. Pronto falei.

Na tal página muitas pessoas disseram que eu perdi seguidores, blá, blá, blá... vou ser sincera (e perder outro tanto) eu não estou nem um pouco interessada neste tipo de pessoa! Eu quero distância de quem defende o plágio, de quem acha correto o que aconteceu... Eu não preciso deste tipo de "divulgação" (piada, né?), o blog sem qualquer tipo de propaganda já passou a marca dos cinco milhões de visitantes e por dia tem picos de mais de 6000 visitantes e alcança (incluídos feed, seguidores e página do face) 15.000. Isso sem nenhum tipo de divulgação, parceria, sorteio ou sei lá mais o que... mas principalmente sendo honesto, verdadeiro, único... sem roubar nenhum mísero post!

O blog é minha diversão, apenas isso. Se tem 30 ou 10.000 visitas para mim o resultado é o mesmo. Se faço tutoriais de vez em quando é para ajudar as meninas que moram longe ou não tem condições de pagar por uma aula. Ensino o pouco que sei com o maior prazer. 

O lema deste blog é Por uma vida mais bela, simples e gentil, esta frase nunca foi tão verdadeira quanto hoje, como estamos carentes de beleza, simplicidade e gentileza nesta vida... Fui avacalhada por um monte de senhoras já passadas da adolescência há tempos porque fui vítima de um crime, isso é possível? isso é crível?

No mundo em que eu vivo a resposta é uma só: NÃO.

Por isso a cada dia questiono mais e mais a validade de manter um blog...

Beijos

Lu










95 comentários:

  1. Lu, infelizmente tem muitaaa gente assim na Blogolandia, nos Faces e Flickrs da vida. Eu não concordo com o uso de imagens alheias e discordo totalmente de quem usa o lema de que caiu na rede eh peixe!
    As pessoas estão cada dia mais folgadas e sem noção... É muito fácil postar todos os dias usando tutoriais alheios. É gente que tira a marca d água, que põe fotos alheias na loja virtual e ai de quem reclamar! Acontece o mesmo que aconteceu com voce, ou coisa pior.
    Não dê ibope pra essa gente viu? Seu blog eh maravilhoso, vc eh sempre uma pessoa correta e direta e eh por isso que gostamos de vir sempre ao seu cantinho.
    UM abraço
    Leila

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por tão necessárias palavras!

    Com admiração,

    Eneida

    ResponderExcluir
  3. Luciana,
    uma aula de direito para leigos!!!!
    Parabéns!!!Concordo contigo em cada palavra...
    E continuo a ser sua seguidora.....

    abraços de MF

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Gostei das suas palavras.
    Todas nós buscamos inspiração em algum lugar. E se foi num trabalho meu, bom para quem serviu. Eu também me inspiro no trabalho dos outros, numa foto, em palavras. E sempre que uso um desenho de um livro ou de alguém, faço questão de mencionar. Sempre digo quando algo não é de minha autoria. Fica bem e enaltece o trabalho que se anda fazendo por aí.
    Bjos
    Carla

    ResponderExcluir
  5. Lu,
    Palmas. É isso aí, sem tirar nem por. Por coincidência (estou lendo um livro que diz que elas não existem, mas deixa pra lá), ontem postei sobre esse assunto, de um jeito todo poético, mas vejo que a coisa toda pode ser muito mais complicada. Apenas uma vez calhei com posts meus reproduzidos em um blog feioso por aí e, acredite, só fiquei braba e... calada! Daqui para a frente, também vou brigar pelo trabalho que é meuObrigada,

    ResponderExcluir
  6. Lu....

    "clap, clap, clap"(palmas, muitas...) amei seu post...é isso mesmo, as pessoas acham que a "net" é terra de ninguém...

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Lu,
    Acompanho seu blog há muito tempo....faço artesanato por hobby e para presentear amigos e parentes e quando me perguntam, você que inventou, sempre digo, não eu vi em tal lugar e fiz asmudanças aomeu gosto....... Utilizo muito a net como inspiração, mas já vi muita gente copinado na caruda e assumindo a autoria. E isso acontece não somente com o artesanato (infelizmente.....) mas com outras coisas no dia-a-dia, eu que inventei essa receita, eu que fiz esse desenho e por aí vai.....Concordo plenamente com você, tem que brigar pelo que é nosso....tem muita gente com má vontade na net e na vida real.....
    Adoro seu blog!!!!!! Continue, por favor......
    Bjs
    Simone

    ResponderExcluir
  8. Lu,
    Mas é muiiiiiiiiita cara de pau desse povo!
    Sei não...
    Beijão,
    Alê

    ResponderExcluir
  9. Você tem toda razão..... até eu, que tenho um blog pequeno, já fui copiada. Pessoas sem escrúpulos parecem estar se multiplicando muito rápido....... tudo é válido hoje em dia.... ninguém quer fazer esforço nenhum. E isso é muito triste.
    Nem pense em parar o blog...... vc e ele fazem um ótimo trabalho.
    bjs
    Sônia

    ResponderExcluir
  10. concordo com cada palavra. quando aconteceu comigo, no ano passado, eu reclamei no FB, e uma blogueira besta ao cubo escreveu pra mim: Ué, não sabia que homenagear era crime. o link está lá...

    Até hoje eu não sei se a blogueira besta escreveu isso para polemizar e ser o centro das atenções ou se ela érealmente besta e pensa que pode roubar a fruta do pé do vizinho que está tudo bem.

    Eu comparo essa apropriação indevida com uma geladeira de escritório, em que todos os colegas colocam suas marmitas elanches. Você fez uma comida deliciosa, seu colega tirou umas colheradas da SUA marmita e poôs na dele, comeu e lambeu os beiços, depois elogiou seu tempero para todos os colegas. E aí, foi homenagem??? Está na geladeira do escritorio é de todos???

    Beij, Lu, vou divulgar.

    ResponderExcluir
  11. Lu querida! Quase nunca comento, mas estou sempre por aqui viu? Olha, não só concordo com tudo que vc disse como tb acho que está errado qdo a pessoa copia um tutorial gringo, edita em português e bem no finalzinho escreve em letra mínima a fonte da obra, porque mesmo dando o link, ela dá a entender aos leitores que o pap é dela, e todos "nossa, o blog de fulana é demais, blabla bla..
    Esses diuas encontrei sem querer a foto do meu filho num blog de uma fulana, sem link, mostrando a festinha de aniversário dele, fiquei P da vida, escrevi, reclamei, e como em todas situações como essa, a pessoa se faz de vítima, dizendo que não sabia que não podia, dureza ne? tb fico pensando na conduta dessas pessoas na vida real...
    Acho muito importante as pessoas lerem posts como esse, vou compartilhar!! beijo

    ResponderExcluir
  12. Caramba, Lu
    Que desagradável!!!
    Agora, na segunda-feira, minha amiga do Amora's Crafts me disse que tinha precisado fazer uma política do blog em função dos tais plágios. E há pouco tempo também acompanhei a história da Érica que faz trabalhos lindos com feltro e fotos maravilhosas, pois copiaram na maior cara dura. É tão difícil de entender que em um meio tão generoso,onde tem tantos ensinando muitos, as pessoas não sejam gratas ao menos (NO MÍNIMO,E É BEM POUCO!) de citar a fonte, uma vez que já é uma escola de artesanato gratuita. Enfim ... Acho que também vou precisar escrever regrinhas... Que chato!!!
    Não desanima,viu? Se a gente que faz direito não fizer, vai ficar só lixo na NET, já que estas pessoas não conseguem fazer seus próprios posts... :(
    bjo

    ResponderExcluir
  13. Olá! Você tem toda a razão de estar zangada com os últimos acontecimentos. Obrigada pelos esclarecimentos a respeito dos direitos autorais e as diferenças entre plágio e linkagens. Estou na fase de planejamento de um blog e provavelmente cometeria esse crime por pura ignorância. Agora, desculpe-me se parecer rude, mas terminar o post questionando a validade de manter um blog, além do drama desnecessário, você joga um balde de água fria no próprio trabalho. Como está escrito no seu texto "Por uma vida mais bela, simples e gentil", diante de reações como essas, mais do que nunca devemos lutar pelo que acreditamos, de forma bela, simples e gentil! Quando o horizonte escurece, não devemos apagar nossa lamparina, pelo contrário, devemos fomentá-la com mais querosene! Abrçs

    ResponderExcluir
  14. Lu do céu, fiquei de boca aberta com o que li ontem. Onde estão os valores desse povo? Acho super bacana que gostem do que visualizam no blog, mas publicar os posts sem linkar e sem autorização é demais. Nós sabemos o trabalhão que dá para escrever um tutorial. Mas vamos em frente, de cabeça erguida porque contra fatos não há argumentos. Respire fundo e siga! Bjs, querida.

    ResponderExcluir
  15. Oi Lu,

    Já passei por isso, é muito muito chato, o que mais me chateou foi a pessoa se quer comentar no meu blog, simplesmente pesquisou achou o que queria copiou e foi embora!
    Neste mundo a gente pra tudo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. passei por isso,por plágio na cara dura,mas chateia mesmo essas ofensas sem cabimento,de gente que defende o indefensável,eu heim

    ResponderExcluir
  17. Oiii Lu,
    parabéns pelas palavras...vc foi muito bem em tudo.
    Vc esta apoiadissima contra as pessoas ruins dos blogs
    Bjuss sua sempre seguidora

    Ju
    Joaninha Vaidosa

    ResponderExcluir
  18. Lu fiquei chocada com o q aconteceu! Na verdade vc vem sofrendo com isso a um tempão e quando li ontem o q aconteceu pensei logo: "ah não, agora q a Lu pára de blogar mesmo!", o que me deixou muito aflita! Seu desprendimento de tempo, que sabemos ser escasso, em nos ensinar as maravilhas do artesanato foi o que fizeram com q eu me tornasse uma grande admiradora sua! Amo abrir meu twitter e ver q tem postagem nova por aqui! Amo ler suas emoções, seus conflitos e suas felicidades! Por favor Lu, não deixe de escrever p quem te valoriza como mulher, mãe, artesã e profissional! Beijos e sucesso sempre!!!

    ResponderExcluir
  19. Lu,
    Lembrei de uma reportagem sobre adolescentes usando a internet para atormentar a vida de outros, muitas vezes com consequências trágicas. Se por um lado é um assunto diferente deste que você fala, por outro me faz pensar como essas crianças estão sendo educadas. Olhando o comportamento dos adultos que você relatou, fico imaginando como as crianças podem desenvolver a responsabilidade se não tem exemplos. Ou melhor, se tem maus exemplos como este.
    Obrigada pelo esclarecimento a respeito dos direitos autorais.
    Não desista do blog. Continue por aqui. O mundo, virtual ou não, precisa de pessoas conscientes.

    Bjs,
    Keila

    ResponderExcluir
  20. sem palavras para dizer o qto vc esta certa...
    apoio vc em tudo
    mil beijinhos e continua com a gente

    ResponderExcluir
  21. Lu...
    Estás certíssima!
    É impressionante a quantidade de gente que não sabe usar as redes sociais...
    Trabalho com isso e leio muita coisa sobre o assunto.
    Fora as exposições desnecessárias de suas vidas...

    Parabéns pelo post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Absurdo total!! "Tá na net é de todo mundo!" é o argumento sempre...
    Enfim, acho que se vc perder seguidores por conta disso serão os que já vão tarde, enfim. Boa sorte!! E sucesso através de seu trabalho sempre... Respeito é tudo e as pessoas estão desaprendendo isso!!! Lamentável!!!

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pela postagem! Passei a ser sua seguidora agora, poucas pessoas tem coragem de assumir a HONESTIDADE, coisa rara não só no mundo virtual.

    Sucesso!
    bjs

    ResponderExcluir
  24. Eu acho que toda blogueira séria, concorda com suas palavras!
    Ninguém aqui está falando em divulgar um blog ou linkar o mesmo, estamos falando de plagiar, furtar coisas, isso é diferente.
    O pior ainda, é quando ainda encontramos pessoas que defendem algo ilícito!!!!
    Por essas e outras que ontem dei entrada num processo judicial contra uma grande loja que está usando uma foto da minha casa. Não ia fazer nada, mas precisam entender que internet não é terra de ninguém e que existem leis.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  25. Bom dia Lu
    Você está certíssima e se perder algumas seguidoras é porque estas não deveriam estar aqui. Paabéns pela atitude!

    Bjs

    ResponderExcluir
  26. São os chamados "talifans" da web...tem de cantor, de política, de tudo... Se você exige seus direito de achar e pensar sobre qualquer coisa que seja diferente do deles, eles se juntam para te aterrorizar!
    Talifan não é fácil não!

    ResponderExcluir
  27. Agora eu entendi. Sabe, Lu, às vezes gosto de uma coisa e copio, como aconteceu uma vez que fiz um móbile de rolinho de papel através de uma imagem que vi em "No Tacho da Pepa" e postei no meu blog. Mas citei o lugar de onde tirei a idéia, e linkei o blog das meninas, inclusive direcionando ao post onde tinha a idéia original. Mas não pedi a autorização delas pra isso, apenas postei, fui no blog delas, que aliás vou sempre que posso, pois amo de paixão, e deixei um recadinho pra elas virem ver o que eu tinha feito... Elas gostaram, me elogiaram, e até citaram no blog dela, acredita? Mas hoje, lendo melhor, me esclarecendo, vejo que agi errado. Tive sorte, as meninas não se sentiram ofendidas, mas o certo seria eu antes pedir permissão, não é isso? Realmente, devemos dar os créditos a quem teve todo trabalho de criar algo! Isso é direito! Se gostamos e copiamos, ótimo! Mas deve ser em comum acordo! Obrigada por esclarecer! Um abração!

    ResponderExcluir
  28. Obrigada a todas pelo carinho. Eu estou profundamente chocada com a reação das pessoas, apoiando este tipo de comportamento! Profundamente chocada e assustada!

    ResponderExcluir
  29. Olá Lu.

    Sua última frase é algo que eu também considero todos os dias.

    Vou compartilhar seu post, tem muita gente precisando ler exatamente do modo como escreveu.

    Beijos,

    Cris Turek

    ResponderExcluir
  30. Oi Lu! Não conhecia seu blog e vi por um post do facebook do Segredo do Vitório. Resolvi clicar porque também tenho um blog isso aconteceu comigo. A moça disse que achou e copiou e colou meu post inteiro, mas disse de que site pegou o texto. Fiquei meio de cara pois achei sacanagem ela não modificar uma única palavra, agora imagino a sua raiva não sendo nem citada.
    Mas quero te falar que isso não acontece somente na internet, mas na vida real. Sou designer, passei 4 anos na faculdade estudando composição, cor, materiais, produção gráfica, tipografia, história, enfim. Assuntos que contribuem para um trabalho melhor. Tenho uma empresa que faz papelaria personalizada para eventos (convites, tags, caixinhas, menus, etc -> www.emotionday.com.br), e nesse meio tem muita gente que não trabalhava, o marido sustenta, mas começa no ramo como hobby para familia, amigos e acabam entrando no mercado. Até ai tudo bem, todos tem direito de fazer o que quiser. Algumas com muito bom gosto fazendo trabalhos legais e outras nem tanto. Como tenho uma mente condicionada a ser criativa sempre tento invoar, pensar em coisas novas e legais para oferecer, até como diferencial. Participei de uma feira de noivas apresentando uma parceria diferente que fez sucesso, na feira seguinte, uma concorrente minha foi lá e fez a mesma coisa! Quando vi ela estava usando as mesmas palavras que eu para oferecer o serviço. Foi atras da mesma loja de locação de móveis (que nao tinha nada a ver com o stand dela na feira anterior), e o pior disso é depois que tudo passa, vem aquele filminho na cabeça: eu lembro exatamente dela fotografando meu stand do lado de fora e tentando fotografar meus produtos! De parar e perguntar de onde peguei os móveis! E pra que? Fazer igaul na feira seguinte!

    Eu não sei se a internet traz o pior das pessoas, ou se sem ela a gente só não tinha contato com esse tipo de gente e, consequentemente, não sabia de quanta gente mau caráter tem no mundo.

    Mas enfim, esse meu desabafo foi para dizer que me identifico com vc =) e só não fiz um barraco com a guria porque acho que sinceramente ela não é uma "ameaça" para mim. Creio que com esse post a sua "fã" (porque é fã, senão não copiava!) vai ser bem mais cuidadosa. E se você deixar, gostaria de citar esse post no meu blog. Posso?

    Beijos

    Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, fique a vontade para copiar e divulgar! Um beijo Grande

      Excluir
  31. Lu, seu texto esclareceu tudo! Vou abrir uma janelinha em meu blog, tipo assim: "para saber sobre plágio, clique aqui" Permita-me? Também concordo com você que a internet libera o que há de pior no ser humano, embora essa mesma internet possa, também, liberar o que há de melhor nesse ser humano, pois vejo pessoas tão gentis, que se doam tanto, sem lucro financeiro algum; pessoas que fora da internet ou por falta de oportunidade ou por vergonha de mostrar seu melhor lado, não consegue, não é?
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Lu, eu tinha um blog a alguns anos atras, e acabei desistindo dele pq não aguentei a falta de bom senso e educação das pessoas, é gente copiando, é gente julgando... Cansei!!!!

    Eu te admiro muito, com todos os teus erros e acertos, mesmo quando não concordo com algo que tu escreve, eu respeito, pq esse espaço aqui é seu, e se eu venho aqui é pq quero.
    Não sei o que esta acontecendo com as pessoas, mas isso me assusta um bocado, o mundo está cheio de gente sem noção e que se acha com razão!

    O que posso dizer é que tu é autentica, dona do próprio nariz, e não fica querendo agradar pra ter mais seguidoras como muitas blogueiras por ai(eca).

    Adoro, não não, eu AMO o "minha casa meu mundo" simplesmente pq deixa minha vida mais bela, simples e gentil!!!!
    bjs
    Deia
    Ps. Ahhh e essas estupidas senhoras pelo menos aqui são minoria.

    ResponderExcluir
  33. Lu sinto pelo que aconteceu com você. Como tantas outras, também já fui vítima disso...
    Mas olha como você é única e especial.
    Do problema fez um post que com certeza vai virar referência no mundo virtual, pois foi bem clara quanto aos direitos autorais e pra mim foi bastante esclarecedor.
    Sucesso pra você.

    ResponderExcluir
  34. Na internet não existe privacidade, não existem direitos autorais, colocou, é de todos, se todos entrarem na justiça por causa disso, os tribunais não farão outra senão julgar essas ações, é o preço dessa mídia, há que se conformar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosicler, é sério que você pensa assim? De verdade? Do fundo do seu coração? Vc rouba um livro que achou bacana? Vc leva para casa uma bolsa que achou na rua? Vc deixaria de se indignar quando vítima de um crime? Acho que fui bem clara e expliquei direitinho sobre direitos autorais, se você se der ao trabalho de ler vai perceber que a internet não é terra de ninguém.
      Pense um pouquinho e você vai perceber a grande besteira que está dizendo.

      Excluir
    2. Nossa que medo que tenho de pessoas com o pensamento como o de Rosicler...
      Tenho medo de que mundo meus filhos encontrarão, sem respeito ao próximo, sem vergonha na cara, se valores.
      A sorte é que os valores a boa educação se aprende em casa.

      Excluir
    3. Nossa que medo que tenho de pessoas com o pensamento como o de Rosicler...
      Tenho medo de que mundo meus filhos encontrarão, sem respeito ao próximo, sem vergonha na cara, se valores.
      A sorte é que os valores a boa educação se aprende em casa.

      Excluir
    4. Assustador mesmo essa opinião. Me lembrei da campanha q está tendo no colégio dos meus filhos que mais ou menos o seguinte. Não é porque não tem dono ou pq vc acha q não tem dono que é seu. Sempre ensinei aos meus filhos que se não é teu, é de outra pessoa. Bjs Giova

      Excluir
  35. Bom dia Lu, infelizmente estamos vivendo tempos difíceis,onde os bons costumes e as boas condutas etão sendo deixadas de lado.Gosto muito do seu blog,é um blog de variedades e você fala com o coração, por isso ninguem pode tirar este mérito,não tem nenhum direito de invadir assim e plagiar, tem mesmo é que mostrar a cara deste tipo de gente e colocar a "boca no trambone", como dizem por ai...
    Hoje com o mundo globalizado e acesso a intenet facíl, estamos encontrando cada vez mas pessoas que simplesmente não tem muito caráter e fazem estas coisas .
    Principalmente na vida fora da internet encontramos pessoas assim ,as vezes até proximas a nós que concordam e até praticam estes tipos de coisas.Passo por situação parecida de falta de caráter e bons valores,sei como é difícil.
    Seu desapontamento é perfeitamente normal , no seu lugar acho que faria a mesma coisa, a diferença é que você é uma pessoa de boa indole eu já faria um "barraco ".
    BJs otima semana para você .

    ResponderExcluir
  36. Lu, vc esta de parabéns pelo esclarecimento.
    Seu texto é bem claro, infelizmente existem
    pessoas assim, sem a minima noção do que é
    correto.Mais uma vez parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  37. Parabéns Lu por tão sábia palavras! Adoro blogs mas ultimamente poucos são autênticos...Quando comecei a ler blogs, tinha uma lista enorme nos meus favoritos, hoje restam poucos e o seu é o primeiro e na maioria das vezes o único que diariamente procuro as postagens. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  38. Oi Lu...

    Eu não conhecia a referida página (não vou nem citar o nome para não dar mídia a quem não merece) e também não conhecia você. Fiquei sabendo da história através da Fernanda Reali e fui atrás para entender melhor. Estou horrorizada com o tanto de absurdos que li, pessoas defendendo o plágio com unhas e dentes. Plágio é crime é roubo e é passível de punição. As pessoas confundem divulgação com apropriação indevida. Enfim, você está certíssima em reclamar, eu faria o mesmo. Beijos!

    ResponderExcluir
  39. Nós apoiamos a sua manifestação contra o uso indevido de imagens e postagens alheias! Até quando nos inspiramos nas idéias de alguém gostamos de citar a fonte para prestigiar a artesã que criou o trabalho!! A educação e o bom senso tbm são bem vindos aqui na net!!!!!!

    ResponderExcluir
  40. Olá, Lu! Parabéns pelo texto mais do que certo, e necessário. Estamos vivendo uma inversão total de valores, onde o que "está na moda" é ser desonesto, principalmente com respeito ao trabalho alheio. Não tenho um blog, mas solidarizo com sua indignação. Vamos, sim, cobrar atitudes corretas na internet!
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  41. compartilho do mesmo sentimento que você. Detesto quando as pessoas acham que só porque está na internet, podem levar, copiar, usar, vender ou qualquer coisa parecida, sem pedir autorização. Infelizmente, cada vez mais vemos casos como estes....
    um abraço,
    Marta

    ResponderExcluir
  42. Sou designer e já me peguei pensando muito sobre isso. Quer saber? Não me importo. Se é bom, copiei, dissemine. Se a ideia é boa, funciona, faz o bem, envie a todos. Se vc realmente não quer que alguém copie suas ideias, guarde-as pra si mesmo. E pare de se preocupar e desgastar. Ou vá num cartório e registre. Desde de que o mundo é mundo as coisas são assim. Ingenuidade sua achar que ninguém vai fazer isso. Relaxe e fique feliz das pessoas acharem coisas boas e vc e enviar para o mundo, Grandes artistas não pensam em plágio. Fica a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabella, me admira este discurso vindo de uma designer... vc gostaria de ter um produto seu copiado? Acredito sinceramente que não. E propriedade intelectual não precisa de registro para proteção. E se eu quiser fazer registro (posso fazê-lo) não é no Cartório, é na Biblioteca Nacional. Fica a dica.

      Excluir
    2. Geeeeennnnnte como que pode!?!? Então vamos copiar um Monet! É bonito! Todos deviam ter um Monet em casa, vamos disseminar, acho que vou copiar e vender. Dá um dia e a Interpol está batendo aqui para me prender. A acho que O Monet não registrou nada, apenas assinou no rodapé da obra. E judicialmente, mesmo que você não tenha registrado nada, rascunhos e arquivos digitais valem como prova para mostrar de quem foi a autoria...

      Excluir
    3. Não há necessidade alguma de registro...

      Excluir
  43. Oi Luciane, assunto polêmico, concordo com você quanto ao plágio, mas o que me deixa mais indiganada mesmo é ver quantas pessoas sem criatividade, principalmente no mundo do patchwork, copiam descaradamente os moldes de designers internacionalmente conhecidas e têm a coragem de colocar sua marca d'água nas imagens. E quanto aos ateliers e feiras que visito, com plaquinhas: não fotagrafe, temos o molde...sim um molde totalmente plagiado. Sejamos mais criativos, há sempre o que inventar. Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DLuna, este é um problema seríssimo. E as revistas d epatch nacionais? Todas com moldes copiados de livros e revistas estrangeiros sem nenhum crédito! Tem uma loja bem famosa aqui em Curitiba que vende moldes copiados!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! E cobra R$ 30,00 cada um! Se vc comprar o livro da autora do molde vai pagar R$ 100,00 e ter vários!
      Eu tenho até asco destas "artistas" que copiam na cara dura! É muita vergonha! Muita vergonha!
      Mas o problema é o mesmo, ausência total de ética, moral, bom senso.
      Será que estas pessoas não entendem que este é um tipo de roubo?

      Excluir
  44. É isso aí, dentada na bunda de quem copia, plagia, e quem se acha, ainda, no direito de estar errado!

    ResponderExcluir
  45. Pois é D. Lu aki só tem comentarios a seu favor... rs Conte me mais como é postar artesanatos de outros no seu blog e criticar quem faz o mesmo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acompanho o Blog da Lu e tudo o que é postado aqui vão os créditos ou o link direcionando para o local de onde a ideia saiu. E por favor, Anônimo a meu ver, é nada...

      Excluir
    2. Caro anonimo vc leu meu post? Entao leia. eu nao cometo plagio em meu blog. se vc for mais um analfabeto funcional como tantos que me atacaram ontem, pode pedir q eu faco um grafico explicando o que aconteceu e o que eh plagio.

      Excluir
    3. Seu anônimo ou será sua anônim??
      Tenho acompanhado este blog e lhe afirmo que as postagens são direcionadas ao link de origem, caso você não tenha observado. Sugiro que pesquise, para então fazer comentários sugestivos e levianos...ai ai

      Excluir
  46. Oi Lu, muito prazer. Meu nome é Ursula e é a 1a vez que entro no teu blog. Deixarei este texto marcado nos meus favoritos, pois vc disse td e muito mais! Defenda mesmo o que é seu! Abs

    ResponderExcluir
  47. Nossa fico muito triste quando isso acontece, agente perde tanto tempo se dedicando as postagens daí vem um besta e rouba tudo na maior.
    Fez bem em reclamar.

    bjs, Jaque

    ResponderExcluir
  48. Oi Lu,
    Apoio tudo que você escreveu, que copia não tem imaginação nem competência...vão se catar!!!
    Beijos,
    Léa Santos

    ResponderExcluir
  49. Oi Lu,Não entendo de direito virtual, li seu post e imagino q vc esteja realmente chateada e com razão. Confesso q qd li a postagem da moça lá no face, achei absurda sua reação, fiquei indignada tb por acreditar q td na rede é compartilhável mas agora entendo. É a primeira vez q entro no seu blog.Vivemos em um país onde as leis não são seguidas nem pelos políticos, imagine pelas pessoas que não tem oportunidade de estudar.Se prá vc a visibilidade não é importante (segundo suas próprias palavras)e a senhora lá já aprendeu... não se desgaste com isso...toca o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula, obrigada pelas suas palavras... fico feliz que ao menos alguém daquela página tenha entendido o que estou tentando explicar desde ontem!
      Seja bem vinda

      Excluir
  50. Nossa, lendo os comentários dos defensores do super hiper ultra power criativo blog, parece que a coitada em questão lá do facebook, copiou, fez e postou lá como se fosse dela. A mulher coitada simplesmente publicou uma imagem e teve o azar de pegar uma de mal com a vida e que ainda tem tempo de ficar discutindo pela internet. Aliás, muita gente tanto aqui no blog, quanto na página da mulher, tem tempo né, de ficar discutindo coisas, palavras ofensivas, sendo que isso não vai mudar a vida de ninguém, tão pouco a pobre lesada aqui que deve ter milhares de trabalho de artesanato bem iguaizinhos aos dela. Ela própria, deve comprar uma revistinha bem bacana, ver alguma coisa legal, fazer, e dizer aqui como se faz, e como se fosse idéia da própria. Fala sério! Bem faz a designer ali de cima em dizer que não se importa, pois eu também trabalho nessa área, e uma vez um chefe meu, dono de empresa conhecida NACIONALMENTE disse: DEIXA QUE COPIEM, NINGUÉM NUNCA VAI COPIAR QUEM ESTA ATRÁS! Patentes e registros estão aí pra isso. Mas antes, faça alguma coisa realmente criativa, digna de cópia. Relaxa e goza Lu querida!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo (ai que preguiça de quem não tem coragem de mostrar a cara...) a "coitada em questão" não publicou uma imagem minha! ELA COPIOU POSTS INTEIROS, NÃO APENAS UM, MAS VÁRIOS E NÃO DEU CRÉDITOS. ENTENDEU AGORA OU QUER QUE EU DESENHE? SEI QUE ANALFABETISMO FUNCIONAL É UMA PRAGA EM NOSSO PAÍS, SOU SOLIDÁRIA COM QUEM NÃO SABE LER E INTERPRETAR UM TEXTO.
      Beijos

      Excluir
    2. Hahahahahahaha...isso aí! Quando a pessoa não tem mais argumentos, ela faz isso. Parte pra ignorância, arrogância e ofensas. Parabéns! Aaah, e antes que eu esqueça, não precisa desenhar não. Agora se TU quiser, eu desenho pra ti artesanatos ou qualquer outra porcaria que tu queira postar aqui, BEM CRIATIVOS E LINDOS. Parabéns! Tu começa a dar créditos também da onde tu copia esse monte de coisas lindas que tu posta aqui!

      Excluir
    3. Antes de mais nada, identifique-se e leia meu post, depois fale a besteira que quiser!

      Excluir
  51. Lu, boa tarde
    Eu, que há tempos falo disso, fiz série no blog e sempre aconselho clientes minhas a jamais copiarem o que quer que seja sem creditar, não acrescentaria uma palavra sequer ao seu texto.
    Ele está correto, fundamentado e bem escrito.
    Você fez o certo em reclamar com a pessoa que copiou coisas suas sem autorização. Mas já viu que não adianta seguir por este caminho pois, inacreditavelmente, existem pessoas que defendem azamigas estando elas certas ou não, e aí é uma enxurrada de bobagens sendo ditas.
    Também já vi senhorinhas de respeito defendendo quem rouba posts alheios para ter um blog recheadinho e bem visitadinho. Chocante, mas tem mesmo muita gente mal informada sobre lei de direitos autorais e especialmente sobre aquela lei interna, pessoal, que todos deveriam ter: não é meu, não posso pegar. Mesmo que não tiver placa de "Não roube".
    O caminho é denunciar. Sempre. Direto na fonte. Denuncie ao Blogger, denuncie ao Facebook.Bater boca não adianta, eu mesma já passei por isso com os tutoriais para blogs, copiados até nos prints explicativos. Hoje não bato boca, não reclamo. Denuncio. Sempre fui atendida, o Blogger sempre retirou os posts do ar e semana passada fiz o mesmo no Facebook.
    Então não é legal, concorda? Senão o Blogger e o Facebook não agiriam em defesa da pessoa lesada em seu direito intelectual ou autoral.
    Simples assim. Quem não concordar vá reclamar com o papa.A lei existe, basta ler os termos de serviço de cada palataforma.
    Ou lembrar dos ensinamentos de pai e mãe de bem.
    Não é meu, não posso pegar sem autorização.

    beijo, boa tarde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem gente também, MUITA GENTE, mal informada da lei da educação e do bom senso!

      Excluir
  52. Cara Senhora Lu Ramos, SÁBIAS PALAVRAS. lindo desabafo com direito a aulinha de Direito autoral e bem desenhado pras pessoinhas limitadas. Como disse no face:ihhhhhhhhhhhhhh.... ô ô . Houston, someone will have problems ! hehehehehe

    ResponderExcluir
  53. Puxa,acompanho e adoro o blog...Não entendo pq as pessoas 'anônimas! não se identificam e mostram a cara.Se for pra falar bem coloco nome,caso contrário fico no anonimato.Bem hipócrita ao meu ver.Pior ainda fomentar a discussão sem nem ter se prestado a ler as informações e verificar a veracidade das explicações expressadas pela dona do blog.Por favor aprendam que roubar é feio,é crime!
    Bjus Lu

    ResponderExcluir
  54. Concordo com tudo q vc falou! Mas sabe como eu me sinto? Eu acho que todos nós ainda estamos engatinhando com esse "mundo novo" da internet. É por isso que as pessoas têm esse tipo de atitude, não conseguem "enxergar" o problema. É preciso sim, manter sua atitude, fazer valer o seu direito a ter crédito pelo que é seu, pela sua criação.
    Já gostava do blog, agora então....
    Bjs

    ResponderExcluir
  55. Acho que tudo foi dito no seu post e no comentário da Elaine Gaspareto, que eu admiro e respeito, pois considero uma das pessoas mais sérias em termos de blog. Ela sabe e compartilha as melhores informações. Parabéns pelo conteúdo, foi de grande serventia. Bj. Neli Alves - Iaia Arteira

    ResponderExcluir
  56. Olá minha querida,
    damos-lhe toda a razão do mundo, ainda bem que teve firmeza e indignação perante este assunto, que nos parece muito sério.
    Gostamos muito do seu blog e agradecemos sempre a partilha.
    Pronto, agora já passou, siga em frente e de cabeça bem erguida.
    Muito carinho das amiguinhas,
    mel e jasmim

    ResponderExcluir
  57. Cada dia que passa as pessoas estão ficando mais sem ética, sem noção, sem vergonha na cara mesmo. É o resultado de um país onde a justiça pouco existe. Quem sabe após esse julgamento (e condenação) do mensalão alguma coisa comece a mudar na mente das pessoas (queeeem sabe...). Apoio em gênero, número e grau todas suas colocações Lu.

    ResponderExcluir
  58. Oi Lú!
    Eu te sigo, sempre leio seus posts, sempre vejo que vc publica links e tals, e já fiz trabalhos que vc mesmo ensinou por aqui, através de PAPs, mas sempre deixo o link e NUNCA, NUNCA mesmo copio o post com fotos e tudo.
    Parece que são coisas iguais mas há uma diferença enorme entre pegar um post, marcar o texto inteiro, colocar ctrl + C e depois levar tudo pro próprio blog, apertar ctrl + V e depois colocar o nome de onde tirou com achar uma idéia interessante e falar sobre ela, linkando o autor! Eu já fico puta quando vejo que alguém pode pegar uma idéia minha e não me citar, imagina se me acontece o mesmo que ocorreu contigo, um caso nítido de plágio....aff!
    Acho que o maior problema Lú seja a falta de uma jurisdição precisa na área da internet. Sei que existem leis contra o plágio, mas o mundo virtual, principalmente no Brasil, ainda carece de uma legislação precisa. Tanto é que é difícil determinar um crime dentro do mundo virtual, principalmente aqui, na nossa terrinha! Mas plágio é plágio, na internet, no cinema, na música, em qualquer lugar. Então, bom senso é necessário sim! Aliás, isso e uma certa dose de educação pois não custa nada entrar em contato com a dona do blog, dizer que pretende postar algo que ela fez e dar os créditos linkando direitinho. Isso se chama gentileza. Simples assim!
    Bjs

    ResponderExcluir
  59. Concordo com cada virgula sua, tem muita gente seja por inexperiência ou não querendo tirar vantagem das postagens alheias.

    Abraços
    Vanessa Oliveira

    ResponderExcluir
  60. Eu acredito que essas pessoas que concordam com aquela comunidade não se colocam no lugar de quem planejou, gastou tempo(sim, porque na maioria das vezes o projeto não fica legal na primeira vez), fotografou, montou texto para publicar....porque se fosse com elas, tenho certeza que se indignariam com tu ficou. Eu também já tive fotos de criações minhas no orkut "roubadas" por uma amiga que nem se lembrou de me avisar que estava copiando para colocar na sua pasta de " Aceito Encomendas".....eu fiquei revoltada e a partir daquele momento resolvi colocar marca d'água bem no meio da foto, sei que a visualização não fica tão boa com um "nome" bem no meio, mas fazer o que ,não é??? Concordo com a tua atitude!!!!Bjs

    ResponderExcluir
  61. Lu, que tristeza tudo isso. Fico muito triste pq sei que isso faz desanimar MUITO e aí, somos nós que perdemos os seus post super legais e sempre cheios de opinião. Pena mesmo. =/
    um abraço!

    ResponderExcluir
  62. Oi! Tô visitando o blog pela primeira vez e gostei muito do post! Estou começando um blog agora, com informações sobre macramê, e de vez em quando posto fotos de outros trabalhos, como inspirações. Aproveitei pra pegar dicas de como fazer isso né, bem observado por você que não é só porque a gente coloca o crédito da imagem que pode postar, a partir de agora vou sempre pedir autorização antes de colocar essas imagens! Obrigada por esse desabafo, que acabou sendo bem esclarecedor!
    Ah, e se puder vistar o blog, agradeço bastante! Com esse post você pode ter perdido algumas seguidoras, mas com certeza ganhou outras tantas!! Como eu!
    Bjs

    Lorena

    ResponderExcluir
  63. faz tempo não passo aqui, o face tem em afastado um pouco dos blogs, mas não pude deixar de comparecer, vc está certissima!!
    Acho que neste mundo que vivemos existe muita obra do maligno, por isso as pessoas estão perdendo os valores! a gente vê isso todo dia, em tudo , as pessoas estão querendo sempre levar vantagens!! eu mesma tenho tentado não me estressar tenho uma arvore na frente de casa e as pessoas p/ garantir a sombra estacionam em cima da minha calçada em frente ao portão eu qdo vejo reclamam, eles falam mas é bem rapidinho! então o caminho mais facil é sempre bem-vindo à estas pessoas sem noção!!

    ResponderExcluir
  64. Lu, deve ser muito desgastante tudo isso, mas não nos abandone!! Continue investindo no "por uma vida mais bela, simples e gentil". Você faz um bem danado para tantas de nós, em temas tão diversos, seja nos dramas com adolescência, escolha de escola, nos seus momentos de reflexão sobre a vida, comentando os grandes acontecimentos no nosso país... Enfim, te peço: - Fica conosco, pois estamos com você!!
    Super beijo!!!

    ResponderExcluir
  65. Aí Lu, você é porreta mesmo, falou com fundamento e coerência. Tem muita coisa torta por aí e infelizmente nosso povo que nem sabe ler, interpretar e escrever direito, vai demorar para entender o que é essa coisa de propriedade intelectual. Você fez bem em falar porque se ninguém reclamar aí é que a coisa não evolui mesmo.
    p.s. estava com saudade dos seus rompantes de sinceridade rsrs, gostei especialmente do "gente louca" do título.kkk
    bjs

    ResponderExcluir
  66. Oi Lu!
    vou cuscar no teu blog sempre que tenho uma brecha na minha vida agitada.
    Tens toda a razão quanto ao plágio, à falta de princípios, blá, blá, blá... Fizeste o passo seguinte, de mostrar o que está certo e errado. Passaste ao passo 3, de mostrar que a Lei de está do lado de quem têm bom-senso, moral e amor ao próximo. Agora tens de passar ao passo 4: partir para a ignorância, mas literalmente! Não perder mais tempo com as pessoas que após estes passos todos, continuam a ter palas e pensam que singrar/brilhar na vida à custa de louros alheios não tem mal.
    Ao menos isto serviu para fazer triagem nas tuas fãs: só cá ficam quem se revê em ti e em quem tu te revês!
    Na vida ocupadérrima que tenho, cheguei a uma conclusão: não tenho muito tempo para fazer o quero e gosto, estar com as pessoas que amo e vou perdê-lo com quem tentei perceber, ajudar e não consegui?!? E isto aolica-se a tudo, amigos que deixam de o ser, facadas no local de trabalho, etc...

    Continua como és e não percas tempo com pessoas pequeninas, que nunca hão-de crescer como seres humanos.

    beijos de Portugal!
    Susana

    ResponderExcluir
  67. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  68. Puxa eu fico muito triste com tudo isso, sempre visitei seu blog, pois acho seus trabalhos lindos... como também curto a página do Jeito Especial, Sabe Lú o triste nisso tudo é que a coisa tomou uma proporção tão grande... Eu tenho certeza que a Dona do Jeito Especial não fez isso pra te plagiar, ela simplesmente quis compartilhar com as pessoas o seu lindo trabalho e eu acredito que ela não tenha feito por mal, falo isso porque eu mesma não sabia que era necessário fazer tudo isso que você escreveu no texto acima.
    Eu mesma fiz um blog a algum tempo atras e cometi alguns erros desse tipo (por não saber)
    Eu sou leiga, totalmente ignorante em relação a isso e acredito que ela também não sabia que era necessário fazer tudo isso. Não estou querendo defender ninguém, pois em relação ao plágio também sou totalmente contra. E você pode ter certeza que as pessoas que estão defendendo ela é por acreditar nisso também. Pensa uma pouco... ela pode não ter colocado o seu nome, mas ela escreveu o endereço da sua página.
    Com certeza seu texto foi muito bom pra esclarecer algumas coisas.
    Bjs e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  69. Wall,
    Esta história toda está me fazendo muito mal, para ser sincera com vc. Como eu acho que para ela também, ´porque tomou uma proporção descabida.
    De qualquer forma, o problema não foi o nome, tinha postagem copiada onde não havia sequer o nome do blog. e veja, ela não poderia copiar meus posts inteirinhos, dando nome ou não!
    Isso é muito chato e quero acreditar que ela realmente não tenha feito por mal e que tenha aprendido alguma coisa com toda esta história.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  70. Nossa isso é terrível viu...nem me imagino passando por uma situação dessa.
    Bjinhus

    ResponderExcluir
  71. Oi Lu....
    Eu jamais conheci uma pessoa (mesmo que seja virtualmente)de tão bom caráter,culta e inteligente como você! Lamentavelmente, muitas pessoas não passam nem perto da sua capacidade e se apropriam indevidamente do trabalho e tempo alheio. Também fui vítima de tal "facada"... e é desolador... meu único meio de fazer a minha propaganda é meu blog, e muita gente de péssima indole abusa disso...
    To contigo e não abro de jeito nenhum...
    Beijocas

    ResponderExcluir
  72. Oi Lú,
    Não sabia do ocorrido. Uma pena que isso aconteceu. Como diz meu marido o bom senso deveria ser o 11o. mandamento....
    Parabéns pelo texto e esclarecimentos!

    bjs
    Paty

    ResponderExcluir
  73. Ja passei tanto por isso .-.
    com desenhos, vídeos (de clipes feitos no the sims 2 :B levou meses pra filmar e editar, e vem um zépussy reupar com marca dagua dele, é mole?) e outros. É de ferver o sangue!
    Lamento isso ter acontecido com você, é genuinamente horrível mesmo!

    Adorei esse blog, nao conhecia, seguirei <3 bjss
    http://rostodeneve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  74. Oi, Lu
    Concordo com em gênero, número e grau, está certíssima. Publicar posts alheios sem dar credito ao autor é crime de plágio sim. Infelizmente, vivemos num momento de inversão de valores, tá bem difícil.
    Bjs e tudo de bom

    ResponderExcluir
  75. Olá lu, conheci seu blog a pouco tempo e sigo pelo facebook, gosto muito de tudo!! Infelizmente isso acontece mesmo...acho um absurdo como as pessoas não tem qualquer bom senso...e me lembrei que já aconteceu comigo...uma artesã comprou de mim alguns produtos (todos os meus produtos, busco inspiração, CRIO OS MOLDES E FAÇO SEMPRE DIFERENTE PARA TER MINHA MARCA)...ora e não vejo problema em vender seja para artesã ou não...infelizmente ela copiou meu molde e vende como se fosse dela...produtos iguais!!!! deu maior trabalho pra cria-los...várias tentativas até chegar a perfeição que eu desejava, dai vem alguém compra, desmonta e copia! Como assim??? rs, me desculpe aproveitei seu post para desabafar!! Estou contigo! Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  76. Não conhecia o seu blogue, mas li a sua indignação justa no FB.
    O problema é que desde sempre existe crime e a internet ainda é uma ferramenta nova, não policiada. Ou as pessoas têm boa formação humana, com valores subjacentes como a ética e tudo se passa dentro das normas ou caímos na criminalidade à semelhança do mundo real.
    Sou blogger há alguns anos, respeito sempre as fontes das pesquisas citando-as, mesmo sendo inspiração e tenho-me deparado com algumas situações aborrecidas, nomeadamente de roubo de fotos, mas nunca menciono a pessoa que rouba, pois muitas vezes age só para obter publicidade.
    Esperemos que num futuro breve as coisas mudem e que até lá possamos viver sem muitos destes sobressaltos.

    PS-Achei o máximo tratá-las de senhoras, pois de senhoras essas pessoas não têm nada, pelo menos na minha língua: a portuguesa :)

    ResponderExcluir
  77. bah!vi esse post hoje e fiquei perplexa com a cara de pau das pessoas!tanto da pessoinha que copiou como das pessoinhas que defenderam esse ato tão sem caráter! pô! que falta de personalidade...falta de respeito com quem só tá nessa pra compartilhar o que sabe e ensinar aos que não sabem! eu tô começando agora e vivo na net procurando inspiração...e citando os créditos aos autores! e quando vejo coisas que gosto dou uma adaptada...uma mudada...um toque meu...jamais copio tal qual vejo! é muita falta de criatividade né! e realmente tem muita gente sem noção...pô põe a caixola pra funcionar...dá uma pensada e cria algo diferente do que tu viu né!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis